Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Em 12/10/2022 em 10:41, Paulo Tasso disse:

Vou fazer um roteiro parecido também.. Fui pra Bolívia em Janeiro de 2021 e não consegui aproveitar muita coisa por causa da pandemia, única coisa relevante foi o salar do uyuni que consegui fazer o de 3 dias.. Passeio de montanha e estrada da morte só grupo privado e era caríssimo.. Em Copacabana fiz um passeio de um dia o lago titicaca, mas diminuíram o tamanho do passeio por ordem da prefeitura local, não dava para acessar as ilhas flutuantes só ver de longe. Museus fechados .. Sucre parecia cidade fantasma, La Paz ainda tinha um movimento bom mas tudo fechava cedo, comércio e bares dava 17h já estavam fechando

 

Agora quero fazer tudo que deixei de fazer heheh

Tá mais jogo pegar um voo direto para La Paz, a empresa Boa oferece e ccusta 300 reais a mais que o de Santa Cruz. Eu fiz essa viagem de Santa Cruz para La paz, é horrível a estrada.

Como estava o clima quando foi em janeiro de 2021? Vou no fim de dezembro e início de janeiro e estou em dúvida do que investir de roupa e também com medo de não conseguir fazer o salar caso chova demais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 13/10/2022 em 10:46, Camila Aragon disse:

Como estava o clima quando foi em janeiro de 2021? Vou no fim de dezembro e início de janeiro e estou em dúvida do que investir de roupa e também com medo de não conseguir fazer o salar caso chova demais. 

Bolívia é sempre fria, principalmente La Paz, Uyuni, Copacabana, por causa da altitude. Mas era um frio tolerável, de dia fazia sol e a temperatura fica entre 15- 20C no sol em alguns dias, chegou até um pouco mais.. Mas a noite esfria, 10C é o padrão a noite nessa época do ano por lá. As vezes um pouco mais ,outra menos. Mas não compensa levar muito roupa de frio do Brasil não, lá tem muita oferta e é muito barato, marcas boas como north face e Patagônia tu acha em La Paz fácil. Se tu pegar aquele dia  frio  de SP, no pico do inverno em Julho, é mais ou menos a temperatura de La Paz e  Copacabana essa época do ano.

 

O deserto de Uyuni é nessa mesma linha de 15C de dia, um pouco mais frio a noite diria que uns 8C, mas uma coisa que pega lá é o vento.. Não tive muita dificuldade com o clima não, estava com uma blusa top da patagônia que comprei lá, calça Jeans e segunda pele da Decathlon, segurava de boa.. Importante levar protetor solar pq lá o sol queima muito e vc nem percebe.

 

Já Santa Cruz é quente, beirou os 30C quando estava por lá. 

 

Editado por Paulo Tasso
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 12/10/2022 em 10:41, Paulo Tasso disse:

Vou fazer um roteiro parecido também.. Fui pra Bolívia em Janeiro de 2021 e não consegui aproveitar muita coisa por causa da pandemia, única coisa relevante foi o salar do uyuni que consegui fazer o de 3 dias.. Passeio de montanha e estrada da morte só grupo privado e era caríssimo.. Em Copacabana fiz um passeio de um dia o lago titicaca, mas diminuíram o tamanho do passeio por ordem da prefeitura local, não dava para acessar as ilhas flutuantes só ver de longe. Museus fechados .. Sucre parecia cidade fantasma, La Paz ainda tinha um movimento bom mas tudo fechava cedo, comércio e bares dava 17h já estavam fechando

 

Agora quero fazer tudo que deixei de fazer heheh

Tá mais jogo pegar um voo direto para La Paz, a empresa Boa oferece e ccusta 300 reais a mais que o de Santa Cruz. Eu fiz essa viagem de Santa Cruz para La paz, é horrível a estrada.

