Uruguai - de Carro/Fev-2006 Diario de Bordo

Como sempre buscamos informações na Internet para planejamento das nossas viagens, informações que são muito úteis para que tudo ocorra bem, estamos retribuindo com um diário de bordo de uma viajem de sete dias que fizemos em Fevereiro de 2006 saindo de Cocal do Sul ? Santa Catarina e cruzando o Uruguai, visitando as cidades de Punta Del Leste / Montevidéu / Colônia Del Sacramento / Rivera.

Procuramos anotar as informações sobre gastos e dicas que podem ser úteis a quem pretende fazer uma viajem pelo Uruguai.

Podemos antecipar que gostamos muito da viagem e que tudo correu dentro do planejado, o Uruguai é uma país muito seguro e fácil de viajar, boas estradas, povo acolhedor e de fácil relacionamento, sempre que pedimos informações, fomos bem atendidos mesmo em ?PORTUNHOL?.

Eu Eduardo e minha esposa Taciana, saímos dia 05/02/06(Domingo) 09:00 da manhã de Cocal do Sul, cidade em que moramos que fica a 10Kms de Criciúma no Sul do Estado de Santa Catarina estamos a 290 km de Porto Alegre e a 200 km de Florianópolis.

A primeira parada para ir ao banheiro, já que minha esposa Taciana está grávida de cinco meses, foi em Torres ? RS as 10:32 hs no posto Petrobras na saída de Torres para Osório, o preço da Gasolina está em R$ 2,70/lt tínhamos andado até aqui 103 km pelo trecho Sul da BR-101, estrada não duplicada com fluxo intenso de carros e caminhões mesmo sendo uma manhã de domingo, neste trecho não tem radares, agora seguiremos pela estrada do Mar (RS-389) um trecho de 80 km no litoral do RS, nesta estrada não podem trafegar caminhões ou ônibus, portanto é um trecho bem tranqüilo para se dirigir, o problema são os radares, ao todo são nove neste trecho e o limite de velocidade é de 80 km/hora.

Chegamos ao Posto Charão km 7 da RS-389, em Osório as 11:35 hs, fizemos mais uma parada para banheiro, já havíamos percorrido 185 km, aqui a Gasolina esta á R$ 2,60/lt, mas não abastecemos.

Saindo da Estrada do Mar em Osório entramos na Free-Way, que liga Osório a Porto Alegre, estrada com três pistas onde o limite de velocidade é 110 km para carros, pagamos o 1.o pedágio da viagem R$ 2,80/carro.

Passamos por Porto Alegre as 12:40 hs, 290 km da nossa casa.

A primeira parada para abastecimento foi no Posto Gaúcho na BR 116 em Eldorado do Sul ? RS a 301 km de casa, abastecemos 46,5 lts de gasolina Suprema pagando R$ 73,00, o nosso carro um GOLF 1.6 esta fazendo a média de 11,57 km/litro, estamos viajando com o ar-condicionado ligado em função do calor.

Viajamos pela BR-116 até chegarmos à cidade de Rio Grande onde iríamos conhecer a praia do Cassino e passarmos a noite, pagamos os seguintes pedágios:

Eldorado do Sul ? R$ 5,50

Guiaba ? R$ 5,10

Cristal - R$ 5,30

Retiro ? R$ 5,30

Passamos pela cidade de Pelotas as 15:20, tendo percorrido ao todo 520 km, seguimos então pela BR-392 para a cidade de Rio Grande, pagamos mais um pedágio em Capão Seco de R$ 5,30.

Chegamos à cidade de Rio Grande por volta de 16 horas, fomos conhecer a praia do Cassino que é a maior praia do mundo com 226 km, a praia tem uma grande extensão de areia e a particularidade aqui é que os carros ficam estacionados em filas duplas ao longo da orla.

