Ir para conteúdo

Voluntariado - Em construção


Posts Recomendados

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

[t1]O que é voluntariado?[/t1]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318181225.JPG 283 285 voluntariado][align=justify]Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

 

Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

 

Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

 

Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, (descritos com maiores detalhes a seguir), descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.

 

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.[/align][/picturethis]

 

[creditos]Texto: http://www.voluntarios.com.br

Foto: Portal Voluntário HSBC[/creditos]

Link para o comentário
  • Colaboradores

[t3]Porque Ajudar Faz Bem![/t3]

 

[t1]Voluntários vivem mais e com maior saúde[/t1]

 

[align=justify]Allan Luks, em The Healing Power of Doing Good, descobriu que pessoas que ajudam os outros têm consistentemente melhor saúde. Oito em dez dos entrevistados afirmaram que os benefícios para a saúde retornavam quando eles se lembravam da ação feita em anos anteriores.

 

Estudo da Universidade de Michigan constatou que homens que faziam menos trabalhos voluntários eram significantemente mais propensos a morrer.[/align]

 

 

[creditos]Fonte: http://www.voluntarios.com.br[/creditos]

Link para o comentário
  • Colaboradores

[t1]Voluntariado no Brasil[/t1]

 

[align=justify]O trabalho voluntário, as ações voluntárias e a concepção de voluntário não são temas com forte tradição de estudos ou mesmo debates na sociedade brasileira. Historicamente este tipo de trabalho esteve vinculado à atuação de damas caridosas da sociedade, essencialmente tratando-se de um trabalho feminino. Só recentemente, nas últimas décadas, em decorrência da luta por direitos humanos, civis e sociais é que este trabalho começou a ser visto, em algumas esferas da sociedade civil, como possibilidade de ação cívica, bem como de ação voltada para o bem alheio (ou público).

 

A ação voluntária pode ser apenas uma ajuda informal (ao vizinho, ao colega), um esforço no sentido de consolidar o espírito comunitário, uma ajuda formal, através dos serviços sociais organizados, e/ou uma oportunidade para mudanças sociais. No Brasil de hoje, em maior ou menor grau, estão presentes as quatro vertentes, com certa predominância da terceira. Organizações tradicionais, especialmente as ligadas a movimentos religiosos e variadas instituições da área da saúde, vêm realizando desde há décadas importantes contribuições no aproveitamento do trabalho voluntário.

 

Na década de 90, o surgimento da Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, constituiu-se em fato de extrema relevância para revitalizar uma consciência adormecida na sociedade brasileira: a solidariedade, traduzida em esforço voluntário.

 

A proposta da Ação pela Cidadania foi deixar de esperar por ações estruturais que não estariam ao alcance do cidadão, mas estimular o gesto imediato, o alimento para quem tem fome, partindo para ações emergenciais como um primeiro passo. A partir deste movimento, muitos outros surgiram com a mesma proposta: fazer com que a sociedade tome iniciativas imediatas para resolver os seus problemas e, ao mesmo tempo, pressione o Estado para que ele cumpra seu papel de formular políticas públicas.

 

[t3]Como participar?[/t3]

 

::cool:::'> Trabalhando em Organizações Sociais - que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.

::cool:::'> Participando de campanhas - Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras;

::cool:::'> Realizando ações individuais - Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.

::cool:::'> Juntando-se a grupos comunitários - Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.

::cool:::'> Participando de Projetos Públicos - Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da própria comunidade.

 

"Para ser um voluntário, não é preciso ser especialista em algum assunto nem se dedicar o tempo todo a essa atividade. Basta ter interesse em ajudar."

 

Uma das principais características do voluntariado é a liberdade: você pode fazer o que gosta e quer. Evidentemente a liberdade está ligada à responsabilidade e você deve, portanto, escolher com cuidado o trabalho que deseja fazer para só se comprometer com o que de fato puder realizar.[/align]

 

Na internet existem muitos sites que auxiliam na busca de instituições e projetos.

:arrow:Alguns links:

voluntariado.org.br

voluntariosonline.org.br

voluntarios.com.br

planetavoluntarios.com.br

portaldovoluntario.org.br

pndu.org.br/unv

 

 

[creditos]Artigo O Trabalho Voluntário elaborado por Mônica Corullón

Centro do Voluntariado de São Paulo

Portal Voluntário HSBC[/creditos]

Link para o comentário
  • Colaboradores

[t1]Voluntariado no Exterior[/t1]

 

[align=justify]Os projetos no exterior te permitem participar ativamente de uma comunidade, entrando em sua cultura, dia-a-dia, entendendo suas características e seu contexto social.

