Ir para conteúdo

Atenas - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi Pessoal, voltei da Grécia ontem (17/8/2005). Foi minha oitava vez por lá, pois adoro visitar seus lugares históricos e as ilhas. Concordo com a IsinhaK, os gregos são muito mal-educados e a maioria xinga o turista o tempo todo (a palavra que vc mais vai ouvir por lá é malaka, que não posso por o significado para o site não censurar, mas pode ter certeza que boa coisa não é). Aliás, a palavra xenofobia (aversão ao estrangeiro) vem do grego. Passagem aérea barata para lá vc pode conseguir pela Air Berlin. Paguei 99 euros por um vôo de Berlin direto para Santorini. Essa é uma boa dica , não deixe para conhecer Atenas no início da viagem, mas sim no final, pois você pode estar em uma ilha grega (Ios, por exemplo), que não tem aeroporto e seu barco pode não sair (já aconteceu comigo umas 6 vezes).Vi uma menina perguntar para o policial da capitania dos portos se tinha algum modo de ir para Atenas e ele perguntou se ela sabia nadar (

educação grega). Por segurança sempre deixe Atenas por último, reservando uns 2 ou 3 dias para a cidade. Achei um hotel bem legal que não estava em guia nenhum e que se chama Brazil. Fica próximo da estação Victoria, no caminho para o Hotel Aphrodite (estava indo para o Aphrodite quando vi esse Brazil e resolvi experimentar. O quarto para casal sai por 50 euros, mas vale a pena, pois procurei uns próximos ao porto (Pireus) e só tinha hotéis de alta rotatividade (imundos!!!) por 45 euros).

Com relação as ilhas, depende de quanto tempo vc tem disponível, mas acho que se visitar Santorini, Ios e Mykonos já vai ter uma boa noção de diferentes tipos de ilhas gregas. Caso tenha mais tempo vá também para Rhodes, que é muito bonita e tem bastante vegetação, além de ser uma ilha medieval com seu centro histórico inteiramente murado.

Os preços de barcos variam muito. Se vc tiver carteira internacional de estudantes paga meia passagem (insista, pois eles vão dizer que não vale). Paguei de Santorini para Ios 7 euros e de Ios para Atenas 11 euros (preços com desconto da carteira).

Se por acaso a pessoa da agência de viagens disser que o barco está lotado no deck (mais barato) peça para ela procurar o primeiro dia que esteja livre. Depois de ficar 15 minutos procurando ela vai achar para o dia que vc pediu inicialmente, pois vai ver sua insistência em pagar mais barato. Leve uma boa dose de paciência na bagagem. Muitas pessoas que conheci falaram bem de gregos, que eram educados e tal, mas todas estavam hospedadas em hotéis carissímos, e eu disse que isso não era parametro para uma avaliação correta, pois funcionários de hotéis de luxo são educados em qq parte do mundo, assim como garçons de restaurantes finos e vendedoras de joalherias. Mandei que experimentassem pegar ônibus ou então comer souvlaki (churrasco grego) no boteco da esquina para ver se iam ter o mesmo tratamento.

Conheci um brasileiro que vive na Grécia (tem uma loja perto do Teatro de Dionisio) e ele sintetizou bem o momento atual do povo grego: A Grécia deu à luz para a civilização e não ficou com uma velinha para ela.

Boa sorte!

Link para o comentário
  • Respostas 141
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Puxa ... eu não senti nada disso na Grecia... sem um ingles fluente, fui bem atendida até na barraquinha da rua pra comprar uma coca cola... num hotelzinho de 50 euros também... comprando o souvlaki também... aliás, pelo amor de Deus, alguém sabe onde eu posso comer um treco daqueles aqui no Brasil ?????

Puts, to morrendo de vontade.... aquilo é melhor que Big Mac... rs

Vale a pena contar: estava eu e minha amiga, procurando o albergue da rede HI, nas remediações da Pça Sintagma, e um Senhor ( Grego ) percebeu que estavamos procurando algo porque a cada hora estávamos em um lado da praça, ele nos parou e perguntou se queriamos ajuda... pegou nosso mapa, olhou os endereços e nos ajudou... no metro eu pedi ajuda a uma moça, e ela me ajudou também, pediu que eu fosse com ela que ela desceria na mesma estação que eu e fomos "tentando conversar" no meu ingles decorado e básico de tudo.

