Ir para conteúdo

Dicas de cidades da América Latina


Posts Recomendados

  • Membros

Eae pessoal! Como estão?
Bom, daqui alguns meses estarei iniciando o meu primeiro mochilão pela América Latina, e quero pedir algumas indicações de cidades históricas do nosso continente, justamente porque estarei gravando um documentário sobre minha experiência enquanto faço essa TOUR, e preciso de algumas sugestões. Quero conhecer locais que foram fundamentais para a construção da história da América. Fugindo dos clichês e do típico turismo. Quero algo "roots" mesmo! Que eu consiga conversar com a população do território e trocar experiências que transmitam o nosso passado árduo e de exploração.
Um dos únicos locais onde tenho fixo já é o Rio de Janeiro e Potosí, na Bolívia. A primeira cidade é importantíssima para a construção do Brasil... e onde foi o maior porto escravocrata da colônia portuguesa. Já, a segunda cidade, na Bolívia, foi a maior cidade da América hispânica durante séculos (6x maior que Londres, na época), lugar onde a prata e ouro foram ostentados por muito tempo, até que esses recursos finitos chegaram a sua escassez... E os europeus decidiram "abandonar" o local que sofreu um crescimento não controlado, e fora do normal; e em poucos meses depois Potosí havia se esvaziado... ficando com uma população bem menor do que a que os hispânicos conheciam.
Enfim, quero conhecer e gravar locais assim, ricos de história, pessoas e horizontes. Vocês que já são mais experientes, têm alguma dica para mim? 
Agradeço muito!
Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros

@Eduardo PennerJá andei por toda América e posso te dizer umas coisas. A colonização espanhola começou em Lima,não em Potosí,que é o local aonde se baseou a casa da moeda na época.Os espanhóis procuraram metais preciosos por todo o território e,por isso,Argentina tem esse nome que provém de Arg,o símbolo da prata. Por outro lado, a história do Brasil começa na Bahia. Porto Seguro foi aonde ocorreu o achamento e ali,NA comunidade pataxó que existe até hoje, poderá ouvir muitas histórias, sobretudo do massacre de fazendeiros contra os índios em 1950.Ainda há sobreviventes lá na Aldeia Velha, eu conheço alguns. Salavador era a capital dos anos 1600,ali começaram a chegar os escravos,e tem toda a história deles.Só aí entra o Rio,capital criada porque ficava perto das Minas de Vila Rica e Diamantina, aonde em cada esquina há muita história da exploração do ouro e diamantes, através de Paraty,porto  destinado para isso.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
3 horas atrás, D FABIANO disse:

@Eduardo PennerJá andei por toda América e posso te dizer umas coisas. A colonização espanhola começou em Lima,não em Potosí,que é o local aonde se baseou a casa da moeda na época.Os espanhóis procuraram metais preciosos por todo o território e,por isso,Argentina tem esse nome que provém de Arg,o símbolo da prata. Por outro lado, a história do Brasil começa na Bahia. Porto Seguro foi aonde ocorreu o achamento e ali,NA comunidade pataxó que existe até hoje, poderá ouvir muitas histórias, sobretudo do massacre de fazendeiros contra os índios em 1950.Ainda há sobreviventes lá na Aldeia Velha, eu conheço alguns. Salavador era a capital dos anos 1600,ali começaram a chegar os escravos,e tem toda a história deles.Só aí entra o Rio,capital criada porque ficava perto das Minas de Vila Rica e Diamantina, aonde em cada esquina há muita história da exploração do ouro e diamantes, através de Paraty,porto  destinado para isso.

Sim, tenho ciência que essas cidades que citei não foram as pioneiras da maldita exploração europeia, contudo, são cidades de relevância gigante para a história.
Muito bacana a sua sugestão da comunidade Pataxó, não conhecia sobre. Irei pesquisar! Uma pergunta: para me aproximar com algumas comunidades as vezes é sempre bom ter uma proximidade melhor com algum integrante do local... para mostrar o meu interesse em mostrar a história deles, e no que eu posso agregar e ajudar no cotidiano dos mesmos... Acha que um primeiro contato com a comunidade será difícil?
Muito legal a ideia de ir a Paraty também.
Obrigado! 😃 

Editado por Eduardo Penner
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...