Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#409809 por Vivi Mar
10 Out 2009, 01:36
Fala Rafael, é uma pena !!!
Bom, estou aqui nos preparativos, checando bagagem, organizando mochila cargueira, bota, isolante, rede, panelas, fogareiro, e uhhhhhhh, daqui a pouco a gente embarca.
Também espero q S Pedro colabore.rs, mas de qq forma, já estou levando capa de chuva, e roupas extras...kkk, nada melhor do q já estar preparada pro perrengue.rs.
Bjãoooooo, e bom feriado procês ai.
Fuiiiiiiiiiiii
Vivi´s

#416768 por Raffa
04 Nov 2009, 14:08
Fala Galera,

Acabei de voltar da Travessia da Joatinga, foi num esquema um pouco diferente do citado acima.

Deixamos os carros nas Laranjeiras, seguimos de bus até Parati Mirim. Perdemos o Bus Parati-Parati Mirim e então fomos na caminhada até o barco. uns 7km, sem muitas subidas.
Uns amigos nossos levaram nossas cargueiras até Ponta Negra, aonde tinhamos alugado uma casa de pescador.

De Parati Mirim até Cajaiba foi 1 hora de barco.
Saímos de Cajaiba as 11:30.

12:30 Chegamos no topo do primeiro Morro e avistamos o Pouso da Cajaiba de um lado e a trilha seguia para o outro lado.
13h Chegamos em Martim de Sá, conversamos com o Sr. Maneco, comemos algumas coisas e saimos de lá as 13:30.
A trilha começa na parte de baixo do camping do Sr Maneco e vai sentido costão até Caruaçu.
Caruaçu nem paramos muito, tiramos algumas fotos de cima e seguimos até o pior trecho. Atenção nessa parte, continue a trilha, atravesse um riozinho, depois de uns 100m e algumas casas tem uma bifucarção. uma trilha bem demarcada e mais batida a esquerda (que leva para o costão) e uma menor, que vai subindo gradativamente a direita(pegue essa)

E dalhe subida !! Estavamos com mochilas menores, mesmo assim foi muito cansativa. com direito a cobras no caminho.
Chegamos no topo do Morro as 18:10. Estavamos no meio das nuvens e com direito a um restinho de sol.

Desse trecho em diante é só descida, bem ingrime.
Chegamos no vilarejo de Ponta Negra as 19:30. Encontramos nossa casa, tomamos uma bela de uma ducha, jantamos e capotamos por volta das 23:30.

Depois aproveitamos mais Ponta Negra, ficamos lá no domingo e segunda feira só curtindo. Praia sensacional e com muios poços de agua doce para se refrescar.

como eu ja fiz a trilha Laranjeiras, Praia do Sono, Antigo, Antiguinhos e POnta Negra 3 vezes, preferi voltar curtir mais a praia e partir de barco até laranjeiras na segunda feira final da tarde.

tudo perfeito, sol, calor e muitas pessoas sensacionais,

Fotos, planilha de gastos e a planilha da trilha que eu utilizei estão no meu blog: http://raffasp.multiply.com/photos/albu ... onta_Negra

abs
#418117 por Cris*Negrabela
09 Nov 2009, 13:34
Raffa, perfeita sua trip!

Eu me arrependo apenas de nao ter curtido a Praia do Sono e Ponta Negra, que pra mim , eram o primeiro dia do percurso.
#418119 por divanei
09 Nov 2009, 13:42
Preste atenção na primeira e na terceira foto, é da praia do Cairuçu. A transparência da água estava incrível. Paraíso para mergulho livre . Por isso elegi esta praia, como a mais bela da travessia, pelo menos com o mar parado , feito lagoa .
#418843 por Danilo Santista
11 Nov 2009, 14:07
Salve Salve,

Divanei, que belo relato!

Alguém sabe me informar sobre a qualidade da água nos rios e riachos que existem pela trilha? Principalmente no trecho mais punk Martins de Sá - Pta Negra?
Não vi ninguém comentando se é necessário levar algo para purificar água.

Já estive na região (a minha foto do avatar tem Pouso como o belo plano de fundo), mas não fiz a travessia, que está no gatilho agora. hehe

Obrigado desde já,

Danilo.
#418892 por piacitelli
11 Nov 2009, 15:53
Danilo

Água abundante durante todo o percurso. Esse percurso é de fato o mais punck da travessia. Mas água não será problema.

Existem inúmeras nascentes com água muito..muito limpa.

Abraços
#419074 por divanei
12 Nov 2009, 08:30
Nosso ilustríssimo editor disse tudo,água não é problema por la. Alias, nunca me preocupei com esse negócio de água quando estou no litoral, é so saber escolher direito. Pra falar a verdade nunca me preocupei com água em trilha alguma, já bebi até água de bromélia,depois de expulsar insetos e rãs. Mas cada um é cada um,o que não faz mal pra mim pode fazer pra outros e vice versa.
Um abraço.
#419078 por Danilo Santista
12 Nov 2009, 08:58
Valeu rapazeada!!!

Divanei, eu também saio comendo e bebendo tudo sem me preocupar muito. hehe
É que vai ter urbanóides junto comigo, então é bom saber o que vamos encontrar. rs

Abraços
#419208 por divanei
12 Nov 2009, 14:18
Ta certo, amigão. Ai o assunto muda de figura. Mas não tem com que se preocupar, bem no meio da travessia Martins de Sá a Ponta negra existe uma pequena bica junto a gruta ou toca da onça. Mas se você for no inverno, melhor garantir e pegar água em um riacho horas antes.
#534607 por Lucil
21 Dez 2010, 11:38
Olá Divanei

Acabei de postar minha trip pela Joatinga, graças ao seu relato, a trilha foi perfeita. As suas infos ajudaram a lot viu, ainda mais que estava sozinha... Valeu por compartilhar!!!

travessia-ponta-da-joatinga-sozinha-na-trilha-da-praia-do-engenho-a-laranjeiras-t50351.html

Abçs

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes