Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Andorra é um pequeno país, um dos menores do mundo, completamente dominado pelas culturas espanhola e francesa que lhe cercam e lhe defendem, porque o estado não tem defesas próprias,vivendo quase exclusivamente do turismo. Não sei o porque de ser tão pouco falado no Brasil,pois é facílimo chegar, tem estradas aos 2 países limítrofes e está em projeto um aeroporto para satisfazer aos turistas europeus que vão ão meio das montanhas esquiar quando há neve.

Fui no verão,quando sem neve,o turismo é outro, caminhada nas trilhas das montanhas, o que não é para mim,mas sim para a minha companheira de viagens pela Europa,que embora finlandesa,tambem não conhecia o país.Não costumo fazer relatos aqui,mas como estamos em confinamento, deixo essa opção de leitura para vocês.

Andorra, como disse acima,vive do turismo, então tem atrações históricos-naturais em todos os seus 7 paróquias,que seriam bairros no Brasil,cada uma dedicada a uma atração, seja natural ou histórica, com Centro em Andorra la Vella, aonde estão os escritórios, o governo, a maioria dos hotéis e comércio. 

Andorra tem 6 linhas de ônibus muito pontuais, que começam com L.Quando estive lá não era temporada de inverno, então, a que vai ao Norte,aonde está o luxuoso Centro de sky de Pás de las Casas,funciona de hora em hora.Por causa disso,eu não fui,mas minha companheira foi fazer caminhada pela região e disse ter gostado muito. Preferi neste dia fazer o bus turístico que não tem nada a ver com aquele existente em outras cidades.Na verdade, é um roteiro diferente por dia,de seg a sábado fechado a lugares pouco acessíveis por 18 euros,o que torna baratíssimo,devido às distâncias percorridas,e lógico, pelas atrações inclusas no tour.

• Membros
Postado

1 dia-Lleida (Espanha) a Andorra la Vella

Cheguei a Lleida em AVE vindo de Zaragoza. Não tenho o costume de andar de trem na Europa, mas como compro na hora, pois ao contrário do que se pensa,os trens regionais não tem desconto se comprados antes,encontrei um horário cerca de las 12h em promoção. Fui a estação, peguei uma fila imensa e comprei o AVE.Tinha mais uns 10 dias para minha volta, mas a garota queria ir a Andorra ão contrário de Lourdes,também perto, mas como boa nórdica que é,também não acredita em religião como eu.Acabamos seguindo a Lleida para,de lá,irmos a Andorra. 

Foi uma decisão perfeita, pouco sabia do que ia encontrar,sou contra planejamento antecipado ou compra antecipada. Se tenho dinheiro compro na hora,se não tenho,fico em casa.O AVE faz esse trecho em menos de whisky e chegamos na hora da siesta com a cidade toda fechada.Devia estar mais de 40 graus,nessa tarde,Vi o termômetro marcando 46 graus.

Lleida é uma cidade média e Universitária,tem um castelo ao lado de uma igreja acima do ponto mais alto da cidade.Construção da idade das trevas,a vista ao entardecer é muito bonita. Esperei diminuir a temperatura e fui para lá. Vale a vista,paga se uma entrada e tem um audioguia,que explica a cidade e a construção do complexo. Hoje abandonado, explorado turisticamente pela prefeitura local,é a única e excelente atração da cidade,pois mesmo sem nada (o generalissimo Franco saquei o que tinha e fez dali um quartel),é muito interessante a história e a vista incrível.

20190627_190149.jpg

• Membros
Postado

2 dia -Afinal, Andorra

Dormimos em um hotel situado na propria estaçao de temmuito bom e sossegado.Na manha seguinte,fui fazer o city tour em Lleida em um ônibus todo aberto com aquele calor que fazia,só para matar tempo mesmo,pois saímos do hotel e teríamos que esperar as 14h que seria o horário do ônibus.Esse city tour não passa por lugares interessantes, só por bairros da cidade que é jovem e alegre devido a grande universidade que há ali,que concentra pessoas de toda a Europa. 

Descobri que há um passeio aos Pirineus espanhóis, trem de los lacs se chama, que sai nos sábados de verão, reserva só pessoalmente ou na estação Sants em Barcelona,pois não havia vaga para aquele fim de semana, mas meu tempo não o contemplava mesmo,deixo a dica aqui.

Há duas empresas que fazem a linha Lleida-Andorra,escolhi a pior,porque faz parada na estação de trem.Que pensei?Vou ao city tour,almoço,encontro a menina e vamos.Estava enganado,o horário é 14h,lá estava em frente a estação,e demorou muito.Havia outras pessoas,moradoras do lugar também esperando e disseram ser normal o atraso.Eram mais de 14.30h quando apareceu uma van,isso mesmo não é ônibus e sim van.Gosto de conforto,mas se estou aqui,vou.O motorista tem uma "educação" fina.Unico espanhol mal educado que encontrei durante toda a viagem,mas...

