Ir para conteúdo

Dúvidas-Trekking Chapada Diamantina ( Vale Do Pati)


Posts Recomendados

  • Membros

Boa Tarde pessoal,  estou planejando um trekking para o mês de outubro lá para a chapada diamantina (Vale Do Pati). Li vários relatos e dicas e sou bem grato a todos que compartilham e interagem, isso auxilia muito. 

Sou de São Paulo capital, ou seja partiria daqui, porém vi que não tem voos disponíveis direto para Lençóis, eu teria que ir até Salvador e de lá pegar um ônibus até Lençóis, pois tbém não tá rolando voo de Salvador até Lençóis, até ai beleza....

Ah,  a ideia é fazer por conta, seguindo a dica dos app de gps, sem agencia, no máximo, dependendo do trecho se precisar mesmo ai contrato um guia na hora (que ai é mais um duvida que vou citar na parte das duvidas)

Falando em duvidas vou pontuar as que tenho, se alguém puder me auxiliar, seria ótimo :D

1-Chegando em Lençóis, como faço para chegar ate o Capão ?

2-Se não tem sinal de internet la no Vale do Pati, e a ideia é ir sem agencia, ou seja ficar mais livre para mudar o roteiro, coisas do tipo, como faço para reservar com os moradores, cama para dormir, alimentação...ou seja,  como faço pra saber se vai ter vaga nos pontos que eu chegar para dormir ?  e caso alguém tenha ido esse ano, se possível....me atualize em relação aos valores cobrados...

3- a Ideia é entrar por Capão e rodar durante 8 ou 10 dias e sair por Andaraí, porem ainda não defini o roteiro....so sei que vou ter ai por volta de 10 dias dentro do vale.....é uma boa entrar por Capão e sair por Andaraí, da para visitar os pontos mais legais ? 

4- Caso eu necessite de um guia, como faço para contratar sendo que eu ja estarei la no meio do trekking, da pra fazer isso de ultima hora nos pontos de apoio (casas dos moradores onde repousamos) ou preciso combinar antes de ir ?  

4- Caso decida sair por Andarai, como faço para ir de Andaraí para Lençóis ? 

 

Por enquanto são essas as duvidas !!!

Grato pelo seu tempo e atenção, que são as coisas mais valiosas que temos !!!

Um lindo fds para todos !!

Saúde e Alegria para toda vida :D

 

 

 

Link para o comentário
  • Membros

Quando fui há uns 2 anos e meio atrás, peguei um voo da Azul que saía de SP e chegava em Lençóis, só que não era barato. A opção mais econômica era ir de avião até Salvador e de lá pegar um ônibus mesmo.

Optei com contratar uma agência lá para fazer os passeios. Apesar de gastar uma grana, acho que compensou, pois as atrações eram meio distantes e acho que sozinho eu não iria conseguir chegar. De repente até conseguiria, mas poderia me atrapalhar no caminho, o que desperdiçaria tempo. E pela agência o guia já tinha os contatos das casas em que passaríamos os pernoites (no caso da trilha do Vale do Pati), o que tornou tudo mais prático.

Porém agora com a atual situação em que nos encontramos (pandemia ainda presente, mas abrandando), não sei como está lá... 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
3 horas atrás, Crom disse:

Quando fui há uns 2 anos e meio atrás, peguei um voo da Azul que saía de SP e chegava em Lençóis, só que não era barato. A opção mais econômica era ir de avião até Salvador e de lá pegar um ônibus mesmo.

Optei com contratar uma agência lá para fazer os passeios. Apesar de gastar uma grana, acho que compensou, pois as atrações eram meio distantes e acho que sozinho eu não iria conseguir chegar. De repente até conseguiria, mas poderia me atrapalhar no caminho, o que desperdiçaria tempo. E pela agência o guia já tinha os contatos das casas em que passaríamos os pernoites (no caso da trilha do Vale do Pati), o que tornou tudo mais prático.

Porém agora com a atual situação em que nos encontramos (pandemia ainda presente, mas abrandando), não sei como está lá... 