Assim como nos trabalhos em nosso próprio país, o voluntariado no exterior é uma ótima experiência de vida, que proporciona grande crescimento pessoal e amadurecimento. Além de te dar uma nova perspectiva do mundo e de você mesmo.

 

Outra vantagem dessa experiência é que ela pode trazer vantagens competitivas à sua carreira. Quem faz esse tipo de trabalho é visto como uma pessoa que consegue se adaptar, que tem responsabilidade e iniciativa.

As empresas também estão cada vez mais preocupadas com responsabilidade social e buscam contratar pessoas que estejam envolvidas em trabalhos voluntários.

 

Algumas agências de intercâmbio trabalham com voluntariado no exterior (CI, Experimento, EF, etc), o problema é que normalmente elas cobram taxa de inscrição e uma doação ao projeto. Nesse caso o desembolso fica a partir de R$1mil.

 

:!: Com ajuda dos usuários quero listar aqui alguns projetos sem custo ou de custo acessivél.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

[t1]Trabalho Voluntário no Exterior - América do Sul - Peru[/t1]

 

:arrow: Existem várias instituições carentes de trabalho voluntário por todo o país. As que eu vou listar aqui são as sem custo (que geralmente oferecem acomodação e ás vezes até refeições) ou com custo acessível (que cobram pequenas taxas por acomodação e doação).

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318175555.jpg 122 92 psf][t3]Pisco Sin Fronteras – Pisco[/t3]

Ajuda na reconstrução da cidade que foi destruída por um terremoto em 2007.

Tipo de trabalho: construção/pintura

Requisitos: maiores de 18 anos.

Mais informações: info@piscosinfronteras.org / http://www.piscosinfronteras.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318180030.jpg 122 92 lcm][t3]La Casa De Mayten – Chincha[/t3]

Ajuda na reconstrução da cidade que foi destruída por um terremoto em 2007.

Tipo de trabalho: atividades educativas/recreativas/divulgação/levantamento de fundo/blog

Requisitos: voluntários de 21 a 65 anos, com espanhol básico

Mais informações: maymar22@gmail.com / www.maytenandtheimpossibleproject.blogspot.com[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318180156.jpg 122 92 la casa][t3]La Casa Hogar Los Gorriones – Ayacucho[/t3]

Acolhe crianças e ajuda a população peruana de acordo com várias atividades locais.

Tipo de Trabalho: assistência às crianças

Requisitos: permanência mínima de um mês

Mais informações: info@casahogarlosgorriones.org / http://www.casahogarlosgorriones.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318180448.jpg 122 92 el nino][t3]ONG Centro Niño Luz – Lima[/t3]

Focada em melhorar a educação cultural e acadêmica de crianças com poucos recursos

Tipo de Trabalho: desenvolver atividades, aula de dança, artes e teatro ; construção

Requisitos: pessoas de qualquer idade e nação

Mais informações: mdelcastillo@ninoluz.org / www.ninoluz.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318180635.jpg 122 92 intiwawa][t3]Intiwawa e. V. – San isidro, Arequipa[/t3]

Ajuda jovens e, juntamente com eles, melhorar sua situação cotidiana

Tipo de Trabalho: ajuda à comunidade e trabalhos de coordenação, administração e marketing

Requisitos: espanhol intermediário

Mais informações: info@intiwawa.com / www.intiwawa.com[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318180657.jpg 122 92 otracosa][t3]Outra Cosa – Huanchaco, Trujillo[/t3]

Projetos locais e ações em Chiclayo, Moyabamba, Iquitos, Leymabambam, Sicchez e Nazca

Tipo de Trabalho: diversos, em vários projetos

Requisitos: maiores de 21 anos

Mais informações: www.otracosa.nl[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318180720.jpg 122 92 amas][t3]AMAS - Asociación Manos de Amistad y Solidaridad - Cusco[/t3]

Assistência educacional, social e geral para as crianças da comunidade

Tipo de Trabalho: ajuda na oficina de arte, aulas de inglês e eventos sociais

Requisitos: pessoas responsáveis e que queiram ajudar

Mais informações: info@amasinternacional.com / www.amasinternacional.com[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100318180750.jpg 122 92 top][t3]Threads of Peru - Cusco[/t3]

Mostra ao mundo sobre a beleza e importância cultural dos povos andinos e suas tradições têxteis

Tipo de Trabalho: lista de “cargos” disponíveis no site

Requisitos: cada atividade tem seus respectivos requisitos

Mais informações: ariana@threadsofperu.com / www.threadsofperu.com[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

[t1]Trabalho Voluntário - América do Sul - Bolívia[/t1]

 

:arrow: Existem várias instituições carentes de trabalho voluntário por todo o país. As que eu vou listar aqui são as sem custo (que geralmente oferecem acomodação e ás vezes até reifeições) ou com custo acessível (que cobram pequenas taxas por acomodação e doação).

