Ir para conteúdo

Trem da morte, Uyuni, Atacama, Santiago, Missoes, Foz 2007


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá... este foi meu 2º mochilão por estas bandas. O primeiro, em 2004, foram 33 dias entre Bolivia e Peru.

Agora teria menos tempo e grana, então o que fazer? Só sabia que da Bolivia ainda não conhecia o Uyuni e estava doido prá ir práqueles lados... Tendo isto em mente, resolvi que ia voltar ao Brasil no Carnaval em Foz, onde encontraria novamente minha esposa (ela acabou de começar em um trabalho novo e só pode sair de férias daqui quase um ano, então tive que ir sozinho)

 

Beleza, o roteiro basicamente foi:

São Paulo-Corumbá-Trem da Morte-Sta Cruz-Sucre-Potosi-Uyuni-Salar-Sp de Atacama-Salta-Quebrada de Humauaca-Assuncion-Encarnacion-Posadas-Foz

 

Claaaaaaaro que não ia dar certo, e não consegui passagem para Salta, mas isto vai aos poucos...

 

28/01 - 1º dia, São Paulo-Corumbá

Ok, não há muita coisa para dizer, saí de Sampa Às 11h00, passagem a 172,00 pela Andorinha dividida em 3 vezes. Mas o 1º dia de viagem foi totalmente inútil, como era de se prever.

Noite no busão e boa.

Gastos com almoço, janta, uma besteirinha...

R$ 22,80

 

29/01 - 2º dia, Puerto Quijarro

 

Em Campo Grande tinha que atrasar uma hora, e na fronteira com a Bolivia, mais 1. Assim, chegamos a Puerto Suares às 8h00 da matina, e nem a fronteira estava aberta ainda.

Na quarta feira tinha um jogo do Santos pela pré-libertadores em Santa Cruz... e não é que 3 malucos estavam encarando toda a viagem só para ver o jogo? E o pior.. quando abriu a fronteira, 2 deles não tinham a carteirinha de vacinação!!!! É claro que deu rolo.... mas nada que 50 conto de cada não resolvessem (o cara da aduana pediu 90, mas negociando tudo se entende)

 

Beleza, táxi até a estação(que dizem ter apenas 2 anos)e, claro como toda segunda feira, nem cheiro de passagem. As opções eram pegar o ônibus ou pernoitar neste fim de mundo. Depois de conversar com dois carinhas(um colombiano e outro espanhol) que já tinham passado pela experiencia do busão(e de lembrar de alguns escritos daqui), a idéia foi rficar por ali mesmo. Comprei passagem para o outro dia no Super Pulman(mesmo preço do Pulman, porém saindo mais tarde, chegando mais cedo e com ar-condicionado)

 

Fui para um tal de Yoni(o espanhol foi para Corumbá), no calor mais insuportável que já senti na vida.

Depois de um dia horrível, suando em bicas mesmo deitado no chão, a noite não foi melhor. De madrugada caui uma tempestade, imaginei como estaria se tivesse ido de busão. Claaaaro que a chuva começou a entrar pela janela e a inundar o quarto, tendo então que fechar a janela e ficar mais quente ainda.. Em toda minha viagem esta foi a cidade mais quente que passei

 

70 dólares = Bs546,00

Gastos(em Bolivianos):

Táxi até Quijarro - 5,00

Passagem trem - 115,00

Almuerzo + água - 9,50

Coca - 5.00

Janta - 5.00

Alojamiento - 30,00

Internet - 6.00

 

TOTAL 175,50

 

DICA Se perder o trem (o que é comum na segunda) pode valer a pena ficar na cidade. Quem viajou de onibus deve ter se complicado, porque no outro dia o caminho que o trem passou estava todo alagado, e onibus dizem ser muito pior. por outro lado, isto depende da sua pressa...

 

 

30/01 - 3º dia, Trem da morte

Finalmente ia embora às 16h30, já estava ficando doido por ali. Encontrei o Ivan(um colombiano que já tem 5 passaportes completamente cheios, e que conhece algumas dezenas de países diferentes) numa barraquinha ali perto para o café(2 salteñas) e resolvemos dar uma passada em Puerto Suarez na Zona Franca.. lá ele comprou um tenis(muito barato)e voltamos, marcamos de almoçar. Fui dar mais uma volta na cidade(a única coisa que vale é a vista de uma ponte perto da estação, onde vc vê Corumbá ao fundo).

Na hora do almoço, uma surpresa. Fomos andando um bom tanto após a estação num terrão só, até chegar num duty free. O lugar era um shopping pequeno e bem decente. Almoçamos super-bem num quilo ali, e aproveitamos o ar condicionado das lojas. Foi surpreendente porque nunca tinha lido nada sobre este lugar.

às 16h30, finalmente no trem, que foi bem tranquilo. Deixei minhas coisas(ok, algumas coisas) no assento e a menina que sentou do meu lado ainda foi cuidando para mim, enquanto eu fiquei com o Ivan e o Manuel(espanhol que já viajou muuuito também e vinha de 4 meses em Sampa) no vagão restaurante até fechar. Do lado de fora, tudo alagado e chuvoso...

 

GASTOS

Desayuno - 2,00

Táxi a puerto suares - 6.00

ADES - 8.00 (tomei 1 litro de suco em uns 15 minutos)

Almoço - 25,00 (mas um baita almoço)

Coca - 3,00

Água - 4.00

Janta - 10,00

TOTAL = 58,00

 

Dica - Se ficar muito tempo(ou mesmo algumas horas) em Puerto Quijarro, pode valer uma passada no Duty Free, que fica a direita (de quem olha da rua)da estação de trem. Vai num terrão completo até de repente vc ver aquele shopping chegando. Não é grande, mas vc come bem e aproveita o ar condicionado de algumas lojas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Quarta, 31/01 - 4º dia, Santa Cruz de la Sierra

 

Lá pelas 8h00 da matina, já acordado, voltamos ao vagão restaurante para o café da manhã(um sanduiche de frango e café com leite bem caros, mas como eu paguei o refri no dia anterior, este o Manoel paga) e bater mais papo.

Eu já estava em pânico, por ser já quarta feira e eu ainda não ter nem começado a minha viagem direito. Sabia que Sta Cruz não tinha nada e a viagem até Sucre seria apenas mais 1 dia perdido, assim tentaria pegar um avião direto para lá.

Com 30 minutos de atraso, chegamos em Santa Cruz lá pelas 10 da matina, sob uma chuva gigantesca. O Ivan conhecia o pessoal de um alojamento ali perto para a gente deixar as mochilas enquanto escolhia o que fazer. Ele e o Manoel iriam para La Paz(o Ivan estava voltando para casa na Colombia, o Manoel estava a caminho do Peru) e eu desesperado tentando ir para Sucre.

Lá fora, deixamos nossa mochila e fomos embaixo de chuva mesmo procurar uma agência que o Ivan conhecia para ver a passagem. Chegando na agência, a noticia que o avião devia estar decolando naquele exato minuto, e outro só para o outro dia.. :(

Bom, volta para o terminal de onibus caçar passagem, comprei para Sucre para a tarde, e como a chuva tinha diminuído um pouco, pego um táxi pelo menos para ver o centro de Santa Cruz.

A cidade realmente não tem nada, exceto a Catedral(que é bem grande) e uma praça bem bonita. Também há várias bandeiras de protesto e proclamando a luta pela liberdade, numa mostra do país dividido que é a Bolivia hoje.

Almoço por ali, pagando uma fortuna para os padrões bolivianos mas comendo extremamente bem(desde o almoço de ontem estava só com um sanduiche do café de hoje no estomago), e voltei para o alojamento fazer hora.

Às 15h50 me mando, deixo 5 bolivianos de caxinha para a rapaziada e vou para a rodoviária. Dali a pouco aparecem o Ivan e o Manoel, nos despedimos e às 16h30(só 30 minutos de atraso)começo a viagem até Sucre.

Mais ou menos 1 hora de viagem e passamos por alguns alagamentos e um rio realmente cheio. A região está sendo castigada mesmo pelas chuvas...