Chegamos por volta das 17h,não dava tempo para mais nada,apenas ir ao posto de informações turísticas saber o que há para visitar nesta semana que passaremos no pais.Para minha surpresa,o atendimento lá é feito por senhoras multilíngues,ao contrario da Cataluña que querem que você fale catalão,ali você pergunta na língua que quer.Fiquei sabendo nesse dias de varias caminhadas,museus,onibus turístico e até de cirque de soleil,nossa opção para aquela noite.

As 21h começou o espetáculo,nunca fui quando veio ao Brasil.Lembro que 1 vez foi a Curitiba quando eu estudava lá e ia.Vi o preço e desisti.Brasil tudo é muito caro,aqui foi 20 euros,porque o governo de Andorra subsidia a cultura para atrair turistas.Também há ingressos grátis,mas a localização é muito ruim.Ficam juntos ao palco,não devem ver praticamente nada.A senhora do turismo avisou-me,então nem pensei em ir grátis,se bem que tem de reservar antes,pois isso acaba logo já que são poucos lugares.Uns 300,se tanto.Não me arrependi com a escolha,o dinheiro foi bem pago,se bem que a apresentação de 1.30h não foi tudo o que diziam.Em minha opinião,grande parte vem da mania de vira lata de brasileiros,que acham tudo em outro pais melhor.

20190628_195814.jpg

• Membros
Postado

3 dia-Complexo de Vallnord Arinsal

Era o 1 dia completo no país, então vamos conhecer o único centro de sky aberto em Junho?O outro só abre no mês de Julho,dizem ser maior,mais elegante e tem vários meios de elevação. Fica na fronteira da França, mas com o fechamento na baixa,não fui lá. 

Esse,fica em Arinsal,como diz o nome,custa 10 euros o meio de elevação principal e lá em cima há que caminhar nas pistas,pagar mais 17 euros e subir mais 2 teleférico,como fazem os esquiadores, só que sem neve,o que predomina aqui é o Verde,naturalmente muito bonito  (fiquei por aqui),a garota foi.Muitos eventos de verão ocorrem emAndorra também, como em toda Europa, então juntei me aos locais e fui ver o campeonato de bici Cross que há aqui com etapasem vários fins de semana do verão. 

Descendo,passei em um museu que há em frente,de um desenhista de histórias em quadrinhos, que nunca ouvi falar. O recepcionista guia é gosta de conversar,e contou-me que o museu pertence a uma fundação que o desenhista construiu no final de sua vida e deixou todo o material. Por isso é grátis a entrada.Fiquei surpreso ão ele falar que conhece e é fã da Turma da Mônica, embora não entenda nada de português. 

20190629_165637.jpg

• Membros
Postado

4 e 5 dia -Bus Turístico 

No domingo a tarde fecha quase tudo,então como o dia anterior era domingo,não fizemos praticamente nada.Pela manhã, ainda aberto, estive no Governo de Andorra antigo, um museu aonde nao se pode fotos,é feito em pedra e funcionou por mais de 800 anos até ser transferido para o atual,(um prédio modeno e gigantesco construido em frente)fecha as 13.30h e a tarde tudo fechado. 

Segunda começou e hora de acordar cedo para esperar o bus turístico.Há 3 paradas,ele iria enchendo, mas nesse dia não foram nem 10 pessoas. 1 parada é em uma igreja de 900 anos,sempre fechada,mas a guia leva a chave,abre,faz a visita guiada e tranca outra vez até a próxima semana.É uma das vantagensde andar no bus,além de ser muito afastada, como já disse acima.

Daqui,vai-se a Catedral de Merixtel,uma Santa do país que é muito amada pelos mais velhos, uma vez que os mais jovens são ateus também. Há uma igreja queimada por velas nos anos 70,mantida em pé para contar a sua história. Ao lado,a igreja moderna construção em mármore, com maquetes de todas as igrejas antigas pelo menos uma em pé até hoje em cada bairro/município. 

Daqui fomos ao Lago de Engolasters,lugar muito bonito que a foto não deixa ver a beleza com tempo livre após para você aproveitar como quiser.Muito bom o 1 dia de bus turístico,o 2 dia seria mais interessante ainda,mas isso será em outro post.

20190701_123152.jpg

• Membros
Postado

6 dia-De novo,bus turístico Encamp

Novo bus turístico nesse dia,dessa vez fui a fronteira da Espanha, mas metros antes de chegar lá, sobe por um caminho sensacional parecendo os Andes,só que menos empinado. A subida leva cerca de 20 minutos até chegar em um pequeno sítio, aonde a proprietária, explica como produzir sobretudo frutas,no clima gelado do país e,principalmente, como é a produção orgânica dali.

