Ir para conteúdo

Buenos Aires - relatos e opinião sobre argentinos.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá amigos, como sou novo aqui vou postar sobre a viagem que fiz a Buenos Aires no fim do ano passado, espero que possa contribuir um pouco, são 3 posts que fiz em meu blog e que foram bastante visitados ...

 

O primeiro é sobre a rivalidade entre Brasil x Argentina ...

 

segue:

 

Buenos Aires capital da Argentina.

 

 

20120319230957.jpg

 

Buenos Aires é um espetáculo de cidade, repleta de atrações onde o moderno se mistura ao antigo e faz da cidade um show, mas sem dúvida o fato que mais me chamou atenção foi a cultura e boa educação do povo portenho e principalmente a inexistência da rivalidade que a globo criou aqui no Brasil.

Antes de viajar eu estava um pouco receoso, já que era a semana de um jogo entre Brasil e Argentina, imaginava eu talvez um clima meio hostil por ser brasileiro, mas depois que cheguei lá vi que a rivalidade existe, mas não é da mesma forma que certos narradores de determinadas redes de TV fazem questão de difundir, criando um clima de guerra entre o povo de dois países irmãos.

Fui muito bem tratado por todos os Argentinos com que tive contato, fiquei quase uma semana andando pra tudo que é canto lá, e não vi sequer um ato que pudesse ser considerado como hostilidade, muito pelo contrário em todos os lugares em que estive recebi elogios a meu país, muitas pessoas me parabenizavam pelo futebol do Brasil, em alguns lugares em que eu e meus amigos conversávamos em português, logo se aproximava alguém e perguntava - brasileño? – sim – Ah...Me gusta mucho Brasil... bla bla bla...

 

20120319231116.jpg

 

Antes de eu ter ido pra lá eu ouvia meu amigo, Otavio me dizer que o povo de lá, não tinha o povo brasileiro como “inimigo” (coisa que de certa forma acontece aqui) e que eles gostavam muito do Brasil e tals, ele admira muito a argentina e até então eu não entendia por que... Eu que já vi diversas vezes brasileiros tratando mal Argentinos em SC, nas praias e tals e não foi uma nem duas vezes, foram muitas, inclusive em uma determinada vez eu e outro amigo estávamos indo pra praia quando ao avistar um carro argentino ao lado meu amigo sem mais e sem menos abriu a janela e gritou, “o Argentino FDP, aqui é Brasil!!!” e mostrou a camisa do Brasil para os caras que estavam no carro do lado na estrada, na hora eu ri, mas agora depois de ter voltado e ser muito bem tratado lá, fico pensando o que levou meu amigo a fazer isso? O Gavião Bueno e suas idéias furadas “pró guerra” e rivalidade entre povos!?

Quando eu andava com a camisa de meu time por lá (andei quase todos os dias na verdade), logo alguém vinha - El Paranaense bla bla bla... Em um momento um piazão com a camisa do River Plate, venho até mim, isto no domingo um dia após o jogo do Brasil, me parabenizou pelo futebol da seleção do Brasil e disse “Brasil es siempre mejor” ai falou algumas coisas sobre futebol que não entendi direito e mencionou El Paranaense, eu disse eliminamos vocês – “sí sí, me recordo”, muita gente vinha até mim, perguntar “Cómo está el Paranaense en el campeonato brasileño” . Alegrou-me bastante saber como é bem conhecido meu Furacão lá, já nosso rival ninguém sabe que existe!

Depois fiquei sabendo que o jogo do Atlético PARANAENSE x Botafogo pela Sulamericana passou ao vivo lá em Buenos Aires.

 

 

20120319231228.jpg

 

Quando assisti Brasil x Chile, em nenhum momento ouvi o narrador local falar um A que fosse, tentando criar uma rivalidade conosco, pelo contrário foi uma imensidade de elogios ao futebol brasileiro, lembro de uma das frases que ele colocou que foi “é sempre bom ver o Brasil jogar, é um colosso, nos enche os olhos o futebol apresentado pela seleção brasileira” ou mais ou menos isso(foi o que entendi do espanhol dele), assim como pude comprovar pessoalmente, foram muitos elogios ao Brasil e nenhuma hostilidade.

