Ir para conteúdo

Portugal - Lisboa, Cascais, Belém, Sintra, Fátima e Porto - 5 dias (Durante viagem volta ao mundo)


Posts Recomendados

  • Membros

Caros amigos e amigas do Mochileiros.com,

Este relato é referente a uma parte de nossa viagem volta ao mundo que iniciou em 17 de Maio de 2010 e terminou em 31 de outubro de 2010. Estamos colocando os relatos que foram postados em nosso site pessoal. Não poderíamos deixar de contribuir com o Mochileiros.com que tanto nos ajudou durante nossa aventura.

Tentaremos colocar os detalhes de custos e empresas de transporte que utilizamos sempre que possível. Também não vamos procurar fazer aqueles relatos Super detalhados do tipo: Acordei as 8, escovei os dentes, fui na recepção do hostel, fiz isso fiz aquilo etc pois entendemos que isso não agrega muito para quem pretende fazer aventura semelhante.

Os viajantes: Evandro, 28 anos e Cláudia, 31 (noivos).

 

Iniciamos nossa aventura em Lisboa em 17/05 e nos deparamos com pequenas dificuldades que não contávamos, entre elas o acesso à internet. Ficamos na Pensão Res O Paradouro (40 euros o casal) que é muito bem localizado, praticamente a alguns passos da estação de metrô. É um hotel simples mas que ficou mais barato para o casal do que os hostels que pesquisamos.

A cidade é bastante agradável, com ótima infraestrutura e pode ser facilmente visitada por qualquer pessoa. Não tivemos problemas em cruzar a cidade de ponta a ponta utilizando metrô, onibus e trem. Uma ressalva: aqui se fala metro, autocarro e comboio.

Lisboa possui em torno de 600.000 habitantes (praticamente igual a Uberlândia-MG, nossa cidade natal) e está divida em duas áreas bem distintas a parte velha que foi reconstruída após o terremoto de 1755 e a parte nova da cidade que recebeu o evento Expo 98. Tivemos a oportunidade de visitar estas duas áreas e perceber a harmonia entre mostrar o progresso e preservar a cultura e história da cidade.

 

Como chegamos muito cedo (6h da manhã) deixamos nossa mala no hotel e caminhamos até o Castelo de São Jorge centro histórico da cidade onde visitamos o Elevador de Santa Justa (na nossa opinião não vale muito a pena), Praça do Comércio e Praça D. Pedro IV. Também não poderíamos deixar de visitar o famoso Castelo de São Jorge. Ao final da tarde fomos de metrô até o Parque das Nações onde visitamos o Oceanário de Lisboa, Ponte Vasco da Gama e toda a infra-estrutura construída em 1998.

 

No segundo dia em Portugal resolvemos conhecer os arredores de Lisboa. A primeira parada foi Cascais, onde aproveitamos para compramos os itens necessários ao restante da viagem na Decatlhon (os preços são bem melhores que no Brasil).

 

Cascais é uma vila litorânea localizada a 38 km de Lisboa onde se tem belas praias como vocês podem ver nas fotos. Deixamos Cascais caminhando na beira da Praia e paramos em Estoril para um pequeno descanso.

DSC_3730.JPG

 

Pegamos o Comboio e fomos até Belém, onde passeamos pelos monumentos: Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos. Aqui é claro que comemos o tão famoso "Pastel de Belém" que podemos dizer lembra um sonho, só que em massa folhadas e assado e não frito. Realmente é muito gostoso.

 

No outro dia pela manhã seguimos a Sintra. Nesta cidade pegamos um ônibus que levava aos principais pontos turísticos. Visitamos o Palácio de Pena e o Castelo dos Mouros.

[align=left]images-stories-Imagens-Viagens-DSC_3833-200x299.jpg[/align]

 

O palácio de Pena na época medieval foi uma Capela à Nossa Senhora da Pena (Pededo), passando posteriormente a ser utilizado como mosteiro. Com o terremoto de 1755 o mosteiro entrou em decadência e o palácio foi então comprado por D. Fernando II que o reformou e passou-o a utilizar como residência real. Após a implantação da república o palácio foi convertido em museu. Em 1995 tornou se patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco.

 

O Castelo dos Mouros por sua vez foi construído por Mulçumanos como uma fortificação dedicada à proteção militar, visto sua posição privilegiada face à vigilância da costa de Portugal e de Lisboa.

 

Um ponto alto em nossa visita a Sintra que vale ressaltar é o Restaurante Apeadeiro, pequeno e simples restaurante localizado próximo à Estação de Trem que nos serviu um excelente Robalo no azeite com legumes. Até o momento podemos afirmar que foi a melhor refeição e o melhor atendimento que recebemos.

Entrada no Castelo dos Mouros e Palácio Pena: 14 euros por pessoa

 

Fátima

Ônibus de Lisboa a Fátima: 10 Euros por pessoa

 

Com certeza podemos afirmar que o clima aqui em Fátima é fantástico e não estamos falando se está calor ou frio. Estamos falando da enorme energia deste local. Nos sentimos realmente acolhidos aqui.

 

images-stories-Imagens-Viagens-DSC_3851-200x301.JPG

A vila de Fátima pertence ao município de Ourém e fica a cerca de 1h e 30min de ônibus de Lisboa. O santuário recebe anualmente cerca de 4 milhões de pelegrinos. Inclusive uma semana antes de nossa chegada o Papa Bento XVI visitou o santuário e rezou missa para milhares de fieis.

 

Chegamos à cidade no finalzinho do dia 19/05 e escolhemos um hotel bem próximo à Rodoviária e apenas à 300 metros do santuário. Fomos muito bem recebidos e tivemos um ótimo tratamento.

 

Após uma ducha caminhamos até o Santuário e podemos sentir que este é realmente um local abençoado. Participarmos do Rosário e da Procissão de Velas. É lindo observar quando os homens se reúnem para orar as diferenças das línguas desaparecem, cada mistério foi rezado em uma língua (Português, Inglês, Francês, Espanhol e Italiano) e todos acompanharam sem problemas.

 

Nós pedimos proteção para nossa viagem, força para conseguirmos realizar o caminho de Tui a Santiago de Compostela e principalmente agradecemos por estarmos realizando este sonho.

 

images-stories-Imagens-Viagens-DSC_3915-250x166.JPG

No outro dia (20/05) fomos pela manhã na Gruta das Moedas. Fica a cerca de 3Km do centro de Fátima. O traslado do nosso hotel foi FREE.. então imaginem se não aproveitamos. Mais uma vez ficamos surpreendidos com a infra-estrutura turística. A diferença é nítida com relação às nossas grutas/fazendas no Brasil, sempre lembramos de estrada de terra e acesso problemático. Aqui tudo era muito bem sinalizado e preparado para receber os turistas. Esse tipo de experiência nos mostrou que ainda existem enormes oportunidades no turismo brasileiro. Pagamos 7 euros e dava direito a visitar a gruta e também conhecer um pequeno museu de rochas minerais chamado CINA.

 

No almoço nos deparamos com uma cena típica portuguesa. O restaurante lotado com muitas famílias conversando bem ALTO. A garçonete nos atendeu praticamente gritando (Não que fosse falta de educação.. mas imaginem.. se ela não gritasse ninguém ouviria mesmo. hehe) .

 

O Evandro experimentou um prato típico o Arroz de Pato (como referência imaginem a nossa galinhada só que com carne da pato, a diferença é que eles gratinam o arroz que fica por cima e coloca baicon e calabreza). Eu como acho a carne de pato muito forte, fiquei no tradicional peixinho...rsrs.

A tarde nos despedimos de Fátima e partimos para Porto.

 

Porto

Ônibus de Fátima a Porto: 15,50 euros por pessoa

 

Falamos tchau para Portugal em grande estilo. Acabamos de sair de Porto após nos deliciarmos com as degustações dos excepcionais Vinhos do Porto. Fomos conhecer as Caves onde são armazenados os vinhos em tonéis de carvalho por vários e vários anos. Descobrimos que o sabor adocicado do vinho do porto se deve ao processo de interrupção da fermentação das uvas ao 3º dia com a adição de aguardente, esse processo faz com que o açúcar presente nas uvas permaneça no vinho.

