Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Setembro/2010 - Porto-Paris-Amsterdan-Salzburgo-Innsbruck-Munique-Italia

Postado
  • Membros

Olá!!

Depois de ler muitas dicas e relatos (que me ajudaram MUITO), chegou a minha vez de contribuir, contando como foi minha primeira viagem para a Europa.

Eu, e meu marido, viajamos durante 29 dias, com direito a tudo o que foi possível: praia e neve, show de rock e ópera, trem e carro, chuva e sol, dias de muita caminhada e dias de não fazer nada, lugares com multidão e lugares vazios..

Procuramos comer as comidas típicas, sentar no banquinho da praça, contemplar as paisagens, conversar com as pessoas (com muita mímica..rs), e música.. sempre atraídos pela música..

Museus: apesar de gostar, não somos conhecedores nem de história e nem de arte, portanto museus.. só os que julgamos fundamentais.

Pra começar, um resumão:

Roteiro:

04/09/10-São Paulo -> Porto

05/09/10-Porto

06/09/10-Paris

07/09/10-Paris

08/09/10-Paris

09/09/10-Paris

10/09/10-Paris-Amsterdan

11/09/10-Amsterdan

12/09/10-Salsburgo

13/09/10-Salzburgo-caverna de gelo

14/09/10-Innsbruck-estação ski

15/09/10-Munique-Show U2

16/09/10-Munique

17/09/10-Munique

18/09/10-Munique-Ocktoberfest

19/09/10-Veneza

20/09/10-Veneza/Padua

21/09/10-Verona

22/09/10-Parma/Livorno/Pisa

23/09/10-Florenca

24/09/10-San Gimignano/Siena

25/09/10-Seggiano/Assis

26/09/10-Assis/Sorrento/Amalfi

27/09/10-Capri

28/09/10-Roma

29/09/10-Roma-Vaticano

30/09/10-Roma

01/10/10-Roma

02/10/10-Roma -> São Paulo

20101127232615.JPG

Gastos:

sempre considerando 2 pessoas!!

Alimentacao.........................€ 1.480,00 R$ 3.552,00

Ingressos e passeios..............€ 1.310,00 R$ 3.144,00

Transporte...........................€ 410,00 R$ 984,00

Hospedagem(media=€ 65,19)....€ 1.760,00 R$ 4.224,00

Passagens TAP......................€ 2.375,00 R$ 5.700,00

Eurail Select Pass 5 paises......€ 743,00 R$ 1.783,20

Reserva de trens..................€ 266,00 R$ 638,40

Aluguel carro 7 dias..............€ 300,83 R$ 722,00

Seguro/assistência médica.....€ 182,08 R$ 437,00

-------------- -----------------

Total..................................€ 8.826,92 R$21.184,60

Nosso gasto diário foi de € 100,00 o casal, para pagar as refeições, o transporte e os ingressos.

Levamos € 1.000,00 em dinheiro e o restante no VTM (visa travel money). Mas acho que dá pra substituir o VTM pelo cartão de crédito normal.

Alimentação:

Comemos muito bem! Sempre tomamos um bom café da manhã, um lanche e uma boa refeição em restaurante (de preferência a comida típica da região).

Os lanches, na França, Holanda e Alemanha, normalmente eram comprados em supermercado, onde tem saladas prontas muito boas e, é claro, queijos ótimos e baratos.

Na Itália foi muita pizza e panini mesmo!

Transporte:

As passagens aéreas foram TAP, pois foi o melhor custo x benefício. Eu não tinha flexibilidade de data, e a TAP tinha o menor valor com o menor tempo de voo.

Para viajar entre França, Holanda, Alemanha e Áustria, fomos de trem.

Compramos o Eurail select pass, que é muito prático. Levei um susto quando fui fazer as reservas, pensei que eram mais baratas... Vale a pena fazer uma simulação e comparar com as passagens avulsas.

De Amsterdan para Munique e de Munique para Veneza, fomos de trem noturno - couchete para 6 pessoas.

Ficamos nas beliches superiores. É apertado, não dá pra ficar sentado, mas tudo bem.. afinal é aproveitar para dormir. Nós estávamos tão cansado que dormimos bem (embalados pelo trem..rs). A grande vantagem foi aproveitar a noite para percorrer grandes distancias.

Os outros trechos foram de 1a classe. Aí, é conforto total!! O único cuidado é com o horário. A plataforma é muito grande. É bom ter uma folguinha para procurar o vagão certo.

Na Itália alugamos um carro - um Fiat 500.

Excelente! A vantagem foi a liberdade para escolher os caminhos e horários. Fomos de Veneza até Sorrento em 7 dias.

O GPS foi fundamental, apesar das estradas serem muito bem sinalizadas, o GPS dá segurança. Baixamos o mapa da Itália pela internet. O mapa é perfeito, muito melhor que os brasileiros.