Enquanto escrevo este post estou vendo o CQC, pensar que semana passada eu estava vendo “El CQC” o original, na Argentina, é idêntico, todos os barulinhos, os efeitos, o cq teste (que tem outro nome lá), o top five da tele argentina, mas a diferença é que ancora do programa é uma mulher ao invés de um carequinha (se bem que tem um repórter careca lá), só pra mencionar...

Quando estava me despedindo do pessoal do hotel, o “tiozinho” que era o recepcionista me viu com a toca da Argentina (uma das peças portenhas que comprei, assim como calça, camisa oficial entre outras coisas) me disse pra eu tirar a toca quando chegar ao Brasil, pra não apanhar... - eu disse pra ele que justamente, vou usar a toca pra o primeiro idiota que vir se engraçar comigo escutar umas argumentações boas sobre como fui recebido na Argentina e como pude comprovar o carinho que eles têm pelo nosso país e nosso povo, é outra idéia, posso crer que eles entendem melhor, que uma integração sul americana é muito melhor do que criar uma antipatia por piadas idiotas e insinuações hostis feitas por determinados formadores de opiniões, que tem o poder de ter um microfone e uma câmera direcionada a milhões de pessoas que nem sempre se preocupam em pensar se o que alguns querem que as pessoas acreditem e absorvam é realmente certo. Logo que cheguei em Curitiba no aeroporto já vi uns boca de burro olhando torto, e em um posto de gasolina um frentista resmungou não sei o que para o outro mas depois que ouviu eu falar em português ficou um tanto perdido, pois acredito que achou que eu era argentino.

 

 

20120319231340.jpg

 

Logo postarei mais sobre Buenos Aires, mas espero que possa ter passado a idéia principal deste post, que a imagem que tentam colocar pra nós que “los hermanos” são rivais, inimigos ou sei lá o que, é invenção da mídia nacional e sei que muita gente absorveu isso, lamentavelmente. Pelo menos em todos os dias em que estive lá não notei nem vestígio desta tal rivalidade tão enfatizada por aqui, mesmo em uma semana de eliminatória de copa do mundo e a Argentina passando por um momento complicado. Portanto espero que quem tenha lido este texto saiba que os Argentinos não são o que “alguns” dizem, transformando-os em “inimigos” ou “rivais”, rivalidade existe, mas não sai de dentro dos campos de futebol, como acontece aqui. Mas sei lá cada um acredita no que quer, uns acreditam na TV outros não.

...

 

http://locomundojapa.blogspot.com/2009/ ... uerra.html

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

segunda parte ... é sobre a cultura do povo portenho....

 

segue:

 

Amo meu país Brasil, amo meu estado Paraná e amo minha cidade Curitiba, mas confesso que me apaixonei por Buenos Aires! Me gusta mucho!

Me apaixonei por Buenos Aires por uma série de fatores, a começar com um dos fatores que mais me chamou atenção, a cultura.

Teatros, museus e bibliotecas estão espalhados por toda cidade, mas nada se compara a quantidade de livrarias, somente a cidade de Buenos Aires tem mais livrarias que todo o Brasil, ou, por exemplo, somente na Avenida Corrientes (importante Avenida na cidade, caracterizada pela quantidade de livrarias) existem mais livrarias que em todo o Peru ou Chile.

 

20120522002557.jpg

 

Me impressionou também, além das muitas livrarias espalhadas por todos os cantos, as pessoas lendo livros, revistas e principalmente jornais em todo lugar. Achei muito interessante o fato de as pessoas comprarem jornal e deixarem nos cafés, lanchonetes, etc. para que outros possam ler também. Bem legal isso, lembro de uma cena que vi enquanto esperava o metro, quando um “tiozinho” que estava andando ao nosso lado olhou dentro do lixo e viu um jornal “El Argentino” (jornal de distribuição gratuita) jogado, mas que ligeiro o Senhor enfiou a mão na lata de lixo e tirou o jornal lá do fundo e deixou em cima da lata, de modo que alguém pudesse pegar e ler o jornal, que estava em boas condições, então ele nos olhou e disse – “Es un pecado El argentino en Basura”.

