Ir para conteúdo

Mochilão sem experiência sem grana e acampando por ai!


Posts Recomendados

  • 4 meses depois...
  • Membros
Em 18/07/2020 em 09:18, poiuy disse:

Cara, na real, a sua história e planos para o futuro são  a "história da vida" da maioria dos moradores de rua que eu conheço e que estão passando fome e dormindo embaixo das marquises dos prédios.  

A minha esposa também trabalhou algum tempo na FAS (Fundação de Ação Social) da prefeitura de Curitiba e ela lidava quase todos os dias com pessoas em situação de rua, e pelo que ela sempre contava, a "história de vida" da maioria das pessoas que ela atendia era exatamente igual a sua.... 

A história destas pessoas geralmente começa com elas perdendo o emprego, ai acontece alguma outra coisa ruim, como por exemplo uma separação, morte de algum familiar, etc, ou ao contrário, se separa, perde alguém próximo e depois acaba perdendo o emprego, com esta serie de coisas ruins, a pessoa acaba entrando em depressão, e ai longe de casa, sem amigos e família próximos, sem trabalho e sem dinheiro, acabam morando na rua.

Algumas pessoas acham que sair por aí sem rumo e sem dinheiro, fugindo dos problemas é a solução para esta fase ruim, mas não poderiam estar mais enganadas!

Viver por aí sem rumo e sem dinheiro não é fácil, é uma vida cheia de preocupações e privações, por exemplo, o que você vai fazer quando estiver com fome e o seu dinheiro tiver acabado e não tiver arranjado algum trabalho? Arranjar um trabalho mesmo que temporário neste momento em que o desemprego está alto devido ao covid não está sendo fácil! 

Você estaria disposto a ficar mendigando por um prato de comida na porta dos restaurantes ou comer coisas do lixo se não tiver dinheiro para comprar algo? 

E o que você faria se lá pela segundo ou terceira semana o seu dinheiro tiver acabado e você não conseguir mais pagar por um local para dormir? Você estaria disposto a dormir na rua?

Ai você estará lá sozinho, longe de casa, sem amigos ou familiares que lhe possam ajudar, sem dinheiro, sem lugar para dormir, sem dinheiro para comer, e a sua depressão só aumentando, o que por sua vez vai fazer ter ainda menos vontade de sair por aí atrás de algum trabalho, e o resultado nós todos sabemos qual será, em poucas semanas você muito provavelmente estará morando na rua e provavelmente viciado em drogas.

Esta fase atual está sendo bem complicada para a maioria das pessoas,  mas em algum momento vai passar e as coisas vão melhorar, o importante agora é você estar perto de amigos e familiares, que possam lhe ajudar quando a coisa ficar complicada e você não conseguir mais sair da situação sozinho, afinal amigos e familiares servem para isto também, lhe apoiar nos momentos ruins.

Não tenha vergonha de pedir ajuda a familiares ou amigos, a maioria das pessoas em algum momento já precisou pedir ajuda, e isto não nos torna menores, na verdade, saber os nossos limites e saber quando não somos mais capazes de resolver as coisas sozinhos e precisamos de ajuda, nos faz crescer como pessoa, e nos torno uma pessoa melhor.

Penso que esse choque de realidade é bastante importante. Os riscos são altos, realmente.

No entanto, fazer uma viagem nesse estilo não necessariamente vai acabar do jeito que foi descrito. A chave da questão, ao meu ver, é o propósito e o planejamento.

Eu tenho o propósito de viajar sem rumo e sem dinheiro para sair da minha zona de conforto, para passar um tempo sozinho e eventualmente para me conhecer melhor. Afinal de contas, em situações extremas, acabamos descobrindo coisas sobre nós que não descobriríamos na rotina, no mundo conhecido.

E o planejamento envolve fazer isso aos poucos. Começar com 10, 15 dias fora. Ir até uma cidade relativamente próxima e depois voltar. Errar, e aprender com os erros. Tentar fazer dinheiro de formas criativas, perder a vergonha e estimular a engenhosidade.

É um processo... até chegar um ponto que se sinta seguro para ir além.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...