O único perrengue que passamos foi com os pedágios e postos de gasolina self-service. No primeiro pedágio tivemos que dar ré, pq era só para carros com 'sem parar' (que mico.. rs). o segredo é ficar atento nas sinalizações das cabines do pedágio.

Só tem pedágio nas auto-estradas. As estradas secundárias são free. A velocidade permitida é menor (de 60 a 90 Km/h), mas o visual é bem mais bonito. Então para trechos curtos optamos pelas 'estradinhas', e para as distâncias mais longas, fomos pela auto-estrada.

Obs: na Itália é preciso a carteira de habilitação internacional.

Adorei os trens e o carro. Acertamos na escolha, Farei o mesmo da próxima vez....

Hotéis:

Optamos por quartos duplos com banheiro, portanto, na maioria das vezes, os hotéis eram mais baratos que albergues.

Procurei hotéis próximos às estações de trem, ou do metrô. Nas cidades italianas, a preferência foi por hotéis com estacionamento (óbvio), mesmo que longe do centro.

Comecei a fazer as reservas 2 meses antes, e em alguns casos foi pouco.. Usei o booking.com para as reservas, google maps para checar a localização, e tripadvisor para ver os comentários. Foi o trio perfeito. Nenhum hotel ficou abaixo das expectativas.

Segue a lista:

Paris-> Tourism Hotel - Muito bom - € 85,00 - café € 6,00 - ao lado da estação de metro e perto da torre - Quarto reformado.

Amsterdan-> Passenger Ship Avanti - Bom - € 65,00 - com café - 10 min a pé da estação central. Os hotéis estavam lotados devido a uma feira internacional de comunicação. Então ficamos num barco. Bem legal e inusitado, o único problema é que só um por vez conseguia ficar em pé na cabine.. rs. Neste caso o banheiro era coletivo, mas estava sempre vazio e limpo.

Salzburgo-> Hotel Drei Kreuz - Muito bom - € 60,00 - sem café - fácil acesso pegando um ônibus da estação de trem.

Innsbruck-> Hotel Ibis Innsbruck - Ótimo - € 84,00 - café € 10,00 (muito bom) - ao lado da estação central.

Munique-> Apartamento B&B - Muito bom - € 69,00 - café solúvel disponível na cozinha - 4 estações de ônibus da estação de trem. Devido ao show do U2, e a Ocktoberfest os hoteis estavam lotados. Achamos este B&B, que foi perfeito! (bedandbreakfast.de - bedandbreakfast.de - Apartment in Munic Maxvorstadt).

Veneza-> Residenza Santa Croce - Bom - € 80,00 - café soluvel e torradas disponíveis no quarto - perto da praça de São Marcos - a vantagem foi deixar as malas no escritório que fica perto da estação de trem, pois andar por Veneza com mala é complicado.

Verona-> Holiday Inn - Muito bom - € 62,00 - sem café - com estacionamento - afastado do centro.

Florença-> B&B Hotel Firenze Nuovo Palazzo Di Giustizia - Bom - € 55,00 - café € 6,90 - com estacionamento - afastado do centro.

Seggiano-> Antica Tenuta Le Casacce - Muito bom - € 110,00 - com café - com estacionamento. É um hotel fazenda no interior da Toscana. O dono produz azeite e adora preparar jantares incríveis (porém caro..).

Assis-> Fontebella - Ótimo - € 81,00 - com café - estacionamento € 12,00 - muito perto da Basílica de São Francisco.

Sorrento-> Hotel Angelina - Bom - € 60,00 - com café - com estacionamento.

Roma-> Albergo Lucia - Bom - € 70,00 - sem café - 1 min da estação central de trem.

Sites úteis:

http://www.booking.com/ --> reserva de hoteis

http://www.tripadvisor.com/ --> reserva de hoteis

http://www.decolar.com/ --> passagens aereas

http://www.neweuropetours.eu/ --> free tours

http://www.whatsonwhen.com/sisp/index.htm --> eventos no local, na data

http://www.weather.com/common/welcomepage/world.html --> previsão do tempo

http://maps.google.com.br/maps --> fundamental para localização e distancias

Agora vamos dia a dia... :P

Editado por Visitante

• Respostas 57
  • Visualizações 21.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Estou indo pra o velho continente em Agosto e pode ter certeza que seu relato foi de GRANDE ajuda (especialmente na Italia).. definitivamente um dos melhores do forum, as fotos então... uma melhor que a outra !!

Realmente parabéns pela viagem e obrigado por compartilhar ! ;)

Postado
  • Membros

Parabéns pelo seu relato. Vcs viveram cada minuto desta viagem profundamente, atentaram para detalhes, cheiros, sabores, comportamentos... Muito legal mesmo. Contribuiu muito para a minha trip que será em set/out deste ano.

Dúvida: quantas peças de roupa vc levou (calças, blusas, bermudas, calçados, etc)? Foram suficientes? Vc precisou lavá-las ou comprou peças de roupa durante a viagem? Também estou pensando em ir de mala com rodinhas.