Buenos Aires é uma das cidades no mundo com mais jornais circulando fato este que permite com que as informações não fiquem na mão de um mesmo grupo como acontece aqui no Brasil, por exemplo, onde “os poderosos” têm o monopólio sobre os meios de comunicação e são poucos os meios alternativos de informações (impressos).

 

 

20120522002657.jpg

 

Lá existem os tradicionais “jornalões”, por outro lado existem muitos jornais com opiniões diferentes, que podem mostrar versões diferentes dos fatos. (tive oportunidade de estar lá bem na época da “ley de medios audiovisuales” e pude notar que a opinião do povo é bem dividida a respeito.)

Já que tinha me referido ao “tiozinho” do metro, outra coisa que notei, muita gente lê dentro do metro.

 

 

20120522002921.jpg

 

Além da quantidade de livrarias, vi muitos teatros e pelo que pude perceber estão sempre cheios, pois as filas estavam bem longas, também enriquecem a cena cultural da cidade, museus, que somente administrados pela cidade são dez, ainda existem os museus administrados pelo governo nacional e também alguns administrados por fundações. E por fim bibliotecas, a cidade dinamiza 26 bibliotecas públicas que contam com mais de três centenas de milhar de exemplares. Existem ainda muitas bibliotecas dependentes dos diferentes poderes da nação, assim como das diferentes universidades que se encontram na capital.

 

20120522003017.jpg

Outro fator que me chamou muitíssima atenção foram as pichações, que em sua maioria tem sentido e não é um monte de rabiscos. As pichações transmitem idéias, grande parte se referem a política e protestos dos mais variados tipos, eu achei muito legal, pois eles fazem nas paredes o que eu faço neste blog, conscientização!!! hehe!

 

 

.................

 

http://locomundojapa.blogspot.com/2009/ ... fazer.html

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

a terceira e última parte por onde andei por lá....

 

segue

 

Na semana em que estive em Buenos Aires, tive muito prazer de conhecer parte das atrações turísticas da cidade, que não são poucas, a cidade realmente é repleta de atrativos turísticos. Infelizmente não pude conhecer tudo, mas vou citar alguns dos locais que fui ou pelo menos alguns lugares que mais gostei, já que tem muita coisa pra conhecer em Buenos Aires.

 

 

20120617203357.jpg

 

O Primeiro destino foi LA BOCA, o bairro onde está localizado o famoso estádio do Boca Juniors, “LA BOMBONEIRA” (conhecer este estádio foi um sonho realizado), pode-se visitar ao interior do estádio, vale a pena comprar as entradas para fazer o passeio, que além de dar a oportunidade de conhecer o museu boquense, permite à entrada as dependências de “La Bomboneira”. Existe ainda a opção de entrar na Bomboneira acompanhado por um guia, é um passeio mais completo, porém este passeio somente é feito em determinados horários. O bairro de “La Boca” é um pedaço a parte de Buenos Aires, ali o clima é outro, uma sensação muito louca. No Bairro de “La Boca” está localizado também o “CAMINITO” uma das atrações imperdíveis de Buenos Aires, foi ali que eu juntamente com meus companheiros de viagem, experimentamos a tradicional “PARRILLA” o churrasco argentino, que é servido sobre uma espécie de grelha (Parrilla) na mesa mesmo, sinceramente não gostei, e da nossa equipe, somente eu e mais um amigo comemos, o resto da galera não fizeram questão de comer, pois a carne é meio mal passada e sem tempero algum. Pra quem gosta de carne mal passada é um bom pedido. No Caminito pude contemplar o que de fato não poderia deixar de ver em Buenos Aires, uma apresentação de TANGO.