Durante a madrugada, parada para banheiro boliviano: no meio do barro, e tendo que fazer onde der. Eu fiz o que precisava com um cachorro do lado latindo para mim. BIZZARRRROOO. Mas a outra foi ainda pior. Descemos no meio de uma cidade e vai todo mundo em direção a uma parede. Olho para a rua, e tem pelo menos 4 ônibus parados em uns 100 metros de distância... a cidade ali é um mictório dos ônibus. Isto aqui é BOLÍVIA!!!, como se fosse possível esquecer hehehe

 

GASTOS

 

Táxi Centro Sta Cruz - 8.00

Almoço - 42,00

Sorvete - 15,00 (este dia estava bravo com minha demora a chegar em algum lugar e acabei descontando no bolso mesmo.... ainda bem que ali por mais que se gaste, ainda é pouco)

Táxi rodoviária - 8,00

Caxinha para guarda de mochilas - 5,00

Internet - 2.00

Banheiro - 1.00 (incrível, fui num mini - shopping e tive que pagar para usar banheiro. Um SHOPPING!!! hahaaha)

Uso do terminal - 3.00

Janta na estrada - 4.00

Água - 3.50 (uma garrafa de água = 1 hamburguer + 2 empanadas)

Santa Cruz - Sucre em bus cama - 80,00

 

TOTAL = 171,50

 

Dica - A passagem de avião para quem tem pressa até Sucre custa 50 dolares, mas tente ver antes o horário.

A frente da rodoviária, atravessando a avenida, existe o alojamiento 25 de mayo... pode tentar deixar suas mochilas ali(principalmente se conhecer alguém que conhece o pessoal de lá), mas principalmente pode ser útil se alguém tiver que pernoitar em Santa Cruz. O problema é que é longe do centro...

 

Quinta, 01/02 - 5º dia, Sucre - Potosi

Cheguei às 8h00 em Sucre, numa viagem incrivelmente tranquila(o pessoal costuma dizer que esta é traumatizante), e como já conhecia Sucre de 2004, saí logo comprando passagem para Potosi às 9h00.

Aproveitei dar uma passada na rua e comer ali pertinho umas salteñas(estas sim estavam boas) e me mandei.

A viagem até Potosi é sem dúvida muito bonita, porém foi demorada. às 14h00 cheguei na cidade e não sabia bem onde ficar. Peguei um taxi até o centro e lá perguntei para um guardinha onde tinha um lugar. Ele me indicou um hostel El Turista. Muito bom mas um pouco caro(70Bs), então fui para o Maria Victoria ali perto. Como estava bem cheio, não teve como pechinchar muito e paguei 45 por um com banheiro compartido. Depois de 2 dias sem banho, esta foi a primeira providência hehehe

 

Em seguida, pegar um mapinha no hotel mesmo e dar umas voltas pela cidade, vou direto a Casa de la Moneda, no tour de 2 horas que é bem legal, e torna ainda mais difícil ver tanta pobreza em um lugar que já foi tão rico.

Depois, passeio pelo centro(estão reformando a Catedral) e algumas ruas. A cidade é tão falada que até foi um pouco decepcionante, mas vai... as ruas são legais de andar. Dou uma passada no Mercado Central para comer e depois numa Rua de Artesanato, que é bem decente... Mas depois de 2 noites em ônibus(ok, 1 foi no trem), às 21h30 já estou na cama!

 

GASTOS

Desayuno - 5.00

Terminal em Sucre - 2,50

Sucre-Potosi - 15,00

Taxi centro - 4,00

Água - 3,50

Museu casa de la moneda - 20,00

Janta - 6,00

Hotel 45,00

TOTAL = 101

 

Telefone para casa - 68,00

 

DICAS - Se não for a La Paz, a Rua do Artesanato(pergunte se ão tiver mapa) vende muita coisa legal e barata, e com preço pechinchável :wink:

 

Sexta, 02/02 - 6º dia, Potosi-Uyuni

Como eu fiz a besteira de comprar a passagem no hotel(depois de tanta viagem e eu ainda faço uma dessas.... acho que as vezes a gente fica meio besta) tinha que correr. Saí logo cedo para tomar café e passar na rua do artesanato para comprar presentes... Às 9h15 já estavam abertas várias lojas, comprei algumas coisas(desta vez, presente só para a esposa, pai e mãe me desculpem mas a grana está realmente pouca).

Voltei para o hotel, fechei a conta e peguei taxi para o terminal. Como cheguei em cima da hora, localizei a agência que vendeu e vi que estava uma muvuca num ônibus quase saindo.

Nem pensei, fui logo passando a mochila para subir no teto do busão e subi. Algo me fez confirmar com o motorista, que olhou minha passagem e disse que eu estava no ônibus errado. Nem preciso falar do desespero para pegar a mochila que já estava lá em cima. Mas consegui. UFA!!!

O que ocorreu é que aqueles ônibus eu nem sei para onde ia, mas os que iam para Uyuni ficavam do outro lado da "rodoviária"(nada mais que um monte de agência e ônibus num espaço no meio da cidade). Ali sim confirmei e vi que era o correto.

Dentro do ônibus, 6 horas de viagem(claro que como paguei pela agência, paguei o absurdo de 40 Bs, por uma passagem que sai por aí por 15. 20... como falei, a gente fica meio besta de vez em quando e faz uma dessas)

Chegando em Uyuni lá pelas 17h00, uma guerra para ver que agência me levava para o Salar. Eu esperava ver as mais conhecidas daqui do site(como a Colque) mas não os encontre lá. Até que uma pegou minha mochila e disse que fazia por 65 dólares, incluindo a passagem para San Pedro e também o hotel daquela noite. Como a média está entre 65, 70, fui!

Lá fechamos eu e mais 2 espanhóis. Só que ao invés de irmos para o hotel, ela nos colocou numa vã para termos uma idéia do que era o salar... e assim, na própria sexta feira fomos até a entrada do salar, que estava alagado(só um pouco, mas estava), e tivemos um pôr-do-sol simplesmente impressionante lá(tem algumas das dezenas de fotos que tirei no álbum do salar, cujo link está no final). Aquilo al sem dúvida fez valer a semana inteira viajando. Era impressionante!!!! O legal era ver também alguns carros chegando pela água após o fim do tour...

 

Voltando, me deixaram no hotel esquina, que é dos mais conhecidos e até bem decente. Eu fiquei no último quarto vago dos caras... como só tinha água para banho até às 21h00, fui direto antes que os chilenos que foram comigo até o salar fossem hehehe

Saí dar uma volta, e a cidade mostrou ter uma quantidade impressionante de pizzaria na praça central. Antes de tudo, descarreguei meu primeiro CD de fotos, depois me mandei para uma excelente pizza.

 

A partir de amanhã, finalmente o tour do Salar do Uyuni, com a promessa da agência até de visitar o cemitério de trens no começo e não no final do tour para que eu pudesse vê-lo(promessa não cumprida, claro)

 

GASTOS

Presentes = 130,00

Desayuno - 10,00

Taxi rodoviaria - 5,00

Potosi-Uyuni - 40,00 (podia ter pagado muito, mas muito menos se tivesse comprado na rodoviária direto)

Refresco - 3,00

Internet - 2,50

CD com fotos - 10,00

Pizza - 36,00

Salar de Uyuni - 520,00

TOTAL = 756,50

 

DICAS - Cuidado com a muvuca que é a rodoviária de Potosi... eu quase fui para o lado errado!

Faça o tour por uma agência mais conhecida. O nosso foi muito bom, mas algumas coisas não cumpridas(como ir uma pessoa a menos, visitar o cemitério no começo) atrapalharam um pouco a experiência. ainda assim, como verão nos próximos, foi maravilhoso!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sábado, 03/02 - 07º dia Salar do Uyuni

 

As 10h30 saímos, e fomos descobrindo as coisas. A menina que vendeu prometeu uma pessoa a menos, fomos com os 7 de todo mundo. Ela falou que íamos ficar hospedados num hotel de sal(não o mais famoso, mas ainda assim de sal), pois descobrimos que não era bem assim... e mais algumas coisas. Nada que estragasse a viagem, mas se pagamos por uma coisa, teríamos que tê-la.

Após 1 hora rodando para resolver a de quantidade, sem ser possível, começamos... quem voltar para Uyuni que se entenda com o pessoal que vendeu!