Fui duas vez pra La Paz, no primeiro ano cheguei de avião pela BOA vindo de Cochabamba, fiquei bem ruim no aeroporto, tive q tomar um chá de coca, melhorou mas depois fiquei ruim, na segunda vez q fui pra bolivia, fiz o trecho de bus de STA Cruz pra La Paz e senti um pouquinho de dor de cabeça qd tava chegando em La Paz, eu me arrependi de não ter usado os tubos de oxigênio no aeroporto de El Alto rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 23/05/2022 em 16:21, pimentapb disse:

Uma viagem por tantas vezes programadas e canceladas devido ao COVID 19, enfim chegou a hora :

11/05 JPA a VVI : parada em São Paulo para conexão , café da manhã na sala  VIP para economizar nas refeições posteriores , um pequeno lanche no trecho GRU VVI . 

Aeroporto internacional Viru Viru é pequeno e poderia ter mais funcionários na imigração. Contudo o oficial fez poucas perguntas e carimbou a passaporte. Pagamos 68 pesos bolivianos de táxi até a rodoviária. Não vi qualquer presença de pessoas perigosas , achei as pessoas bolivianas pacatas e gentis . 

As 18:00 pego o ônibus para sucre , passagem custou 60 pesos bolivianos , viagem muito cansativa com 13 horas de duração. 

12/5 chegada em sucre indo direto a pousada que fica perto de centro . Paguei 20 bolivianos de táxi,  apesar de pequena sucre possui bons atrativos que podem ser feitos em apenas um dia , fui na praça 29 de maio, mercado central , museu da liberdade (15 Bobs) onde mostra o começo da Bolívia , catedral , mosteiro , por fim o mirador em frente ao mosteiro para admirar a cidade de cima . Enfim chegou a hora de pegar o ônibus para Uyuni, pagando 60 Bobs na poltrona leito com duração de 08 horas . O salar de Uyuni nos esperava .

13/05 - chegamos em Uyuni as 6:00 , a temperatura em torno de - 5 graus , o vento piorava o frio . Fomos abordado em torno de 6 pessoas ao descer do ônibus para o passeio em salar de Uyuni, paguei 650 Bobs por 3 dias e 2 noites. Enquanto esperava a saída (11:00) fui tomar um café da manhã e esquentar o corpo . Um tanto caro pagar 15 Bobs por um pão com manteiga e um copo de café , enfim Uyuni é mais caro que outras cidades bolivianas. Então inicia o passeio no cemitério de trem , 30 minutos são suficientes para a parada , o melhor estava depois . Chegamos ao incrível salar de Uyuni, a entrada já visualizamos a imensidão de sal, paramos em frente ao DAKAR, precisa ter um pouco de paciência para tirar fotos sozinho. Em sequência as bandeiras de diversos países, em frente ao hotel de sal . Parada para o almoço no hotel já inclusa no pacote da agência . Após o almoço o isla xxxx,   A entrada custa 30 Bobs, com a vista ao enorme deserto sem fim , para finalizar o passeio nosso guia foi a uma área molhada do deserto para as famosas fotos espelhadas , na minha opinião o melhor do passeio ,com uma surpresa da agência regada a vinho e amendoim. Por fim o jantar e dormir em um hotel de sal , tomar banho você pagar 10 Bobs , água gelada mas necessária . 

14/05 começando o dia frio ao visualizar o vulcão XIX que faz fronteira com o Chile , parada de poucos minutos para tirar foto para visitarmos nosso primeiro ponto , laguna Hedionda, com centenas de flamingos , linda paisagem , outra laguna mais a frente mostrava o quanto essa região é rica , com parada para almoço com vista para os flamingos. Seguindo em frete a famosa árvore de pedra , e por fim a laguna colorada , entrada no parque nacional 150 Bobs, a laguna colorada para mim foi o passeio mais belo da Bolívia, não cansa admirar a paisagem do lago vermelho com flamingos. Por fim chegada ao hotel , muito frio a noite, e a energia fica da 19:00 até 21:00 . Hora essa para carregar os celulares e aparelhos eletrônicos.

15/05 último dia em Uyuni, saímos às 5:30 da manhã com a temperatura - 9 graus, confesso que os gêiseres ficaram a desejar se comparado ao Atacama . Mas fomos recompensados com o banho nos lagos termais , 6 Bobs . O clima de em torno de -7 graus fora , e 39 graus dentro da água , com uma paisagem para uma laguna . Muito bom esse banho para renovar as energias. Deserto de salvador dali como rota e por fim a Laguna negra ou escondida , outra laguna muito bonita , mas tão charmosa quanto a roja . Enfim voltamos a cidade de Uyuni as 17:00 e esperamos o ônibus para La Paz as 21:00.

16/05 chegamos em La Paz as 6:00, fomos diretos ao apartamento , após um pequeno descanso fomos conhecer a cidade. La paz , como uma capital sul americana, possui seus charmes e problemas . O trânsito engarrafado, barulho de buzina , mas tranquila , não me senti ameaçado em nenhum momento andando na cidade . Fomos do mercado de brujas, conhecer a mística rua onde são feitos oferendas aos espíritos . Praça de SAN Francisco, construída por índios colonizados por espanhóis, ao palácio do governo, entre outros . As 14:00 sai um grupo chamado red cap walking tour. Em 3 horas um guia mostra todos os principais pontos da cidade. Retorno ao apartamento para descansar.

17/05 7:30 pegamos um ônibus para Copacabana , saindo do cemitério, pagamos 20 Bobs para ida , 3:30 em um

Ônibus desconfortável , mas compensou ao chegar na cidade , pequena mas charmosa . 13:30 saia a embarcação para isla del sol por 50 Bobs . Um passeio com mistura de monumentos históricos pré inca e beleza natural a 4.000 metros de altitude. Voltamos as 17:30 para La Paz , quase 4:00 de viagem em um ônibus desconfortável. Chegada em La paz via cemitério, mais 25 Bobs de táxi.

18/05 ficamos a manhã em casa para descansar um pouco , o dia foi leve , apenas o teleférico(3 Bobs por trecho), e comprar os tickets para o valle de La luna e chacaltaya para próximo dia .

19/05 pagamos 140 Bobs para o passeio valor de La luna e chacaltaya. A agência chegou no horário 8:30 para o passeio . Valle de La luna como previsto belas imagens de rochas argilosas semelhantes a a imagem da lua, visita de 30 minutos são suficientes para conhecer o local , chacaltaya fica um pouco distante, com altura de 5.300 metros , é necessário um bom desempenho físico para suportar a subida , o ar da altitude fica escasso, mas a compensação de chegar ao alto é animador . Ótimos passeios , sempre bom procurar por agências, nosso caso foi a buhos, perto da plaza SAN Francisco, hora de embarcar de ônibus para Cochabamba, pagamos 40 Bobs com duração de 8 horas .

20/05 - chegado em Cochabamba para passar o dia , fomos a praça principal da cidade sem grandes surpresas para irmos ao Cristo de la concordia. Subimos de teleférico pagando 7 Bobs, após 2 horas tirando fotos do local descemos as escadas a pé . Voltamos a praça até a hora de irmos ao terminal rodoviário para pegarmos nosso ônibus a Santa Cruz com 13 horas de duração e custo de 60 Bobs.

21/05 - Chegada a Santa Cruz direto a pousada onde precisava descansar urgentemente. Uma boa alimentação e descanso sempre é necessário para nos mantermos com energia. Passeamos na cidade e ficamos o resto da tarde na praça 24 de julho.

22/05 - Volta ao Brasil e aguardar a próxima viagem.