A praia do Cassino tem 02 molhes que servem para permitir a entrada dos navios ao Porto de Rio Grande, em um dos molhes é possível passear de jangadas por 4 km que seguem em trilhos, semelhantes aos de trem, até o farol que existe no final do molhe, pagamos R$ 16,00 pelo passeio.

Fizemos algumas pesquisas e decidimos nos hospedar na pousada Blumengarden, na estrada principal que dá acesso a praia do Cassino, o Sr. Ernani nos recepcionou muito bem nos dando dicas do Rio Grande e também do Uruguai, visto que ele vai constantemente para lá, à noite saímos para jantar um rodízio de frango no centro da Praia, pagamos R$ 15,00/pessoa mais bebidas.

06/02/2006

Na segunda feira dia, acordamos, tomamos café na pousada, pagamos à conta de R$ 90,00 para duas pessoas e seguimos viajem, tivemos que esperar a agencia do Banco do Brasil abrir, pois precisávamos contratar o famoso seguro CARTA-VERDE, é um seguro internacional, necessário para se viajar para os paises do Mercosul, poderíamos ter adquirido antes em qualquer agencia do Banco do Brasil ou através da nossa seguradora do carro, ou ainda viajar até o Chui e adquirir lá, mas para garantir decidimos aguardar a abertura da agencia as 10:00 na localidade de Quinta ainda em Rio Grande, após aguardarmos por 30 minutos na fila, adquirimos a carta verde que para uma estadia de sete dias no Uruguai, custou R$31,00 (o valor é proporcional ao nro de dias) após abastecermos no Posto Petrobras pagando no total R$ 91,03, pegamos a BR-471 as 10:40 hs, até aqui havíamos percorrido 679 km.

No caminho para Chui, estrada reta bem conservada poucos carros, o dia estava bonito andávamos em alguns casos a 160 km, quase nenhuma casa nem postos de abastecimento, existe somente um entre a cidade de Rio Grande e o Chui, este posto fica no meio do caminho, a mais ou menos 100 km de Rio Grande, porém não é bom arriscar, é melhor abastecer antes de sair de Rio Grande.

Após andar 210 kms do Rio Grande chegamos em Chui as 13:00 hs, paramos para abastecer ainda no lado brasileiro onde o combustível é mais barato, pagamos R$ 2,78/lt, em seguida passamos pela policia federal brasileira para declaramos o que estávamos levando (somente declaramos a maquina fotográfica digital), após isso passamos pela imigração Uruguaia para preenchimento do documento de entrada no país, é necessário somente à carteira de identidade, porém ela deve estar em ótimo estado pois falamos com algumas pessoas que tiveram problemas pois as carteiras estavam descoladas e os funcionários da imigração Uruguaia são chatos para estas coisas.

Após a burocracia da entrada seguimos por terras Uruguai por 32 km até a Fortaleza de Santa Thereza, uma fortaleza mantida pelo Exercito Uruguaio, muito bem cuidada e com um museu que mostra a história do Uruguai, fotos antigas, objetos utilizados nas guerras, maquetes de todas as fortalezas do Uruguai, roupas de batalhas, etc.; se paga 10 pesos por pessoa que equivale a apenas R$ 1,00.

Junto a Fortaleza Santa Thereza existe um parque que tem um bosque com área de acampamento e acesso a uma bonita praia, para acesso ao parque paga-se 35,00 pesos (R$3,50/carro) porem como era dia da visita do presidente ao Parque, não estavam cobrando nada, tivemos sorte, passeamos pelo parque de carro e paramos para algumas fotos junto à praia.

Seguimos viajem tendo como destino neste dia a cidade de Maldonado que fica ao Lado de Punta Del Leste, no caminho paramos para conhecer a praia de Paloma que tem acesso através da rota 9, chegamos lá as 16:40 hs, já tínhamos caminhado até aqui 1.062 km desde casa, Paloma é uma praia de pouca extensão de areia, o mar avança com ondas muito fortes, a impressão é que estamos em alto-mar, subi no Farol de Santa Maria(145 degraus), onde tive uma visão de toda a praia e do pequeno porto, paguei 15 pesos (R$1,5).

