Ir para conteúdo

Budapeste, Cracóvia, Praga, Ceský Krumlov e Viena


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Hoje faz exatamente uma semana que voltamos da nossa viagem. Fui tudo ótimo, saiu tudo dentro do esperado e valeu muito. Vou tentar colocar aqui algumas dicas sobre cada cidade. Fiquei na dúvida se este era o local adequado para este post, mas como é aqui que as pessas vem buscar dicas para suas viagens vou postar aqui por enquanto.

 

BUDAPESTE (3 dias): Cidade linda, encantadora, com paisagens magníficas formadas às magens do danúbio. Fizemos a visita ao Parlamento (muito bonito) mas não conseguimos visitar a Ópera. A vista da cidade que se tem a partir da Cidadela é fantástica.

Albergue: Red Bus. "Mais ou menos". A localização é boa mas não gostei muito do staff, em todas as paredes tinha avisos de que era proibido alguma coisa, e as instalações eram as mais simples possíveis. Limpo.

 

CRACÓVIA(3 dias): Fomos de Budapeste à Cracóvia em trem noturno, no sleeper car. A viagem não foi tão tranquila como em outros trens noturnos que já peguei. O trêm (especialmente o freio) era muito barulhento. Passa-se por duas fronteiras nesta viagem (Hungria/Eslováquia e Eslováquia/Polônia) e, obviamente, em cada uma é necessário levantar, apresentar passaporte, aquela coisa toda. A cidade é bem legal, mas gastamos boa parte do tempo fora dela (nas proximidades) visitando o campo de concentração de Auschwitz e a mina de sal em Wieliczka. Em Auschwitz (na verdade é na cidade de Oswiecim)pode se visitar dois campos, Auschwitz I e II. É muito impressionante para quem se interessa pelo assunto. A visita à mina de sal também é muito interessante e vale a pena apesar de ser cara (40 Zlots). Em Auschwitz pode se entrar de graça ou pegar uma visita guiada, o que também é caro. Fora estes preços, a Cracóvia foi o lugar mais barato de todos, fora que 1 Zlot custa pouco menos do que 1 Real, facilitando as contas. Foi o lugar em que mais tivemos dificuldades de comunicação. Muita gente não gosta nem de tentar falar inglês ou alemão, virando a cara algumas vezes, mesmo na estação de trêm ou no comércio. Até encontrar o único guichê de passagens internacionais, onde tem uma criatura que fala inglês, passa-se um belo aperto. Como é uma cidade universitária há muitos jovens, a quem tínhamos que apelar muitas vezes pendindo informações em inglês.

Alguegue: STUDENT HOTEL #379;ACZEK. Por algum motivo que não entendi, a nossa reserva estava cancelada quando chegamos lá. Porém, acabaram dos dando prontamente um quarto melhor (com banheiro) e cobraram bem mais barato do que o nosso quarto que havia sido reservado. Não era assim muito perto do centro, mas dava para ir a pé. O lado ruim é que não havia nenhum suporte "turístico" do staff, que mal falava inglês. Na verdade trata-se de uma casa do estudante para os univesitários da cidade, que também recebe alguns turistas.

 

PRAGA(3,5 dias): Novamente trem noturno, no sleeping car. Desta vez pelo menos só havia uma fronteira. Praga também é muito bonita, com muitos edifícios históricos e muita coisa para ser vistar. A visita ao complexo do castelo de Praga vale a pena. Queríamos visitar o famoso e velho cemitério judeu, mas para isto fomos obrigados a comprar um "kit ingresso" com direito a visitar várias sinagogas além do cemitério. Foi interessante, mas acaba sendo muita sinagoga para quem não tem muita relação com os judeus. Impressionante o número de turistas na cidade.

Albergue: Art Prision Unitas. No mesmo prédio fica a Pensão Unitas e a Art Prision. A Art Prision fica nos porões e os quartos são as antigas celas de uma prisão dos tempos do comunismo. Muito bem localizado, bem organizado, muito bom, dá para recomendar.

 

CESKÝ KRUMLOV (1,5 dias): Muito encantadora, vale a pena. Estava bem calma devido a época e o castelo infelizmente estava fechado à visitas, por ser inverno, mas pelo menos foi possível subir na sua torre.

Albergue: Pensiona Adalbert. Excelente. A uma quadra da praça central. Só estávamos nós na pensão, então o tratamento dispensado pelos proprietários foi muito bom. Tenho a impressão de que nos colocaram num quarto melhor do que o que tínhamos reservado. Banheiro novinho no quarto, bela mobília, ótimo café da manhã. Recomendo.

 

VIENA (4 dias): Muito legal, muitos e muitos museus interessantes, belos palácios. Há muito o que se ver na cidade. Visitamos basicamente o Schönbrunn, Museu das Carroagens, Hofburg, Museu da Mobília, Cripta dos Imperadores, Cemitério Central (túmulos dos músicos), Museu de Tecnologia, Stephans, Museu de História Militar. Este último é muito bom para quem se interessa pelo assunto, mostrando detalhadamente 5 séculos de guerras em que a Austria se envolveu, incluindo as duas mundiais. Compramos um ticket de metro/bonde/ônibus de 8 dias, como estávamos em duas pessoas (valida-se "dois dias por dia"). Valeu a pena pois andamos muito de metrô e bonde

Albergue: Ruthensteiner. Bom, perto da estação de metrô. Incomodou um pouco o fato de pegarmos no quarto ao nosso uns caras barulhentos. Teve também uma inesperada briga feia de um casal de orientais num quarto no nosso andar, no meio da noite. Esperava um pouquinho mais do café da manhã, já que era pago (2,5 Euros). Foi de longe o mais caro da nossa viagem, até por ser Viena.

 

A quem planeja viajar nesta época, vale chamar a atenção sobre algumas desvantagens. Os dias são bem curtos, começando a escurecer a partir das 15:30! Às 17:00 já era completamente escuro. Isto pelo menos nos obrigava a ir mais cedo para cama e descansar mais. Encontra-se também algumas atrações fechadas (não muitas) e muitos horários de reduzidos (atrações fechando mais cedo). O tempo também não ajuda, sendo raros os dias de sol, porém o frio também tem seu charme e a neve é uma belíssima atração para nós turistas Brasileiros. Os preços são bem melhores nesta época e não há tantos turistas.

 

Bem, quem quiser mais algum detalhe é só perguntar.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Olá Dickson,

 

excepcional seu relato, parabéns!! São cidades muito interessantes, acessiveis, belissimas mas que nao fazem parte do roteiro da maioria dos brasileiros que visitam a Europa. Com certeza esse é o espaço para relatar sua viagem e foi otimo voce ter feito isso porque nenhum desses lugares mereceu um texto por aqui ainda. Seria pedir muito contar um pouquinho mais sobre cada cidade???

 

Estive em junho desse ano viajando pela Polonia e Republica Tcheca, Cracovia é uma cidade muito viva, cultural, totalmente diferente de Varsovia, a capital. Praga está entre as três cidades mais bonitas da Europa, sem duvida alguma! Não tive tempo de passar em Cesky Krumlov mas todos falar muito bem de lá.

 

Uma duvida: se vc esteve tão perto porque não parou em Bratislavia?? Que lado é mais bonito, Buda ou Peste??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Thiago,

 

Não fomos até Bratislava porque o tempo infelizmente era limitado. E realmente acho que não teria dado reduzir o tempo em nenhuma das cidades. Pois é, entre Buda e Peste, é realmente difícil dizer qual é mais bonito, pois cada lado tem suas características e a beleza de Budapeste está muito no conjunto das duar margens do Danúbio. Buda tem a parte histórica mais concentrada, no alto da colina.

Vou tentar escrever mais um pouco sobre cada cidade quando sobrar mais um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Dickson,

 

Ceský é um doce de cidade, né? Eu amei. Uma pena que o castelo fecha pq é lindo lá dentro, até uma pequena e muito bem decorada igreja tem, além do teatro particular. No outro teatro tb nao entrei, comi mosca com os horários.

Budapeste é um espetáculo, o Furdo Gellert é demais, me senti nos anos 30 lá dentro. Voce foi na ilha magaret? É magaret mesmo? Enfim, eu nao fui e queria saber como é.

Eu fui na Ópera mas nao fui no Parlamento, também comi mosca, pq toda vez que eu viajo com meu quase marido, a gente nao programa nadica de nada. A coroa com a cruz torta em cima está em esposicao lá??? Pq na igreja Sao Mathias em Buda tinha a cópia e eu perguntei onde estava exposta a verdadeira e disseram que no Parlamento.

Nao falei que Viena merecia os 4 dias. É uma cidade linda! Tenho as melhores recordacoes possíveis de lá, cidade linda + apaixonadíssima.

Que bom que aproveitou bastante.

Ah, quanto aos dias escuros, é mesmo um saco, eu chego no trabalho no escuro e saio no escuro também. Os dias passar a ficar mais longos a partir do comeco do inverno. Os dias mais longos sao os da primavera.

 

Dri.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Dri,

 

Realmente, Krumlov é fantástica, imperdível. Viste os ursos na entrada do castelo? Li a placa em inglês dizendo "não alimentem os ursos" e fiquei pensando que estava confundindo as palavras, pensei: "como é que vai ter urso lá em baixo??" E tinha mesmo! Não fui em nenhuma daquelas ilhas em Budapeste. A gente sempre acaba comendo mosca em algumas situações. Demos com a "cara na porta" algumas vezes nesta viagem, especialmente por causa dos horários mais limitados das atrações. Sempre acaba-se perdendo alguma coisa importante, mas faz parte. Sim, a coroa do São Estevão original estava lá no Parlamento sim, com a cruz torta, e nos explicaram que havia uma cópia na São Mathias :-) A são Mathias é aquela maior e principal de Buda, junto àquele monumento dos pescadores, não é? Mas não vi a réplica da coroa, estava em alguma sala em que se tinha que pagar extra para entrar? Viena valeu os 4 dias com certeza e ainda faltou tempo (sempre falta). A tua dica valeu, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

estou neste momento na biblioteca publica de vienna e nao sei se vou amanha para bratislva ou direto apra budapeste sem passar na eslovaquia... algeum pode me diyer se vale mesmo a pena ir ate bratislava..... se puder responder urgente pois so tenho hoje para decidir... eu ficarei muito grata.... Adriane

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ah.. ja ia me esquecendo.. eh verdade quanto ao escurecer cedo, achei tao engracado, achei que me relogio havia parado ou algo assim, porque haviam muitas pessoas na rua indo passear e escuro, escuro.. achei que fossem mais ou menos 9 da noite quando recem eram 4 da tarde... mas a noite por aqui tambem eh divina.. vale a pena!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Adriane,

 

apesar de nao ter ido a Bratislavia, conheci muitos amigos de lá. Se vc tiver tempo, vale a pena passar para conhecer uma das capitais mais tranquilas de toda a Europa, sem grandes atrativos mas muito doce, como a maioria do povo eslovaco (bem diferentes dos tchecos...). Não vá gastar mais de dois dias para ela mas já que está no caminho, por que não?? Muitas vezes destinos "obscuros" nos revelam grandes surpresas. É pagar pra ver.

 

Ate logo

 

Thiago de Sa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...