Ir para conteúdo

Bolivia-Peru-Chile-Argentina Maio/2008


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, irei relatar aqui minha trip pela américa do sul que começa amanhã (01/05), nest primeiro post coloco o meu roteiro e o link onde coloquei ele mais detalhado.

 

ROTEIRO

Rio de Janeiro – Puerto Suarez - Santa Cruz de La Sierra - La Paz - Copacabana – Puno – Cusco - Machu Picchu – Cusco – Arequipa – Cañón Del Colca – Arequipa – Tacna – Arica – San Pedro de Atacama – Salar de Uyuni – San Pedro de Atacama – Salta – Buenos Aires – Puerto Iguazú – Ciudad Del Este – Foz do Iguaçu – Rio de Janeiro

 

http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?f=12&t=26915

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, esta trip é composta de 4 pessoas, Eu (27 anos), Luana (27 anos, minha esposa), Robson (25 anos, amigo) e Iuri (25 anos, primo do Robson). A título de grana, posto os gastos direitinho quando voltar ao Brasil.

 

Quinta-Feira - 01/05 (RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO)

Nossa viagem começou às 13:15 na Rodoviária Novo Rio, ônibus da 1001 com destino a São Paulo, depois de uma viagem tranqüila o ônibus chegou a São Paulo por volta das 18:30, pegamos metrô até a Estação São Judas da onde pegamos um táxi até Congonhas. Chegando no aeroporto a surpresa: o aeroporto de Campo Grande estava fechado devido ao mal tempo e todos os vôos do dia haviam sido cancelados, estudamos várias alternativas as nenhuma era viável (ou por tempo ou financeiramente), a solução foi esperar o vôo do dia seguinte. Então remarcamos nosso vôo da Tam para às 22h do dia 02/05, isso porque os vôos anteriores se encontravam lotados (o aeroporto estava fechado desde às 22h do dia 30/04) e fomos orientados a colocar o nome na lista de espera que estaria aberta às 5h da manhã para tentar o primeiro vôo do dia que sairia às 9h. Assim decidimos pernoitar no saguão do aeroporto, fizemos um lanche (tudo no aeroporto custo o olho da cara!!!) e por volta da meia-noite e meia fomos para o 2° andar do saguão (o 1° andar estava muito frio), tive muita dificuldade para dormir, ao contrário Robson e Luana em alguns minutos já estavam jogados no chão do aeroporto no maior sono, Iuri às 1:30 também foi vencido pelo sono, já eu Eheheheh fui salvo da minha inquietude e marasmo por um carinha que estava a esperar vôo para Curitiba, também deitado no chão do aeroporto, e me chamou para papear, a conversa foi até às 3h da madrugada, o cara falava muito sem ser chato, ótimo para mim que prefiro ouvir a falar, então finalmente peguei no sono.

 

GASTOS:

Passagem de ônibus (RJ-SP): BRL 67,00 (Viação 1001)

Lanche na Rodoviária Novo Rio: BRL 4,50

Lanche em Resende: BRL 9,00

Metrô SP: BRL 3,20

Táxi (Estação São Judas - Congonhas): BRL 20,00

Passagem de avião (São Paulo - Campo Grande): BRL 257,00 (TAM)

Lan House (Congonhas): BRL 10,00

Lanche em Congonhas: BRL 18,50

 

Sexta-Feira – 02/05 (SÃO PAULO/CAMPO GRANDE/PANTANAL)

Acordamos as 4:30 (com o celular do Iuri que havia sido programado para despertar neste horário) e fomos ao banheiro do aeroporto para a higiene pessoal e as 5h em ponto estávamos no guichê da Tam para colocar nossos nomes na lista de espera, as 8:30 deveríamos retornar para ver se teria assentos vagos. Tomamos café da manhã (ruim, pouco e caro) e mais uma má notícia: o aeroporto continuava fechado!!! Desespero, aflição, impaciência, simplesmente não acreditava que aquilo estava acontecendo, mas como os vôos não estavam cancelados ainda havia esperança (nesta altura eu já era figura conhecida na Tam).