Em seguida voltamos à rota 9 e pagamos o primeiro pedágio no Uruguai, os pedágios devem ser pagos somente em moeda nacional, esqueci de dizer anteriormente, mas quando passamos por Chui, entrei numa casa de cambio e troquei reais por pesos, inclusive vale a pena trocar em Chui, pois eles pagam mais pelo real do que em outras cidades, como Montevidéu e Punta, portanto deve-se trocar o suficiente para as pequenas despesas, pois as maiores pode-se pagar com cartão de crédito internacional, os mais aceitos são Visa/Mastercard/Dinners, o valor do pedágio foi de 34,50 pesos.

Seguindo pela Rota 9, entramos no primeiro acesso a Punta Del Leste aonde chegamos as 18:30 hs e tendo percorrido 1.180km desde onde moramos.

Fomos direto a cidade de Maldonado que fica a 8 km de Punta para acharmos um hotel, no posto de informações turísticas nos informaram as opções de hotel e os valores, após visitarmos 3 hotéis escolhemos o Hotel Catedral, onde a diária com café da manha custava US$ 43,00 (dólares) não era o mais barato porém a diferença era pequena e este era um pouco melhor.

À noite saímos para comer alguma coisa e jantamos num restaurante próximo ao Hotel, arroz, salada, peixe com fritas, 1 taça de vinho e água total R$ 36,00 (reais), em seguida fomos de carro no Centro de Punta, visitamos a Av. Gordero, onde concentra as atrações da Noite, rua movimentada, restaurantes, lojas, feira de artesanato, cassino muita gente na rua.

07/02/06

Acordamos as 08:30, no café recebemos uma bandejinha com sanduíches mais café e suco(muito simples porem gostoso).

Após o café seguimos para Punta Del Leste, onde percorremos toda a Orla para conhecer as praias, fizemos algumas paradas para fotos e caminhadas, as praias tem boa infra-estrutura, com passarelas em madeira, chuveiros de água doce e bebedouros com água potável, almoçamos no porto, isca de peixe, pães e camarão pagamos R$ 21,00. Continuamos o passeio à tarde pelas outras praias e fomos tirar fotos na escultura que simula uma mão saindo da areia.

O que mais chama atenção são as belas casas, com jardins e estilos dos mais diversos, a limpeza e cuidado das ruas e praças nos melhores bairros.

À noite passamos após passarmos pelo hotel, fizemos um lanche por R$ 16,50 e saímos para ver o comercio de Maldonado, algumas lojas abertas com bons preços, menores do que em Punta.

08/02/06

Após pagarmos as duas diárias (US$ 96,00) deixamos o hotel as 10:05 e seguimos para a praia de Piriápolis que fica entre Punta e Montevidéo, paramos para visitar a Casa Pueblo, do artista Carlos Paez Vilaro, parte da casa foi transformada em Hotel de Luxo e outra parte em exposição das obras do artista, vale a pena a visita, pagamos R$ 10,00 por pessoa.

Chegamos a Piriapólis, visitamos o pequeno porto, a cidade possui um teleférico que da acesso ao Morro Antonio, porem decidimos subir de carro, que também é possível, do alto do morro se tem uma visão de toda a praia e também se enxerga Punta Del Leste, conversamos com um casal de Pelotas-RS que estava de férias, estão hospedados num trailer no camping da cidade, deram dicas de Montevidéu e Uruguai.

Fomos almoçar em um dos restaurantes na frente da praia chamado La Langosta, caímos numa cilada, quando pensamos que o almoço estava começando já tinha acabado, apesar de ser pouca comida estava muito boa, mas foi caro pela quantidade de comida pagamos R$ 39,00.

Entre Punta e Montevidéu são 100 km e pagamos dois pedágios um de 42,50 e outro de 38,00 pesos.