Como estávamos cansadas, acabamos entrando em um hotel grande e "caro" para peguntar o preço e era 110 euros a diária.. aí perguntamos para o cara do hotel se ele conhecia outros mais baratos e etc... o cara ainda teve boa vontade, saímos de lá e esquecemos o mapa no balcao do hotel, o coitado do moço saiu correndo no meio da rua atras da gente pra devolver o mapa... isso eu nunca mais vou esquecer e guardo ótimas recordações dos gregos...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Andreia, é claro que você sempre vai achar pessoas educadas em qualquer lugar. Comigo aconteceu a mesma coisa em Sintagma, que é um dos bairros mais finos da Grécia (lá vc encontra o Hotel Gran Bretanha, por exemplo). Seria o equivalente a andar nos Jardins ou no Morumbi em São Paulo. Minha esposa achou a mesma coisa, até ter contato com gente normal do povo grego e ver a realidade. Acho que todos devem ir para ter sua própria opinião, mas não se deixem iludir pela experiência de algumas horas. Com relação ao churrasco grego (que eu adoro também) você pode encontrar no Restaurante Acropolis, que fica na Rua da Graça - Bom Retiro - SP. O dono é grego e foi para lá esse ano para contratar um cozinheiro só para fazer especialidades gregas. Lá vc pode comer moussaka e salada grega, além de tomar retzina ou metaxa (evite o ouzo, dá uma dor de cabeça tremenda!).

Outro lugar que vc pode comer é na Praça da Sé, que junto com um suco de laranja saí por R$ 1,00. Nunca experimentei, mas não recomendo muito, pois acho pouco higiênico.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Alex,

Esse da praça da Sé deve ser o normal que temos aqui no centro da cidade, não é ?

Esse do Bom Retiro, eu já tinha visto na internet, mas não sabia que tinha o churrasco grego também, até pensei em ligar para perguntar mas achei bobagem.... bom saber... vou até lá com certeza.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pode ligar e perguntar, os caras vão ser solicitos com certeza. Agora um negócio que é uma espécie de "upgrade" de churrasco grego e que é bem limpinho é o Falafel que vc encontra em Sao Paulo na Rua Julio Ribeiro (Bras), que fica quase ao lado da mercearia MaxFour. O lugar é uma portinha minuscula, mas está sempre lotado e o falafel é dos deuses, assim como as esfihas e doces. Na Grécia vc encontra falafel também, provavelmente pelos 400 anos de domínio turco.

Aproveite!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ah, lembrei de uma dica importante: sempre que comprar água na Grécia

verifique se no rótulo vem escrito "Rica em Magnésio". Se for, evite,

a não ser que queira ficar o dia inteiro no banheiro. Muita gente

vai para lá (e para o Egito) e passa grande parte do dia no banheiro

achando que o problema é a comida (que pode ser também), quando na

verdade a água é a culpada.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Pessoal,

Vou tentar responder por etapas:

1) Passagens baratas para a Grécia : vejam no tópico Companhias Aéreas Low Fare. Eu fiz Berlin-Santorini em julho por 99 euros (www.airberlin.com), mas acho que agora vcs encontram mais barato. O esquema é evitar sair da Itália, pois existem poucas companhias baratas por lá. Se não tiver jeito façam o esquema Bari(brindisi)-Corfu-Atenas. Só vale a pena para quem tem bastante tempo, além de ser muito chato viajar no deck do barco (ainda mais em setembro, que começa a esfriar mais a noite). Não esqueçam também que dá para pagar deck e ficar nos pullman-seats (dentro do barco, longe do frio), já que todo mundo faz isso. Se os caras pegaram o máximo que vai acontecer é te mandarem de volta para o deck.

2) Doze dias é tempo suficiente para visitar esses 4 lugares, apesar de ser chato ficar arrumando e desarrumando mochila toda hora. Se vc não é casada(o) e nem vai com namorado(a), eu dispensaria Santorini, pois a ilha é romântica demais para se ir sozinho. Prefira ficar mais tempo em Ios. Deixe sempre Atenas para conhecer no final, conforme indiquei na outra dica deste mesmo tópico ( a não ser que seu vôo saia de uma ilha). Tessalonika é um lugar legal, mas é meio fora de mão. Se tiver tempo vale a pena conhecer, os gregos de lá são mais educados que o resto (por influência dos macedônios).

