Ir para conteúdo

Experientes me ajudem (ushuaia e carretera austral)


Posts Recomendados

  • Membros

Estou tentando programar uma viagem a ushuaia de moto partindo de Foz do Iguaçu (150km daqui de casa) ir até la acho que vai ser tranquilo pois pelo que li e encontrei de fotos as estradas são boas. Porém meu orçamento não é tão folgado assim, tanto que pretende ir acampando até onde der, não gosto de carregar quase nada. Então vem a primeira dúvida:

 

- Dá pra aguentar o frio da noite com um saco de dormir, um pedaço de lona (só pra segurar chuva) e a roupa de cordura na patagonia em dezembro ?

 

Outra situação é que eu quero voltar por um caminho diferente ao que eu fui, então pretendo sair de Ushuaia para Punta Arenas então ir até Torres del Paine em seguida El Calafate pela ruta 9 (ver google maps). Vou ir de Hornet 600 então tenho dúvidas.

 

- Da pra viajar numa boa com a Hornet no rípio ? Precisa mudar os pneus (colocar pneu com garra) e reajustar a suspensão ? No caso de negativo para a primeira, qual a alternativa ?

 

- De Torres del Paine para El Calafate, tem caminha ou precisa voltar a Villa Cerro Castilo conforme esta no google?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
ir até la acho que vai ser tranquilo pois pelo que li e encontrei de fotos as estradas são boas.

 

eu sinceramente acho que vc deveria ler os relatos e não ver só as fotos, eu sinceramente não diria que é tranquilo ir para Ushuaia....... Não sei a opinião dos amigos, quanto a ser "tranquilo" ir para Ushuaia....

 

 

- Dá pra aguentar o frio da noite com um saco de dormir, um pedaço de lona (só pra segurar chuva) e a roupa de cordura na patagonia em dezembro ?

 

 

Se vc aguentar temperaturas próximas ou um pouco abaixo de zero...... se chover então ou se entrar uma frente fria mais forte.... lá o clima é absolutamente imprevisível durante o dia......... estamos falando do lugar mais ao Sul do mundo..... O fato de ser verão só faz com que as temperaturas não sejam tão frias.... mas não são nada quentes....

 

 

- Da pra viajar numa boa com a Hornet no rípio ? Precisa mudar os pneus (colocar pneu com garra) e reajustar a suspensão ? No caso de negativo para a primeira, qual a alternativa ?

 

qualquer moto chega em qualquer lugar, mas sem planejamento não aconselharia não..... Eu penso que o seu esquema de viagem, vai te trazer problemas, não só no rípio não.... mas eu creio que vc possa se planejar melhor para o que vai enfrentar..... leia mais relatos....

 

- De Torres del Paine para El Calafate, tem caminha ou precisa voltar a Villa Cerro Castilo conforme esta no google?

 

Vc olhou no Ruta0 ??? Pelo que eu sei, ali tem vários caminhos, dá uma olhada nos relatos e veja como são os caminhos, tem o mais usado, mas tem outros caminhos também, tudo vai depender do que vc quer ver ou fazer da sua viagem......

 

No mais, uma idéia é vc ver como vc e a Hornet se comportam nas estradas de terra da região onde vive, se vc achar que dá, lá no rípio, dependendo do lugar será mais fácil ou mais difícil, onde tiver rípio graúdo é bem difícil, mas há trechos que lembram bem as estradas de terra do Brasil...... enfim, tem que experimentar aqui para não se acidentar lá, já vi relatos que terminaram de maneira trágica e já vi relatos onde os problemas ficaram só nos mecânicos..... mas, eu sempre lembro.... não conte com a sorte numa viagem grande, ela não existe.... se vc se planejar e se preparar corretamente, vc terá exito, se não, bom, senão aí vai depender da sorte e nem sempre ela está ali na hora que precisa......

 

No mais é isso.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::vapapu:: Concordo com vc China...

Acho que um bom saco de dormir(para temperaturas baixas) funciona bem. O problema maior é a chuva e os ventos que na madruga é f., neste caso se não houver proteção lateral, tipo uma barraca, o cara vai cavar um buraco no chão duro pra se acomodar.....

Quanto a moto, sabemos: todas vão dependendo de como o sujeito pilota. Eu fui de Shadow 600 e, andando devagar no rípio, a coisa vai. Encontrei um parceiro em El Bolsón e estava de Hornet. Ele disse que é ruim de pilotar no rípio, mas estava lá.

Na verdade não é uma moto boa para o rípio e vai judiar do amigo, mas.....

 

Abraços e vá consultando e perguntando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Ernani, blz ?

