Algumas dicas para mochileiros inexperientes

Tutoriais e dicas de como começar a viajar de forma independente e econômica = Mochilar!

Re: Algumas dicas para mochileiros inexperientes

Mensagem não lidapor Júlio.o » 22 Jan 2013, 08:43

Muito bom esse post!
pretendo fazer meu primeiro mochilão em abril, só que na América do sul \o/
Meu lar é sempre onde estou, meu lar está na minha mente, meu lar são meus pensamentos, meu lar é pensar as coisas que eu penso. Esse é meu lar. Meu lar não é um lugar material por ai... meu lar está na minha mente.
Bob Marley

http://juliooliveira92.wordpress.com/
Júlio.o

Mensagem não lidapor l.avakian » 13 Fev 2013, 11:55

Muito bom!

Com certeza ajudou.
l.avakian

Mensagem não lidapor CláudioB » 17 Mai 2013, 23:21

Excelente post!!

estou preparando meu primeiro mochilão para junho deste ano, clareou minhas idéias ::ahhhh:: e também econtrei resposta para diversas dúvidas.
Acho até que vou prolongar o roteiro, antes só Bolívia e agora talvez devo ir até o Peru.

Obrigado!!
CláudioB

Mensagem não lidapor TiagoSoares17 » 27 Jun 2013, 00:01

Excelente post, tem ótimas dicas.
TiagoSoares17

Mensagem não lidapor brightstar » 15 Jul 2013, 00:04

Vou viajar agora no fim do mês e ficar em albergue. Gostaria de saber das mochileiras se elas veem algum risco em ficar em quarto misto?
brightstar

Primeiro Mochilão? Dicas importantes!

Mensagem não lidapor fabioferreira2012 » 30 Jul 2013, 16:01

É possível viajar barato pela Europa! Isto só é possível graças a um planejamento envolvendo planilhas e compra antecipada de passagens. A passagem para a Europa é o item que mais pesa. Passagens compradas com 5 meses de antecedência costumam ser muito mais baratas do que aquelas compradas nos dias da viagem. A melhor porta de entrada para a Europa para brasileiros é com certeza Portugal. Óbvio que se estamos falando de mochilão, estamos falando de passaporte (salvo se for na América Latina). Providencie se ainda não tiver com antecedência, e cuidado! Perder o Passaporte lá fora acaba com tua viajem e gera uma série de transtornos inimagináveis, tire cópia, ou leve com você em um acessório preso debaixo da roupa. Planeje o roteiro no Brasil, dependendo do trajeto você pode escolher trem ou avião. Viajei com os dois, uma parte em um trem leito da empresa Alemã Deutsche Bahn (DB bahn), essa empresa realiza viagens de trens pela Europa, principalmente pela parte norte. Este trem é excelente, vale muito apena viajar de trem pela Europa, principalmente a noite. É possível comprar os tickets daqui do Brasil mesmo. Você entra no site, e compra o bilhete que você deverá imprimir e trocar em um guichê quando chegar lá no país e for usar o trem. Acredite, o trem é sem dúvida mil vezes melhor que o avião. Peguei o City Night Line, um trem que circula a noite (leito), para se ter uma ideia, o trem, nós pegamos a noite as 19:00 (na Holanda) e ele ia para Moscou, desembarcamos na Dinamarca, foi a noite inteira, mas tem cama e serviço de bordo, foi lindo o amanhecer. Usamos também o trem na ida da Dinamarca para a Alemanha. O site para a compra do bilhete é: http://www.bahn.com/i/view/USA/en/index.shtml Para comprar as passagens de avião para deslocamentos dentro da Europa usamos o Skyscanner: http://www.skyscanner.pt/ Não use o brasileiro, use o europeu! Altere o país no site que ele vai dar outros preços. Hotel ou Hostel? Não fique somente em hostels, a menos que você vá com mais gente que duas pessoas. Porque hostel é tudo de bom, para conhecer pessoas de várias nacionalidades do mundo, inclusive os nativos, afinal eles trabalham e são estudantes. Contudo o hostel não tem um conforto igual a um hotel. A exceção é o Plus Berlin (Berlin), um hostel que tem até piscina aquecida! Refeição de primeira, balada e artes. Burocracia além do passaporte, você precisa levar ao menos um cartão de crédito habilitado para compras no exterior, lembre-se imprevistos acontecem! Troque o dinheiro aqui em uma casa de câmbio de confiança. Além disso tem o Visa Travel Money, pesquise pois é uma ótima opção. Se você estiver na Europa e quiser ir a Inglaterra, bom, lembre-se os Ingleses tem seus próprios trejeitos, e ao pisar em solo Britânico você deverá preencher uma ficha que está disponível no próprio Aeroporto. Se for para a Inglaterra, não fique em Homerton! É uma região que quase não tem Britânicos!Só imigrantes, a menos que você queira conhecer os imigrantes. Em Londres adquira o Oyster Card, (Bilhete único deles), você paga na saída do metro, valide o bilhete a cada baldeação. Não esqueça de fazer uma planilha, é muito importante.
Nosso trajeto foi: Lisboa, Amsterdã, Copenhague, Berlin, Roma e Londres. Foram 23 dias.
Entramos por Portugal, seguimos de avião para Amsterdã, depois de trem para Copenhague, na sequencia de trem para Berlin, depois de avião para Roma e por último um avião para a Inglaterra.
fabioferreira2012