 

 

20120617203506.jpg

 

 

CASA ROSADA e PLAZA DE MAYO- Simplesmente em pensar que eu estive dentro de um dos mais importantes locais do mundo, onde foram feitos os mais importantes pronunciamentos de toda a história da Argentina, me dá um arrepio, conheci os interiores da Casa Rosada, vi onde a Evita e JP Perón fizeram seus discursos e pude ver onde ainda hoje são tomadas diversas decisões importantes daquele país. Na Plaza de Mayo também existe uma energia muito louca, não sei se é o fato de saber que ali milhares de pessoas protestaram, choraram, exigiram, enfim, daquela praça o povo Argentino contemplou fatos decisivos na história Argentina. A Plaza de Mayo está localizada na região central de Buenos Aires, foi a partir desta região que a cidade começou a se construir, a praça é cercada de diversos prédios históricos, além da Casa Rosada, estão a Catedral Metropolitana, o Banco de La Nación Argentina, Cabildo entre outras. Em um dos edifícios vizinhos a Casa Rosada ainda está exposta as marcas de tiros resultantes da disputa do exercito contra a marinha no ano de 1955, se não estou enganado, achei muito interessante.

No centro de Buenos Aires está localizada a Avenida Corrientes, uma das mais importantes Avenidas de Buenos Aires, nesta Avenida impressiona a quantidade de livrarias e sebos, só pra se ter uma idéia, apenas nesta avenida existe mais livrarias do que em todo Chile. Além de muitas livrarias, ali também estão localizados alguns dos principais e mais famosos teatros de Buenos Aires, um verdadeiro show da cultura Argentina (saiba mais sobre a cultura Argentina, clique aqui e leia "CULTURA DE FAZER INVEJA").

Ainda na Av. Corrientes no cruzamento com a MAIOR AVENIDA DO MUNDO, a AVENIDA 9 DE JULHO, está localizado um dos principais cartões postais da cidade, o imenso OBELISCO, que comemora 4 feitos, cada um deles escrito em um dos lados do monumento que mede 67,5 metros.

 

Está escrito em cada lado do Obelisco:

 

1. Quatro séculos da fundação da cidade por Pedro Mendoza, em 1536.

2. O local exato onde a Bandeira Argentina foi içada pela primeira vez, na torre da Igreja de San Nicolás de Bari, em 23 de agosto de 1812.

3. A segunda fundação da cidade por Juan de Garay, em 1580.

4. A declaração de Buenos Aires como Capital Federal da Nação.

 

 

20120617203620.jpg

 

 

Outros atrativos interessantes estão no bairro “PALERMO”, aliás, este bairro oferece uma grande quantidade de lugares para se conhecer, um deles, cheio de história, é o MUSEU EVITA, que proporciona emocionantes momentos do que viveu Eva Perón, uma das mais importantes personalidades Argentinas, ali é possível acompanhar uma parte fundamental da história do país. Por falta de tempo, infelizmente foi o único museu que visitei entre dezenas espalhados pela cidade.

Pra quem gosta de animais o ZOOLÓGICO de Buenos Aires é um espetáculo, foi fundado a mais de cem anos, é bem completo e diversificado, permite que se comprem comidas para dar para a maioria dos animais, reserve quase um dia para conhecer todo o Zoo, que além de muitos animais, aquário, selva subtropical, biblioteca e etc apresenta uma série de obras de arte, além de uma arquitetura que reproduz obras clássicas de todo o mundo. Outro passeio bem legal para fazer é conhecer o JARDIM JAPONÊS, um lugar muito bonito que transmite muita paz, é uma cópia dos jardins tradicionais, existentes no Japão. Ainda no bairro Palermo se pode visitar o planetário, que apesar de eu não ter conseguido entrar porque fomos na segunda-feira e neste dia é fechado (assim como o zoológico, museu e uma serie de coisas) é uma atração bem interessante.

 

20120617203852.jpg

 

No bairro do RETIRO é possível conhecer a ESTAÇÃO DE TREM que leva o mesmo nome do bairro, no dia que fui lá levei sorte de ver a filmagem da banda cover dos Beatles, os “The Beats”, sobre a estação de trem, era uma homenagem ao lançamento mundial de um “Box” comemorativo aos Beatles, me parece. Em frente à estação de trem está a TORRE DOS INGLESES que por sua vez tem a frente (ou ao lado) o MONUMENTO DOS CAÍDOS NA GUERRA DAS MALVINAS, na região também estão localizados alguns dos mais luxuosos hotéis da cidade e também um dos principais edifícios da cidade o EDIFÍCIO KAVANAGH, que é considerado um ícone da modernidade de Buenos Aires. Ali pertinho está localizada a Rua Florida, que um dos principais centros comerciais da cidade, muitas lojas espalhadas por toda a rua (que na verdade é um calçadão) e diversas pessoas ficam abordando a quem passa naquela rua na tentativa de levar para dentro das lojas, para que se compre, à noite o meio da rua fica repleto de “tudo que é tipo de ambulantes” que vendem artesanato, livros, dançam tango ao ar livro, cantam opera, e muitas coisas mais, é bem legal.