Saímos de Piriapólis as 14:30 e chegamos a Montevidéu por volta de 15:30, uma cidade grande, mais de 1 milhão de habitantes, estamos um pouco perdidos, ainda sem mapa, estamos procurando a avenida 18 Julho, pois tínhamos indicações de um hotel bom e barato perto desta avenida.

Quando encontramos a Avenida 18 de Julho, um senhor que estava distribuindo folder de hotéis, nos ofereceu o hotel Embaixador, 4 estrelas com piscina por US$40,00, fomos ver o hotel e decidimos ficar, o hotel fica na Rua Calle San José, que é paralela a 18 de Julho, perto do Centro antigo da Cidade.

Após descansarmos um pouco saímos para caminhar pela Av. 18 de Julho, fomos até o centro velho, a cidade estava meio vazia a noite ( eram 22:00 ) e ficamos com um pouco de medo, jantamos no restaurante La Pasiva no Centro velho, gastamos R$ 25,00, após o jantar voltamos a pé até o hotel.

09/02- Montevidéo

Acordamos as 08:30 tomamos um excelente café no hotel e saímos a pé pelas ruas do centro, fomos até o Palácio Legislativo, as 11:30 juntamos com um grupo de pessoas e visitamos a câmera de deputados e câmera de senadores, acompanhados de guia que explicava o funcionamento das casas, o Parlamento do Uruguai é considerado um dos sete mais bonitos do mundo, não se paga nada para visitar.

Voltamos para o Hotel, pegamos o carro e fomos visitar o mercado Del Puerto, onde se concentra bons restaurantes, galerias de artes e comércio de souvenires.

Quando estávamos saindo o Mercado del Puerto, acabamos se perdendo e entramos no estacionamento do Porto, aproveitamos e fomos conhecer o saguão de embarque do Buquebus, uma agência que faz a travessia do Rio da Plata entre Buenos Aires e Montevidéu, após aproveitamos para tirar junto a um enorme transatlântico Norueguês que estava aportado.

De volta a estrada, de carro, passeamos por toda a orla de Montevidéu, cerca de 20kms de uma bonita paisagem, várias praias e pessoas aproveitando o dia de sol.

Após fomos conhecer o Museu do Futebol do Uruguai, que fica junto ao estádio Centenário, pagasse $50,00 pesos por pessoa, o museu conta a história das copas do mundo, olimpíadas e replicas das principais taças.

Em seguida, seguimos ao Shopping Punta Carretar, fomos conhecer e lanchar pagamos $112,00 pesos de lanche para duas pessoas, no Shopping os preços dos produtos são mais caros quando comparados às preços das lojas da Av. 18 de Julho.

Quando saímos do Shopping voltando ao hotel voltamos pela orla, e paramos para apreciar o lindo por do sol, sobre o Rio da Plata, eram por volta das 20:00hs.

Antes de retornarmos ao hotel, paramos numa mercearia, para comprar água, refrigerante e alguns doces diferentes, gastamos $ 69,00 pesos, após largar as compras no hotel, saímos para comer alguma coisa, e jantamos na esquina no hotel pagamos R$ 31,00.

10/02/06

Acordamos cedo e após o café, decidimos fazer algumas comprinhas antes de seguir viajem, demos uma geral nas lojas da Av.18 de Julho, e compramos camisas, algumas roupas femininas e outras coisinhas.

As 12:30, deixamos Montevidéo com destino a Colônia Del Sacramento, até aqui o hodometro já marcava 1.478 km desde quando saímos de casa. Paramos para abastecer na saída de Montevidéu, pagamos a gasolina aditivada R$ 3,28/lt.

