Ir para conteúdo

Como escolher o proximo destino?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Amigos Mochileiros!

 

[align=justify]Sou da época em que pra acampar era preciso levar a barraca em uma carreta acoplada ao carro. Não que eu seja velho e antiquado, tenho só 30 anos! Mas depois que surgiu as iglus com suas varetas ultra finas e resistentes e os campings "mega-estruturas" que tem até hidromassagem nos banheiros, acampar perdeu um pouco do romantismo contido em sua essência.

De minhas memórias, lembro dos acampamentos com minha familia, onde na modesta barraca tínhamos um quarto so nosso, além de banheiro ecológico e o famoso " avance" que servia de garagem, lembro dos feriados no sitio, andando a cavalo, subindo os morros atrás das vacas e nadando nos pequenos rios gelados da serra da mantiqueira. Lembro de sentar ao lado do meu avô e ficar fascinado escutando seus relatos de peripécias aéreas, em sua época de instrutor e não me cansava de escutar a parte em que ele contava como foi as 3 vezes que caiu com os monomotores bancados pelo governo do aeroclube de Marília. Lembro ainda das cachoeiras e dos mega balanços que meu pai fazia com cordas de varal e que pra mim eram o ensaio de meu primeiro sky-coaster ou bang-jump, dependendo da imaginação do momento. Alias aqui uma ressalva, meu pai, se soubesse que fórum não é apenas o lugar onde ele da andamento nos processos de seus clientes, daria um ótimo Editor/Colaborador para o "mochilando com crianças", afinal foi o que ele sempre fez comigo e com meu irmão. Desta maneira cresci cercado desse espírito aventureiro, praticamente herdado via DNA!

Mas longe de fazer uma auto-biografia aqui, decidi apenas contar um pouco de minha historia pra melhor ilustrar meu objetivo nesse tópico.

Todos os dias em que me "logo" neste site, encontro um ou mais tópicos com usuários em busca do "roteiro perfeito" para sua primeira mochilada ou pro seu próximo destino. São perguntas as vezes que causam arritmia cardíaca em alguns editores e colaboradores, mas de certa maneira que devem ser compreendidas. Afinal, voltando um tempo atrás, na época em que conheci o site e me tornei um usuário - e acreditem, pra muitos isso aqui realmente é um vício - eu tinha certeza que tinha achado a caixa de Pandora e que como num produto das organizações tabajara todos meus problemas estariam resolvidos!

Hoje sou Editor, mas minha alma ainda é de Colaborador e confesso, as vezes esqueço que um dia fui usuário e acabo dando a única resposta que essa pessoa não gostaria de escutar, ou seja, procura ai que ja ta escrito em algum lugar.

- Caramba! Que ta escrito eu sei, mas o que eu quero é ajuda!!!

Eu mesmo ja pensei isso, não se achem anormais!

Bom, pra não perder o foco e depois de refletir sobre uma instrução do ADM, resolvi ajudar a quem se interessar no ítem mais básico de um planejamento e por incrível que pareça umas das duvidas mais comuns que pude notar : "Escolher o Destino"

A partir daí, justifico meu breve relato pessoal no inicio do post, pois ao menos pra mim, meu histórico de vida sempre pesa muito nas escolhas de meus destinos. Sempre que penso na minha próxima viagem, e assim foi com a primeira mochilada também, primeiramente busco lugares em que eu possa encontrar basicamente a "adrenalina" e a aventura que sempre estiveram presente em minhas memórias desde a infância. Em segundo plano vem a beleza das paisagens e por ultimo, e de caráter eliminatório, o tempo que tenho disponível para conhecer este lugar.

Segundo o livro "Todos os países do mundo" da Lunely Planet, temos hoje 230 territórios a disposição para nosso deleite, então no começo de uma escolha de destino não me preocupo muito em que cidade irei, quais sao os passeios disponíveis,nem nada mais que pareça relevante. A primeira interrogação que vem em minha cabeça é pra qual país quero ir! Depois de definido qual país ou até países, de maneira que nesses eu possa satisfazer mes criterios pessoais de escolha como relatei acima, ai sim começo a pesquisa sobre o que fazer nestes lugares.

 

Bom, esse é meu método, mas sozinho ele de pouco serve pra ajudar da maneira como eu gostaria aos amigos que ainda tem essa duvida sobre o destino. Então deixo aqui o espaço aberto:

 

E você, como escolhe seu próximo destino? Quais são suas considerações na hora da escolha?[/align]

 

 

Saudações

 

Léo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu tenho uma lista de lugares que quero visitar, nem sempre querer é poder, mas o querer chama o poder!!!

 

Baseado nisso, contando os trinta dias de férias anualmente que tenho, considero que é muito importante o planejamento da viagem.

 

Como planejo: coloco em planilha de excel tempo gasto em cada lugar que for visitar assim como possíveis gastos e a viabilidade de tal projeto ser bem sucedido dar-se-á não apenas pelo dinheiro como também pela gana de viajar tranquilamente.

Estas informaões eu pego de pessoas que já estiveram nesses lugares, das partes imprescindíveis visitar, assim como furadas e roubadas e o que posso dispensar.

 

Outra coisa: ir ao mesmo destino em anos consecutivos é como piada contada pelo mesmo humorista na mesma hora. Se for para voltar ao local, aguardo mais um tempo.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Curti o tópico Leo! Principalmente porque estou no dilema da próxima mochilada... rs

 

Bom, meu método é parecido com o da Káren!

 

Também tenho uma listinha dos lugares que quero visitar e sempre leio tópicos e relatos daqui sobre esses destinos, então já tenho uma idéia de quanto tempo e dinheiro preciso para visitá-los.

 

Meu primeiro passo é saber quanto tenho de dinheiro e quanto mais consigo juntar até a viagem. Depois penso em quantos dias tenho disponível para viajar... Daí já elimino vários destinos da listinha e fica mais fácil decidir.

 

Levo em consideração também o tempo que tenho pra planejar a viagem x o destino, porque ás vezes se tenho pouco tempo pra tomar todas as providências e o lugar exige visto, vacinas, etc... não dá pra arriscar.

 

ps. é importante também verificar se a data que você vai é a melhor época pra visitar tal lugar.

Link para o comentário
  • Membros

Acho que o orçamento é a primeira preocupação para muita gente (exceto para quem ganhou na Mega Sena). Assim, dentro daquela listinha de lugares que você quer conhecer antes de morrer, geralmente escolho dois destinos para as próximas férias: um mais caro e outro mais em conta. Se devido as emergencias orçamentarias que de vez em quando acontecem durante o ano, não der para juntar o dinheiro todo, o destino mais barato estará disponivel e você não fica sem férias. Sou bancária e obrigatoriamente tenho que tirar os 30 dias por ano, não pode acumular, se não me programo corro o risco de ficar em casa de férias. ::putz::

 

Outro ponto a ser considerado é o tempo (meteorologia) que estará fazendo naquele local. Embora a gente possa dizer que um lugar se transforma em dois lugares diferentes no inverno ou no verão, alguns estabelecimentos fecham, você corre o risco de ficar preso por chuva ou nevasca ou então acontecer como eu nos Lençois Maranhenses onde fui no final da estação seca e só vi uma laminha no fundo das lagoas. ::putz::

 

E novamente o tempo, mas noutra dimensão: a cronologia reversa para que você possa tirar os vistos exigidos, tomar as vacinas necessárias, arranjar quem tome conta dos seus pets, fazer revisão no carro e outras providencias pré-viagem.

 

De resto, é só aproveitar para sonhar antes, curtir durante e falar sobre a viagem depois (com fotos).

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Normalmente o destino aparece na minha frente!

 

 

E aí depois que eu me apaixono pelo lugar já era...kkkkk

A viagem do sonhos no momento é percorrer 5 países da África de caminhão.

Descobrimos no ano passado mas como a viagem é mais cara só será feita no ano que vem..

Esse ano começamos a arrecadaçao de fundos....por isso viagem esse ano só se for barata..

 

A idéia é ir para o Uruguai (280 reais ida e volta)..mas to dependendo do enrolado do meu namorado saber se vai ter férias! ::prestessao::

 

Se não férias em Sampa! ::bruuu::

 

Um absurdo a gente depender do namorado né Léo!!!!!!!!!!!

::love::::love::::love::

 

 

Acho que o principal é ter um objetivo, e assim fazer o necessário para conseguir, mesmo que demore algum tempo...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Faço um pouco diferente.

Tenho a lista de lugares que quero conhecer, e assim me programo para eles.

Peso a época do ano que vou querer fazer essa viagem (por exemplo, nunca penso em viajar pros EUAS ou EUROPA durante as férias escolares deles, primeiro porque os locais "mais conhecidos e concorridos" vão estar apinhados de gente e, segundo, pagar hoteis e atrações em período de alta estação, em dolar ou euro, é mais complicado) e daí vou me programar e arrumar o quanto for necessário (visto, vacinas, etc).

Também acho que voltar em um lugar pouco tempo depois é meio "perda de tempo", porque há muitos outros lugares e coisas para conhecer.

Só foge de qualquer programação quando aparece uma oportunidade de última hora, tipo, promoção GOL, TAM, ou outra, com ida baratinho e volta de graça.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Oi pessoal!

 

Como a Letícia disse, geralmente o destino que aparece para mim!!! rsrsrs

Aparece uma oportunidade, um convite, uma passagem aérea bem baratinha!!!

 

Mas claro, sempre há aquele "top 10" de lugares que vc pretende visitar.

Mas quando surge uma tempo livre, eu vejo qual destino se adequa ao tempo e a minha situação financeira do momento.

Ahh, muito importante: quanto tempo eu terei para me preparar para ir. Não saio com a mochila nas costas se não estiver com tudo planejado. Nesse caso, se surge uma oportunidade para semana que vem, já tenho alguns destinos beeem encaminhados... rsrsrs

 

Beijos a todos!!

Gabi

Link para o comentário
  • Silnei unpinned this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...