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319141059.jpg 122 92 pinocho][t3]Pinocho School – Puerto Quijarro[/t3]

Visa melhorar o ensino e desenvolver o conhecimento das crianças

Tipo de Trabalho: ensinar inglês ou ajudar em outras atividades

Requisitos: pessoas confiantes, dependentes e motivadas, com espanhol intermediário.

Mais informações: www.facebook.com/group.php?gid=16042639996[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319140955.jpg 122 92 nanta][t3]Centro Educativo Ñanta - Cochabamba[/t3]

Centro de educação alternativa com ações para crianças e adolescentes trabalhadores

Tipo de Trabalho: auxiliar no desenvolvimento das crianças

Requisitos: pessoas com capacidades específicas e espanhol avançado

Mais informações: info@centro-nanta.org / www.centro-nanta.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319141031.jpg 122 92 delpia][t3]Fundación DELPIA - Cochabamba[/t3]

Suporte às comunidades indígenas

Tipo de Trabalho: diversos

Requisitos: de acordo com o projeto

Mais informações: info@fundacion-delpia.org / www.fundacion-delpia.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319140911.JPG 122 92 amanecer][t3]Amanecer - Cochabamba[/t3]

Dar um lugar seguro e um novo começo às crianças abandonadas e que sofreram abuso

Tipo de Trabalho: tradução e arrecadação de fundos

Requisitos: maiores de 21 anos – mínimo 6 meses – inglês e espanhol fluente

Mais informações: amanecerboliva@hotmail.com / www.amanecer-bolivia.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319141047.jpg 122 92 ldm][t3]Luz del Mundo - Fundación de Ayuja al Niño Adolescente – Santa Cruz[/t3]

Oferecem aulas de inglês, bem como outras atividades extracurriculares

Tipo de Trabalho: dar aulas de inglês, música ou teatro

Requisitos: não é necessário nenhum qualificação pedagógica, mas é desejável inglês avançado

Mais informações: volunteerldm@gmail.com[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319141109.jpg 122 92 veda][t3]VEDA – Voluntarios en Defensa de los Animales – Santa Cruz[/t3]

Seu objetivo principal é estabelecer e proteger os direitos dos animais

Tipo de Trabalho: andar com cachorros, dar banho nos animais, etc...

Requisitos:

Mais informações: veda-bolivia@care2.com / www.veda-bolivia.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319141016.jpg 122 92 condor trekkers][t3]Condor Trekkers - Sucre[/t3]

Empresa turística que oferece serviços de trekking e city tour

Tipo de Trabalho: trabalho de guia e atividades com as crianças do projeto

Requisitos: espanhol básico

Mais informações: condortrekkers@gmail.com / www.condortrekkers.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319140934.jpg 122 92 adorina][t3]Andoriña Hostal - Samaipata[/t3]

Albergue na cidade de Samaipata (entre Santa Cruz e Sucre)

Tipo de Trabalho: diversos

Requisitos: Inglês fluente e espanhol razoável (desejável outras línguas)

Mais informações: noilenna@hotmail.com / www.andorinasamaipata.com[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

[t1]Trabalho Voluntário no Exterior - América do Sul – Chile[/t1]

 

:arrow: Existem várias instituições carentes de trabalho voluntário por todo o país. As que eu vou listar aqui são as sem custo (que geralmente oferecem acomodação e ás vezes até refeições) ou com custo acessível (que cobram pequenas taxas por acomodação e doação).

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319172953.jpg 122 92 ama][t3]Ama - Torres Del Paine[/t3]

Ajuda a conservar os recursos naturais e culturais na comunidade

Tipo de Trabalho: diversos

Requisitos:: não mencionado

Mais Informações: voluntarios@amatorresdelpaine.org / www.amatorresdelpaine.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319173200.jpg 122 92 ve][t3]VE Global – Santiago[/t3]

Quer alcançar a igualdade de oportunidades educacional e social para as crianças

Tipo de Trabalho: diversos

Requisitos: carta de recomendação, currículo e entrevista

Mais Informações: info@ve-global.org / www.ve-global.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319173306.JPG 122 92 chinchila][t3]Wild Chinchillas – Illapel[/t3]

Objetiva restaurar o habitat essencial para as chinchillas

Tipo de Trabalho:auxiliar no processo de recuperação do habitat

Requisitos: não mencionado

Mais Informações: www.wildchinchillas.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100319173407.jpg 122 92 chol chol][t3]Fundación Chol Chol – Araucania[/t3]

Promove o desenvolvimento econômico artesões da região

Tipo de Trabalho: diversos

Requisitos: Espanhol avançado, certificado universitário, mínimo 3 meses

Mais Informações: info@cholcho.org / www.cholchol.org[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

[t1]Trabalho Voluntário no Exterior - América do Sul – Argentina[/t1]

 

:arrow: Existem várias instituições carentes de trabalho voluntário por todo o país. As que eu vou listar aqui são as sem custo (que geralmente oferecem acomodação e ás vezes até refeições) ou com custo acessível (que cobram pequenas taxas por acomodação e doação).