No caminho entre Montevidéu e Colônia Del Sacramento pagamos os seguintes pedágios:

12:42 ? San José - $ 42,50 pesos

13:23 ? Não anotamos a Localidade - $ 43,00 pesos (1.587 km)

Chegamos a Colônia de Sacramento as 14:15, foi relativamente rápido, pois a estrada é praticamente toda duplicada (somente os últimos 40 km não são). Após darmos uma volta na cidade fomos ao centro de informações turísticas, para decidirmos onde ficar e o que teria de interessante para se ver na cidade, pegamos algumas dicas de pousadas e hotéis, e saímos para escolher, decidimos pela pousada Del Rio, na Rua Washington Barbot, 58, é uma casa antiga que foi reformada, muito simpática e agradável, fomos muito bem atendidos e pagamos a diária mais barata da viagem foram apenas US$ 26,00 (para duas pessoas).

A cidade de Colônia Del Sacramento é histórica, pequena, pacata, barata, a economia gira em torno do turismo e da agricultura, muitos argentinos passam pela cidade, pois aqui tem um porto com saída do Buquebus para Buenos Aires, que está a apenas 50kms no outro lado do Rio da Plata, subindo no farol da cidade, pude avistar a cidade de Buenos Aires. Os gastos que tivemos na cidade foram:

Ingresso subir no Farol = $15,00 pesos/pessoa.

Lanche = $ 150,00 pesos/2 pessoas (Pizza para mim e café para a Taci).

À noite visitamos o caís do porto e passeamos no centro da cidade, que tinha apresentações de bandas, era uma noite festiva.

11/02-

Acordamos as 07:50 hs, e após o café, simples, porém gostoso, pagamos a conta e fomos tirar mais umas fotos junto as muralhas, após isso começamos a viagem de retorno, vamos voltar por uma rota diferente daquela que fomos, retornaremos pela cidade de Rivera que faz divisa com Santana do Livramento em RS, teremos que cruzar o meio do país.

Saímos de Colônia del Sacramento as 09:50, aqui o hodometro marca 1.689 km; na estrada de volta o primeiro pedágio pagamos $ 43,00 na localidade de Coufre a 70 km de Colônia del Sacramento.

Paramos para abastecer em San José de Mayo, o hodometro marcava 1.800 km eram 11:20 da manhã, pagamos R$ 3,16 lt da gasolina.

Almoçamos na cidade de Rurazno, gastamos $ 150,00 pesos, paramos uma hora e deixamos a cidade as 13:30.

Seguimos pela Ruta 05 que liga Durazno-Rivera, pagamos mais um pedágio de $43,00 pesos em Paso de Los Toros as 14:44, o hodometro estava em 2.000 km.

O ultimo pedágio do Uruguai foi 73 km antes de chegar em Rivera $ 34,50 pesos.

Chegando próximo a Rivera a paisagem começa a mudar, deixamos para traz as longas planícies repletas de pastagens e começa a aparecer o planalto com áreas de reflorestamento, plantações de eucaliptos e pinus, paisagem semelhantes as serras catarinenses e gaúchas.

Chegamos em Rivera as 16:15 hs, com 2.250 km completados até aqui, as lojas fecham as 20:00, aproveitamos para visitar os free-shoppings, para ver os preços e após fomos ver os hotéis, decidimos pelo Hotel Portal, diária de R$ 90,00 com café e estacionamento, o hotel fica no lado brasileiro, a cidade apesar de parecer uma só é na verdade duas, pelo lado do Brasil fica Santana do Livramento e no lado uruguaio fica Rivera, divididas apenas por uma linha imaginária bem na praça central;

Jantamos no hotel, pagamos R$ 28,00 e apesar do quarto do hotel ser muito velho a comida do restaurante estava muito boa.

12/02

Acordamos cedo para as últimas compras, aqui em Rivera vale a pena comprar perfumes pois tem grande variedade, vinhos, queijos, doce de leite e alguns eletrônicos, a maior parte das lojas nesta época do ano não abre aos domingos, pois segundo os lojistas o movimento é baixo em função do calor.

Deixamos a cidade de Santana do Livramento as 13:17 hs ? paramos para abastecer antes de pegarmos a estrada o hodometro marcava 2.265 km, completamos o tanque pagando R$2,88/lt.

Pedágios no retorno:

Pântano Grande ? R$ 5,10 ? Passamos as 16:42

Eldorado do Sul ? R$ 5,10 ? Passamos as 17:39

Gravataí ? Free Way - R$ 2,80 ? Passamos as 18:19

Santo Antonio da Patrulha ? Free Way ? R$ 5,50 ? Passamos as 18:52

Paramos para abastecer as 19:02 hs, no Posto Maravilha em Osório, o hodometro marcava 2.845 km, o preço por litro estava em R$ 2,60/lt.

Entramos em Capão da Canoa para conhecer e lanchar, seguimos viagem as 20:43.

Nas estradas gaúchas existe fiscalização por radares eletrônicos em alguns pontos, porem sempre tem placas indicando ?PARDAIS?.

Finalmente chegamos em CASA em Cocal do Sul ?SC as 22:45 hs, andamos ao todo 3.043 km.

Valeu a pena, como toda viagem para um lugar diferente, gostamos muito e indicamos para aqueles que gostam de conhecer um país diferente com culturas e paisagens diferentes, fiquem a vontade em nos questionar.

Abraços a todos.

Eduardo e Taciana.

Resumo dos Gastos - Valores em R$

Pedagios = 79,90

Combustivel = 788,43 (gasolina aditivada)

Alimentação = 337,60

Hospedagem = 608,20

Passeios/Ingressos= 51,00

Carta Verde= 31,00

Total=1.896,13

Caros amigos

Já fiz esta viagem de forma inversa. Saindo de Santa Maria - RS passando por Rivera, Colonia, Montevideu, Piriapolis, Punta del Este, Chui e retornando ao Brasil.

Particularmente gosto muito do uruguai. Montevideu é lindo. A avenida que costeia o Rio do Prata é imperdivel. As estradas são ótimas. O povo é muito amistoso.

No inverno passo sempre uma semana na cidade de Salto onde tem uma estancia de águas minerais (até 42 graus). Imagine a temperatura pelo lado de fora das piscinas em torno de 5 graus e dentro da piscina 36 a 42 graus). Faz muito bem para a saúde.

Somente tenho uma observaçao quanto ao seu relato. Voce informou que o pedágio entre Montevideu e Colonia custam $ 425,00 e $ 430,00 pesos. Na verdade devem custar $42 ou 43 pesos. (aproximadamente R$ 4).

Um abraço

Olá amigos, gostaria de saber de quem foi de carro para Punta e Montevidel, teve algum problema com estacionamento.

Tiveram que pagar algum valor extra no hotel para estacionamento?

Nas cidades, tem facilidade em estacionar e qual o valor médio que foi cobrado para isto?

Estou calculando o custo aproximado de uma viagem de carro para estas duas cidades do Uruguai e esta me faltando estas informações.

Agradeço antecipadamente.

Ike

Ike

Para o Uruguai nossa habilitação serve sem problema.

Em Punta o hotel não cobrava o estacionamento a parte. Nas principais praias normalmente tem um estacionamento que é gratuito mas sempre tem um flanelinha querendo alguma contribuição. Já na cidade dá prá estacionar na boa.

Em Montevideo fiquei no hotel Ibis e o estacionamento era cobrado a parte, só não lembro quanto era. Nas ruas do centro da cidade o estacionamento é pago e caro.

• 2 anos depois...

Eduardo e Taciana, boa tarde!!!!

Estamos pensando em fazer um viagem parecida com essa que fizeram, ligamos no Hotel Catedral onde se hospedaram para reservar.

Gostariamos de saber se o hotel era bom, medio ou ruim????Na verdade solicitei o site ao hotel, mas eles nao tem.

Agradeco o depoimento de voces esta sendo muito util para programacao da nossa viagem.