Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Plano A: Chegar aos cumes do Platô, Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo e pernoitar no Pico do Selado.

Plano B: Ir diretamente ao Pico Selado, pernoitar e ver se conseguiríamos ver algum outro pico.

 

Despertador tocando, hora de acordar. Coloco na soneca e penso: “ainda tenho tempo”. Mais logo após fechar os olhos novamente o celular toca. É meu camarada falando que já estava no local marcado me esperando.

Eu me levanto calmamente, tomo um banho rápido, pego minha mala e vou para o carro. Chegando ao local marcado, vem a surpresa. Eu estava 1 hora atrasado. Mais como eu poderia estar atrasado se eu coloquei o despertador para tocar 1 hora antes (local de encontro era 10 minutos de casa). Fui verificar no despertador e percebi a burrada. De vez colocar 4:50, coloquei 5:50!

Bom, como já estávamos mais de 1 hora atrasados e o plano A estava fora de cogitação, não tivemos pressa de sair de Sampa.

 

Ao arrumarmos as malas no carro já percebi que a viagem não seria fácil. Eu estava indo fazer essa trilha com 3 pessoas que nunca haviam feito coisa parecida antes, ou seja, não estavam preparados. Mochilas pequenas e inadequadas, excesso de roupa, etc... Conforme íamos colocando as coisas no carro, eu ia fazendo um pente fino para descartar o que fosse desnecessário, mesmo assim iríamos sobrecarregados, pois não cabia tudo nas mochilas e teríamos que levar sacolas nas mãos! Minha mochila acabou ficando com uns 18kg, a do meu brother com uns 13kg e a das mulheres com uns 5kg no máximo.

Após arrumar tudo saímos em direção a monte verde. A estrada foi sussa, com apenas 2 pedágios de R$1,10 (na volta havia aumentado para R$1,30) e uns 5 km de estrada de terra no máximo ate Monte Verde.

PC188725.JPG

PC188743.JPG

 

Nosso plano era chegar ate o Café Platô, tomar café e começar a trilha, mais demos de cara com o café fechado. Esse já foi a segunda merda da viagem! Mais ate ai sussa, tava todo mundo empolgado. O tempo estava bom, nem sol, nem chuva, nem calor e nem frio. Estava agradável. Era uma sorte, pois na sexta a previsão ainda era de chuva, raios e frio.

Tomamos um rápido café da manha com bisnagas, manteiga e rosquinhas de chocolate. Eram umas 10:30 quando começamos a subir.

A primeira parte da trilha foi triste. Nossa, como cansou! São uns 30 minutos só de subida. Quase choramos de alegria quando vimos um riozinho, principalmente eu, pois estava com a mala muito pesada. Ficamos uns 5 minutos lá nos refrescando, tirando fotos e depois continuamos subindo. Demoramos mais uns 20 minutos para chegar no platô.

PC188764.JPG

Beleza, chegamos no platô, sentamos e curtimos um pouco o visual. Depois de mais uns 10 minutos sentados resolvemos continuar camelando. Como o plano A já tinha ido pro brejo, nos iríamos direto para o Pico Selado. Pelos relatos do Mochileiros, deveríamos subir ate o topo do platô e pegar a direita. Nessa hora, veio outra cagada. Chegamos no topo e olhando para a direita, era um “penhasco”. Então pensei: “bom, no topo, olhando para o mato, devem ter duas trilhas e temos que pegar a da direita.” Então fomos pro lugar mais alto e pegamos a trilha que pareceu ser a da direita. Nesse momento em que estávamos decidindo o que iríamos fazer, um casal de gaúchos também estavam tentando chegar ao Pico Selado. Falamos que achávamos que era para aquele lado e eles foram com a gente.

Como eles estavam mais leves, eles foram na frente. Andamos quase 1 hora ate que encontramos um outro casal voltando. Cumprimentamos eles e eles acabaram falando que nos não iríamos ver uma cena muito bonita pelo caminho. Uma égua havia dado a luz a um cavalinho e falecido em seguida. O filhote ainda estava do lado da mãe esperando que ela se levantasse, mais já elvis. Cena muito triste.

Antes de vermos essa cena triste, passamos por uma pedra gigante e redonda. Tiramos algumas fotos e continuamos camelando (Nem nos tocamos por onde havíamos passado). Uns 5 minutos depois passamos pela cena triste e andamos mais uns 10 minutos quando encontramos o casal de gaúchos voltando dando risada. Eles estavam voltando, pois a trilha havia saído em uma estrada onde havia placas falando que para aquele lado era a Pedra Partida e Pedra Redonda.