As 8h eu e Iuri fomos até a lista de espera e a atendente informou que a mesma não seria liberada porque devido ao mal tempo os vôos não estavam confirmados, nisso ao lado o pessoal do vôo das 9h fazia check-in, neste momento me bateu um desespero só pensava que poderia ser o fim da viagem e comecei minha lamúria junto a atendente, contei tudo que havíamos passado até o momento, que estávamos esgotados bla bla bla bla, e não é que ela depois de conversar sei lá com quem fez o nosso check-in :D .

Check-in feito às 9:30 fomos dormir e esperar a abertura do aeroporto de Campo Grande na área de embarque. Eu e Luana fomos os primeiros a aproveitar o “conforto” dos bancos sem divisórias, Iuri também cochilou (alguns bancos da área de embarque não tem divisórias dando para deitar, muito melhor que o chão do saguão). Ao meio-dia o aeroporto de Campo Grande abriu e nosso vôo decolou às 13:30 chegando em Campo Grande às 15h, o vôo foi conturbado, muita turbulência, deu medo, a Lua que fazia seu primeiro vôo chegou ter lágrimas de medo. Em Campo Grande fomos ver se havia vôo para Corumbá, mas não haviam vôos para este dia. Pegamos um táxi até a rodoviária e compramos passagens para às 17:30 e fomos pegar informações do trem da morte e tivemos mais más notícias: Não haveria trem no final de semana por causa do plebiscito que aconteceria em Sta. Cruz. Daí eu já me perguntava se a p... da minha sorte não ia aparecer!!! P.... da vida liguei para o aeroporto de Corumbá para ver se haveria vôo para Sta. Cruz, a resposta foi que só sairia vôo domingo às 23:30, descartada a possibilidade eu, Iuri e Luana debatíamos onde seria melhor ficar CGD ou Corumbá, para não morrermos de tédio Iuri foi comprar um baralho, nisso o Robson num momento iluminado decidiu que deveríamos procurar uma agência para ver quanto sairia 2 dias no Pantanal (Uau me animei com a idéia, adoro a natureza) e fomos eu e ele até o Albergue da Juventude que fica em frente a rodoviária e conhecemos o Alexandre que num gás de dar inveja nos contou sobre o passeio e bolou um pacote para nós. O cara era realmente um vendedor nato em 1h e meia ele deu todo tipo de informação sobre o Pantanal e ainda deu dicas para a Bolívia, nos levou para sacar dinheiro e ainda desmembrou nossa passagem na Andorinha, ficamos então com um trecho até o Campo Grande - Buraco das Piranhas e outro Buraco das Piranhas – Corumbá).

Pacote: Traslado até a Pousada Santa Clara, 2 Cafés da Manhã, 2 almoços e 1 janta, passeio de bote e nado no Rio Abroba (manhã de sábado), safári e trilha (tarde de sábado), cavalgada ou pesca (manhã de domingo) e domingo a trade traslado de saída, quarto para 4 pessoas com banho privado.

Iríamos sair as 17:30 no mesmo ônibus da Andorinha que havíamos comprado e desceríamos no Buraco das Piranhas (Posto da Polícia Federal), o ônibus faz parada em Miranda (20:30) para janta que não valeu a pena pouca oferta e caro melhor levar algo no ônibus e não descer, uma pick-up cabine dupla da Pousada Santa Clara nos pegou no ponto de ônibus (22:45), o trecho de terra todo esburacado até a Pousada levou 40min e as 1:30 estávamos de banho tomado e deitados para dormir.

 

GASTOS:

Café da manhã (Congonhas): BRL 10,00

Lanche (Congonhas): BRL 10,00

Táxi (Aeroporto - Rodoviária Campo Grande): BRL 20,00

Passagem de ônibus (Corumbá): BRL 75,00

Pacote de viagem (Pantanal): BRL 300,00

Lanche (Rodoviária Campo Grande): BRL 2,50

Repelente (Campo Grande): BRL 15,00

Jantar (em Miranda): BRL 16,00

 

Sábado – 03/05 (PANTANAL)

Acordamos às 6:30 (despertador do Robson) e tomamos um café show de bola, frutas, doces, pães caseiros e bolos, fizemos check-in e a Trude (uma australiana que trabalhou na Inglaterra e conheceu o Carlinhos no pantanal com quem casou) recepcionou a gente e explicou os passeios e o funcionamento da pousada. Ganhamos um colar com bolinhas destacáveis que serviam como pagamento de bebidas e serviços.

As 8h estávamos saindo para o passeio de barco com o guia Carlinhos (o cara é muito gente fina e atencioso), o grupo era formado por 9 turistas: nos quatro, um suíço, uma suíça, dois israelenses e uma israelense e uma australiana.

Depois de alguns probleminhas com o motor de um dos dois barcos seguimos rio acima, vimos inúmeros pássaros, ariranhas (show), capivaras e na volta fomos convidados a cair no Rio (obs.: Cheio de piranhas, jacarés e ararinhas (este apesar de bonitinho e muito agressivo)), bom só os machos tiveram tal coragem, a água estava agradável o complicado era o frio que estava fazendo fora dela, descemos rio abaixo em bóia, foi o inicio de nosso contato com os gringos, os israelenses estavam em dúvida se iriam para Salvador ou para o Rio, puxamos sardinha para o Rio claro, o suíço estava trabalhando em Marilia-SP numa ONG e falava um pouco de português, o restante da conversa foi no nosso inglês enrolado. Muito legal o passeio e saí d´água com uma fome de leão.

Depois batemos um 2 contra 2 (eu e Robson contra Iuri e o Israelense) fiquei envergonhado quando descobri que jogava pior até do que o Israelense Putz sou muito ruim... o resultado porém foi 3x1 para eu e Robson com 2 gols meus (artilheiro!!!!), claro graças ao fominha do Iuri que não tocava a bola para o gringo.

Fomos almoçar, a comida era boa, bastante legumes e pouca carne (só fígado) mas comi bem, tinha um sabor muito agradável, bebi mate quente (este era de graça ehehehe, o restante bebeu refri e cerveja R$2,50) e de sobremesa doce de abóbora, mamão, goiaba e doce de leite (só fanático por doces de mamão de abóbora).

Depois do almoço comecei a escrever o diário de viagem (agora sim estava animado com a viagem e com disposição de contar nossas aventuras).

As 14h saímos para o safári e trilha, o grupo desta vez era de 8 turistas: nós quatro e outro grupo de quatro que não identifiquei os países (pareciam Italianos), com este grupo não houve interatividade. No caminho a bordo de uma verdadeira pick up de safári com aqueles banquinhos e toldo, vimos araras azuis e vermelhas, capivaras, vários pássaros e diversos jacarés (aliás jacaré e o pássaro Carcará é o que mais vimos no Pantanal.). Fiquei a 1 passo de um jacaré em uma das paradas para fotos, muito massa, surreal, fico empolgado só de lembrar. Descemos com o Carlinhos (somente nós quatro o outro grupo foi com outro guia em outra trilha) e começamos nossa aventura pelas trilhas do pantanal, e vimos macacos, queixadas, porco selvagem, mais pássaros e atravessamos várias áreas alagadas com a água até a cintura (dava muito medo porque não sabíamos no que estávamos pisando e sabíamos que havia muitos jacarés pois tínhamos vistos centenas, sem brincadeira vimos uns 100 jacarés no caminho até a trilha), vimos também veado, de volta a pick-up vimos mais pássaros, Lobo Guaraxinha, mais veados (Agora sim o Robson ta em casa ehehehe), da onça só vimos pegadas. 18:30 estavamos de volta a Pousada, tempo para tomar banho e jantar.