Grato pela atenção, compartilhamento e dicas !!

Continuarei pesquisando mais sobre essas questões especificas, muito mais ainda que estamos em pandemia....não faço ideia de como está funcionando as coisas por lá para fazer o trekking sem contratar uma agencia...de qq forma grato pela atenção, assim que conseguir sanar as minhas duvidas compartilho com o pessoal aqui !!

grande abraço

 

 

Link para o comentário
  • Membros
Em 03/09/2021 em 14:26, Rafael Presente disse:

Boa Tarde pessoal,  estou planejando um trekking para o mês de outubro lá para a chapada diamantina (Vale Do Pati). Li vários relatos e dicas e sou bem grato a todos que compartilham e interagem, isso auxilia muito. 

Sou de São Paulo capital, ou seja partiria daqui, porém vi que não tem voos disponíveis direto para Lençóis, eu teria que ir até Salvador e de lá pegar um ônibus até Lençóis, pois tbém não tá rolando voo de Salvador até Lençóis, até ai beleza....

Ah,  a ideia é fazer por conta, seguindo a dica dos app de gps, sem agencia, no máximo, dependendo do trecho se precisar mesmo ai contrato um guia na hora (que ai é mais um duvida que vou citar na parte das duvidas)

Falando em duvidas vou pontuar as que tenho, se alguém puder me auxiliar, seria ótimo :D

1-Chegando em Lençóis, como faço para chegar ate o Capão ?

2-Se não tem sinal de internet la no Vale do Pati, e a ideia é ir sem agencia, ou seja ficar mais livre para mudar o roteiro, coisas do tipo, como faço para reservar com os moradores, cama para dormir, alimentação...ou seja,  como faço pra saber se vai ter vaga nos pontos que eu chegar para dormir ?  e caso alguém tenha ido esse ano, se possível....me atualize em relação aos valores cobrados...

3- a Ideia é entrar por Capão e rodar durante 8 ou 10 dias e sair por Andaraí, porem ainda não defini o roteiro....so sei que vou ter ai por volta de 10 dias dentro do vale.....é uma boa entrar por Capão e sair por Andaraí, da para visitar os pontos mais legais ? 

4- Caso eu necessite de um guia, como faço para contratar sendo que eu ja estarei la no meio do trekking, da pra fazer isso de ultima hora nos pontos de apoio (casas dos moradores onde repousamos) ou preciso combinar antes de ir ?  

4- Caso decida sair por Andarai, como faço para ir de Andaraí para Lençóis ? 

 

Por enquanto são essas as duvidas !!!

Grato pelo seu tempo e atenção, que são as coisas mais valiosas que temos !!!

Um lindo fds para todos !!

Saúde e Alegria para toda vida :D

 

 

 

Opa irmão!

Vou tentar ajudar com o que eu puder.

Eu fui no reveillon de 2016/2017 sem guia e foi super de boa, fui só eu e minha esposa.

Estamos programando ir novamente esse fim de ano.

Respondendo tuas duvidas:

1. Não sei. Quando eu fiz entrei pelo Guiné e sai por Andaraí, mas meu tio foi lá nos buscar pois ele ficou em lençois curtindo outros picos mais leves. O ideal seria você entrar em contato com alguém de lá. Também tem uma rodoviária em Andaraí, então pode tentar entrar em contato com eles e pedir mais informações.

2. As casas autorizadas a receber hospedes nesse período pós-pandemia estão listadas aqui: https://janoo.com.br/para-visitacao-no-vale-do-pati-e-obrigatoria-a-reserva-nas-casas-de-apoio-ao-turista/

Todas as informações oficiais você pode achar nesse site, e tem até um e-book só sobre o Pati aqui: https://janoo.com.br/ebook-reune-informacoes-sobre-como-visitar-o-vale-do-pati/

Estou entrando em contato com as casas do pati e não estão aceitando camping para não aglomerar. O valor da diária com pensão completa é de 200,00 em todas as casas. Inclui a dormida, café da manhã e janta. Todas essas refeições são super reforçadas.

