Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Relato de 3 dias que passei em Viena.

Mais detalhes no blog, com muitas fotos http://www.parttimelady.blogspot.com.br/p/austria.html

 

Dia 1

Cheguei em Viena por volta de 10:15 e como meu hotel ficava ao lado da estacão de trem foi só atravessar a rua. Boa impressão do hotel, tomei banho e fui conhecer Viena. Primeiro destino: Hofsburg

Hofsburg é um grande complexo que foi a principal residencia dos Hausburg, dinastia que imperou em Viena por séculos ate o inicio da república no seculo XX. Abriga, atualmente, diversas atrações como o Museu Sisi, dedicado a polêmica imperatriz Elizabeth, a Escola Espanhola de Equitação.(onde se pode assistir os treinos pagos pela manha), e ainda é a residencia oficial do presidente da Áustria.

Nesse dia eu comprei o Sisi Ticket que dá direito a visita ao museu Sissi, aos apartamentos em Hofsburg e aos apartamentos no palácio de Schonbrunn.

O tour começa com a visita a coleção de prataria dos Hausburg, o que é bem impressionante, mas chega um momento em que ver facas e colheres torna-se cansativo e repetitivo. Segue, então pelo museu Sissi, um museu muito interessante sobre um imperatriz que pela minha ignorância não conhecia e que adorei saber a história dela. Como o objetivo do post não é uma aula sobre essa Imperatriz, quem tiver mais interesse é só ir ao Museu, ou ao menos ao Google. Depois segue pelos apartamentos onde habitavam os imperadores. Não gosto de comparação com outros palácios que já visitei, afinal cada local tem sua história própria e isso é o que mais me fascina em viagens. Este apesar de não ter sido meu palácio preferido ainda vale uma visita.

De Hofsburg segui pelo centro de Viena pegando a rua Gardner, uma das principais e mais belas ruas da cidade, abrigando diversas lojas e cafés.

Segui por ela ate chegar a Stephanplatz, praça que abriga a principal catedral de Viena, a Gótica de Saint Stephan, que entrei pra pra uma visita rápida já que as igrejas góticas me impressionam muito mais por fora que por dentro.

A poucos passos da Stephanplatz fica a Peterplaz com a igreja de São Pedro que apesar de relativamente pequena é bem luxuosa por dentro e ao contrario da St Stephan, impressiona mais por dentro do que por fora.

A ultima visita do dia foi ao Albertina, um museu de arte moderna e contemporânea que fica atrás do Teatro da Opera, e faz parte do complexo Hofsburg. As quartas o museu fica aberto ate as 21h e . Fiquei um pouco decepcionada com o museu. No dia que fui estavam tendo apenas 3 curtas exposições abertas: Uma de fotografia russa contemporânea, bem interessante, uma do Henri Matisse e seus colegas sobre favismo que adorei, e uma de arte contemporânea que não gostei muito. Achei que tinha muito pouca coisa pra ser vista, não sei se é assim sempre mas isso me frustrou um pouco. E assim terminou meu primeiro dia em Viena.Depois disso, voltei a Stephanplatz, o coração de Viena, onde peguei a Kartner, outra importante rua do centro da cidade, ótima pra quem gosta de compras porque é cheia de lojas ou simplesmente pra passear. Segui ate o fim da Kartner chegando no teatro da opera de Viena, um grande e belo prédio que infelizmente não conheci por.dentro. Existe a opção de visitas guiadas mas o que eu queria era assistir a um espetáculo lá, mas a não ser que se pague o triplo na hora, os ingressos devem ser comprados com muita antecedência no site.

 

Dia 2

O dia estava chuvoso e fui em direção a Rathaus, a prefeitura de Viena, na Rathausplatz. O prédio é enorme e bem bonito, não sei se é possível visitar por dentro pois estava tudo fechado e me contentei com a vista externa do prédio.

Se de frente pra Rathausplatz fica o Rathaus, de um lado fica uma universidade e do outro o Parlamento e foi na direção do parlamento que segui, de época e estilo arquitetônico diferente mas ainda interessante.

Em frente ao parlamento fica o modesto jardim de Volksgarten que vale a pena entrar pois seguindo por ele saí em frente ao Hofsburg com uma bela visão do palácio, ótima pra fotos panorâmicas.

Segui mais uns poucos metros e estava na BurgRing. A região central de Viena forma um tipo de anel com a Ring como rua principal, que vai mudando de prefixo conforme se avança. Nesse momento estava na Burg ring em frente ao museum quartier, um complexo cercado pelas luxuosos e belos prédios do Museu de Belas Artes e Museu de Historia Natural de Viena.

Dentro do complexo há diversos outros museus como o de Arte Moderna, Museu de Arquitetura e o Fórum de Design. Não entrei em nenhum deles, dei uma volta pelo complexo e voltei a Ring seguindo pela BurgRing, OperRing ( nas proximidades do teatro da opera) e KartnerRing ( nas proximidades da Karlsplatz).

Peguei então a Kartner até a Karlsplatz, principal praça do centro de Viena. A Karlsplatz é uma grande praça que não é muito bonita mas onde fica a Karlskirche ou Igreja de São Carlos Bartolomeu.

Do outro lado, oposto a igreja, do outro lado da praça, fica o prédio com a bola dourada chamado Secession onde ocorrem exposições de arte contemporânea.

Bem ao lado do Secession tem inicio o Naschmarkt, una feira ao ar livre onde se vende frutas, doces, lanches e ha vários restaurantes sendo uma ótima opção pra almoço. Foi la que provei ( e gostei) meu primeiro falafel com húmus.

Depois do lanche, tinha anotado que deveria pegar o metro ate a Landstrabe Mitte e ir a um lugar na Kosselgage 34. Apesar de nao lembrar porque tinha anotado aquilo e porque deveria ir la, foi um bela supresa, o local é onde fica a Hundertwasserhauss, um prédio colorido muito fofo, onde em frente fica a Hundertwasser Village com varias lojinhas de souvenir e 1 galeria de arte sendo um ótimo local pra comprar souvenir em Viena.

Saindo de la ainda tive disposicao pra ir a Mariahilfstrabe nas proximidades do Museum Quartier, rua cheia de lojas sendo também uma ótima opção de compras. Andei um pouco por ela e depois voltei pro hotel. A noite experimentei um pub crawl em Viena, que apesar de não ter sido um real pu crawl valeu muito a pena.

 

Dia 3

Como já tinha comprado o Sisi Ticket, que confere também entrada ao Palácio de Schoonerita, foi pra lá que eu fui no final da manha.

Este era o palácio de verão da dinastia Hosburg, e fica bem perto da região central de Viena, de metro se chega em menos de 20 minutos.

A área do palácio é enorme, em especial o jardim que é bem grandioso e ainda abriga o Zoológico de Viena. Os jardins, rodeados por um bosque, são bem bonitos, não tanto quanto Versailles, mas ainda assim bonitos e contam com algumas fontes sendo a principal a de Netuno. Há ainda um labirinto cuja entrada é a parte, e custa cerca de 4 euros, acho.

Enquanto de um lado do jardim observa-se o palácio, do lado oposto a vista é do Gloriette, um ótimo local pra fotos com uma boa vista panorâmica do palácio e seus jardins. Depois de explorar o jardim, entrei no palácio onde é possível visitar os apartamentos de Maria Teresa, Sisi e Franz Joseph. O trajeto não é tao grande, e mesmo com o áudio guia, não demorei mais do que 1h30 e lá dentro. Como era de se esperar é tudo muito grande e luxuoso lá dentro Gostei bem mais de Schonbrunn do que de Hofsburg.

Do palácio peguei o metro até Prater, onde fica o famoso parque de diversões onde a principal atração é a grande roda gigante com cabines vermelhas. Fora isso, e incluindo isso, é um parque de diversões comum com auto pista, carrossel, montanha russa, trem fantasma e etc.

Como no dia seguinte, iria pra Eslováquia, decidi me despedir de Viena voltando a região central, e tomando um tipico café vienense num dos numerosos cafés que se encontra na região central, em especial na Graben perto da Stephanplatz, que é a região mais movimentada e turística da cidade.

 

Continua com muito mais detalhes no blog

http://www.parttimelady.blogspot.com.br/2013/12/mais-de-vienna.html

598dad24b92af_DSC_1101(FILEminimizer).JPG.519ce6adcf69679cb25872bd33c7d162.JPG

598dad24c1309_blog17(FILEminimizer).jpg.6eb5b8d266c3afb8e9f8d515b004bfeb.jpg

598dad24c680b_DSC_0644_stitch(FILEminimizer).jpg.f6b6c3859f7dd8f904f44cce11a63442.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Adorei o relato e as fotos!

Irei este mês para lá, vc acha que 3 dias são suficientes? Deu para ver tudo que queria?

Leio muitas vezes que Vienna é cara e tinha planejado ficar 5 noites mas estou achando melhor reduzir e gastar 1 ou 2 noites em outra cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ótimo relato, passarei três dias e meio em Viena como parte do meu mochilão pela Europa, e deu pra extrair bastante coisa daqui. Nunca tinha ouvido falar desse Hundertwasserhauss e Hundertwasser Village, mas já coloquei na minha lista, vi as fotos no seu blog e gostei muito.

 

A princípio meus três dias e meio serão divididos da seguinte forma:

 

1. Chego em Viena às 12h em um ônibus vindo de Bratislava, então até o deslocamento para o hostel, almoço, banho, acredito que começarei a turistar lá pelas 15h. Pensei em visitar o Naschmarkt, que é ao lado do meu hostel (City Wombats - Naschmarkt) e o distrito de Donaustadt, que é o centro financeiro, ao lado do Danúbio, e onde se pode subir no observatório para ver toda a cidade.

 

2. Nesse dia pensei em visitar a região central (Innere Stadt): Hofburg, Rathaus, etc. Caminhar muito mesmo, explorar os mínimos detalhes a pé.

 

3. Vou ao Schönbrunn Palace, já comprei pela internet para a visitação completa (3 a 4 horas, segundo o próprio site) iniciando às 13h. Pretendo usar a manhã para caminhar pela cidade até o Schönbrunn, pois vi que não é tão perto do hostel. Como gosto muito de caminhar e tenho bom preparo físico, acho que será um programa e tanto conhecer a cidade a pé.

 

4. Nesse dia não sabia muito bem o que fazer. Pretendia ir até o distrito de Mariahf, mas após ler o seu blog vou incluir também o Hundertwasserhaus. Pretendo também passar pelo Belvedere Palace, mas não pretendo entrar nele a não ser que seja gratuíto.

 

No quinto dia saio para Praga bem cedo, então tenho três dias completíssimos em Viena e mais uma metade do primeiro dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...