Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

  • 1 ano depois...
  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Membros

cabral,

 

estou de olho num canivete CRKT, de modelo muito parecido com esse seu:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160674754141&category=48818&_trksid=p5197.c0.m619

 

ou

 

http://www.ebay.com/itm/CRKT-Jim-Hammond-Desert-Tan-Zytel-Cruiser-Knife-Columbia-River-CR7914DI-LAWKS-/160674365227?_trksid=p5197.m185

 

basicamente a diferença é a lâmina serrilhada no início... eu o usaria em "every day carry" mesmo.

 

vale a pena? é um bom canivete?

 

pelo preço, eu encontraria algo melhor? gosto de canivetes grande e robustos mesmo...

 

abração!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Olá Gouvea,

 

Tem andado sumido moço! :D

 

Olha, gosto muito da construção do Desert Cruiser, é bem robusto, porém no EDC acho pode ser um pouco desconfortável, não pelo peso mas pelo volume, já que ele é um pouco mais largo do que a média.

 

Isto se explica pelo fato de ter sido desenhado basicamente para as tropas no Iraque ( overseas ) e para ser carregado no MOLLE ou nos largos bolsos do uniforme de campanha.

 

A CRKT não é conhecida por ter o melhor tratamento térmico. O meu que é em aço AUS8, é cerca de 1 ponto HRC menos duro que meus Cold Steel também em AUS8.

 

Com este aço 8Cr14MoV acho que você ficaria muito, mas muito mais bem servido se pagasse o dobro ( cerca de 44 dólares ) por um Spyderco Resilience ou os mesmos 23 dólares ou um pouco mais por um Byrd Cara Cara 2 FFG.

 

Se a CRKT mantiver a mesma faixa de dureza de 57HRC para o aço 8Cr14MoV como é o meu AUS8, estes canivetes da Spyderco e Byrd tem dureza de 61HRC. Até alguém não afeito à cutelaria perceberia a diferença na retenção de fio com esta diferença de dureza.

 

Então, só recapitulando, não acho que o CRKT seja um canivete ruim, só acho que ele não seria um bom EDC.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

pois é cabral, alguns dias no mato (testando a minha MORA - em breve no outro tópico), outros trabalhando dobrado... dá nisso, hehehe...

 

falei em EDC mais porque eu relamente pretendo deixá-lo no bolso, e sim, sei que ele é grande pacas - isso não é um problema, é um motivo... gosto de canivetões. nunca fiz um pica-fumo que tivesse menos de 3" de lâmina...

 

vou ver o que vou fazer, o resilence é um dos que estão nos meus planos também.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Gouvea,

 

Como você conhece e entende de aço bem acima da média de nós, acho que no quesito "canivetão" os Cold Steel Spartan, Rajah2 e Spada são imbatíveis, porém seus preços são salgados quando comparados a outros canivetes com aços semelhantes. :(

 

Mas felizmente há uma solução chinesa, que custa entre 13 e 20 dólares e que eu só não comprei agora porque já tenho o Spartan; é o Enlan/Bee EL-01 http://www.ebay.com/itm/NEW-BEE-ENLAN-EL-01A-FOLDING-KNIFE-Blade-9-4cm-EL01-A-/320714071171?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4aac0c5c83

 

Como você pode perceber, a geometria geral é muito semelhante ao CRKT Desert Cruiser que tanto o agradou. E os relatos nos fóruns americanos e britânicos é de que sua dureza real é até superior aos SanRenMu, situando-se na casa dos 59/60HRC. Tem os mesmos 4mm de espessura de lâmina e até o flipper dele é praticamente igual ao do CRKT. Como vantagem adicional ele conta com liners de aço mais espessos que os do CRKT e talas de G10 ao invés de FRN. ::cool:::'> Em resumo, é um tanque!!! ::otemo::

 

Muito provavelmente irei colocá-lo junto com outros Enlan, Navy, Ganzo e SanRenMu na lista de compras a partir de março do ano que vem... :roll::mrgreen:

 

Outra recomendação que lhe faço é ficar de olho no vendedor de blanks e peças acabadas em D-2 e Damascus que já indiquei aqui. De vez em quando entra um canivete em D-2 de 3pol que é um espetáculo ( comprei um para meu pai de 2,5pol ). Muito robusto e após ter o fio refeito ( o original é mais cego que o Mr. Magoo ) fica um "monstro"! Os blanks de D-2 e as facas acabadas também são 10 e costuma pintar umas pechinchas nos leilões. ::cool:::'> :D

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

óia, se eu fosse um nepalês gurka off-duty eu teria um rajah2 mesmo - é um kukri dobrável, hehehe...

rajahII_mega_folder9.JPG

 

gostei do canivete indicado... gostei mesmo - mas o desert cruiser é mais bonito ::tchann::::mmm:

 

o negócio é esperar o "rush" passar e fazer uma compra mais racional/funcional (coisa de mineiro pão duro, hahaha!!!)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Hehehehehehe

 

O Gouvea está apaixonado pelo CRKT ::love::::love::::love:: !!!

 

Vou ser bem sincero com meu amigo: eu acho realmente que você vai ficar mais bem servido com o Enlan do que com o CRKT, MAS, paixão é paixão... ::xiu:::mrgreen:

 

E eu achando que eu é que tinha uma quedinha por canivetes grandes... mas estou vendo que o meu "problema" é pequeno, já que o Spartan é grande, mas comparado ao Rajah2 é modesto!!! ::ahhhh::

 

E lembre-se: nós mineiros não somos pão-duros, somos conservadores ( de dindim ::lol4:: )!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...