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320165204.jpg 122 92 gic][t3]GIC Argentina – Buenos Aires[/t3]

Diversos projetos alocados em Buenos Aires.

Tipo de Trabalho: de acordo com o projeto

Requisitos: de acordo com o projeto

Mais Informações: www.gicarg.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320165259.jpg 122 92 bco de alimentos][t3]Banco de Alimentos – Buenos Aires[/t3]

Ajudam e distribuem comida e educam sobre o problema da fome e da desnutrição.

Tipo de Trabalho: organizar e distribuir alimentos que são doados à instituição

Requisitos: sem restrições

Mais Informações rrhh@bancodealimentos.org.ar / www.bancodealimentos.org.ar[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320165400.jpg 122 92 conviven][t3]Centro Conviven – Buenos Aires[/t3]

Criação de espaços de lazer, formação profissional e educacional e atividades comunitárias

Tipo de Trabalho:ensinar inglês, matemática, artes, música, ajudar na cozinha...

Requisitos: não mencionado

Mais Informações centro_conviven@yahoo.com.ar / www.conviven.org.ar[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

[t1]Trabalho Voluntário no Exterior - América do Sul - Equador[/t1]

 

:arrow: Existem várias instituições carentes de trabalho voluntário por todo o país. As que eu vou listar aqui são as sem custo (que geralmente oferecem acomodação e ás vezes até refeições) ou com custo acessível (que cobram pequenas taxas por acomodação e doação).

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320182108.jpg 122 92 cenit][t3]CENIT – Quito[/t3]

Centro dedico à crianças trabalhadoras (especialmente meninas)

Tipo de Trabalho: diversos

Requisitos: mínimo 2 meses, preferência por pessoas qualificadas

Mais Informações: volunteer-office@cenitecuador.org / www.cenitecuador.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320182204.jpg 122 92 tev][t3]Teach English, Volunteer – Guamote[/t3]

Ensina inglês nas escolas locais.

Tipo de Trabalho: ensinar inglês e eventualmente ajudar em outras matérias

Requisitos: inglês fluente, experiência em trabalho com crianças, mínimo 2 meses

Mais Informações: info@teach-english-volunteer.com / www.teach-english-volunteer.com[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320182255.jpg 122 92 youvolunteer][t3]You Volunteer – Puyo[/t3]

Estão recrutando Coordenadores para o projeto Arajuno Road Project.

Tipo de trabalho: responsabilidade pelo aspecto educacional do projeto

Requisitos: fluência em Inglês e Espanhol, 1 ano de experiência

Mais Informações: www.youvolunteer.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320182548.jpg 122 92 sacred suenos][t3]Sacred Suenos – Loja[/t3]

Fazenda Ecológica

Tipo de Trabalho:jardinagem, irrigação, cuidado dos animais e arvores, etc.

Requisitos mínimo 2 semanas

Mais Informações: sacredsuenos@wildmail.com / www.sacredsuenos.com[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320182654.jpg 122 92 rhi][t3]Comuna de Rhiannon – Malchingui[/t3]

Comunidade de trabalho agrícula que busca viver de forma simples, sustentável e perto da natureza.

Tipo de Trabalho: atividades com agricultura, carpintaria e terapias holísticas.

Requisitos: mínimo 2 semanas,

Mais Informações: contact@rhiannon-community.org / www.rhiannon-community.org[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320182804.jpg 122 92 adm][t3]Arte Del Mundo Ecuador – Baños[/t3]

Trabalham para desenvolver um centro de arte, literatura e teatro para a comunidade.

Tipo de Trabalho: trabalho na biblioteca e aulas de inglês

Requisitos: maiores de 22 anos, mínimo 1 mês e espanhol básico

Mais Informações: artedelmundo21@gmail.com / www.artedelmundoecuador.com[/picturethis]

 

[t1]Trabalho Voluntário no Exterior – América do Sul – Galápagos[/t1]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100320182930.jpg 122 92 galapagos][t3]Galapagos ICE – Santa Cruz[/t3]

Trabalhos envolvidos com educação e saúde.

Tipo de Trabalho: aulas de inglês e suporte médico

Requisitos: inglês e espanhol

Mais Informações: volunteer@galapagosice.org / www.galapagosice.org[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...