3) Em termos de baladas, o esquema é o seguinte (por ilha):

a) Santorini - lugares mais românticos, ideal para casais/namorados

b) Mykonos - balada diurna forte na praia de Paradise (imperdível)

A noite o melhor lugar é o Scandinavian Club. Não deixe de conhecer a Little Venice, no centrinho de Mykonos.

c) Ios - balada noturna forte. O melhor lugar para sair é na área da Main Square. Fique hospedado no centro (visite o Camping Far Out durante o dia mas evite ficar lá, pois não é fácil voltar para lá depois de encher a cara). A maioria dos frequentadores da ilha são na faixa dos 17 aos 25 anos, mas você vai encontrar de tudo. De Santorini para Ios a viagem dura somente uma hora, mesmo no barco lento (que vale mais a pena que o rápido em distâncias curtas, além de ser muito mais barato). Para os mais resistentes, visitar o Scorpions Club (estrada para Milopotas). Abre lá pelas 4 da manhã e fica até as 9:00 hs.

 

4) Eu já fui de Atenas para Istambul (e vice-versa). Fiz o caminho via Chipre (não aconselho) uma vez e na outra via Rhodes (aconselho, pois Rhodes é muito mais bonita e mais barata que o Chipre). A Turquia é um país muito bonito, se tiver tempo visite Nevishir (Goreme), que tem uma paisagem incrível. É lá que vc vai encontrar as famosas casas cavadas nas pedras, um cenário incrível. Eles chamam de chaminés de contos de fada. Não perca tempo indo até Tróia, pois nada restou da cidade (que realmente existiu) e a única coisa que fizeram foi uma cópia do cavalo de tróia que deu uma aparência de Las Vegas para o local. Pamukale, o lugar onde existem as famosas piscinas termais, também é outro lugar interessante, mas verifique a situação atual, pois parece que foram construidos hotéis que canalizaram a água quente para suas piscinas, acabando com a principal atração do local. Em Istambul visite a Mesquita Azul, a Mesquita de Santa Sofia,

o Grande Bazar e aproveite para atravessar a ponte do estreito de Bósforo, pois ela divide a Turquia Européia da Turquia Asiática (tem uns caras que tiram fotos com um pé em cada continente). Os turcos em geral são amigáveis e costumam bater papo com os turistas sem querer vender nada (ao contrário dos gregos e dos egipcios). Para baladas na Turquia (existem, a Turquia é o menos radical dos países muçulmanos) vale a pena ir até Bodrum, no litoral turco. Os preços são mais baixos que na europa e a balada é similar, exceto pelo maior número de mulheres de véu na cabeça. Muitos europeus estão indo para lá por causa dos preços baixos.

Aproveitem!

Link para o comentário
  • Membros

Oi Galera,

Estou indo para lá agora dia 09/09 e vou também para a Turquia, Istambul.

Mas estarei viajando de trem, com o passe Balkan Flexipass, porque tb quero conehcer a Hungria, Romênia, Bulgária, Turquia, Grécia, Macedônia, e Sérvia e Montenegro.

Mas em particular o trajeto de Istambul para Atenas vai durar umas 26 horas... mas pretendo parar em Alexandroupolis e ir até Pela Antiga... (Isto quebrará a viagem em períodos de 13 horas) Só não sei se faria na ida ou na volta de Atenas.

Pretendo tb ir em Mykonos, Santorini e Creta, mas vou só.

Em Santorini imagino poder ver as ruínas que estão sendo escavadas da erupção que houve na antiguidade... mas será que vale à pena, já que é tão romântica???...

 

Os albergues que selecionei são:

Creta > Youth Hostel PLakias ( 8,70 euros com café)

Mykonos > Paradise Beach Point (8 a 15 euros com café)

Santorini > San Giorgio Villas (11 a 14 euros com café)

Atenas > Galaxy Hotel (22 euros com café)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Pessoal.

Vou responder para cada uma, individualmente:

1) Mariluce - Você tem razão ao dizer que "Em Santorini imagino poder ver as ruínas que estão sendo escavadas da erupção que houve na antiguidade... mas será que vale à pena, já que é tão romântica???"

Realmente você vai ficar na imaginação, pois as escavações em Akrotiri estão em um estágio muito elementar e é muito difícil ter uma idéia clara de como era a cidade. As famosas figuras encontradas pintadas na parede também não estão lá, e sim no museu que fica no centro. Visitei as ruínas no mês passado e me arrependi. Além disso a guia que fica no local não sabia nem explicar qual era o povo que construiu aquilo. Outra coisa importante para saber sobre as escavações é que, ao contrário do Egito, na Grécia eles reconstroem as cidades, ou seja, colocam material igual ao que existia (quando conseguem) para restaurar as contruções. Esse é um método de restauração muito criticado no mundo dos restauradores, pois, segundo dizem, se é para reconstruir a cidade inteira que façam isso num cassino em Las Vegas. Santorini é uma ilha bonita, é claro que se tiverem tempo vale a pena visitar, mas isso depende do objetivo de cada um.