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá, gostei muito do seu relato.

Eu vou para Munique gostaria muito de ir para fussen, innsbruck e salzburg. É possivel fazer os 3 no estilo day-trip né? Indo e voltando para Munique no mesmo dia. E se for para deixar um de fora, ou escolher apenas um, qual voces recomendariam?

Obrigado.

Oi Gustavo.. obrigada

Os 3 lugares são realmente perto de Munique, e dá pra fazer day-trip, mas é claro, tem que levantar cedo e acho um pouco cansativo.. rsrs (vc viu o relato do Eduardo Oazem? usei muitas dicas dele, e pelo que me lembro ele tb fez base em Munique).

Fussen, não fui, acabei tirando do roteiro (com dó), pq achei que era muito tempo pra ver 1 ou 2 castelos..

Innsbruck, valeu muito por visitar a estação de ski. A cidade é bonitinha mas não tem nada.

Salzburgo, a cidade é bonita, tem o encanto de Mozart, e ainda dá pra fazer passeios para a caverna de gelo(surreal) ou Berchtesgaden e Konigsee lake(lindo).

Ai, vai de gosto. Eu tirei Fussen. Mas se vc não tem interesse na estação de ski, eu sugiro tirar innsbruck.

Boa sorte na escolha..

bjs

Postado
  • Autor
  • Membros
Estou indo pra o velho continente em Agosto e pode ter certeza que seu relato foi de GRANDE ajuda (especialmente na Italia).. definitivamente um dos melhores do forum, as fotos então... uma melhor que a outra !!

Realmente parabéns pela viagem e obrigado por compartilhar ! ;)

Oi Ailherson ..

Muito obrigada.. foi muito gostoso escolher as fotos e fazer o relato..

Este site que é super bom!!

boa viagem!!

bjs

Postado
  • Autor
  • Membros
Parabéns pelo seu relato. Vcs viveram cada minuto desta viagem profundamente, atentaram para detalhes, cheiros, sabores, comportamentos... Muito legal mesmo. Contribuiu muito para a minha trip que será em set/out deste ano.

Dúvida: quantas peças de roupa vc levou (calças, blusas, bermudas, calçados, etc)? Foram suficientes? Vc precisou lavá-las ou comprou peças de roupa durante a viagem? Também estou pensando em ir de mala com rodinhas.

Oi Dani, tudo bem?

obrigada!! Vc sentiu o espírito da coisa.. rsrsrs.. foi isso mesmo..

Fazer a mala é muito dificil.. rsrs.. minha mala ficou +- assim:

- 3 calças jeans e 2 leggins(bom pq da pra usar por baixo em lugares frios.. e fácil de lavar). Uma bermuda(usei 1 vez e nem precisava)

- 2 blusinhas básicas fininhas que usei muito (pra dormir, e base das demais..) e fácil de lavar no proprio hotel..

- Umas 4 ou 5 camisetas/blusinha, umas 3 blusas meia estação, 1 casaco. Comprei mais uma blusa de frio e 1 casaco, pq encontrei bem barato, e usei muito..

- Segui a dica de uma amiga e levei algumas calcinhas 'descartaveis' (essas bem baratinhas, usava e jogava fora), e outras mais decentes(rs), porem faceis de lavar/secar.

- cachecol e encharpes- são legais pq mudam o visual da mesma roupa..

- 3 tenis (bastam 2), 1 sapato coringa e 1 par de chinelos.

Basicamente isso.. não usei lavanderia, lavava as roupas mais faceis no hotel, quando ia ficar mais de 1 dia..

Levei tb um tipo de capa de almofada, com alça. Durante as viagens eu colocava uma blusa de frio/cachecol. Serviu de travesseiro e apoio.. rsrs

Dica basica de todos: deixe sempre um espaço na mala.. vc vai precisar.. rsrs

bjs e boa sorte!

Postado
  • Membros

Valeu demais a dica sobre a bagagem. Vou seguir a risca... rs

Se puder abusar mais um pouquinho da sua experiência, fiquei encantada com o seu relato sobre o lago konigssee. Apesar de ler tantos relatos aki no site, ainda não havia ouvido falar sobre este paraíso. Com td certeza irei incluí-lo no meu roteiro. Gostaria de saber como fizeram este passeio, se foi através de alg agencia, trem, onibus, etc... Vc se lembra de qto pagou pelo passeio de barco?

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Dani,

eu tb descobri este paraiso aqui no site.. foram 2 relatos, mas só me lembro deste:

relato-de-viagem-munique-roma-florenca-veneza-paris-bruxelas-amsterdam-13-07-a-03-08-10-t46359.html

Neste passeio, eu cometi um erro.. comprei o pacote no CI, e nao percebi que o passeio de barco não estava incluso.

Pensei na comodidade em ir numa Van, com um guia.. mas acho que seria melhor ter ido por conta propria..

Fica ai a dica: veja o relato do Eduardo, e não deixe de pegar o barco..

bjs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.