Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul
#705071 por Mariana_Oli
10 Abr 2012, 23:55
Fala galera da Mochila!!!

Estou aproveitando este pedaço para compartilhar um pouco do que passei em minha viagem de ônibus que fiz sozinha para o Peru!!!

Creio que muitos sabem a respeito da linha de ônibus São Paulo a Lima da Expresso Ormeño... mas infelizmente nunca li nenhum relato de algum sobrevivente que tenha feito este trajeto e deixado aqui no Mochileiros.com suas experiências!
Enfim... para quem tem paciência (e garra) para enfrentar 4 dias e 3 noites dentro de um ônibus, é a viagem perfeita para você!!! ::cool::

Comprei minha passagem com um mês de antecedência na Rodoviária do Terminal Tietê no Guichê do Grupo Ormeño (http://www.grupo-ormeno.com.pe/), pois esta viagem ocorre somente em 15 a 15 dias. Lembro que no dia que fui comprar a passagem, não havia ninguém! Tive que ligar em um dos números de celulares disponíveis que estavam no Guichê e esperar por 2 horas até que a recepcionista (que é peruana) voltasse e me vendesse a passagem que me custou R$ 415,00 (somente de ida) para a cidade de Cuzco.

Legenda da Foto
E aí!? Simbora Busão!?.


O horário da saída do busão é sempre às 10:00am, mas pedem para que você chegue às 08:00am para que todas as malas estejam guardadas no bagageiro e para que todos os passageiros estejam em seus devidos lugares!
O ônibus não estava muito lotado, creio que no total havia 25 pessoas nele!
Logo no primeiro dia você acaba se socializando! (Até mesmo pq peruano fala bastante!) Os motoristas passam somente filmes em espanhol (de Rambo I, Cantinflas (que é uma espécie de Mazzaropi super famoso no Peru - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantinflas) a músicas populares). Enfim, é bom que você já vai se acostumando com a cultura...
Havia somente eu e mais uma senhora de brasileira! O resto da tripulação era toda peruana que trabalhava/morava temporariamente em São Paulo e que estava partindo para Lima.

No primeiro dia de viagem você almoça e janta! E não há banho! Mas à noite é linda, pois você cruza o Rio Paraná (divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul) e observa o sol se pondo.

Apenas no segundo dia, na cidade de Cuiabá-MT que paramos para tomar um café e um banho! Não se paga para tomar banho! No banheiro feminino, eram apenas 2 chuveiros para dividir com várias mulheres e crianças! Aconselho a levar apenas o essencial, pois não há cabideiros para te auxiliar a colocar suas roupas e também havia restos de papéis higiênicos largados em todo o chão. E logo no mesmo dia você almoça na cidade de Mirassol d'Oeste-MT!
Após a longa passagem pelo o estado do Mato Grosso... (Acreditem, era interminável! Olhava inúmeras vezes no meu GPS e nunca saia daquele estado!), é somente no fim da noite que chegamos no estado de Rondônia e paramos para um breve lanche na cidade de Pimenta Bueno-RO.


Legenda da Foto
Primeira parada para banho e café em Cuiabá-MT.


No terceiro dia de viagem já conhecia metade do ônibus (inclusive os motoristas doidos) e já estava falando um pouco de Portunhol! ::otemo:: Os peruanos eram muito amáveis e sorridentes! Haviam muitos jovens e mães com filhos!
De manhã paramos em Porto Velho-RO para tomar café e banho! Não paguei nada para tomar banho! Mas tb aconselho novamente a levar poucas coisas para o banheiro!
É nesse dia que você pega uma balsa no Rio Madeira, que faz divisa com a Bolívia!
E à tarde se almoça se parte rumo ao estado do Acre!
Me recordo que a cidade de Brasiléia-AC, foi nossa última parada no Brasil para um jantar super simples e barato no meio da estrada!

Legenda da Foto
Travessia na Balsa com os Peruanos no Rio Madeira em Porto Velho-RO. .


Legenda da Foto
Hotel 5 estrelas enquanto os estados do MS, MT, RO e AC passam pela sua janela!.


Chegamos na Alfândega Brasil-Peru em torno das 23:00! E como a Polícia Federal apenas abre de manhã para que seja entregue o Cartão de Saída, o ônibus teve que parar do lado da Alfândega e tivemos que passar uma noite a mais na estrada, só que desta vez com o busão parado! (Imaginem o calor dentro dele! Que beleza né!? :P ) O bom é que passei quase a madrugada inteira conversando com os peruanos na rua, por causa do ar estar mais fresquinho!