O 1º dia do tour foi parar novamente no mirador no início do Salar. Lindíssimo mesmo, mas nada que se compare ao pôr-do-sol de ontem eheheh

Depois, uma boa corrida de 4x4 no meio da água até o Hotel de Sal famoso, para bater algumas fotos nos bancos e nos montes de sal que eles tem ali. Nesta parte, depois de 3 semanas sem chuvas, já estava seco. E dali para frente, praticamente todo o salar já estava seco... o que nos deu oportunidade de conhecer o salar alagado(no mirador do começo) e também seco. Ambos são realmente incríveis...

 

Próxima parada, Isla do Pescado. No meio do salar, esta ilha cheia de Cactus gigantes, alguns centenários. Sem dúvida, uma paisagem bem inóspita. Prepare-se para uma caminhadinha por ali.... na volta, almoço!

Depois, mais um boa passeio de carro até em um momento sairmos do salar e encontrarmos o deserto! É impressionante.. muito deserto e no meio disto uma quantidade imensa de sal! Mas por mais que se vá longe pelo deserto, ali você sempre encontra uma camada fina de sal.

Chegamos a hospedagem em San Juan, onde ninguem topou pagar para tomar banho, algo do que me arrependi mais tarde hehehe

Fui dar umas voltas e disto não me arrependi. Eu sozinho, com um vento animal, vendo o sol se por nas montanhas, com o pessoal da região recolhendo seus rebanhos de Lhamas. Uma sensação de tranquilidade maravilhosa.

22h30, apaga-se a luz e cama!

 

GASTOS

Desayuno - 10,00

Ilha do Pescado - 10,00

Água - 6,00 (água tem no passeio, mas era só 2 litros por pessoa para os 3 dias, então comprei mais uma

 

TOTAL - 26,00

 

DICAS Só para aproveitar ao máximo tudo! O tour do salar é sensacional!!! Aproveite também os colegas do tour. Eu fui com 2 espanhóis, 3 argentinos e 1 francês. Todos muito gente boa (só o francês era meio esquisito, mas isto é normal hehehehhe)

 

Domingo, 04/02 - 8º dia. Salar do Uyuni

 

O guia acordou todo mundo de madrugada, para quem quisesse ver o nascer do sol. Eu levantei, saí num frio animalesco, consegui tirar algumas fotos e minha máquina acabou a bateria! Voltando para o quarto, não resisti e me enfiei de novo embaixo da cama. Uns 20 minutos depois, às 7h00, lenvantar para o café.

Ao sair, a 1ª parada foi na Laguna Charcota, que foi impressionante. Uma laguna com umas 3 cores diferentes lotada de flamingos. Lindíssima. E o melhor: ao chegar lá, só tinha a gente... como sempre, éramos os primeiros a chegar :D

Depois, fomos para a Laguna Hedionda(o nome é pelo cheiro de Enxofre) que é muito bonita por estar rodeada de montanhas(infelizmente, não nevadas nesta época) mas apesar de ser mais famosa, a Charcota era beeem mais interessante.

Almoçamos por ali mesmo.

Neste dia, passamos também pelo deserto de Sistoli, e a região das pedras, com a famosa Árvore de Pedra (ao chegar em casa, meu irmão - que foi lá em 2001 - me mostrou uma foto que ele tirou EM CIMA da "árvore"). É impressionante.

Claro que no caminho o carro deu problemas, depois ele furou um pneu e tudo, mas pelo menos o guia era muito legal e sempre que a gente pedia ele parava prá tirar fotos. Até de fumaça saindo de um vulcão a gente parou para ver...

Depois do almoço, Laguna Colorada, esta sim uma lagoa simplesmente impressionante, enorme, com um binóculo(emprestado do frances) vc via centenas de Flamingos ao longe.

Chegamos cedo a hospedagem de hoje, onde todo mundo ficou no mesmo quarto e não havia chuveiro. Após umas 2 horas batendo papo, jantamos, e depois ficamos mais outras 2 horas conversando. Sem dúvida, a hora de conversar com os outros também é ótima. Soube aí que um dos espanhóis não trabalhava 1 ano inteiro há uns 8, tudo pq trabalhava um pouco, pegava a grana e ia viajar pela américa, áfrica ou principalmente ásia. Preciso rever minhas prioridades hehehe

 

GASTOS

Entrada no parque não lembro o nome - 30,00

 

Segunda, 05/02 - 9º dia Salar e San Pedro de Atacama

4h30 da matina e já todo mundo em pé para os Geysers.

Os Geyseres Sol de la Mañana, o 1º é um fluxo altíssimo com um barulho animal! depois de parar ali, vamos para a cratera maior, de onde sai muito, mas muito vapor, com um cheiro forte. Ali temos que tomar cuidado para não cair, mas a paisagem é impressionante

Com o sol começando a nascer, vamos para as termas. Chegamos lá às 6h00 com um frio absurdo e aquela água fervente, enquanto a água que caia para fora da terma estava congelada.

Só o Paco do nosso grupo teve coragem de entrar. Depois de algum tempo foi chegando mais gente e todo mundo parando para vê-lo lá dentro. Até que resolveu sair e tirou uma foto engraçadíssima. Ele só de bermudão, enquanto atrás estava uma brasileirada(de outro grupo) com um monte de roupas e ainda embrulhado em cobertores!!! Foi muito, mas muito legal esta foto. Eu devia ter tirado uma também hehehe

Conforme o dia foi amanhecendo prá valer e chegando mais grupos, alguns outros loucos de aventuraram.

A gente tomou café e foi para a Laguna Verde. Esta outra linda, com o vulcão Licancabur ao fundo(pena que não nevado)

às 10f30 me deixam na fronteira. Todos voltam para Uyuni, exceto eu!

Impressionante, a aduana da Bolivia é uma casinha no meio do deserto, sem nada... eu, hein! Para sair da Bolivia, o cara me cobra 15 Bs. Porque? Nem idéia, mas eu que não vou discutir. Vou para o outro lado esperar a van que me levará até San Pedro e está cheia... uns 40 minutos de espera e vamos. Até a aduana chilena é um bom passeio, pela primeira vez em muito tempo em terra asfaltada e onde tudo parece "civilizado". Os chilenos revisam TODAS as mochilas...

Chegando em San Pedro, vi que estou com mais alguns brasileiros na van, todo mundo querendo ir para Salta. Vamos buscar passagem e só havia para a terça feira... da outra semana. FUD... que faço?

1º, achar onde ficar. Passo por uns 3 hostéis aqui falados, e todos lotados. Até encontrar o Corvatsch, onde estava para liberar um quarto. Deixo minhas coisas na recepção e vou procurar maneira de chegar a Salta na quarta feira. A única seria pela Atacama Expeditions, que cobra 90 dólares se juntarem 5, mas tinha saída para terça e não para quarta. Como eu queria fazer el Tatio amanhã, fico sem saber o que fazer!

Volto para o hotel, já está livre o quarto. Fecho o Valle de la Luna para o mesmo dia e o Tatio para o outro, deixo minhas coisas no quarto e vou desesperado para tomar um banho quando... não encontro minha toalha!!!

Deixei-a em algum lugar do Salar. Saio para comprar uma, e segunda feira, 3 horas da tarde, a única lojinha que vende toalhas já está fechada. DESESPERO!!!

Volto para o hotel, me arrumo e vou para o tour do Valle.

1ª parada, Cordilheira de la Sal, uma visão lindíssima, com o Licancabur sempre presente e o salar de Atacama lá no fundo. Depois, Valle de la Muerte, que é apenas um monte de pedra, num lugar totalmente hinóspito, e Valle de la Luna.

Parada nas 3 marias, achei besteira, e chegada numa duna gigantesca, onde todos devem subir. Lá vamos nós... chegar ao final é um tanto difícil, mas a gente chega e fica aquele monte de gente(de vários tours) só esperando o sol baixar. É uma visão linda, com muito, mas muito vento!

Pouco depois das 20h00 a gente volta, e às 21h00 estou no hotel, com os cabelos duros de tanta areia(dos 3 dias do Salar e também da duna no Valle). Não teve jeito... pego uma camiseta e esta serve de toalha :D

Saio para a rua, porque na correria não comi nada e estou morrendo de fome, mas aqui é tudo caro demais, então vou nos mercadinhos e compro pão, mortadela, queijo e um suco. Minha janta está pronta.