3. Capão Andaraí é de boa. Eu quando fiz e como tava sozinho, fiquei com um pouco de medo até porque tava levando barraca e mochila pesada com comida, ai um guia recomendou a gente entrar pelo Guiné pois é metade do caminho, mas a travessia pelo Capão é muito mais bonita.

Uma dica que eu dou é baixar o google earth pro (https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html), vai no wikiloc (https://www.wikiloc.com/) e baixa todas as trilhas que tiver o pati ou se quiser uma perspetiva geral, todas da chapada diamantina. Você vai ter uma noção absurda de todas as trilhas, pode estudar cada detalhe e tem visão 3D dos morros e dificuldade das trilhas.

Ai no dia das trilhas você usa essas como exemplos, tem varios apps de gps no celular e você leva 1 ou 2 powerbank/bateria pro celular e pronto.

4. Acho que essa opção não existe. Guia sempre vai com grupo fechado. No dia que eu fiz o morro do castelo tava com um pouco de medo pela dificuldade da trilha, ai no dia anterior na pousada fiz amizade com um guia e tava tirando duvidas e ele me chamou pra ir no grupo dele. Foi massa geral da parte dele ai dei umas ervas de troca pra ele.

5. O mesmo do ponto 1. Ou você entra em contato com alguém local ou entra em contato com a rodoviaria de Andaraí. Pelo que entendi tem poucos onibus indo pra Lençois, ai é uma boa ja saber sobre esses horarios ou até mesmo comprar logo o bilhete. A galera das casas do pati que eu botei o contato lá em cima vai saber te ajudar com certeza, ou então entra em contato com alguma associação de guias do capão, lençois ou ibicoara que eles também podem te ajudar. Na internet você acha esses contatos.

Captura de Tela 2021-09-06 às 16.49.09.png

Editado por Filipe Leandro
Link para o comentário
  • Membros

Filipão, poxa meu irmão gratíssimo por doar aquilo que tens mais de valor, seu tempo :D

É de grande valia suas informações, vou dar um gás aqui nas pesquisas para conseguir traçar logo o roteiro e ja ir reservando as hospedagens, o wikliloc eu baixei esses dias e estava alucinado fuçando nele, sensacional...o google erath eu ainda não baixei, vou fazer isso...só não entendi o lance do tal de "baixar o treklog" (linguagem que vi muito ser utilizada entre as pessoas que interagiam dentro do app wikiloc) isso ai eu não entendi como faz,  estou me atualizando e aprendendo a mexer com essas ferramentas que auxiliam muito em uma expedição !!

outra duvida não sei se saberia me dizer

olhando o mapa que voce mandou, ví que partindo de Capão... a ideia é ir sentido igrejinha e repousar por la, porém estou meio sem noção de distancia entre os passeios que tem a partir da igrejinha, para eu saber se vou dormir mais de um dia la.....voce saberia me dizer quantos passeios da pra fazer por dia ficando na igrejinha....e quantos dias voce aconselharia dormir la para explorar pelo menos os lugares mais legais (para eu saber quando é que eu começo a me dirigir para a proxima casa) ? isso seria para as outras casas também, e para eu ter uma noção na hora de reservar com os moradores o dia que eu vou chegar na casa e quantos dias vou ficar ( estou com bastante dificuldade com isso também)
Desculpe o abuso, mas caso esteja ao seu alcance, seria ótimo !!

Mais uma vez grato pela atenção !!!

Grande abraço Filipe

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

@Rafael Presente fala cara, tranquilo?

Tô indo para a chapada no dia 26/12 e pretendo passar uma semana ou mais por lá, mas no máximo 9 dias. Gostaria de fazer o Vale do Pati, porém como estou de carro tô numa dúvida imensa de como montar a logística. Principalmente onde deixar o carro. A princípio pensei em deixar em Lençois e de lá ir pro Capão e depois voltar para Lençois, de alguma forma que não sei ainda qual. Vi que você iria fazer algo parecido.

Como foi que você fez cara?

Valeu!!!

Link para o comentário
  • Membros
Em 08/09/2021 em 11:05, Rafael Presente disse:

Filipão, poxa meu irmão gratíssimo por doar aquilo que tens mais de valor, seu tempo :D

É de grande valia suas informações, vou dar um gás aqui nas pesquisas para conseguir traçar logo o roteiro e ja ir reservando as hospedagens, o wikliloc eu baixei esses dias e estava alucinado fuçando nele, sensacional...o google erath eu ainda não baixei, vou fazer isso...só não entendi o lance do tal de "baixar o treklog" (linguagem que vi muito ser utilizada entre as pessoas que interagiam dentro do app wikiloc) isso ai eu não entendi como faz,  estou me atualizando e aprendendo a mexer com essas ferramentas que auxiliam muito em uma expedição !!

outra duvida não sei se saberia me dizer

olhando o mapa que voce mandou, ví que partindo de Capão... a ideia é ir sentido igrejinha e repousar por la, porém estou meio sem noção de distancia entre os passeios que tem a partir da igrejinha, para eu saber se vou dormir mais de um dia la.....voce saberia me dizer quantos passeios da pra fazer por dia ficando na igrejinha....e quantos dias voce aconselharia dormir la para explorar pelo menos os lugares mais legais (para eu saber quando é que eu começo a me dirigir para a proxima casa) ? isso seria para as outras casas também, e para eu ter uma noção na hora de reservar com os moradores o dia que eu vou chegar na casa e quantos dias vou ficar ( estou com bastante dificuldade com isso também)
Desculpe o abuso, mas caso esteja ao seu alcance, seria ótimo !!

Mais uma vez grato pela atenção !!!

Grande abraço Filipe

Pô acabei não vendo aqui as respostas.

O Wikiloc você acessa pelo computador, acha uma trilha que você curtiu e baixa o tracklog, olha um exemplo aqui nas imagens que anexei.

Canto superior direito tem um botão verde DOWNLOAD.

Ai na segunda imagem você escolhe formato Google Earth, muito simples.

Depois esse arquivo que você baixou, só jogar no Google Earth (no computador também) ai ele já traça a rota lá. O bacana é que você pode jogar várias trilhas e ter uma noção massa do espaço geral e como as trilhas são proximas ou se interligam.

Captura de Tela 2021-12-15 às 11.51.42.png

Captura de Tela 2021-12-15 às 11.51.36.png

Link para o comentário
  • Membros
Em 13/12/2021 em 14:50, Gabriel Teixeira disse:

@Rafael Presente fala cara, tranquilo?

Tô indo para a chapada no dia 26/12 e pretendo passar uma semana ou mais por lá, mas no máximo 9 dias. Gostaria de fazer o Vale do Pati, porém como estou de carro tô numa dúvida imensa de como montar a logística. Principalmente onde deixar o carro. A princípio pensei em deixar em Lençois e de lá ir pro Capão e depois voltar para Lençois, de alguma forma que não sei ainda qual. Vi que você iria fazer algo parecido.

Como foi que você fez cara?

Valeu!!!

Pô irmão, eu tou indo dia 26/12 também, saindo de João Pessoa/PB e chego no Capão dia 27/12.

Vou ficar no capão até o dia 1/Jan e dia 2/Jan a gente entra pro Pati e sai no dia 7/Jan.

Se quiser se bater ou trocar uma ideia me chama no whatsapp: 83 9 9184 1697.

 

Sobre sua dúvida do carro, depende de onde você vai entrar e sair do Pati.

Se você entrar e sair pelo capão, pode deixar o carro no Bomba que é o bairro que fica na entrada da trilha.

Lá tem pousada e pode combinar com o dono pra cuidar do carro, paga uma taxa simples e pode até tomar banho ou ficar na pousada na volta.

Se você entrar ou sair pelo guiné, sugiro deixar no Bomba/Capão e fechar um taxi/moto pra te deixar na boca da trilha e pra te pegar lá no dia que você sair. 

Por andaraí é mais complicado pois é no outro lado da chapada, mas é uma questão de você fechar o transfer antes e deixar o carro num ponto estratégico. Eu vou deixar o meu no capão/bomba.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...