Legenda da Foto
Voulez-vous coucher avec le bus ce soir!?.


Legenda da Foto
Tamo aí! Famosa Alfândega Brasil - Peru! É nóis!.


Após a noite "na rua com o busão"! Acordamos e preenchemos os documentos de saída do Brasil (somente o RG é necessário), entregamos à Polícia Federal e também preenchemos o Tarjeta Andina de Migración do Peru (Entrada para o país).
Neste mesmo local, você consegue cambiar alguma grana de Reais para Soles! Mas não é tão confiável (troquei só um pouco e o restante em Cuzco), pois tem muito dinheiro falso rolando por lá! (Quer descobrir se o dinheiro é falso?! Cheire-o! Sentiu cheiro de esmalte... é falso!)
Quando chegamos no Peru, a Polícia Peruana mandou todos os passageiros retirarem as malas do bagageiro e revistaram ITEM por ITEM de cada nécessaire/sacola que levamos! Entramos em uma pequena sala e retiramos tudo de nossa mala! Eles folheiam livros, abrem/cheiram cosmésticos... e perguntam o que você faz no Brasil e sua principal intenção de estar no Peru!


Legenda da Foto
Revista da Polícia Peruana nas malas! Saquem que tirei a foto escondida!.


À caminho de Cuzco, paramos em uma cidade chamada Quince Mil para jantar! (Pois é... o nome era esse mesmo!) :P
Eu já conhecia a maioria dos peruanos que estavam dentro do ônibus pelo nome, e já tinha uma boa facilidade para me comunicar com eles (coisa que no primeiro dia de viagem achava impossível)! Lá possuia alguns restaurantes bem simples no qual comi Pollo a la Brasa por 7,00 Soles!!!

Fui chegar em Cuzco no quarto dia de viagem somente de madrugada! A estrada é perfeita! E você vai sentindo o frio aos poucos... Os peruanos do ônibus tinham me dado álcool para cheirar assim não senti dores de cabeça! (Apenas uma leve pressão devido à altitude).
Cheguei às 03:00 da Madrugada em Cuzco!
Me despedi de todos do ônibus (acordando um a um! :D É lógico né!? Galera tinha me tratado super bem! Tinha que dar um abraço! Por mais que seja forçado...)
Peguei um táxi e fui direto para o meu Albergue! E e só no dia seguinte que fui ver a beleza de Cuzco!


Legenda da Foto
Cuzco!!!!


Espero ter passado um pouco do que vi durante minha viagem!
Enfim mochileiros... vão até Cuzco!!! Ela é formidável!
As ruinas... os museus... o povo... os restaurantes... tudo é muito belo e colorido! E claro!! Façam a Trilha Inca!! Vale o esforço e todo o sacrifício que você faz quando chega em Machu Picchu!!

Sds para vc e sua mochila,
Mariana

#705147 por Raffa
11 Abr 2012, 10:35
Show Mariana!

O guiche da empresa aqui de Itatiba fica ao lado da Ormeno. A mao sempre coca para fazer, uma vez saiu uma materia bem legal na folha sobre a viagem.

E outra, essa ai deve ser mais legal que o tal trem da morte.

Valeu por compartilhar,
Abs
#706519 por MariaEmilia
15 Abr 2012, 12:27
Mariana,

Muito legal seu relato sobre a viagem, adorei ::otemo:: ::otemo::

Essa revista tb. é realizada aqui na fronteira Brasil/Bolívia em MT "tudin, tudin" ::mmm:

Em meus planos uma viagem nessa rota até o final do ano.

Maria Emília
#707546 por clausszmoura
17 Abr 2012, 17:13
Corajosa hem!!!
Viajem muito interessante e gostaria de tirar algumas duvidas:

No primeiro dia de viagem você almoça e janta!
Apenas no segundo dia, na cidade de Cuiabá-MT que paramos para tomar um café e um banho!

Qdo vc saiu de Sampa às 10h, ele parou para almoço e janta ou foi servido algo no bus para os passageiros e se parou em que cidades ocorreu isso ou se entendi direito, ele foi diretão até Cuiabá?

E logo no mesmo dia você almoça na cidade de Mirassol d'Oeste-MT!

