Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,  tudo bem? 

 

Há dois anos pratico trilha de um dia e agora resolvi iniciar as trilhas de dois dias ou mais com pernoite. Neste primeiro momento não pretendo fazer montanhas com mais de 2 mil metros por diversos motivos (falta de preparo físico,  equipamento inadequado e falta de grana para comprar o correto, tempo necessario para realizar a travessia entre outros). Serra fina e outras ficarão para o próximo ano, assim espero. .rsrs...

Pela minha falta de experiência não sei de fato qual o sd mais adequado para a minha necessidade:

Pernoite em montanhas da região sudeste na casa dos 1.500 a 2.000m. 

 

Nao tenho certeza qual a temperatura media que pegarei. Pelo que eu li a cada mil metros a temperatura cai 6 graus aproximadamente. Considerando isso, se pegarmos o pico do lopo em Extrema, por exemplo,  com elevação de 1.000m, teríamos no inverno por volta dos 8 graus na cidade, 2 graus no cume fora da barraca e uns 5 graus dentro da barraca (quechua arpenaz 2, bem fechada, quase sem tela). Acho que é isso. . Por favor, os mais experientes me corrijam. .  

Visto isso, e lembrando que agora estou com pouquissimo dinheiro para investir (sim... tempos difíceis. .rsrs), estou em dúvida entre o mummy e o antartik, ambos da NTK.

O mummy acredito que atende outono e primavera, mas tenho dúvidas quanto ao inverno.  O antartik  vai bem no inverno mas vai sobrar nas outras estações e é super volumoso e pesado. Pensei ainda em fazer um liner de fleece para usar com o mummy. Uma outra opcao seria a seguinte: minha filha quer começar a acampar comigo em camping estruturado e estou querendo pegar um mícron da ntk pra ela. Pensei em usar o  mícron dentro do mummy, somando a capacidade térmica dos dois. Fiz o cálculo através daquela fórmula conhecida ( x-(70-y)/2=z ) e obtive um resultado muito bom (-9 / -3 / 1), mas não faço ideia se posso confiar nesses números. 

 

Ah!! Usarei também em acampamento comum (estruturado e selvagem), mas isso é secundário porque posso abrir o sd.

Bom, é isso!!! Espero conseguir resolver essa questão e iniciar de fato nesse esporte maravilhoso! !

 

Obrigado a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, amigo, tudo bem?

 

Então, uns tempos atrás eu fiquei na mesma dúvida.

 

Você já parece ter uma boa noção do que pretende, mas, pra ressaltar, acho que você precisa começar pensando nas configurações mínimas pra vc, e depois pensar no preço...

Um saco de dormir é muito importante, e pode te salvar ou te arrumar problemas.

 

Como você quer um "SD para montanhas brasileiras", talvez seja interessante pensar em um saco de dormir que aguente cerca de 0ºC, pra homens, e -5ºC pra mulheres.

 

Já pesquisou a diferença entre temperatura de conforto (temperatura para mulheres) e temperatura limite (para homens)?

 

Se sim, começa daí: veja qual a temperatura mínima que você pretende pegar, e compre um SD que aguente isso.

 

Depois da temperatura, pense no peso, no volume e no preço.

 

Se você for encarar cerca de 5 a 10ºC, acho que vários SD vão poder te ajudar, mas se quer pegar temperatura mais fria ano que vem, por exemplo, vai precisar comprar outro SD.

 

Eu preferi pegar um SD que aguentasse 0ºC para homens (temperatura limite) pra eu não precisar comprar dois SD (pq não tenho grana pra ter dois no momento).

 

Eu estava em dúvida entre estes: Deuter ORBIT 0ºC e Naturehike Catskill -5ºC.

 

Optei pelo orbit porque não encontrei mais o Catskill pra comprar.

 

____

ah, quanto ao liner, eu também pensei em comprar um SD mais em conta e um bom liner, mas vi que um bom liner é caro, e então compensava comprar um SD melhor do que um SD simples e um liner bom (principalmente porque somente um liner bom vai te aquecer bem....).

 

 

Enfim, espero ter ajudado em alguma coisa.

 

Se não respondi bem a dúvida, posta aí de novo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,  amigo!  Tudo bem e vc?

 

Sim, conheço a diferença entre temperatura de conforto e limite (mulher e homem respectivamente). 

Hoje, se tivesse condições pegaria o trekking 500 da quechua para 0 de conforto e -5 de limite.  Ele é relativamente pequeno para a faixa de temperatura, me atenderia bem em praticamente todas as montamhas brasileiras, cabe certinho na minha mochila, ótimo preço etc...  mas infelizmente no momento não é minha realidade.  Tenho que pegar dois, um pra mim e outro pra minha filha, além dos isolantes térmicos. . Ai ja viu né. .Não vou ter condições. . Se fosse só pra mim seria diferente mas a baixinha ta louca para começar a acampar e não vou perder a oportunidade de leva-la para esse caminho. .Hahaha

Quanto ao liner, realmente é muuuito caro. Pelo que vi teria que ser o da sea to summit para garantir o ganho de temperatura. Media de 300,00 o modelo extreme que promete 14 graus de incremento. 

 Sendo assim, neste ano pegarei equipamentos mais simples e ano que vem pego meu quechua e vendo um dos que comprarei agora.. Já me conformei com isso..kkkk

O antartik acabei descartando porque é enorme e pesado.  Vou arriscar o mummy da ntk. Vi alguns relatos que vai muito bem até 5 graus. Ficarei limitado, mas paciência pelo menos saio do zero.

Quanto a sua escolha. . O que dizer.. deuter é outro mundo né. . Chego lá. .rsrs

Obrigado pelas orientações e boas trilhas!!!

Abraço! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 12/06/2020 em 16:58, Montanhadiaria disse:

E quanto a temperatura para um SD no brasil, acredito que com um SD de 0 a -5ºC você consegue encarar qualquer "montanha" brasileira (dependendo de sua tolerância ao frio), nem que em último caso você precise vestir uma segunda pele, fleece e toca pra dormir haha

Ah, eu sou friorento viu..kkk principalmente nas extremidades,  sinto muito frio nos pés.  Como falei, vou pegar ano que vem o da quechua limite -5 e levar bastante roupa. Vai dar certo.  Uma outra coisa que já testei e funcionou foi começar a tomar uma ducha gelada de 30 segundos todos os dias antes de terminar o banho. Ok, é horrível eu sei...rsrs... mas acabei me acostumando com temperatura baixa e o frio não me incomodava tanto. Fiz isso ano passado e meu inverno foi mais tranquilo. . Acho que não foi uma questão de sentir menos frio e sim de sentir menos incomodo com ele. Não batia aquele desespero sabe.. de querer se aquecer imediatamente. .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...