Algumas fotos coloquei em meu instagram: cepimenta 

Espero ajudar 

Quero ir pra Uyuni quando voltar pra Bolívia, talvez nas próximas férias, no caso a pernoite no deserto, as duas noites são no mesmo hotel? sera que no geral os passeios começam no almoço, ou tem alguns que saem cedo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, tainovieira disse:

Fui duas vez pra La Paz, no primeiro ano cheguei de avião pela BOA vindo de Cochabamba, fiquei bem ruim no aeroporto, tive q tomar um chá de coca, melhorou mas depois fiquei ruim, na segunda vez q fui pra bolivia, fiz o trecho de bus de STA Cruz pra La Paz e senti um pouquinho de dor de cabeça qd tava chegando em La Paz, eu me arrependi de não ter usado os tubos de oxigênio no aeroporto de El Alto rsrs

Essa empresa aérea BOA é boa rsrsr? Eu fui de GOl ,mas agora tá muito mais cara a passagem. TO pensando em ir nessa BOA ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
9 horas atrás, Paulo Tasso disse:

Essa empresa aérea BOA é boa rsrsr? Eu fui de GOl ,mas agora tá muito mais cara a passagem. TO pensando em ir nessa BOA ai.

Bom, eu fui em 2014, faz um tempinho, na época não eram aviões dos mais novos, mas eu gostei de ter voado com eles, fiz GRU - CBB - LPB e na volta LPB - VVI - GRU. Estava dando uma pesquisada e com milhas não está tão ruim ir com a GOL, da pra emitir com a Smiles voando com a BOA.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 23/05/2022 em 16:21, pimentapb disse:

 

17/05 7:30 pegamos um ônibus para Copacabana , saindo do cemitério, pagamos 20 Bobs para ida , 3:30 em um

Ônibus desconfortável , mas compensou ao chegar na cidade , pequena mas charmosa . 13:30 saia a embarcação para isla del sol por 50 Bobs . Um passeio com mistura de monumentos históricos pré inca e beleza natural a 4.000 metros de altitude. Voltamos as 17:30 para La Paz , quase 4:00 de viagem em um ônibus desconfortável. Chegada em La paz via cemitério, mais 25 Bobs de táxi.

 

que onibus foi esse que voce pegou as 17:30?

vou pra bolivia ano que vem, estava querendo fazer um bate volta em copacabana porém na empresa de onibus que olhei na internet só tinham horarios mais cedos

 

acha que vale a pena esse bate e volta? ou melhor aproveitar o dia pra outra coisa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
52 minutos atrás, FCRO disse:

que onibus foi esse que voce pegou as 17:30?

vou pra bolivia ano que vem, estava querendo fazer um bate volta em copacabana porém na empresa de onibus que olhei na internet só tinham horarios mais cedos

 

acha que vale a pena esse bate e volta? ou melhor aproveitar o dia pra outra coisa 

A mesma companhia de laz Paz a copacana lhe traz no horario a tarde, existe também muitas vans que saem do cemitério a copacabana , um pouco mais rápido , porém menos confortavél. Prestar atenção na volta do passeio de barco nas ilhas . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 horas atrás, tainovieira disse:

Quero ir pra Uyuni quando voltar pra Bolívia, talvez nas próximas férias, no caso a pernoite no deserto, as duas noites são no mesmo hotel? sera que no geral os passeios começam no almoço, ou tem alguns que saem cedo?

Os hoteis são diferentes, o primeiro que fiquei foi o de sal, o segundo fica em frente a laguna roja. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 16/10/2022 em 12:50, pimentapb disse:

Os hoteis são diferentes, o primeiro que fiquei foi o de sal, o segundo fica em frente a laguna roja. 

Adorei o relato, estarei indo agora em dezembro, até então estou sola. 

Sobre os passeios, tu contratou então imediatamente assim que chegou em Uyuni sem precisar em ir numa agencia especifica? Tu lembra do guia ou tem o contato da empresa que foi? Achou confiável as propostas ou aceito de primeira 😅

Quanto aos pagamentos, tu fez conversão de dólares -> pesos bolivianos? Ou eles aceitam em dólares por lá? Quanto em média tu acha que deve ser convertido pra ficar ~4 dias em Uyuni, contando com tudo?

Tu sabe algo relacionado a drones, pretendo levar o meu e pelo que vi lá não tem nenhuma regra 🙃, acho que seria um ótimo lugar pra fazer umas filmagens incríveis. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...