 

Sobre a cidade: San PEdro me lembrou muito a Bolivia inteira. Muita gente gosta dela, mas eu odiei a cidade. Talvez pela minha situação: Não havia como chegar em Salta, fiquei sem toalha, e pela primeira vez na vida senti o mal da altitude, então estava realmente num dia ruim. O que vale ali são os tours, estes sim muito legais... ok, o Valle de la Luna eu não curti tanto, mas o do Tatio e o astronomico que fiz no outro dia são maravilhosos. Outra coisa é o câmbio. Em Santiago troquei dolar a 546, mas aqui, todo lugar a 530!!!

 

Além do mais, comer e dormir aqui é caro demais!!! Ainda assim, vale conhecer, como sempre falo: muita gente gosta, e é melhor ver por você mesmo que de ouvir falar.

Por último, a cidade estava LOTADA, mas lotada mesmo, de brasileiros!!

 

 

GASTOS

Saída Bolivia - 15,00

 

Pesos Chilenos (U$ = CLs 530,00)

Água - 750

Valle de la Luna = 4000

Entrada Valle = 2000

Hotel = 6000

Mercado = 4370

TOTAL = 17.120

 

DICAS Mesmo que vá até San Pedro, leve alguns bolivianos para o Salar, e também para poder passar pela fronteira. Pode ser ilegal ou não, mas não vale a pena encrencar com o cara ali, não naquele deserto, principalmente se estiver sozinho!

O Corvatsch é um hotelzinho bem bacana, com preço decente(12 dólares, mas um dos mais baratos da cidade) com internet grátis.

A cidade é pequena e com várias agências, todas exatamente com os mesmos tours e também com os mesmos preços. Feche tudo em uma só e pode tentar um desconto.

Os Bolivianos que sobrarem, troque por aqui em agências que fazem o tour até Uyuni sem problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Terça, 06/02 - 10º dia. El Tatio

 

As 4h00 da matina já estava na recepção do hotel junto com uma japonesinha esperando a vã para o Geyser El Tatio.

 

Quando a gente saiu, a cidade estava lotada de gente fazendo exatamente a mesma coisa.... esperando. É legal ver aquele monte de gente com muita, mas muita roupa, todo mundo esperando as vãs para seguir em frente.

Duas horas depois a gente chega nos campos dos geyseres. -8º C de temperatura, e de longe já vemos aquela cortina de fumaça subindo... É bem diferente do Sol de la Mañana, muito maior, e neste vc anda no meio. É totalmente surreal, e lindo!

 

De vez em quando, um ou outro tem água fervendo explodindo, mas nada muito alto. A gente volta tomar café (o chocolante quente esquentado ali mesmo nos geyseres), e vamos para um outro, ainda maior.

 

Neste outro campo de geyseres os lugares de onde saem a água são muito maiores, e não podemos nos aproximar muito. Dizem que pelo menos 3 pessoas já morreram ali, e eu não duvido! De qualquer jeito, é lindíssimo!!! Ao final, quem quiser ainda pode tomar um banho nas termas.

Na volta, paramos numa pequena laguna, e depois no povoado de Machuca. Achei meio besta o povoado, mas....

 

Ao meio dia já de volta, comecei a caçar um jeito de ir para Salta. Mas não teve mesmo como, então fiquei um tempão na internet da hospedagem(que era gratuita) procurando aqui no site o que fazer em Santiago.

Umas 2 horas depois, já mais tranquilo, sei onde vou ficar e tudo mais. Ainda bem que existe esse site hehehe

 

À noite, saio comer alguma coisa e ao lado do Corvatsch tem uma casa de empanadas. Pago um pouco mais que a média delas por aí, mas só a empanada e mais um doce são mais que uma refeição. Que coisa deliciosa aquilo ali!!

Em seguida, saída para o Tour Astronômico, onde temos um céu simplesmente maravilhoso! Pelos telescópios vemos também muitas estrelas, e saturno e suas luas. Mas o momento da noite foi a Lua subindo. Para quem curte as estrelas, vale muito a pena.

1h00 da madruga, de volta a cama! Hoje foi um dia muito bom, com muuuuito tempo acordado eheh. Valeu demai!!

 

GASTOS

Geysers del Tatio - 10.000

Entrada Geysers - 3.500

CD para gravar fotos - 1.000

Alimentação - 3.800

Tour Astronomico - 12.000

Hotel - 6.000

 

TOTAL 36,300

 

DICA

ESta empanada ao lado do Corvatsch é muito boa mesmo! Vale a pena, e vc tem uma refeição inteira

 

Se for para Santiago, vale a pena sair para Calama, pois de SP só tem 1 ônibus por dia, já de Calama saem váris. Mas reserve a passagem para Calama no dia anterior. Eu quase perdi o busão

 

 

Quarta, 07/02 - 11º dia. SP-Calama-Santiago

Como tinha visto na tarde anterior que ônibus para Calama estava vazio, fiquei tranquilo. às 8h30 saí do hotel e fui para a agência(os ônibus saem das companhias, não há rodoviária). Chegando lá, peguei a penúltima passagem!! Dei muita sorte, pois nem 1 minuto depois apareceu mais gente e já tinha acabado!!! Portanto, CUIDADO com esta passagem

 

1h30 até calama, com paisagem bonita da cordilheira, e comprei a última passagem(eita sorte do caramba) que tinha para Santiago saindo em 1 hora!

Comi alguma besteira e subi para o ônibus. Eu vi o nome, era um tal de salon cama, mas não esperava ser tão bom assim. Este foi sem dúvida o melhor ônibus de toda a viagem. O rodomoço serviu 4 refeições(lanches, mas bem decentes) até chegar a Santiago. Peguei ele porque era o mais próximo, mas este valeu o custo hehe

Aproveite bem que a paisagem é expetacular. Você está na Cordilheira, e de repente aparece o Pacifico em Antofagasta, muito bonita cidade. Daí sobe de novo para as montanhas, mais tarde desce novamente, onde eu vi um lindo pôr-do-sol no Pacífico de dentro do ônibus, depois sobe outra vez. Muito bonita a viagem.

 

No total, saí de San Pedo às 8h50 e cheguie a Santiago às 9h00 da manhã, com 1 hora de espera em Calama. Quase 24 horas de viagem!!

 

GASTOS

San Pedro - Calama - 2.500

Calama-Santiago, Salon Cama - 39.200

Banheiro - 200

Lanche 1.900

 

TOTAL - 43.400

 

DICAS - Como falei ontem, cuidado na passagem para Calama. E... se for a Santiago,vá para Calama antes que tem mais ônibus, ou pegue o ônibus que sai mais ou menos as 18h00 de SP

 

Quinta, 08/02 - 12º dia. Santiago

Chegando em Santiago, fui direto ao metrô e seguindo as indicações cheguei ao residencial Vicky. Deixei minhas coisas e fui caminhar.

Rapidinho cheguei ao centro, passei pelo Palacio de la Moneda, fui até os passeos Huérfanos e Ahumada, troquei dinheiro (aqui estava 546 pesos o dólar), e me mandei para o Cerro Santa Lucia.

A entrada do cerro é muito bonita, e a vista lá de cima é lindíssima. Vale a pena a subida...

Desci, fui direto à Plaza de Armas, e depois ao Mercado Central. No Mercado Central fugi do dominante Donde Augusto e comi num mais barato mas muito bonito em uma das entradas. Comi o tal do côngrio, que é uma delícia!!!!

Depois do almoço, metrô e seguindo ao Cerro San Cristóbal. Fiz o passeio completo.. subi de funicular, e andei por lá com os teleféricos. A vista do cerro é magnífica. Pena que os picos não estão nevados. No inverno isto fica mais lindo ainda.

 

Desci, desta vez voltei a pé até o passeo ahumada, onde comi no Mcdonalds(bem mais barato que no Brasil) e voltei para o hotel à noite.

No hotel, pude usar net de graça e bater papo com um espanhol bem loco que estava lá. O cara chegou para trabalhar por 2 meses na Patagônia e já estava ali há 2 anos!!

 

GASTOS

Água 900

2 metrôs - 740

Almoco - 4000

Cerro San Cristobal com funicular e teleféricos - 2.300

TElefone para casa.. 6.000

McDonalds - 2.500

Hotel(quarto com 8 camas e banheiro) - 5.000

 

TOTAL - 21440

 

DICA - Residencial Vicky é muito bem. Fica na Calle Moneda, perto do Metro Republica. O pessoal de lá é muito atencioso em dar informações

CUIDADO com os dólares. Tinha uma cédula de U$ 100 que estava meio rasgada e a única maneira de vender foi com cotação mais baixa... tipo, vendi por 500 quando a média era 546

Se estiver com coragem, experimente um dos "completos" que vendem na praça central. É um pão com salcicha, tomate e uns molhos por cima, inclusive um de abacate. Eu gostei, mas tem gente que acha muito nojento hehehe

Sexta, 09/02 - 13º dia. Valparaíso

Saí cedinho, a idéia era passar a manhã em Valpo e a tarde em Viña. Como não sabia a que horas voltar, comprei passagem só pra ida (ida e volta é mais barato)

10h00 estava em Valpo. Após ficar um pouco perdido, achei como chegar ao Ascensor Espiritu Santo. Subi-o até o chamado Museu a Cielo Aberto. Foi feito por estudantes de universidades, senão me engano, e é basicamente as casas todas com paredes pintadas, os postes e tudo. Não achei muita coisa... mas a vista da Baía de Valparaíso é lindíssima!!!

Desci de novo de ascensor(pode descer a pé, pq vc paga para subir e para descer. Como é barato, fui de acensor mesmo), e caminhei até o porto.

Lá encontrei o centro de informações turísticas, que é dos melhores que vi nesta viagem! E peguei um passeio numa das lanchas do porto de 30 minutos.

É até decente, e vc tem uma vista geral dos morros da cidade. Depois, caminhada pela praça Sotomayor e seus movimentos e procurar o Acensor Artilleria.

Depois de uns 30 minutos de fila, finalmente a subida. A vista lá de cima é magnífica, para falar pouco! Resolvi ir ao Museu maritimo e me diverti bastante lá. Quando saí, vi que já eram mais de 15h00. Ali resolvi que voltaria no outro dia para conhecer Vina del Mar, para não ter que fazer tudo correndo. Bom, comi ali mesmo uma Merluza muito boa, desci e fui para a La Sebastiana, onde viveu Pablo Neruda(Nobel da literatura). Como é bem fora de mão tive que fazer uma baita caminhada até o ponto... pelo menos, vi mais algumas coisas legais na cidade, como o Acensor mais antigo(mas neste não subi)

Depois de uma hora, cheguei a tal da casa... e apesar de muito bonita, o museu não valeu o que paguei. Muito caro e nada demai!!! Este passeio não valeu, não! Mas... tem muita gente que gosta.

Agora: o cara tinha bom gosto... o casa bonita heehe

Na volta, peguei um ônibus, que depois de algum tempo disse para eu descer, porque era impossível para o ônibus por causa do incêndio que houve uns dias atrás (tinha muito carro de bombeiro fazendo limpeza perto do centro, com várias ruas fechadas mesmo)

Desci e fui tentar ir de trem para Viña, só pelo trajeto... mas era caríssimo heheh.

PEguei onibus até a rodoviária e dali para Santiago. Chegando lá ja era tarde, fui caçar algo para comer, e ali perto tinha uma pizzaria. O interessante foi que pedi uma pizza de churrasco!! Nunca tinha visto isso, mas posso dizer que apesar de gostosa, é muito estranha.. tem um monte de carne e um pouquinho de massa hehehe

 

Dali, de volta para o hotel.

GASTO

Metrô horário de pico - 460

Santiago-Valpo 3.300 (pesquise, que há outros preços em outras companhias)

Completo - 950

Passeio Lancha - 1.000

Sobe, desce Acensor Espiritu Santo - 800

Ascensor Artilleria - 1.000

Museu Naval - 500

Almoço - 2.300

Agumas águas - 1.300

La Sebastiana - 2.500

ônibus na cidade - 800

Valpo-Santiago - 2.500

Janta - 2.600

Metrô reduzido- 370

 

TOTAL - 20.380

 

DICAS - Eu demorei demais em Valparaíso, e acho que fiz a coisa certa. MAs muita gente chega de manhã em Valpo e pega um ônibus para passar a tarde em Vina, ou o contrário. Condução entre uma cidade e outra tem o tempo inteiro, e Viña realmente não tem lá muita coisa para se ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sábado, 10/02 - 14º dia Viña del Mar

 

Logo cedo fui para a rodoviária, e comprei passagem para Viña e também para Mendoza para o outro dia. Isto porque já estavam acabando as passagens para lá. Como eu estava ficando sem pesos, preferi comprar no cartão que passou sem problemas.

Em 2 horas, Viña del Mar. Como em Valpo me arrumaram um mapa daqui também, já saio da rodoviária e vou dar umas voltas. Primeira parada, Palacio Rioja, uma casa antiga muito linda que hoje serve de conservatório entre outras coisas. Em seguida, museu Fonck para o único Moai original fora da ilha de páscoa. Uma volta no museu também vale a pena, ainda que seja pequeno.

 

Volto para a Plaza Sotomayor e ando muito pelo calçadão da cidade. Como em algum lugar por ali e a tarde encontro o Relogio de Flores. Várias cidades por aqui tem um relógio parecido, mas não deixa de ser bonito.

E finalmente, a famosa praia de Viña, que não é nada demais...

Mais ou menos perto do Cassino, uma cigana puxa papo comigo, e quando vejo junta outra e outro, e na distração me levam uma grana. Por sorte tenho o dinheiro em várias partes, além de ter pouquíssimos pesos, mas me levam 10.000 (uns 40 dólares). Puto da vida, saio daquela região e vou para a água. O mar não está tão gelado quanto dizem, mas as ondas são bem fortes ali no raso. Como estou sozinho, não tenho com quem deixar a bolsa então só ando pelo raso, com água até o joelho. Assim como por aqui, em toda a faixa de água tem coisas como: Água imprópria para banho, mas tudo cheio hehehe

Depois de bastante tempo saio, como não estou a fim de ir até Reñaca(dizem ser a praia mais bonita da região) vou para a rodoviária. Já que me levaram meus últimos pesos, e ainda precisarei de uma grana no outro dia, saco ali mesmo num caixa eletrônico(nada com um cartão, que por sorte estava em outro bolso).

Pego o busão e volto para Santiago, como ainda era cedo, pego um cineminha para matar a saudade(sou cinéfilo) e nada como o bom e velho Rocky Balboa heheh

A noite, McDonalds de novo.

 

GASTO

Almoço - 1.300

Museu Fonck - 500

Onibus para terminal - 250

Viña - Santiago 3.700

Cinema 3.000

Janta - 3.500

Metrô - 380

Hotel - 5.000

 

TOTAL - 17630

Além de 10.000 do roubo, mais a passagem até Vina (3300), e de Santiago-Mendoza (11.500) no cartão

 

Domingo, 11/02 - 15º dia Santiago-Mendoza

Como não tinha muita coisa para fazer, resolvi visitar o Estádio Nacional. Peguei o metro até onde me disseram e comecei a andar, e andar, e andar, e nunca chegava. Depois de mais de hora andando chegou, e estava aberto ao redor, mas não tinha como ir até o gramado. Tudo isto para nada :(

Peguei ônibus até o metro e descobri que em Santiago o ônibus é gratuito de domingo..m as já era tarde. Corri para o Residencial, peguei minhas coisas e fui para a Rodoviária. Deu tempo de chegar lá e subir minhas coisas, porque já estava quase na hora

12h45 saímos em direção a Argentina. Sem dúvida a estrada até Mendoza é linda, e os Caracoles são impressionantes! É um pena que não tenho tempo de ficar em Mendoza, já que quinta feira tenho que estar em Foz, e ainda quero conhecer Assuncao. Mendoza fica para apróxima.

Chegando em Mendoza, quero comprar passagem. Não há para Posadas, mas sim para Córdoba, que fica quase na metade. O problema: Só tenho dólares e pesos chilenos, e nenhum lugar aceita qualquer destes nem cartão.

 

Depois de correr um pouco pela rodoviária, descubro que as empresas que fazem trajeto até o Chile trocam dinheiro. Corri para uma, troquei uns poucos dólares e o restante dos meus pesos. Ufa. Consegui comprar a passagem em tempo. Depois de 1 hora correndo, o ônibus saía em 15 minutos, chegando no outro dia de manhã em Córdoba. É neste que eu vou hehe

 

GASTOS

3 Metrôs 1..110

Lanche - 3.000

 

E em pesos argentinos

Mendoza - Córdoba - 65,00

 

Segunda, 12/02 - 16º dia Córdoba-Posadas

Depois de uma noite discutindo futebol com Argentinos e chilenos(nem Pelé nem Maradona, o vencedor foi Garrincha), que saíram de madrugada, cheguei a Córdoba. Por incrível que pareça, daquele ônibus de 2 andares, só eu estava ainda ali! ehhehe

O cara que pegou minha mochila pediu umas moedas, eu dei e depois descobri que é meio tradição isto hehe.

 

Bom, comprei passagem para Posadas saindo às 12h45, como era pouco mais de 7h00, fui andar pela cidade. A cidade não tem nada demais, mas os calçadões são muito bonitos, cheios de plantas... valem a pena a passada.

Passo na catedral, na igreja compañia de Jesus(das mais antigas do país) e na universidade católica(a primeira da Argentina, desde 1617). Como uns alfajores, brinco de internet e já volto para a rodoviária. Almoço(muito mal, um bife quase cru com batatas) na frente da rodoviária e vou para o ônibus, mais um de 2 andares.

O problema do ônibus é que o ar está ligado tão forte que fico resfriado... Bom, a noite finalmente uma parada mais decente, eu como um lanche já meio desesperado... estou há 2 dias e 2 noites quase só dentro de ônibus, sem almoçar e sem jantar no dia anterior, só com este almoço ruinzinho de hoje e o café da manhã. O lanche que comprei é muito ruim também, já estava meio seco, mas mata um pouco da fome.

Pois foi entrar no busão e serviram outro lanche. UFA hehehe

De qualquer jeito, são 20 horas de viagem até Posadas!! A viagem já está quase no final!

 

Ahh. U$ 100 = AR$ 308.00

GASTOS

Guarda-mochilas na rodoviária - 2.00

Banheiro - 1.00

Desayuno - 5.00

Alfajores - 5.25

Bebida - 3.00

Internet - 2.00

Almoço - 11.00

Córdoba-Posadas - 80.00

Lanche + Sprite - 5.25

 

TOTAL - 114,50

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Terça, 13/02 17º dia Missões Jesuíticas

 

Cheguei cedo em Posadas e fui para o hostal que fica bem em frente ao terminal. Quarto com banheiro privado pela primeira vez na viagem!!!

Deixei as coisas, tomei um bom banho e me mandei prá rodoviária.

Lá dentro tem um centro turistico bem decente, que me mostrou como seguir para as ruínas. PEguei para a de San Ignacio. Desço na frente da igreja e uma caminhadinha a gente já está no lugar.

Como tem direito a guia, espero fomar um grupo e vamos.... o lugar é todo arborizado, e as ruínas são bonitas demais. Além do guia ser muito bom... valeu bastante a pena! Mais ou menos uma hora de passeio, volto pegar o busão para a cidade.

Lá, vejo que para Encarnacion tem como ir e voltar no mesmo dia. Me mando então. O ônibus atravessa a fronteira e vai embora, dali há uns minutos passa outro que vc pode continuar nele.

Encarnación é uma cidadezinha bem feia e suja... chego ao terminal, pego algum ônibus. Depois de mais de uma hora, finalmente chego em uma estrada meio estranha, onde o motorista diz que é só ir em frente que chego as ruínas.

Eu ando, e depois de perguntar um pouco, realmente chego nas ruínas. Nisso já são 17h00, quase na hora de fechar.

 

Bom, desta vez vou sem guia, e começo a caminhar. Aqui não tem árvores, e está um sol animalesco. Pelo menos, as ruínas são ainda mais bem preservadas, e maiores. Principalmente a igreja, onde vemos algumas paredes ainda com as cores originais, mesmo depois de 300 ou 400 anos! É um espetáculo!!

1 hora caminhando, hora de voltar. No mesmo lugar sai o ônibus para o terminal, e de lá vou para Posadas.

Chegando em Posadas, resolvo dar umas voltas na cidade.. no centro a surpresa: Tinha algumas escolas fazendo apresentações da criançada.. a primeira, um grupo interpretando em surdo-mudo. A segunda que vi, Música Popular Brasileira. eu me diverti bastante heheheheh

Desci depois para o passeio na Costanera, uma bela estrada ao lado do Rio Paraná. É um passeio muito legal, e mesmo sendo já mais de 9 da noite, durante a semana, está lotado de gente. E com este calor que faz, é esperado mesmo heheh

 

Passo em uma das várias pizzarias da região e como minha refeição mais cara da viagem, mas sem dúvida uma pizza animal, que me garante a sobra pro café da manhã :wink:

Mais uma caminhada, e ônibus para o hotel.

 

GASTO

Bus San Ignacio - 5.00

Lanche de "almoço' - 11.00

Água - 3,50

Entrada San Ignacio - 9,00

Coca - 2,50

Bus volta - 5,00

Bus Encarnacion - 2,00

Bus Encarnacion-Posadas - 2,00

Janta - 23,00

Coletivo hotel - 1,00

Suco - 3,00

Hotel - 35,00

 

TOTAL 102,00

 

AR$ 100 = G$ 160.000

Em Guaranis

Até Trinidad del Parana - 5.000

Entrada nas ruinas - 5.000

Bebida - 5.000

Volta - 5.000

Coletivo em Encarnacon - 2.500

 

TOTAL 22.500

 

 

DICAS

Ainda que seja possível ir em San Ignacio e Trinidad no mesmo dia, é uma correria danada, então pode valer a pena aproveitar mais na Argentina e conhecer as outras ruínas de lá, que dizem ser legais também (mas não tanto quanto essas duas). Para chegar nestas, o pessoal de turismo ou o próprio guia de San Ignacio podem ajudar

 

Dê uma volta pela costanera. A noite já é muito legal e super movimentada. Imagino que de dia seja lindíssima também!

 

Beba muito líquido. O calor é infernal.. eu tomei uns 2 litros de água, além de outro litro de refrigerante e 1 litro de suco neste dia

 

Quarta, 14/02 18º dia Assuncion

Desde a Bolivia que minha boa estava seca e ferida(eu perdi a manteiga de cacau no caminho). Pois finalmente ela está boa novamente UHUUUU

 

Bom, as 9h00 já saio do hotel, pego o ônibus até Encarnacion e lá mesmo pego um para Assuncion. Dizem que esta viagem costuma ser heróica, com um pinga-pinga sem fim. Acho que por ser durante a semana, no meio do dia, dei sorte. Não teve tanto pinga-pinga assim e fui tranquilo no meu lugar. Sai às 10h30 e cheguei Às 16h00 em Assuncion.

Fui pegar um ônibus para o centro, procurar o Hostal Miami que falam, mas começou a demorar e com aquela mochila enorme, preferi pegar um táxi. O problema: meus guaranis estavam quase acabando...

 

Por sorte, o que tinha foi o suficiente, deixo minhas coisas num quarto com ventilador(com ar-condicionado era muito, mas muito mais caro). O quarto era decente, deixo minhas coisas e vou dar uma caminhada pelo centro. A Plaza, o Pantheon de los Heroes, a Casa Legislativa e bem atrás dela a Casa Legislativa antiga(Esta é lindíssima). Ao fundo de tudo isto, tem o rio Paraguai, que é enorme. E ao lado do legislativo, uma favela. Igualzinha as de Sampa, porém umas 100 vezes menor... ainda assim, vê-se que o contraste entre a suntuosidade e a pobreza está em todo lugar.