Por fim no último dia acordei cedo pra ir conhecer o estádio Antonio Vespúcio Liberti, mais conhecido como MONUMENTAL DEL NUÑES, infelizmente a visita ao interior do estádio é apenas após as 14h00minhrs, e neste horário eu já deveria estar voando pro Brasil, então só pude ver a parte de fora do estádio.

Ainda na volta experimentamos pegar o ônibus até o aeroporto, e posso dizer que é uma verdadeira viagem, passamos ao lado do estádio do Racing e em um monte de lugares, porém está viagem pode agregar mais algumas informações, já que o ônibus passa pela periferia de Buenos Aires e em determinadas áreas existem muitas favelas, revelando outro lado da cidade.

Bom, citei os principais locais onde fomos, sei que ainda tem mais um monte de lugares a se conhecer, espero poder voltar logo e conhecer o resto da cidade. Espero que tenham gostado dos três posts que fiz sobre a capital Argentina, valeu!

 

 

....

http://locomundojapa.blogspot.com/2009/ ... uenos.html

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom seus posts Itamar.

PARABÉNS!

 

Informações deste tipo contribui em muito para um marinheiro de primeira viagem como eu. :)

 

Irei agora em julho pra BsAs e me ajudou muito esta informações... Ao menos já diminuiu meu receio com os argentinos sobre a rivalidade.

rssss

 

Vou tentar percorrer este caminho que você fez na cidade. E "LA BOMBONEIRA"... sem duvida está na minha rota.

 

Falou.. abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Porra Itamar, você humilhou no relato, da vontade de pegar sua primeira parte do relato e esfregar na cara dessa brasileirada mal educada, sem cultura, que fica tratando mal os argentinos que vem aqui pra SC depositar DINHEIRO para nós.

Valeu mesmo.

Outra, você deveria ter parado no Cillindro de Avellaneda, estádio do Racing, lá é MUITO MASSA!!!!!!!!!!!

Pra quem curte futebol, como eu, Buenos Aires é a melhor cidade do mundo, times tradicionalíssimos se concentram em Buenos Aires: Boca, River, Racing, Independiente, San Lorenzo, Velez, Argentinos Juniors, Banfield, Chacarita, Lanús ou seja, SEMPRE tem um bom jogo para se ver lá.

 

RELATO FAVORITADO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Falou tudo e mais um pouco !!

 

Também fui muito bem tratado pelos Argentinos, incrível como todos se surpreendem quando digo como esse povo é maravilhoso.

Fui pra Argentina em 2009, no meu círculo de amizades já sou conhecido por sempre os defender.

Não me lembro onde li, mas senão me engano de cada 5 turistas estrangeiros no Brasil, 1 é argentino.

Viva Argentina ! ! !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sensacional, cara!

 

Parabéns pelo texto e confirmo tudo o que disse!

Tenho uma amiga argentina e ela é apaixonada pelo Brasil, principalmente pela música e futebol.

 

Essa rivalidade abestalhada existe no futebol e, mesmo assim, muito no momento do jogo. Aqui criamos esse bicho de sete cabeças, mas por causa da evolução que os mesmos tiveram durante as décadas de 70 e 80 e a nossa desvalorização, pós-ditadura.

 

Abração e novamente, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Parabens cara otimo relato..

 

Assino embaixo no que voce disse, tive a oportunidade de conhecer esta linda cidade ano passado e realmente eles sao muito educados, atenciosos quando se precisa de alguma informacao, alem da cidade ser limpa e organizada..

Tambem so tenho elogios aos argentinos e essa rivalidade "burra" imposta pelos meios de comunicacao que nos faz ter uma visao totalmente errada das coisas..

 

Pretendo voltar a Buenos aires, e outras cidades na argentina assim que eu puder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...