 

2)Aline PSI - Com relação a Mykonos, é realmente verdade que é uma ilha bastante procurada pela população gay. Existe uma praia chamada superparadise cuja freqüência predominante é de gays. Isso já não ocorre nas outras praias. Plati Yallos é uma praia bem familiar, com restaurantes na praia e até um bar que toca Sirtaki (música grega) e que tem shows noturnos de dança grega (chamado Zorba). Tem bons hotéis e a localização não é ruim, pois fica perto da Paradise.

A ilha de Mykonos ficou bem famosa por causa da Jackie Onassis (ex-Kennedy), que inaugurou o turismo high-society por lá (e incrementou o número de joalherias da ilha também). Existe muita gente que fica preocupada de ir para Mykonos achando se tratar de uma ilha exclusivamente gay, mas isso não é verdade. De todo modo, acho que vale a pena ir para lá e tirar suas próprias conclusões. Tendo só 3 dias vc não vai poder circular muito mesmo, então é melhor ficar em uma ilha com acessos mais fáceis. Ios também é uma boa opção, é como se fosse uma Porto Seguro, com baladas o tempo todo. Se quiser conhecer gente na faixa dos 18 aos 30 anos é o local ideal, pois todo mundo está naquele espiríto de festa. Além disso a ilha é muito bonita, com o centrinho com casas/igrejas brancas e uma praia bacana (Milopotas). Evite cair no conto da excursão para 3 ilhas (Hidra, Egina, Poros), pois são 3 roubadas (já caí nessa na primeira vez que fui e sinto-me um trouxa até hoje).

 

 

3)Gvcmello - Eu se fosse você evitaria ir em agosto, pois é o período de férias na Grécia e na Itália (ou seja, altissima estação, lugares lotados e caros). Prefira junho ou setembro ou, na pior das hipóteses, julho. Agosto é, definitivamente, o pior mês para viajar na Grécia (eu não tive alternativa, já que só pude tirar férias nesse mês e aproveitei para passar meu aniversário (14/agosto) por lá pela 4 vez).

Não tenho muitas dicas de hotéis hiper-românticos, já que sempre fiquei em espeluncas (essa foi a primeira vez (em oito) que eu viajei para lá casado), mas acho que qualquer um que vc fique em Santorini vale a pena, principalmente os do centro com vista para o vulcão. Eu fiquei em uma pensão na praia de Perissa, paguei 25 euros (barato, para a época). Com relação às praias, saiba que em qualquer praia da Europa o topless é praticado e em qualquer dessas ilhas badaladas existem praias de nudismo (ou trechos da praia reservados para nudistas). Se você não está a fim de esquentar a cabeça, é melhor ir pegar praia em Bodrum (Turquia) ou então em Dahab (Egito), onde a incidência é bem menor do que na Grécia.

Com relação as mulheres ensandecidas por homens (muito engraçada sua pergunta), acho que não é um motivo para preocupação, pois, exceto em Ios, o pessoal costuma manter a compostura. Acho que o problema

maior mesmo vai ser com os homens ensandecidos, pois muitos europeus criaram uma péssima imagem de mulheres brasileiras e, as vezes, generalizam, achando que todas são iguais. Isso também é culpa da Embratur, pois toda imagem que era exibida sobre o Brasil pelo governo anterior (fhc), sempre mostrava uma mulata de fio-dental ou então vídeos de carnaval (por mais cultos que os europeus possam ser (ou queiram parecer) é difícil fazer uma boa imagem do país tendo essas referências).

Com relação as passagens aéreas, procure pela Air Berlin ou Condor, acho que vc vai conseguir um ótimo preço comprando com tanta antecedência.

É isso!

Link para o comentário
  • Membros

Oi Alex!! Acho que com esse detalhismo espetacular, dá para montar um guia...rsrsrs Tá afim, eu posso patrocinar!!

Muito obrigada pela atenção e pelas ótimas dicas. Acho que ficarei em Mikonos mesmo, pois fica a 6hs de Athenas, portanto não muito longe para quem tem pouquíssimos dias como eu.

Ps: Em Ios tem albergues ou hotéis? Ou só campings? E Mikonos tem albergues baratos e limpos? Barato para mim é no máximo 25 euros!

Abraço

Aline

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...