é somente no fim da noite que chegamos no estado de Rondônia e paramos para um breve lanche na cidade de Pimenta Bueno-RO.

De manhã paramos em Porto Velho-RO para tomar café e banho!

E à tarde se almoça se parte rumo ao estado do Acre!
Me recordo que a cidade de Brasiléia-AC, foi nossa última parada no Brasil para um jantar super simples e barato no meio da estrada!


Pelo que dá a entender ele quase não faz paradas, somente nesses locais em que vc informar, né ??

Abs
#708472 por hugoagl
19 Abr 2012, 22:21
Mariana, fiquei até com vergonha agora das constantes reclamações que faço das 4hs (300km) de viagem de busão da minha cidade até Porto Alegre, onde fica o aeroporto...

Parabéns pela viagem, deve ter muitas histórias para contar e, no final das contas, é isso o que faz valer a pena.
#708698 por PÉRI
20 Abr 2012, 16:03
Mariana parabéns pela coragem he he .
Muito bom o seu relato !!!Voce voltou de onibus também ou não?
Quem tiver curiosidade de ver :
O Jornal da Record (TV Record) fez a maior viagem do mundo, saindo de São Paulo até Lima (Peru) feita pela a empresa Expresso Internacional Ormeño, a viagem entrou no Guinnes como A VIAGEM DE ONIBUS MAIS LONGA DO MUNDO , tem a matéria no Youtube , muito legal , está dividida em 3 ou 4 partes .
Aí está :
http://www.youtube.com/watch?v=sMGlO5ohLJQ

Gostei da matéria , o onibus tava vazio , umas 10 pessoas acho .

abraço a todos .
PÉRI
#708700 por PÉRI
20 Abr 2012, 16:10
De SP até Lima são 5800 kilometros.
Só uma coisa o jornalista diz que o preço da passagem é 470 reais e comenta que é menos da metade do preço da passagem de avião ..
Aí nao concordo pois estive no Peru mes passado e paguei acho que 860 reais (Ida e volta, SP / Lima e Lima /SP )pela LAN, meu amigo Hugo foi em fevereiro e deve ter pago mais ou menos isso , portanto o preço é praticamente o mesmo das passagens promocionais de avião , concordam?
O que deve ser muito interessante é conhecer muitos lugares como foi o caso da Mariana
Abraços
#708947 por hugoagl
21 Abr 2012, 18:04
É isso aí, Péri.

Vale a pena pela aventura, pelas histórias, porque se formos analisar só pelo preço, não creio que compense. Paguei R$700,00 ida e volta e aproveitei esses 5 dias lá (quanto vale um dia seu de férias?).

Quando se é novo tudo é bonito, mas depois de tiozão não se pode "desperdiçar" 5 dias em um ônibus. Se eu fosse mais novo e solteiro, provavelmente me animaria em uma viagem dessas.

Abraço,
#708960 por PÉRI
21 Abr 2012, 18:45
Sim Hugones deve ser legal pela aventura e experiencia de conhecer melhor essas cidades das fronteiras, etc , deve ser bem interessante .
Mas nao exagere voce ainda tá novo meu , deixa pra dizer negócio de tiozão pra quando a gente tiver com uns 96 anos rs rs
Aí depois dos 65 anos parece que dá até pra viajar de graça de buzão , já pensou a gente cruzando o Brasilzão nos buzos da Itapemirim , Cometa , etc.....rs
Abraçooo
#709421 por hugoagl
23 Abr 2012, 11:41
ahaha Boa, Péri, vou mudar meu estado de espírito, a idade é psicológia ::lol4:: .

Vamos programar uma volta pelo Brasil. Saímos do Chuí e costeamos o Brasil até o Oiapoque. Retorno pelo Oeste, passando por Amazonas, Mato Grosso... até eu fazer 65 anos, espero que tenha solucionado o problema das estradas.

Abraço,
Hugo.
#714578 por Raffa
08 Mai 2012, 22:31
Peguei o telefone para voces

Rod Tiete - SP Guiche 319: fone 11 2089-1196
Terminal Novo Rio - RJ Guiche 50 : fone 21 3186-5466
Terminal Rod. - Acre - BOX 05 68 9206-2724 e 68 8124-9873

www.grupo-ormeno.com.pe/ormeno.php
os valores aumentaram essa semana, tem um desconto para o trecho ida e volta

Hoje tinha um Sr bem empolgado com a viagem, fará com a esposa. ::otemo::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes