Ir para conteúdo

BsAs - Ushuaia - El Calafate com full day a Torres del Paine, com preços e dica maneira de câmbio


Posts Recomendados

  • Membros

Viagem feita entre 10 e 17 de maio de 2014 - Fotos no final

Comecei a planejar essa viagem (e outras) há uns 2 anos. Apaixonada pela América do Sul, foi difícil decidir qual seria o destino e roteiro. Na lista estavam Uyuni+Atacama e Machu Picchu, por exemplo, mas decidimos por essa por um motivo: 14 de maio de 2011 nos casamos e fomos para Bariloche e essa viagem seria uma comemoração voltando à Patagônia pelos 3 anos de casamento ::love:: . Vamos ao que interessa!

 

O roteiro era o seguinte:

10/05 - São Paulo - Buenos Aires (conhecer um pouco a cidade)

11/05 - Buenos Aires - Ushuaia (Passeio Canal de Beagle a tarde)

12/05 - Ushuaia (PN Tierra del Fuego)

13/05 - Ushuaia (Lago Fagnano e Escondido 4x4 e Cerro Martial)

14/05 - Ushuaia - El Calafate (Laguna Nimez no final da tarde)

15/05 - El Calafate (Mini trekking Perito Moreno e Cerro Huyliche a tarde)

16/05 - El Calafate (Full day Torres del Paine)

17/05 - El Calafate - São Paulo

 

Mas ficou assim:

[/b]10/05 - São Paulo - Buenos Aires (conhecer um pouco a cidade)

11/05 - Buenos Aires - Ushuaia (conhecer a cidade, tava um tempo ruim)

12/05 - Ushuaia (PN Tierra del Fuego)

13/05 - Ushuaia (Canal de Beagle e Cerro Martial, sem subida)

14/05 - Ushuaia - El Calafate (conhecer a cidade e comprar passeios)

15/05 - El Calafate (Mini trekking Perito Moreno)

16/05 - El Calafate (Full day Torres del Paine)

17/05 - El Calafate - São Paulo

 

Voos:

Compramos em janeiro pela Agarre.com - antiga Atrápalo Brasil (eu trabalhava lá na época e não paguei taxa de serviço). O total foi de R$2.620,76. Esse preço tá incluso todos os voos e para nós dois. Mas nos aeroportos de Ushuaia e Calafate tivemos que pagar taxas de aeroporto.

TAXAS AEROPORTUÁRIAS:

Ushuaia - Calafate AR$57

Calafate - BsAs AR$152

 

Câmbio:

Planejamos trocar reais no câmbio paralelo (que é eufemismo para clandestino) em BsAs, que tava numa média de AR$4,15 na época, mas depois de fazer umas contas decidimos trocar nossos reais na SP Mundi por dólares e só em Bue trocar por pesos. Pagamos R$2,34 cada dólar e vendemos por AR$10,50 na Calle Lavalle. Se fossemos trocar os reais, cada R$2,34 dariam AR$9,70. Se você começar a andar pelas ruas aos arredores da Florida várias pessoas vão te oferecer câmbio. Chore. O cara ofereceu AR$10,40 no inicio. Não tivemos nenhum problema com as notas ::otemo:: .

Trocamos tudo, mas quando chegamos em Ushuaia achamos uma loja de roupas que aceitava dólar por AR$11. Na Masmuska do aeroporto de El Calafate também. Só não sei se fazem câmbio além do gasto nas lojas.

 

Hospedagem:

Reservamos tudo por e-mail e sem pagar nada antes. Na semana antes da viagem confirmei minhas reservas e tava tudo ok.

 

Em BsAs: Hostel fiesta. Pagamos AR$300 a diária por um quarto duplo com banheiro privado. Fica bem localizado, perto da Av. 9 de Julio e perto dos arredores da Florida. Se chega a pé na Casa Rosada, Praça de Maio e Obelisco. O lugar é legalzinho. Quarto e banheiros pequenos, mas sossegados. Não tomamos o café porque quando partimos ainda estavam preparando. Rola umas baladas lá de vez em quando, mas não quando estávamos lá.

 

Em Ushuaia: Hostel Yakush. Pagamos AR$420 a diária por um quarto de casal sem banheiro privado. Muito bem localizado. Esquina da Piedra Buena com a San Martín, que é a principal. Foi a primeira vez que usamos banheiro compartilhado e foi uma boa experiência. Não cruzei com NENHUMA criatura em NENHUMA das vezes que usei o banheiro. Tinham 2 banheiros (fem e mas) com 3 chuveiros, 4 vasos e 4 pias. Tudo limpo e organizado. A cozinha também ótima. Espaçosa e arrumada. Vendem passeios por lá.

 

Em Calafate: Amancay Hostal. Pagamos AR$350 a diária por quarto de casal com banheiro privado. Bem localizado, perto da rua principal (Libertador). Os donos que trabalham lá e são dois amores. Juan e Flor. Ele morou no Brasil por 5 anos, então entende bem o português. Falaram muito bem do Brasil, inclusive do Bom Prato. Uns fofos. Atenciosos e dão toda a informação que precisamos. O hostel parece uma pousada, com os quartos separados da recepção. No nosso quarto ainda tinha uma beliche. Só não se tem acesso à cozinha porque é a política de B&B (bed and breakfast).

 

Passeios:

Já tinha planejado tudo com antecedência, mas não comprei nada antes, já que maio não é alta temporada. Sabia os preços de todos e mudaram pouca coisa (pra mais e pra menos).

 

Em Bue tínhamos planejado visitar o estádio do Boca, mas depois de tanto perrengue por causa de busão (leia em Transportes), o Rodrigo ficou irritado e não quis fazer o tour, mas seria AR$70 cada.

Quando chegamos ao Caminito havia um casal dançando Tango e eu fui fotografar. O cara perguntou se eu queria fotografar com ele e eu disse que sim. No meio das poses ele disse que era R$20 ou AR$80, mas ele não me falou antes ::vapapu:: . Dei AR$50 e disse que não tinha mais. Depois vi que várias pessoas oferecem fotos assim. A bestona não sabia e caiu nessa. Isso não é passeio, mas to contando pra ninguém cair.

 

Em Ushuaia:

Parque Nacional Tierra Del Fuego – Compramos o transfer no hostel mesmo por AR$200 cada. Achei caro, mas pelo que vimos era o preço. Estávamos contando em pagar AR$90 de entrada, mas não. Acho que tava incluso nos AR$200. Fizemos a Senda Costeira, que leva 3 horas e eu levei 5 pra terminar. Vergonhoso, mas terminei! Ainda morremos de rir com um casal composto por um argentino e uma holandesa que resolveram transar no meio da trilha. Fui tirar uma foto em cima de um morrinho e quando olhei pro lado vi a cena. Claro que chamei o Rodrigo pra ver. Ainda encontramos esse casal mais 3 vezes, incluindo avião pra Calafate (eles tavam indo pra Bue) :lol: . O bus nos pegou no hostel às 9h30 e nos traria de volta ou às 15h ou às 17h em dois pontos de encontro. Como demorei pra terminar a trilha que começou às 11h, fui na van das 17h.

 

Canal de Beagle – Compramos no hostel também porque era o mesmo valor fora. Pagamos AR$400 cada pela Canoeiro. A taxa do porto foi de AR$15 cada. O pessoal do catamarã é muito legal e atencioso. Fizemos paradas nas Islas de los Lobos e de los Pajaros, no Farol e desembarcamos por 30 min na Isla Bridge pra um passeio. O passeio começa às 10h, mas tem que chegar antes no porto pra pagar a taxa. Retornamos ao cais às 13h30 mais ou menos.

 

Cerro Martial – Tínhamos intenção de pagar AR$50 para subir de teleférico, mas tava fechado. Acabamos não subindo a pé porque não tinha ninguém por lá e deu medo de se ferrar sozinhos. Mas valeu a pena, porque tinha muita neve por lá e nunca tínhamos visto neve na vida.

 

Íamos fazer o 4x4 nos lagos Fagnano e Escondido, mas não deu tempo, por causa do tempo ruim que pegamos assim que chegamos, impossibilitando qualquer passeio. Tinha pesquisado e vi que tava AR$650 cada.

 

Em Calafate:

Glaciar Perito Moreno - Compramos o Minitrekking na Hielo y Aventura por AR$800 cada + a entrada do parque por AR$150 para cada brasileiro (leve seu passaporte ou RG). O transfer tá incluso. No busão do tranfer sentei no lado esquerdo e fiquei chateada quando vi que o caminho mais bonito era do lado direito, mas o que eu não sabia é que a primeira vista do Glacial é do esquerdo =). Chorei quando vi, principalmente porque o motorista colocou uma ópera emocionante antes da vista. Fizemos uma parada de 10 min e depois desembarcamos para entrar no barco que leva a gente até o inicio da trilha do trekking. A vista é linda em todos os ângulos. Colocamos os grampones, o guia ensinou como andar e partimos pro Moreno. Foi muito legal e é fácil depois de uns minutos. Tomamos um uísque servido com o gelo do glacial e retornamos à trilha de terra pra fazer um lanche (que levamos). Embarcamos novamente no barco e depois no bus, que nos levou até as passarelas por 1 hora. Achei pouco tempo, mas valeu a pena. Dura o dia todo.

 

Full Day Torres Del Paine – Pagamos AR$920 com um almoço-lanche incluso na South Road. A Flor (do hostel) é amiga da menina que trabalha lá e ligou pra pré-reservar nossos lugares. Quando chegamos só havia 3 vagas: 2 já eram nossas! A entrada do parque custou USD25 cada. Vi um casal pagando AR$250 cada, então a cotação da South Road é boa. Tem que desembarcar ainda na Argentina pra o visto de saída e depois no Chile para o de entrada. O mesmo é feito na volta. Não se pode entrar no Chile com alimentos frescos (como frutas), mas um lanchinho tipo presunto cozido e queijo passa. O passeio dura o dia todo mesmo e é lindo. Pra quem não tem tempo de se hospedar por lá é uma boa opção. Achei que valeu a pena. São umas 3horas de viagem (pra ir e pra voltar), mas a gente dorme o caminho todo e nem percebe. Adorei!

 

Queríamos visitar a Laguna Nimez, mas não deu tempo. A entrada é AR$35 por pessoa. Também iríamos ao cerro Huyliche pagando AR$85 o teleférico, mas também não deu tempo.

 

Transportes:

Em Bue:

Não somos de andar de táxi, então decidimos pegar um busão na frente do Aeroparque até o hostel. Havia lido que era AR$3,20 a passagem. Já tinha AR$100 de outra viagem em casa e seria o suficiente antes de fazer o câmbio.

Fui trocar e comprei um chocolate. Minha surpresa foi pagar AR$60. Fui burra porque nem perguntei o preço ::putz:: .

Ao subir na linha 45 descobrimos que não aceitavam notas (em Bariloche andamos de ônibus com notas, por isso nem cogitei o contrário). Descemos e fomos atrás de moedas. Só no Banco de La Nacion trocam e apenas AR$5. Cada um de nós trocou uma vez e fomos pegar o busão de novo. Nossa surpresa foi descobrir que eram AR$7 cada e só tínhamos AR$10. Sorte que um argentino também vindo do aeroporto se ofereceu para pagar uma das passagens.

Depois disso corremos a cidade toda para achar um lugar que trocassem moedas e nada. Foi um custo danado. Conseguimos o suficiente para chegar ao bairro La Boca (AR$5 cada). Para voltar fomos até o final da linha 64 (se não me engano) e compramos os tickets com notas (AR$5,50 cada). Pedimos troco em moedas, mas o ônibus que só aceita moedas disse que não tinha. Moeda na argentina é ouro! Tinha lugar que sua moeda valia mais que o valor dela.

Pra voltar ao Aeroparque na manhã seguinte usamos táxi (AR$85) por dois motivos: 1 – não tínhamos moedas. 2 – era cedo demais pra esperar um busão (6h).

 

Em Ushuaia nos hospedamos perto da rua principal e só usamos táxis ou remix para sair do aeroporto (táxi AR$53), para chegar ao Cerro Martial (taxi AR$60), para partir de lá (Remix AR$66) e para voltar ao aeroporto (remix AR$88).

 

Em Calafate não usamos táxi ou busão público, porque era tudo feito de vans ou bus que nos pegavam no hostel. Como havia lido, o aero é bem longe da cidade, então compramos transfer na Ves Patagônia ainda no aeroporto. Ida e volta custou um total de AR$120 cada pessoa.

 

Alimentação:

Em Bue

Almoço no restaurante Poker na 9 de Julio perto do Hostel sentido Florida = AR$259. Eu comi bife de chorizo com batata frita e suco de laranja e o Rodrigo, costela com batata frita e refri. Atendimento ok, comida boa, ambiente legal, mas a faca tava mais cega que Stevie Wonder e até doeu meu dedo pra cortar a carne.

Jantamos no El Tablón na 9 de Julio em frente a estação de metrô 9 de Julio = AR$119. Comemos uma pizza grande meia mussarela com meia presunto e queijo e tomamos cada um, um refri. A grande é bem grande e sobrou. Tem a versão chica, que talvez seja suficiente para duas pessoas. O rest é bem legal, tudo enfeitado com camisas de times de todo o mundo.

No Hostel Fiesta o Digo tomou uma cerveja Isenbeck de 1 litro por AR$25.

Churros ruim, duro e gelado no Bairro La Boca por AR$5

Café da manhã no aeroporto por AR$65. Comemos uma baguete de presunto e queijo. Para beber compramos uma Coca 600ml na máquina de refri por AR$15.

Volta: comemos em frente ao Aeroparque, naquele trailer que tem lá. Hamburguer, sanduiche de linguiça e refri de 600ml deu AR$57.

Depois comemos dentro do portão de embarque 2 empanadas e uma lata de refri por AR$67

 

Em Ushuaia –

Almoço (rola a siesta de 13h ás 17h, então só tinham 2 opções de comida e as duas eram lanches. Fomos na mais cheia)na Gélido Icebar = AR$176. Fica na San Martín 1207. Comi hamburger com batata e refri e o Rodrigo, super Pancho (hot dog) com batata e refri + 2 empanadas.

Churros delicinha na ‘Churros’, que fica na San Martín = 2 por AR$7.

Para jantar compramos no mercado La Anônima 4 pães de hamburger, 4 carnes de hambúrguer, queijo cheddar + uma garrafa de 1,5 de Coca por AR$62,50.

Chocolate quente maravilhoso e viciante na Del Turista por AR$16 a xícara grande. Voltei lá mais 2 vezes.

Para levar no passeio ao parque fomos ao La Anônima e compramos pão de forma, presunto e queijo + uma garrafa de 500ml de Coca, bolacha e salgadinho por AR$92.

Jantamos no La Estancia na Gob. Godoy, 155 = AR$325. Comemos parrilla de chorizo que tava maravilhosa. Foram dois bifões. O Rodrigo também comeu purê de batata. Tomamos 2 refris.

Tomamos 2 chocolates quentes no catamarã durante o passeio e custou AR$35 cada.

Fomos almoçar no Gélido de novo (porque já passava da 13h) = AR$160. 2 empanadas, batata, hamburguer e Pancho. O mesmo da outra vez (temos um problema sério com isso).

Sorvete na Heladeria Gadget = AR$78. O Rodrigo provou o sabor Calafate e gostou. Eu achei que não tinha gosto de nada.

Jantamos no Bar de Pizza = AR$152. Eu comi uma brotinho de mussa e o Digo, 3 empanadas. Tomamos refri. A taxa de serviço foi de AR$7 cada pessoa.

Na chocolateria Laguna Negra compramos 100g de Marroc por AR$44. Maravilhoso!

Almoçamos no Café Bar Banana um pouco antes do 12h porque íamos para o aeroporto e não tinha opção de comida porque só abrem às 12h (pra fechar às 13h pra siesta, vai entender). Deu AR$173. Comemos hambúrguer com batata e refri.

PS.: Não nos juguem por comer mal, é que não gostamos de frutos do mar, peixes... Somos chatos pra comer.

 

Em Calafate:

Jantamos parrillada no Rick’s, na Libertador = AR$300. Era carne demais. Veio chorizo, frango, cordeiro, linguiça, salsicha e outros não identificados. Tomamos refri.

Fomos ao mercado La Anônima comprar lanche pra levar ao passeio do Glaciar. Compramos pão de forma, presunto, queijo e duas cocas de 500ml por AR$79.

Tomamos chocolate quente no parque dos glaciares por AR$50 cada. Compramos um e vieram dois. Não sei se foi sem querer.

Jantamos no Pura Vida, na Libertador 1876 = AR$136. Quem nos indicou foram o Juan e a Flor do hostel. O rest é lindo e muito legal. Comemos 3 empanadas, incluindo de cordeiro e tomamos refri, porque não estávamos com muita fome, mas tem uns pratos bem interessantes lá, tipo coelho. A comida é caseira, inclusive o pão de entrada e a massa da empanada. Amei! A melhor empanada do mundo. A taxa de serviço é de AR$12 cada.

Tomamos um chocolate quente na saída do Chile por 2500 pesos chilenos = AR$50. Achei ruim, porque acho que é feito com leite em pó (não gosto) e tinha pouco chocolate.

Jantamos no La Lechuzitta, na Libertador, 1222 = AR$312. Comemos 2 bifes com batata e vinagrete (eles chamam de salsa) e tomamos refri. A taxa de serviço é de AR$14 cada. É ótimo pra quem tem crianças, porque tem vários brinquedos no fundo.

 

Total de gastos para 2: (vou colocar entre parênteses o valor equivalente em reais tanto do câmbio oficial sem taxas do dia 20/05/2014 quanto do câmbio que eu fiz)

 

PASSAGENS e TAXAS: R$2.620 + AR$209 (oficial = R$57 – paralelo = R$46,45).

HOSPEDAGEM: AR$2.610 (oficial = R$717,50 – paralelo = R$580)

PASSEIOS: AR$4970 (oficial = R$1.365,75 – paralelo = R$1.104,45) + USD50

TRANSPORTES: AR$620 (oficial =R$170,10 – paralelo = R$137,80)

ALIMENTAÇÃO: AR$2.975 (oficial = R$817,85 – paralelo = R$661,15)

TOTAL: AR$11.334 + R$2.620 + USD50

Pelo oficial = R$5.735 + USD50

Pelo paralelo = R$5.138,70 + USD50

Lembrando que esse valor é para 2 pessoas.

 

PN Tierra del Fuego 10338707_724129910963577_1323048502994101198_n.jpg

PN Tierra del Fuego 10308335_724125824297319_6814970943770672299_n.jpg

PN Tierra del Fuego 10295749_724131427630092_2765729231168686653_n.jpg

Canal de Beagle 10325133_724127080963860_4388229512740599501_n.jpg

Canal de Beagle 10372017_724130820963486_7484304911486701948_n.jpg

Canal de Beagle 10363654_724132497629985_1063804170150800922_n.jpg

Cerro Martial10157253_724133177629917_2982778368207640096_n.jpg

Cerro Martial10339589_724134537629781_8785124026154337932_n.jpg

Glacial Perito Moreno1901227_724443390932229_7686115866004498482_n.jpg

Glacial Perito Moreno10307370_724447777598457_4676873451339728582_n.jpg

Glacial Perito Moreno10352835_722805294429372_8921715829473123714_n.jpg

PN Torres del Paine10273865_724457057597529_2829509904194857684_n.jpg

PN Torres del Paine10325651_724451047598130_4664848707104858595_n.jpg

PN Torres del Paine10402489_724462770930291_7770004646891661527_n.jpg

 

Mais fotos de El Calafate com TDP https://www.facebook.com/media/set/?set=a.724476854262216&type=1&l=53527e154c

Ushuaia https://www.facebook.com/media/set/?set=a.724140784295823&type=1&l=206f74cf12

BsAs https://www.facebook.com/media/set/?set=a.721744514535450.1073741840.100000997255833&type=1&l=0a0e4758a9

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Seu relato é praticamente um guia atualizado!! Otimas informações sobre onde e o que comer! Também sou super chato para comida. Frutos do Mar e peixes não me agradam. Tambem não como muita carne. Acho que vou sofrer sem verduras na argentina hahaha.

 

Mas realmente o relato esta de parabéns, todas estas informações irão me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Legal suas dicas, muito boas mesmo, eu pretendo fazer um roteiro bem parecido com o seu, até em relação em quantidade de dias, porém não ficarei em Buenos Aires, pois já conhecemos.... irei a Ushuaia e depois a El Calafate... Pretendo fazer o Full Day em Torres del Paine e o restante tbm bem parecido... mas sem nenhum tipo de treking, pois estarei com minha filha de 2 anos e meio...

 

Você acha tranquilo ir com criança? Eu irei em Janeiro, verão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Legal suas dicas, muito boas mesmo, eu pretendo fazer um roteiro bem parecido com o seu, até em relação em quantidade de dias, porém não ficarei em Buenos Aires, pois já conhecemos.... irei a Ushuaia e depois a El Calafate... Pretendo fazer o Full Day em Torres del Paine e o restante tbm bem parecido... mas sem nenhum tipo de treking, pois estarei com minha filha de 2 anos e meio...

 

Você acha tranquilo ir com criança? Eu irei em Janeiro, verão...

 

Oi! É super tranquilo. Só agasalhar a princesinha e tudo certo. No parque em Ushuaia não vai rolar a Senda Costera, mas tem muitas outras alternativas, incluindo o passeio de trem.

O treking realmente não rola, mas ver o glaciar da passarela ou de barco já vale muito a pena.

Em relação ao full day a TDP, a viagem é longa (umas 3 horas). É bom perguntar na South Road se é comum crianças pequenas irem a este passeio e tals.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...