Só a montanha já vale o bus, mas tem muito mais  neste passeio que é o melhor,em minha opinião dos 6,fiz 3.Dali vai ao museu do tabaco.Fumo?Sou contra,mas estava incluído e me surpreendeu. Guiado por 2 meninas lindas e bem preparadas,é muito curioso, pois conta a história da indústria que funcionou ali,ainda bem que já fechou, mas deixou uma história de exploração dos trabalhadores que é contada na visita. 

O museu fica na Praça principal, ao lado da prefeitura, que como todo o país é construída em pedra,obrigatório por uma lei.Muito bonita essa praça,atrás está a igreja de Santa Colona,da foto abaixo,construção de 900 anos, mas que tem um moderno Museu anexo que concentra a história. A igreja em si é pequena e tem um painel da época da construção. Claro,que foi repintada,mas é projetado um vídeo que além da história, mostra como estava o painel durante a guerra, quando também foi saqueada pelo generalissimo fascista Franco.

Iglesia Santa Coloma sec XII.jpg

• Membros
Postado

7 dia-La Massana

La Masana é outro vilarejo do país eminentemente turístico.Toma se o L3 e desce no centrinho, em frente ao museu de miniaturas. Bem interessante para quem tem interesse em assuntos soviéticos, foi fundado por um refugiado de lá, tem uma bela coleção de ovos de Páscoa ucranianos,para quem nunca viu são pinturas no formato de ovomtipico da Ukrayna,além de coleção de Santos ortodoxos e curiosidades em miniatura do país. 

Saindo daqui,há opções de almoço e mais uma igreja em pedra.A tarde,fiz uma caminho pela estrada de la Masana até o museu do ferro, foto abaixo,que funciona em uma antiga oficina de ferreiro da idade das trevas.Paga se 3euros etem direito além do Museu que é pequeno,um audiovisual histórico de 1h, primeiro narrando e depois com um filme 3D sobre acontecimentos passados ali há 700 anos.

Tudo falado acima parece pouco,e é tem um micro ônibus circular que te leva ao coração dos Pirineus, aondehá muitos Sendero de caminhada.Boa pedida para quem gosta, para mim está bom a bela paisagem que vi.

20190703_154830.jpg

• Membros
Postado

8 dia-Ordino

Esse dia foi cheio de pequenas paradas, pois descemos em La Cortinada,uma pequenina Vila muito bonita O dia estava totalmente despejado e as flores da primavera tornavam a paisagem excelente .

Primeiro,desce na estrada a Ordino.Aqui um Centro da Natureza te espera em uma casa de pedra, pequeno, porém muito bom.Daqui ,caminha-se menos de 500m a Beira Rio e chega-se no Museu casa Cal Pal,uma casa de mais de 700 anos,a mais antiga do vilarejo que se vê na foto

É o centrinho,fecha tudo até as 15h,bom para almoçar, pois vai abrir a igreja, antiga como as demais e,em frente, um pequeno museu,único pago do dia,e único que não gostei.Um antigo moinho movido a água do Rio,visita de 15 minutos, já que há um rapaz que faz a demonstração de como o moinho funcionava.

Para acabar o dia,na volta a Andorra la Vella há o museu da eletricidade. A visita aqui é auto guiada,conta como foi a introdução da energia elétrica no país e sua nacionalização. Uma aula de história apresentada por 2 meninas estudantes de engenharia e um vídeo muito bom.

Casa Cal Pal.jpg

• Membros
Postado

9 dia-Arinsal 

Desta vez tomamos a L5 até o final,passando direto por La Masana,e subindo os Pirineus até um lugarejo aonde está oficina Central do Parque Nacional de Comapedrosa,o maior do pequeno país -há dois,sendo o outro patrimônio da humanidade, mas pura caminhada. Motivo de não ter ido.A exposição aqui é muito boa,apresentação por um vídeo de uns 20 minutos e depois há uma garota muito educada para explicar o ecossistema da região.

Aqui está o Centro de Arinsal,então tem almoço, hotel e tudo mais. Se quiser,pode ir direto a trilha como foi a menina,mas saiba que a caminhada é muito pesada, Morro acima.Fui esperá -la no final da trilha e também ponto final do ônibus. Saí dali toda hora cheia,14,15,16h.Há também um acesso do Centro de sky,fechado em baixa temporada e um grande hotel para esquiadores. 

20190705_162859.jpg

• Membros
Postado

10 dia-Conclusão 

10 dia é hora de se despedir da companheira que fica e seguir para Barcelona. Já com saudades da belíssima Andorra dirigi me ão terminal e notei ali,ao ver um ALSA parado e iria nele a Espanha  outra vez, que havia realizado um sonho de muitos que tenho e conhecido esse lugar maravilhoso e baratíssimo,chamado Co Principado de Andorra. Deixo aqui esse relato nao sem antes explicar o nome do país único no mundo:Co principado significa dois príncipes chefes de estado,um Bispo e o presidente da França, desde a idade das trevas é assim, quando os reis eram poderosos, hoje a administração é toda dos parlamentares. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...