Ir para conteúdo

Bolívia econômica - 15 dias - Com fotos e preços - Finalizado


Posts Recomendados

  • Colaboradores
tremennnnda viagem cara...parabéns pela aventura....tem o roteiro e planilha de custos para me passar??? att

miroel

 

Valeu Miroel.sp,

 

como essa viagem foi há um ano atrás, não tenho mais a planilha, infelizmente. Da viagem que fiz esse ano logo faço um relato e coloco a planilha atualizada. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Cara, belíssimo roteiro, parece que foi feito pra mim, estava procurando algum somente sobre a bolivia e dei a sorte de me deparar com esse! ::hahaha::

 

Então cara, vocês conseguiram mesmo fazer essa viagem só com 1000 dolares? Nesse valor já esta incluso passagens e tudo mais?

 

será que com 1000 reais eu consigo fazer sozinho uma com roteiro parecido? vale ressaltar que as passagens de avião até a bolivia não se incluem nesse valor, seriam por fora!

 

Outra duvida, em relação a proteção contra o frio, é melhor comprar tudo na bolivia ou aqui? como moro na Bahia e frio aqui é coisa difícil de se ver, pelo menos na minha região, eu não tenho nada em matéria de agasalhos! deve fica na faixa de quanto providenciar isso e do que preciso, sabe dizer? ::hãã2::

 

Desde já, obrigado!

 

Abraço! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Marcelo Estrela, valeu por ter paciência para ler o relato e obrigado pelos elogios.

 

Então, foram 1000 dolares para os dois, ou seja, 500 dolares por pessoa, isso ano passado, pagando se não me engano R$1,87 no dolar. Agora está bem mais em conta, esses dias comprei dolar por R$ 1,67, sendo que a cotação oficial está perto de R$ 1,60. Acredito que com R$1.000,00 daria para fazer esse roteiro tranquilamente, sem incluir é claro às passagens aéreas da Bahia para a Bolívia e a volta.

No nossa caso, moramos em Campo Grande, perto da fronteira com a Bolívia, o que diminuiu os gastos com transporte dentro do Brasil. Gastamos apenas R$77 da passagem de Campo Grande até Corumbá. Você poderia vir de avião até Campo Grande e daqui pegar ônibus até Corumbá, ou se quiser "pular" o Trem da morte, voar direto até Santa Cruz de La Sierra.

Estive na Bolívia de passagem mês passado e os preços não mudaram muito. Se você optar em ficar em hostel com quarto coletivo em La Paz, poderá até gastar menos. Também dá pra economizar no ônibus de La Paz para Uyuni, já que fomos na opção turística e bem mais cara que os convencionais. Mas fica tranquilo, com R$1.000,00 dá pra fazer a viagem com as mesmas mordomias que eu fiz (viajar sempre nos melhores onibus, comer bem, ficar em hoteis razoáveis).

Quanto as roupas de frio, deixa pra comprar em La Paz. Lá é tudo muito barato, muito mesmo. Se não for comprar roupa técnica, vai gastar em média uns R$100 para fazer essas compras em La Paz. Quando você vai? Vai fazer o mesmo roteiro que fiz ou pretende fazer alguma modificação?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Então rpn, eu gostei muito desse seu roteiro, muito mesmo, acho que faria poucas alterações, ainda preciso pesquisar mais um pouco sobre a bolivia, mas acho que é algo nessa linha, acho que o máximo que poderia fazer é quem sabe dá uma esticadinha no chile, só de passagem mesmo.

 

Quanto a data de ida, to pensando em algo em torno de janeiro, ainda tenho que negociar no trabalho, pois minhas ferias na verdade são em fevereiro, mais nessa época estarei na faculdade e não poderia viajar, então se for pra ir, tem que ser em janeiro mesmo! ficarei no máximo 15 dias.

 

Será que uma mochila de 48 litros da pra fazer essa viagem, ou seria ideal ter outra menor de ataque ou até mesmo comprar uma maior, pois já vou ter que levar algumas roupas daqui, ai ainda tenho que comprar mais roupas de frio na bolivia, tenho receio da mochila não dar, ou então ficar muito pesado, além disso eu vou querer trazer alguns suvenirs de lá...

 

acho que pularei o trem da morte, sai mais barato ir direto pra santa cruz, mas, estou com um pouco de receio de ir direto pra lá por causa do mal da altitude, afinal, vou dar um pulo praticamente do nível do mar pra vários metros de altura na bolivia...

 

Outra coisa, vou viajar sozinho, lá na bolivia é fácil encontrar outros mochileiros, quero me enturmar por lá, quem sabe se juntar a uma galera na viagem ou já saí daqui com uma turma certa, vou pesquisar mais um pouco e abrir um tópico convocando uma galera.

 

cara, obrigado pela ajuda!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Marcelo,

quanto ao Chile, vale lembrar que as coisas por lá são mais caras que no Brasil. Janeiro não faz tanto frio, mas com certeza será um frio considerável, ainda mais para um baiano, rs! Acho que a mochila dá sim, não caia na bobeira de levar uma mochila enorme, só vai te dar trabalho. O certo é levar pouca roupa e ir lavando durante a viagem, com cerca de 2 reais você lava um quilo de roupa, é muito barato. O trem da morte é legal apenas para se integrar na cultura boliviana, já que não tem paisagem ou coisa do tipo que faça valer a pena o sofrimento de quase 24h da viagem. Realmente acho que compensa ir direto para Santa Cruz ou Cochabamba. Santa Cruz é uma cidade grande, não tem muitos atrativos turísticos, mas se encontrar passagem bem mais em conta para lá do que para Cochabamba, vale a pena separar um dia ou dois para a cidade. Santa Cruz ainda está fora dos Andes, então não vai ter problema com altitude lá. Cochabamba não visitei, já fica na altitude, porém bem abaixo dos 3600m de La Paz ou 4000 de Potosi. Você vai encontrar mochileiros em todos os lugares, brasileiros então, aos montes. Se falar Inglês ou Espanhol vai fazer muitas amizades com gringos também, não se preocupe quanto a isso. Porém a maioria vai estar indo para o Peru, muitos nem mesmo fazendo qualquer passeio na Bolívia (apenas passando por ela para chegar ao Peru), o que é uma pena.

Bom, dá uma pesquisada, tem vários tópicos sobre o assunto e tem algumas pessoas que fizeram somente Bolívia também, dá uma olhada no relato do Pedrada e dos vários da Maria Emília. Qualquer coisa é só perguntar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Marcelo,

quanto ao Chile, vale lembrar que as coisas por lá são mais caras que no Brasil. Janeiro não faz tanto frio, mas com certeza será um frio considerável, ainda mais para um baiano, rs! Acho que a mochila dá sim, não caia na bobeira de levar uma mochila enorme, só vai te dar trabalho. O certo é levar pouca roupa e ir lavando durante a viagem, com cerca de 2 reais você lava um quilo de roupa, é muito barato. O trem da morte é legal apenas para se integrar na cultura boliviana, já que não tem paisagem ou coisa do tipo que faça valer a pena o sofrimento de quase 24h da viagem. Realmente acho que compensa ir direto para Santa Cruz ou Cochabamba. Santa Cruz é uma cidade grande, não tem muitos atrativos turísticos, mas se encontrar passagem bem mais em conta para lá do que para Cochabamba, vale a pena separar um dia ou dois para a cidade. Santa Cruz ainda está fora dos Andes, então não vai ter problema com altitude lá. Cochabamba não visitei, já fica na altitude, porém bem abaixo dos 3600m de La Paz ou 4000 de Potosi. Você vai encontrar mochileiros em todos os lugares, brasileiros então, aos montes. Se falar Inglês ou Espanhol vai fazer muitas amizades com gringos também, não se preocupe quanto a isso. Porém a maioria vai estar indo para o Peru, muitos nem mesmo fazendo qualquer passeio na Bolívia (apenas passando por ela para chegar ao Peru), o que é uma pena.

Bom, dá uma pesquisada, tem vários tópicos sobre o assunto e tem algumas pessoas que fizeram somente Bolívia também, dá uma olhada no relato do Pedrada e dos vários da Maria Emília. Qualquer coisa é só perguntar.

Abraço!

 

 

Valeu pelas dias!

 

Esses dias eu consultei o preços das passagens para o mês de Janeiro, que é quando eu posso ir, e acabei desanimando um pouco, a diferença é altissima em relação a fevereiro...

 

Ainda estou analisando se vale a pena mesmo. de qualquer forma, muito obrigado pela ajuda! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

fala rpn...

em dezembro, farei minha viagem a bolivia. gostaria de saber o seguinte....eh mto cheio nesta epoca e devo fazer minhas reservas nos hostels ou posso deixar pra ultima hora?!! segundo...alem de fazer minhas reservas nos hostels...estarei descendo pro salar de uyuni e deserto do atacama...ambos tambem terei de fazer as reservas ou posso fazer td na hora???? faltam soh 3 meses e jah quero deixar td preparado...ah, e mais uma coisa, eh perigoso ir sozinhu?????

valews!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala betojeon,

 

seguinte, vai pegar o trem da morte? Se for, normalmente a procura costuma ser grande em dezembro, pois os bolivianos voltam a Bolívia para as festas de fim de ano, porém agora não é mais necessário se preocupar com isso, pois agora existem várias linhas de ônibus que saem todos os dias da fronteira até Santa Cruz de La Sierra, fazendo inclusive o trajeto em menos tempo que o ônibus, então se não achar passagem para o trem é só ir de ônibus. No mais não é alta temporada para turismo, alta temporada é no inverno, não vai ter problemas com hospedagem não. De toda forma eu costumo fazer reservas, já que não é necessário pagar nada por isso e se chegar lá e não gostar é só ir para outro, a reserva é bom para garantir e te dar um norte quando chegar na cidade. Pelo menos para La Paz eu recomendaria fazer reserva. Salar de Uyuni você contrata lá mesmo, no dia que chegar em Uyuni e sai para o passeio no mesmo dia. Não contrate do Brasil pois senão vai pagar bem mais caro. Não te perigo ir sozinho não, vai tranquilo.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

rpn

nao estarei pegando o trem da morte. achu q seria mto mais gasto fazer isso e perda um pouco mais de tempo. vou comprar passagem aerea e desse em algum cidade. ainda estou pensando aonde....e aonde for mais barato, claro!!!

bom, como vc tem mais experiencia...ou melhor, beeeeeeeeeeeeem mais experciencia, vou seguir seus conselhos. mais pra frente, postarei meu roteiro e novamente, pedirei a sua ajuda tbm. tem mais duas pessoas q serao uma "cola" pra mim pra viagem, mas eles estao em outro post...

obrigado pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...