 

També passei na Catedral, até o Palácio Presidencial, que também é muitobonito. Como tinha lido de gente daqui que tentou chegar mais perto e quase tomou bala, nem me arrisquei hehehe

Desci um pouco para um porto pequeno, tirei umas fotos e uma molecada que estava lá nadando pediu para tirar fotos deles também. Lógico que tirei 8) Dizem que neste porto tem um navio aberto a visitação. Eu gosto bastante destas coisas, mas nem fui atrás

 

A esta altura já tinha trocado mais uma grana, então resolvi ligar para casa, fazia uma semana que não falava com ninguém... e quase 'apanhei' da esposa.. mas tudo se ajeita hehe

 

Em seguida busão para o Shopping Marical Lopes, que tanto falam aqui no fórum. A Av. Mariscal Lopes é muito legal... tem muitos, mas muitos casarões antigos, muito bonitos. Alguns são bancos, outros comércio, e outros devem ser casas mesmo... mas o Shopping em si, não achei nada demais! Jantei por ali mesmo, dei umas voltas, fui num outro shopping que fica bem em frente e que tinha cinema, mas nenhum que valesse a pena ver.

Ao tentar voltar par ao hotel, o motorista do ônibus esqueceu de mim e acabei parando no ponto final, um lugar totalmente diferente da capital, parecendo alguns dos bairros mais distantes em Sampa. Depois de um tempo, outro ônibus, mas desta vez não sou esquecido hehe

 

GASTO

Posadas-Encarnacion - 2 pesos argentinos

 

Encarnacion-Assuncion - 40.000

Água + Refri - 5.000

Táxi - 29.000 (sim, táxi é caríssimo por aqui)

Água - 2.000

Coletivo - 2.100

Janta - 12.500

Coletivo - 2.100 (o que fui esquecido)

Água - 2.000

Pilas - 2.800

Coletivo - 2.100

Hotel - 45.000 (banheiro privado e desayuno)

 

TOTAL 169.800

 

Ligações para mama e esposa - 117.000(mais de 40 minutos dá nisso hehe)

 

U$ 1,00 = G$ 5.400

DICAS - Este hostal Miami é decente, bem localizado e as atendentes muito solicitas

 

Beba Pulp.. um refrigerante local bem gostoso.

E, sempre beba muito de qualquer coisa

 

Quinta, 15/02 19º dia Assuncion - Foz

Cedinho fui dar mais umas voltas e baixar fotos. Por incrível que pareça, baixei fotos 3 vezes, em Uyuni, Atacama e aqui. Aqui, na capital do Paraguai, foi o lugar onde tive mais dificuldade de encontrar como baixar as fotos!!

 

Dei mais umas voltas, fui até o Pantheon novamente e peguei um ônibus para o terminal. O ônibus tinha um monte de dizeres em portugues, tipo "Não fale com o motorista" hehe

Chegando a rodoviária, para Foz direto só a noite, então peguei um para Ciudad del Este que saía em seguida.

5h30 de viagem estava no terminal em CDE. Lá, ônibus internacional para Foz há R$ 2,75... é neste mesmo hehee.

Seguindo orientações do povo, fui para o hotel Rouver.. qual meu desespero ao chegar lá e já estava lotado(também, véspera de carnaval). Subi então com as mochilas nas costas até a Av. Brasil(é um baita subidão) onde cheguei ao primeiro hotel, que dizia 90 reais o quarto. Já ia saindo o carinha me chama de volta e começamos a negociar. Consegui ficar num quarto animal por 45,00 ja incluído o café da manhã!

A noite, janta no McDonalds...

 

É bom voltar a falar em português hehehe

 

GASTOS

Nem idéia. A partir daqui, saí um pouco do esquema mochilão e parei de contabilizar os gastos

 

DICAS Pode parecer caro, mas este hotel que fiquei, no começo da Av. Brasil com a Jorge "alguma coisa" é bem decente! Muito bom mesmo, e os atendentes são excelentes!!!

 

Sexta, 16/02 20º dia Ciudad del Este

Este dia passei no banco e fui para CDE comprar alguma coisa. O objetivo era uma máquina para o meu irmão.

Passei lá, dei umas boas voltas, os preços são realmente ótimos mas não achei o que ele queria. Comprei ums DVDs para mim, bem como um carregador de pilhas novos(o que eu tinha queimou na Bolvia - lá é TUDO 220 Vs e o meu era de 110. Claro que eu não sabia que era 220) e mais umas besteirinhas. Aproveitei também para gastar meus ultimos Guaranis com água e umas coisinhas.

Voltei para a cidade, liguei para meu irmão, ele disse que podia comprar uma máquina lá, então de volta a CDE.

 

No planejamento original eu ira prá CDE na terça feira, porém terça é feriado, e a maioria das lojas estaria fechada por lá (na verdade, segundo o povo o movimento - mesmo eu achando algo - era pequeno na cidade quando fui). Portanto, de volta, compro a tal da máquina e me param na alfândega!!! TAnta buginganga e eu tenho que descer. Haja falta de sorte.

 

Como passei só um pouco da cota, o imposto é baixo(parece que pode-se cadastrar com valor errado, mas fui honesto e tive que pagar... por outro lado, é do meu irmão a grana mesmo, então ele que se vire hehehehe)

DE volta a Foz, comi um lanche que fica um pouco depois do pizza hut que era muito bom!!!

 

GASTOS

Todos os Guaranis que ainda tinha(não eram lá muitos)

Também gastei ums 12 reais só entre Foz e CDE, visto que o onibus para lá sai R$ 2,75 e fui e voltei 2 vezes

De resto, menos de 10 reais na janta

 

DICA

De novo: BEBA... hoje estrapolei. Ao final do dia, tinha tomado 6 garrafas de 1/2 L de água e 3 refrigerantes!!! É um calor infernal aqui nesta época do ano.

 

Já que esta lá, vá até CDE comprar alguma coisa, mas não faça como eu e se tiver que cadastrar algum produto, coloque um valor abaixo e boa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

FINALMENTE A ÚLTIMA PARTE

 

Aqui acabou um pouco o esquema de mochila. Era feriado de Carnaval, e minha esposa finalmente ia se encontrar comigo em FOZ UHUUUU

 

Bom, para foz eu fechei no hotel tarobá antes de viajar, um pacote de 3 noites com café da manhã, traslado até as cataratas argentinas, cataratas brasileiras e itaipu, mais o Macuco Safari argentino por 300 reais cada um. Se pensar que só o Macuco saía por 72 no dia, mais as 3 diárias, até que não saiu caro!!

De qualquer jeito, vamos lá!!!

 

Sábado, 17/02 - 21º dia Parque das aves

 

Saí cedo do hotel para uma boa caminhada até o Hotel Tarobá (www.hoteltaroba.com.br) para esperar a Mima(minha esposa)

Ela não tinha chegado ainda, mas cedo havia um monte de mochileiros fazendo check out e por isto já tinha quarto vago. Daqui a pouco ela chegou.

Aproveitamos a manhã para descansar da viagem(a dela, já que de Sampa até lá são 16 hs).

A tarde, a gente saiu para o Parque das aves. Este a gente pegou ônibus na frente do hotel, e rapidinho chegamos lá. O legal é que chegou alguns europeus pedindo informação e o cobrador respondeu em inglês. SENSACIONAL.. até cobrador de ônibus precisa saber inglês por aqui hehehe

 

Bom, chegamos ao parque e já na entrada umas araras nos recepcionando. Pagamos os 16,00 de entrada e lá vamos nós. O parque é lindo... as aves em alguns lugares estão em gaiolas, mas na maioria estão soltas, a gente só vai passando por um caminho entre elas. Há muitos flamingos, Tucanos de algumas espécies, vários papagaios, uma parte de aves africanas, e tudo mais. Nem a chuva(que caía forte) atrapalhou. Era tudo fantástico. O mais legal é o viveiro de Araras.. .aquele monte de arara solta e você ali no meio.

Dizem que elas até pegam comida na sua mão, porém com a chuva não estavam animadas a sair de seus poleiros, não ehhehe. De qualquer jeito, é maravilhoso.

No final, conseguimos tirar umas fotos com uma arara no braço :lol:

 

Voltamos para o hotel, e como estava chovendo a gente ficou o resto do dia por lá, e também a janta(cara, mas boa) ali mesmo.

 

DICA

Não perca o parque das aves. É um tanto caro, mas bom demais!!!!

 

Domingo, 18/02 - 22º dia Cataratas, lado argentino

Saímos cedo com um tanto de água na mochila e assim que chegou nossa van, fomos para lá.

Na fronteira, um casal não pode passar porque o cara levara somente a carteira de motorista, não o RG. Ele não pôde passar e pronto! Desceram e nós seguimos.