Re: Primeiro Mochilão? Dicas importantes!

Mensagem não lidapor felipeemple » 10 Ago 2013, 20:53

Fábio, será que você ainda tem o seu roteiro mais completo?
Se tiver e puder me enviar iria ficar agradecido.
Valeu
felipeemple@hotmail.com
felipeemple

Mensagem não lidapor Andressa Z. » 13 Out 2013, 21:57

ótimas dicas, principalmente para quem nunca fez um mochilão e quer fazer!! (eu :p) obrigadaa!
Andressa Z.
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Brenda Ramos » 27 Jan 2014, 12:07

Obrigada!
Entrei pra ver as dicas e achei a info de centro budista q tanto procurava. Valeuzão! Tem mais indicações?

Sandman escreveu:Eu sou ateu, mas eu era (e sou) muito interessado no budismo.
Eu fiz o curso nesse centro: http://www.tushita.info/" onclick="window.open(this.href);return false; ; a maioria dos alunos são viajantes.
Tem todas as informações lá.
Brenda Ramos

Re: O sexto erro dos mochileiros de primeira viagem: não veja o mundo pela lente da sua câmera

Mensagem não lidapor luanalua » 13 Jul 2014, 14:05

luizniquet escreveu:O sexto erro dos mochileiros de primeira viagem: não veja o mundo pela lente da sua câmera, por Luiz Fernando Niquet

Após a publicação do post contendo os cinco principais erros cometidos pelos mochileiros de primeira viagem, fui alertado por um amigo, ele mesmo um viajante iniciante, sobre a ausência na lista de um dos maiores erros cometidos por turistas de todo o mundo. É um erro tão comum que costuma passar despercebido até mesmo por viajantes experientes: observar o seu destino pelo visor da uma câmera.

Ora, quem nunca foi tomado pela emoção ao observar uma paisagem magnífica ou uma cena tão incrível que não conseguia parar de tirar fotos ou de filmar? As mãos parecem grudadas na câmera, o dedo indicador em frenesi aperta botões em seqüência, enquanto a mente viaja, pensando nas histórias que serão contadas aos amigos quando a viagem chegar ao fim. É ainda pior quando as fotos viram filmes, e você passa a acompanhar as imagens pela pequena tela de LCD, como um cineasta hipnotizado. Mas não há filme ou foto que capture a magia do que você observa. E, nessa angustia de registrar tudo, o viajante acaba perdendo o foco e a oportunidade de viver o que de fato presencia.

Eu concordo que as fotos são fundamentais. As milhares de imagens que trago comigo a cada viagem comprovam isso. Mas devemos tomar cuidado para não virarmos reféns delas. Mais do que qualquer máquina, nossa mente sabe captar os momentos inesquecíveis.

Diante da magia azul de uma geleira na Terra do Fogo, ou testemunhando o cenário surrealista do Salar de Uyuni, deixe a câmera de lado por um instante e aprecie a paisagem.

Verdade no momento q uevocê chega e pode ta disperdiçando um momento,sentir muitas coisas,q ue as fotos vao tirar..

Hoje em dia você vê tantas pessoas fazendo q uestao deq taq emq algumq lugar e pedem foto ou vai la publicar no facebook, eu partuclarmente nao GOSTO NADA DISSO ::xiu:: ::putz:: uma necessidade de mostrar e q uerer ganhar algo q ue pareçe q ue nao tem dos outros...
luanalua

Anterior

Voltar para Iniciação: Tutoriais e Dicas