 

Ao chegarmos à cidade fomos direto para o hotel que ficava a apenas a 1 quadra da rodoviária. Tomamos um banho e fomos fazer o reconhecimento das redondezas. A princípio achamos a cidade suja e bem velha. Podemos dizer que Porto é mais bonita a noite que durante o dia, os prédios são bastante antigos mas a iluminação noturna os tornam charmosos.

 

Fomos em um restaurante bem simples.. perto do hotel e pedimos um Bacalhau a Moda. Trata-se de um prato maravilhoso e serve muito bem duas pessoas (Só os dois pedaços do peixe ocupavam um prato deste nosso tradicional de louça). Era servido com a pele frita bem crocante e acompanhava legumes, cebola e bastante azeite. Uma delícia! Isso foi uma das coisas que nos encantaram em Portugal. Nós comemos muito bem. Também tivemos nossas experiências com as “enlatadas” Mcdonald’s e Subway, mas a comida típica Portuguesa se aproxima muito da nossa e não tivemos nenhum transtorno alimentar.

 

Momentos não tão agradáveis também ocorreram em Porto. A começar pelo nosso hotel que segundo o site booking.com informava que a tinha Internet disponível nos quartos. Quando tentamos conectar.. Adivinhem..só disponível no hall do hotel e ainda era muito ruim. Para atualizarmos o site tivemos que ficar no corredor perto do hall para “pegarmos” o sinal da internet. Depois pela manhã resolvemos adquirir aquele passe de ônibus de dois andares que sempre vemos nos filmes. Bom.. essa foi uma experiência terrível. Confira os detalhes em nosso podcast.

 

images-stories-Imagens-Viagens-DSC_3994-260x391.JPG

Tirando estas pequenas coisas, podemos dizer que nossa experiência em Portugal e agora em Porto foram as melhores possíveis Aprendemos novas palavras de nossa língua como Comboio e pequeno almoço (café da manhã) e também novos comportamentos: Por exemplo, na estação de trem você tem cabines de tickets para a venda e não há nenhum tipo de verificação. Você pode até entrar no trem sem a passagem. Quem sabe.. se for apenas uma estação a frente você possa “viajar de graça”. Mas dentro do trem existe um fiscal que passa aleatoriamente verificando as passagens. Se não tiver passagem válida a pessoa paga 100 vezes o valor do ticket. Será que vale o risco? (Infelizmente essa é nossa cultura de pensar em sempre levar vantagem em tudo não é mesmo?). Também vimos que os parquímetros para estacionamento na cidade são máquinas automáticas. Você estaciona e tem que ir até a maquininha para informar o tempo desejado e pagar a quantia certa. Será que isso funcionaria no Brasil? Fica aqui para refletirmos.

 

Para o(a)s amigo(a)s que tem vontade de fazer algo parecido ou apenas curiosidade de saber quanto gastamos vão alguns números que temos até o momento. Podemos dizer que estamos fazendo uma viagem de valores médios a econômicos. É claro que poderíamos reduzir muita coisa, tipo deixar de jantar ou almoçar trocando a refeição por lanches comprados em supermercados. Isso nós faremos se a grana estiver curta e/ou as refeições forem muito caras. Mas também não deixaremos de comer comidas típicas e nos presentearmos de vez em quando com melhores quartos ou pequenas regalias para turistas. Afinal ralamos bastante e abrimos mão de muitas coisas para estarmos aqui.

 

Até o momento investimos em nosso sonho do dia 17/05 a 21/05 (5 dias completos) o valor total de 586 euros sendo um gasto diário médio de 33€ em alimentação, 39€ com hospedagem, 25€ com transporte e 16€ com entradas aos monumentos, museus etc.

 

Bom.. deixamos Portugal com um gostinho de quero mais. Mas vamos em frente.. nossa viagem é longa. Fiquem conosco e nos acompanhem! A Espanha nos aguarda! Fizemos o Caminho Português do Caminho de Santiago. Foram 5 dias de caminhada.

 

*** Pessoal, esse foi um dos nossos primeiros relatos de nossa viagem volta ao mundo. Foram 167 dias de viagem e 18 países visitados. Só agora que tivemos condições de retribuir ao Mochileiros.com ****

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...