A entrada para vizinhos do Mercosul ficou em R$ 12,00, senão me engano.. Chegando lá, começamos pelo Sendero(trilha) verde até o trem. De trem até a estação garganta do Diabo. Após quase 1 km de caminhada por passarelas(como este Rio é gigante), a Garganta em si! Que coisa magnífica, linda, estupenda. Não tem palavras para descrever. É incrível!!!!

Em seguida, voltamos de trem, compramos alguma coisa para comer(já era mais ou menos hora do almoço) e fomos fazer o Passeio Inferior.

Este também é lindíssimo, passamos pela queda Dos Hermanas, Buseti e San Martin. É tudo lindíssimo por aqui...

A idéia era passar na Ilha San mArtin, mas devido a chuva, os barcos não estavam indo até ela no dia. Então, passeio Aventura Náutica.

 

Este passeio é uma volta num barquinho a motor, que vai até a Garganta do diabo, e volta até o Salto San Martin. Têm-se uma vista magnifica de ambas...

Em seguida, guardas as máquinas para se molhar hehehe

Primeiro, passa pertinho do Dos hermanas, depois vai muito perto do Garganta do diabo e por último quase embaixo do San MArtin. É animal... muito bom mesmo saber que vc tomou banho das águas das Cataratas do Iguaçu.

Em seguida, desce pelo rio até uma parada onde pegamos um 4x4 para dar uma volta na mata. Este não é nada demais, mas como estava incluído, beleza 8)

15h00 e vamos almoçar... ali no parque é tudo caríssimo, mas pelo menos aceita PEsos argentinos, reais, dólar e cartão. Eu usei o último, pq a grana já estava no fim!

Em seguida, Passeio Superior, onde a gente tem a visão de cima dos Saltos Bosseti, Dos hermanas, San MArtin e mais alguns outros. É um passeio sensacional também, mas o inferior foi mais bonito.

 

Depois, volta para o hotel... compramos umas besteiras na padaria e comemos no quarto mesmo

 

DICAS Vá em épocas como Fevereiro, que depois da chuva em São Paulo fica tudo mais interessante. Dizem que na seca metade das quedas estão bonitas, mas nesta época está facinante a viagem! O problmea: por ser carnaval, estava LOTADO

 

Se puder, faça em 2 dias.. a gente praticamente correu pelo passeio Superior para terminar antes de fechar o parque. Além do mais, tem outro passeio(não lembro o nome) que é pago, onde vc vai até uma outra queda que dizem ser muito bonita. Ainda assim, 1 dia é suficiente para ver tudo... o 2º seria só para aproveitar ainda melhor hehe

 

Faça o Aventura Náutica. No lado brasileiro tem um igualzinho que custa R$ 140,00 Este argentino sai por R$ 72,00 quando estive lá. Também pode-se fazer apenas a parte na água, que sem dúvida é o que vale a pena. Fica ainda mais barato ainda

 

Leve água e lanche. Dentro do parque é tudo muito caro

 

Segunda, 19/02 - 23º dia Cataratas brasileiras e Itaipu

O dia amanhece muito chuvoso, o que não é bom para os planos de hoje, mas vamos lá.

 

O problmea de tours é que não é vc quem controla, então ficamos numa van esperando o ônibus chegar. depois de um bom tempo esperando, ele chega. Ali tinha também um casal brasileiro com seus filhos. Por causa da chuva, eles desistiram.Pois perderam um passeio animal.

Finalmente chega o ônibus e a gente entra. MEsmo sendo um tour no parque brasileiro, só temos eu e a Mima de brasileiros. O restante é tudo europeu e alguns japoneses.

Descemos no parque e começamos o passeio. Capa de chuva e guarda-chuva, e ainda assim sai todo mundo encharcado. Esta é a quantidade de chuva que caía.. parecia as cataratas na nossa cabeça hehehe

Bom, o passeio de pouco mais de uma hora realmente não se compara com o lado argentino, mas tem-se também uma vista magnífica. É diferente.. lá vc chega pertinho, aqui vc vê tudo! É lindíssimo também!!!

 

Acabando o passeio, um pessoal italiano não chega.. vamos até a entrada do parque e continuam não chegando. As mals dos caras estão dentro do ônibus pq vão pegar avião... e não é que o guia cansa de esperar e vai embora? Nem ele sabia o que ia fazer com as malas hehehe

 

Paramos então em um lugar de venda de artesanias... coisas baratas, tipo umas pedras preciosas por uns poucos milhares de reais :?

Dali a gente sai para Itaipu na van que tínhamos chegado, isto porque só uns poucos vão para lá.

 

Finalmente, a chuva parou... Chegando, vemos o filminho institucional(é até bem feito) e vamos.. não havia mais ônibus, estavam todo LOTADOS!!! então a gente vai na van mesmo. nosso motorista é esperto e vai logo atrás do 1º ônibus. Assim a gente chega nos lugares antes que todos :wink:

 

Primeira parada, um mirador. Nem metade das comportas estão abertas, mas a vista é simplesmente sensacional!!! Muita, mas muita água caindo!

Em seguida, outra parada para uma geral na usina, e vamos dar uma volta por cima das barragens... e aí que foi a sacanagem. Como a van é baixinha, a gente não viu nada snif snif... só de busão para ter uma visão decente, mas.... nem tudo é perfeito :cry:

 

Voltamos para o hotel... a Mima não queria comer, então saí e na Av. Brasil comi numa pizzaria perto d eum posto. Rodizio a 10 reais, com pizzas muito boas!!

Legal na hora de entregar a conta. tinha valor em reais, pesos argentinos, guaranies e dólares.. na verdade, todo lugar aceita estas 4 moedas por aqui hehehe

 

DICA

Vá as cataratas brasileiras e Itaipu no mesmo dia... aproveite que dá tempo!

E espero ter sorte para ver as comportas abertas hehehe

 

A visita 'normal' é gratuita, mas existe uma visita mais técnica que vc pode agendar. Esta é paga mas dizem ser muito mais interessante.

 

Vá de ônibus neste passeio... .da van não conseguimos ver quando passamos por cima da barragem

 

Terça, 20/02 - 24º dia Foz-São Paulo

Saída marcada para às 14h30, de manhã, com um sol de rachar(não podia ter sido ontem este sol???) a gente queria ir para Ciudad del Este.

Porém, com o risco de estar tudo fechado por lá, e pela dificuldade de encontrar ônibus, desistimos.

Demos umas voltas ali perto e fomos num parque ao lado do hotel. Qual a nossa surpresa ao descobrir que era um mini-zôo que tinha entrada gratuíta.

 

Lá dentro, um monte de pássaros, uma gaiola cheia de macacos de várias espécies(estes uma graça) e o principal: Um casal(eu acho, só sei que eram dois) de onças-pintadas! Lindíssmos, e tão perto que ouvia-se a respiração (lembrei de uma leoa no Zôo de Lima, no Peru).

 

Passeamos mais um pouco, voltamos para o hotel e fomos para a rodoviária!

Lá, busão para casa!!!

 

O FIM

Foram 22 dias, dos quais 20 antes sozinho de Foz e mais 3 lá! A viagem valeu muito a pena, mesmo nos momentos mais complicados, como em San Pedro.

Lugares mais lindos: Salar de Uyuni, Foz lado argentino, Atacama(principalmente El tatio e o céu de lá) e Foz lado brasileiro.

 

O restante também foi muito bom, e valeu demais.

Minha primeira mochilada foi até mais interessante, mas nesta conheci países novos, mais pessoas e lugares diferentes. E estou mais que doido para a próxima

 

TOTAL DE GASTOS

Até Foz, gastei 700 dólares. Se tivesse conseguido ir para Salta, teriam sido 600 segundo os cálculos.

Além disto, 170 reais de São Paulo a Corumbá e 120 de Foz a Sampa, divididos em 3 vezes

 

PRÓXIMO PASSEIO

 

Se der tudo certo, fim deste ano ou começo do próximo, Patagônia!!

 

DICAS

Sobre Foz, isto tudo que fiz dá para fazer no esquema de mochila gastante menos, então custo não é desculpa para não conhecer um dos lugares mais lindos do Brasil e do mundo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...