 

Quando eles falaram isso caiu à ficha “Porra, passamos pela pedra redonda” hahaha. Nessa hora bateu uma decepção. Estávamos contando que o pico Selado estaria a poucos minutos de lá, mais na verdade ele estava totalmente para o outro lado.

Eles também falaram que ali embaixo tinha um bar, o que foi ótimo para nós já que estávamos mortos. Paramos lá, tomamos algumas cervejas, tomamos coragem e seguimos trilha no caminho contrario, voltando para o Platô.

PC188812.JPG

Depois de voltar tudo até o Platô, começamos a procurar a maldita trilha para o Selado. Foi ai que percebi que na verdade, a trilha do Selado começa no final desse “penhasco”. Todos já estavam com cara de “caralho, que enrascada você meteu a gente”, mais mesmo assim seguimos pela trilha. Andamos mais de uma hora até finalmente chegar na base do Selado. Da base, já se tem uma visão linda! Eram cerca de 5 horas quando chegamos lá, estávamos exaustos, com fome e suados. Começamos a montar a barraca enquanto as mulheres iam preparando o rango. Umas 6 horas já estávamos jantando e nos preparando para entrar nas barracas e dormir. 7 horas nos recolhemos para as barracas, mais foi difícil dormir já que o sol demorava em ir embora.

PC188899.JPG

No dia seguinte, acordamos as 5 horas para subir para o pico e ver o sol nascer, mais ficamos meio em duvida de onde o sol iria nascer. Resolvemos ficar em um lugar um pouco abaixo do pico e demos sorte. Pudemos apreciar um nascer do sol lindo e maravilhoso. Aquela vista pagou todo o perregue que passamos. Foi uma renovação de energia, um estado de espírito sensacional.

PC199000.JPG

Após brizar um pouco naquele visual, voltamos para o acampamento e colocamos as barracas em um lugar que batia sol para que elas dessem uma secada, já que a noite acabou caindo uma leve garoa.

 

Enquando as barracas secavam, fomos para o pico do selado. Uma visão mais do que maravilhosa. As nuvens parecem algodão doce, as arvores parecem ser tão fofas que se você se jogasse lá de cima elas iriam amortecer sua queda. Muito lindo. Mais a alegria durou pouco. Ao olharmos para traz, vimos nuvens feias de chuva chegando. Corremos para o acampamento, recolhemos as barracas e as coisas, montamos tudo rápido e batemos em retirada.

Descemos a trilha com uma nova energia, todos já sorriam novamente, dávamos risada. A volta foi muito mais rápida. Porem estávamos fazendo economia de água. Quando chegamos no selado, estávamos com cerca de 2,5 litros de água. 1,2 foi usado no miojo e o resto a gente foi administrando.

PC199060.JPG

PC199100.JPG

Quando chegamos no platô, encontramos um casal de senhores que estavam tentando achar a trilha para voltar para o Café Plato. Indicamos o caminho para eles que vieram nos seguindo. Conversa vai, conversa vem e marcamos de tomar uma cerveja após a trilha (Como o casal estavam em monte verde desde sexta, eles indicaram um buteco bem local, com um ótimo preço, pastel, petisco e cerveja geladíssima. Bar Eucaliptus, rua eucaliptos, 38 – Vila da Fonte).

 

Perto do final da trilha, começou a garoar. Foi o tempo de guardar as coisas no carro e chegar no bar que começou um puta temporal. Choveu demais.

Depois de algumas (varias) cervejas, embarcamos no carro e voltamos para Sampa. Chegamos aqui por volta de 7:30.

PC199150.JPG

 

Considerações Finais:

Foi uma viagem inesquecível. Muita coisa vai servir de aprendizado, principalmente os erros. A vista de lá de cima é uma coisa que vai ficar na minha cabeça por muito tempo e aquele lugar vai ser um que sempre que der vou visitar. É perto, não é caro e é diversão garantida.

Também temos que agradecer São Pedro que foi muito gentil com a gente. Muita gente diz que lá venta muito a noite, porem nos não pegamos um vento forte se quer. Foi uma noite super tranqüila com um barulho leve de garoa. Muito bom.

Monte verde – Recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

e ai low que legal que vcs curtiram Montes Verde !!

la é bem legal mesmo o visual la de cima compensa o esforço !!

agora que ja sabe o caminho fica mais facil de voltar e fazer a crista toda de monte verde !!! ou fazer a travessia se SFX ate MV e voltar pra São xico !!!

ps ; a cena da egua deve ter sido foda mesmo !! imagine só o potrinho esperando a mãe pra poder sobriviver !!

é brtoher esta é a vida !!!

parabens pelo role !!

bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...