No jantar minha fome fez com que comesse 2 pratos montanhas, os três ficaram assustados com meu apetite, mas minha fome era gigantesca. A comida é simples mas gostosa (ah outra vez fiquei no chá mate e eles no absurdo dos refris).

Jogamos dominó e carta, alias uma surra, a dupla Sidney e Luana detonaram Robson e Iuri, cara de gato no dominó e sueca Ahahahahaha duas vezes 4x0 eheheheh Eles putinhos quiseram parar e quando estávamos para ir para o quarto fomos abordados por um guia pantaneiro que puxou papo e explicou sobre sua tur, ele pega os turistas e leva para o meio da mata (muito além da onde fizemos nossa trilha) e fica acampado por lá para que o turista sinta bem de perto a vida selvagem ( o engraçado é que como o povo local está mais acostumados com gringos do que com brasileiros, ele mistura português com inglês, aliás VISITEM O PANTANAL, ELE É FANTÁSTICO!!!!!) senti muita segurança no guia e quem sabe numa próxima visita (bonito – pantanal) tenha coragem para fazê-la, o nome do guia é Carlos Rasta e trabalha na Ecological Expeditions. As 22h estávamos na cama.

 

SEM GASTOS

 

Domingo - 04/05 (PANTANAL/CORUMBÁ)

Eu e Luana acordamos as 7h e fomos tomar café e a surpresa tinha uma arara vermelha andando pela pousada e fiquei boquiaberto quando ela voou a um palmo do meu nariz, depois descobrimos que ela é cuidada por uma senhora da pousada, alias na pousada também tem um porco selvagem que gosta de carinho fiquei um tempo com ele e depois saímos para cavalgar com a Trude, Iuri e Robson sairiam com o Carlinhos para pescar.Nunca havia montado e foi uma experiência muito legal, meu cavalo era o mais bonito e alto mas me obedecia direitinho e depois de uns 15 minutos já estava fazendo manobras e andando mais rápido, no caminho vimos mais macacos e veados, a Lua se sentiu tão bem com seu cavalo que no final acelerou e foi chamada a atenção pela guia . Estava tão ligado ao cavalo que no final da cavalgada fiquei um tempo papeando e acariciando meu novo amigo. Conversei um pouco com a Trude que apesar de tímida e super simpática e atenciosa, alias me senti muito a vontade no lugar, a Pousada te abraça de tal forma que você relaxa. Esperamos o Robson e Iuri chegar da pescaria, enquanto isso escrevia um pouco mais sobre o roteiro.Eles chegaram da pescaria com bastante peixe, Robson pescou dois dourados, uma piranha e um bagre (catfish) e o Iuri nao conseguiu trazer nada.Fomos entao fazer nossa última refeiçao no pantanal, o Carlinhos assou rapidamente os peixes que haviam pescado e trouxe para nos servir, tudo muito gostoso, foi interessante comer piranha.

Depois de barriga cheia fomos arrumar as mochilas e as 13:30 estavamos na pick-up (40 min até a estrada) rumo a estrada para Corumbá (Carlinhos e Trude vieram se depedir e desejar boa viagem), na estrada (num lugar chamado Buraco das Pirañas) esperamos o ônibus por 30min, aproveitamos para ligar para casa e as 14:30 já estavamos no ônibus (este era leito, muitissimo confortavel).

Cegamos em Corumbà as 16:30, e fomos direto para o Hotel Linconl (recomendaçao da Trude, porque o HI-Corumba fica muito longe do centro, foi uma boa recomendaçao, tudo estava perto), pegamos quarto para 4 pessoas e vimos os últimos 10 min do jogo FLA x BOTA (FLA CAMPEAO!!!!), aí veio a surpresa: 90% da cidade torce para o Mengao, foi um buzinaço só, todo mundo saindo as ruas em carreata comemorando, Iuri botafoguense e Luana vascaína nao gostaram muito ehehehehe

Subimos, deixamos as mochilas e fomos ver de que lugar saía o ônibus para Puerto Suarez (fica a 2 quadras do Hotel e sai de 30 em 30min a partir das 7h até as 18h.). E como na cidade estava tendo o festival da América do Sul fomos até lá para conferir, tinha algumas poucas barracas artesanais dos países sul americanos e outras de comidas típicas ou nao, nada muito interessante, comi um sarravulho (tipo uma sopa de miúdos de boi, tava gostosinho) e uma salteña, Luana ficou no cachorro quente com coca-cola, Iuri e Robson comeram tapioca com algum recheio e por minha indicaçao dividiram um Bechamel (lembra a Batata Inglesa e o recheio era de calabresa com catupiry) tirei uma lasca e era muito gostoso. As 21h estavamos de volta ao Hotel, tomamos banho (água quente) e assistimos fantástico e dormimos.

 

GASTOS:

Consumo na pousada: BRL 15,50

Táxi (Rodoviária Corumbá - Hotel): BRL 10,00

Lanche (Feira da América do Sul):

BRL 5,00 - Sarravulho Pantaneiro

BRL 2,00 - Saltenha

Lan House (Corumbá): 2,00

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola Sidney

 

Gracas ao mau tempo voces conheceram o Pantanal , que legal!!

Vou acompanhar sua viagem pelos relatos aqui, pois no final do ano pretendemos fazer uma viagem semelhante, mas de carro.

Coloque suas dicas e lugares que valem a pena visitar, vai ser muito util pra nós.

 

Boa viagem e aproveitem bastante! :lol:

Sueli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caraca Syddnei irado seus relatos...to indo em junho para a mesma trip, por favor continue com suas dicas serão muito úteis para minha trip....qual nome da pousada no Pantanal ? Não estava no meu roteiro, mas ao ler seus relatos, me fez pensar em incluir Pantanl...

 

Enjoy your trip...

 

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Segunda - 05/05 (Corumbá/Puerto Suarez/Trem da Morte)

As 7h estava de pé, Luana também acordou e fomos juntos tomar Café (tinha bolo, pao frances, cuñape (parecido com pao de queijo), frutas, suco de laranja, de acerola, café, leite, mamao, maça, presunto, queijo prato, bem regado o café da manha. Comi mamao, cuñape, bolo, pao com presunto e queijo, café com leite e fui escrever o diário na internet pela primeira vez, Robson e Iuri desceram as 7:50 para o café, estava decidido que iria eu e Iuri compar as passagens mas como estava escrevendo o relato e Robson queria ir, fiquei. Eles saíram as 8:30 e voltaram as 10:30 com as passagens para o trem da 12:45 na classe Pullman (as passagens para o Ferrobus haviam acabado), um taxista boliviano trouxe eles até o hotel para e nos levaria de volta a Puerto Suarez, corremos para arrumar as malas (nesse corre-corre Luana perdeu o celular V3) e partimos com Gonzalo (taxista), o engraçado era que por causa de um taxi boliviano nao poder fazer corrida no Brasil se alguem nos perguntasse algo deveriamos dizer que estavamos de carona e que Gonzalo era nosso amigo ehehehehe, na fronteira mostramos o certificado de vacina, carimbamos nosso passaporte e fomos até a Ferroviaria Quijarro onde compramos biscoitos, banana e agua para a viagem, o banheiro da estaçao de Quijarro é muito limpo tem uma senhora que toma conta e limpa e cobra 1 boliviano pelo uso.

O trem nao é muito confortável mas também nao é nenhum filme de terror (Obs.: Nao peguei o Ferrobus, este com certeza deve ser bem melhor), havia alguns brasileiros (estudantes de medicina em Santa Cruz) e muitos gringos. Durante o dia dormi e acordei por diversas vezes, Robson foi o único a dormir praticamente o tempo todo, comi pollo (frango, aqui nao sabia mas iria se tornar rotina comer frango) com alface, tomate, batata e arroz vendido por uma chola, alias a viagem toda tem crianças e cholas vendendo pollo, empanadas, limonada e outras bebidas. Durante a noite eu e Iuri batemos papo com os brasileiros e duas bolivianas também estudantes, muito legal a conversa, é muito bom bater papo com gente de outros lugares, no final da conversa uma australiana que estava bebendo Vodka com agua com gás e com coca-cola veio conversar com a gente, estava muito alta a gringa, deu goles de Vodka para todos, mas tarde as luzes se apagaram e peguei no sono, alias todos nos dormimos.

 

GASTOS:

Diária Hotel: BRL 37,50

Lan House: RBL 6,00

Táxi (Puerto Suarez-Hotel-Puerto Suarez): BRL 45,00

Passagem Trem da Morte: BOB 92,00 (Classe Super Pullman)

Lanche p/ viagem (biscoito e frutas): BOB 27,00

Banheiro: BOB 1,00

Almoço (vendido pelas Cholas): BOB 10,00

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Terça - 06/05 (Trem da Morte/Santa Cruz de La Sierra)

Acordamos já próximo a Santa Cruz e por volta das 11h estavamos na Estaçao Bimodal de Santa Cruz, fomos abordados por um guia e levados até um balcao de informaçoes ao turista, e este guia tentou vôo para La Paz mas todos estavam lotados, segunda opçao foi ônibus até Cochabamba e aviao até La Paz mas o ônibus já tinha saído (putz muito azar), entao decidimos ir de ônibus até La Paz. O ônibus iria sair às 16:30, entao fomos almoçar e depois ficamos matando tempo na net, a Lua comprou uma muda de roupa nas lojinhas em frente a estaçao. Fizemos câmbio e no horário marcado estavamos em direçao a La Paz.

A viagem foi tranquila, fomos pela TransCopacabana M.E.M num buscama de três fileiras muito confortável, as 22h estavamos passando por Cochabamba e todos em sono profundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quarta - 07/05 (La Paz)

Chegamos em La Paz às 11h e pegamos um táxi direto para o Hotel Torino, onde pegamos quarto quaduplo, deixamos nossas mochilas, pegamos um mapa de La Paz e fomos ao Shopping Norte ver se tinha as roupas de abrigo, numa loja chamada Guess achamos casacos da Nautica (boliviana) e da Columbia, deixamos alguns fleeces, abrigos e botas (Coleman) reservadas e fomos almoçar (as lojas do Shopping fecham das 13h as 15h para almoço ehehehe), almoçamos no shopping mesmo no Los Leños - Parrilla, um menu executivo com saladas, sopas, prato principal (beef) e sorvete tudo bem barato, a Lua comeu meio frango a milanesa com arroz e batatas fritas. Depois do almoço fomos as Calles Granero e Illanpu ver se achavamos o restante do que queriamos comprar.

Na Calle Granero compramos roupas Adidas, Nike, Puma por preços bem em conta (loja Fair Play, tem esta no Shopping mas a loja da Graneros e maior) e vimos mochilas da Nikko e Doite bem baratas mas resolvemos deixar para comprar depois, nestas ruas tem de tudo, calças-bermudas, roupas de llama e alpaca, camisas de times, meias, roupas de baixo, mochilas, botas Timberland... enfim se encontra de tudo. Voltamos para o Shopping e fechamos a compra das botas e dos abrigos, nao levamos os fleeces e voltamos para o Hotel com várias sacolas (pagamos quase tudo no VTM), alias esse cartao facilitou e muito a nossa vida.

Na agência dentro do próprio hotel (Torino Travel) fechamos o passeio a Tiwanacu para o dia seguinte e deixamos em aberto Coroico e Chacaltaya/Valle de La Luna.

Fomos curtir a noite no Hardrock Café - La Paz, um lugar bem legal e com comida barata, comi uns Nachos com feijoes (no dia seguinte ia me dar uma baita diarreia), Robson e Iuri comeram um mega sanduíche com batatas fritas e Luana comeu batatas fritas, todos tomamos Paceñas.

Voltamos para o Hotel cedo, por voltas das 0:30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...