 

Pois é, já pensou dormir ao relento com aquele ventinho básico da Patagônia..... heheheheehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe

 

Dois amigos meus foram em Fevereiro agora para lá, tentaram dormir no esquema barraca em alguns lugares, um argentino ficou com dó e liberou para eles dormirem dentro de um galpão onde tinham os cavalos do lugar.

 

4hs. da manhã não conseguiram tiveram que sair acender uma fogueira para se aquecer..... heheheheheheehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe e ficaram esperando o dia raiar...... acho que não fecharam os olhos a noite toda..... heheheheeheheheheheheheheheheh

 

Agora se pegar aquele vento que vc pegou lá em Rio Gallegos, aí vai dormir num lugar........ e acordar em outro..... heheheheeheheheheheheheheheheheheheh

 

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Verdade verdadeira...

 

O vento pode nao estar presente num dia, mas no outro ele aparece...

Por falar em rípio, no meu retorno ao entrar em Bariloche, procurei uma oficina (taller de moto) para ajustar a corrente, lavar e lubrifica-la...

Ao falar com o mecânico (um sr. de idade bem madura) sôbre o desgaste que o pó do rípio acarreta nas correntes e a dificuldade que eu enfrentei com a minha shadow, êle disse categórico: Não existe moto adequada para o rípio. O rípio nao foi feito para se andar de moto, porisso, muita cautela......

E olha que era um argentino veterano que mexe com motos a várias décadas.

 

Mas isso não impede em nada que não possamos ir a qualquer lugar ( se os navegantes descobridores estiveram por lá com suas caravelas, porquê nós não podemos passear com máquinas muito mais modernas e roupas melhor adequadas??????

Acho que o nosso amigo deve enfrentar o passeio até porque nao é um lugar super isolado no planeta, mas se tiver alguém por companhia, certamente será melhor....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Fabio

 

Se a sua viagem nao sair na data programada, tem muta gente baixando prá lá em qualquer época (até maio ou junho, depois nao dá mais).

Eue mais dois camaradas estamos pensando fazer algo parecido, em março. Descer até Ushuaia e voltar fazendo a carretera austral, mas nao sabemos por onde. Estamos estudando as rotas ainda. Se quizer pode unir-sea nós.

Eu e outro parceiro(que talvez vá) somos de Florianópolis e o outro é de Porto Alegre.

Nenhum de nós entrou em Ushuaia ainda, mas conhecemos bem algumas estradas da Argentina e Chile. Nossas motos sao diferentes e isso nunca foi problema como as idades idem. Só nao rodamos quando escurece, o resto pode ser modificado sempre em acordo..

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Fabio,

 

Complementando as respostas dos irmãos motociclistas :lol:

 

Ushuaia temperatura MÉDIA no VERÃO : 15 graus (positivos, ufa ::lol4:: )

 

Ir até Ushuaia acho tranquilo... dependendo da época se prepare - e muito - com os ventos... chegam a fazer você viajar com a moto inclinada para um lado e o corpo para outro ::dãã2::ãã2::'>

 

Carretera Austral de Hornet ??? ::mmm: Ou você não gosta da tua Hornet, ou quer sofrer mesmo ::otemo:: São 1.200 Km (mais ou menos) de puro ripio (tudo bem, agora deve ter trechos pequenos asfaltados) numa das estradas mais inóspitas (e mais bonitas) ja conhecidas.

 

Eu tenho 'previsão' de ir para lá (Carretera) somente depois de comprar uma R 1200 GS Adventure (viajar de moto é bom, sofrer de moto nem tanto ::essa:: )

 

Mas, como o China postou, qualquer moto vai em qualquer lugar (com mais ou menos conforto e segurança, claro)

 

Abraços e bons caminhos... sempre !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então galera, ví oque todos postaram e pelo que vejo vou ter que pensar em passar em uma outra época pela carretera austral, pelo menos com outro tipo de moto (não judiar muito desta) ou talvez aproveite e vou de 4x4 aproveito para ir no inverno e levo o véio (meu pai) que também tem vontade de conhecer o local.

 

O lado múito positivo que ví é que pelo jeito vai ser tranquilo ir com a Hornet até ushuaia, acho que vou apenas mudar minha rota, mas concerteza vou ir a Bariloche, alguém sujere uma rota passando por Punta Arenas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Então galera, ví oque todos postaram e pelo que vejo vou ter que pensar em passar em uma outra época pela carretera austral, pelo menos com outro tipo de moto (não judiar muito desta) ou talvez aproveite e vou de 4x4 aproveito para ir no inverno e levo o véio (meu pai) que também tem vontade de conhecer o local.

 

O lado múito positivo que ví é que pelo jeito vai ser tranquilo ir com a Hornet até ushuaia, acho que vou apenas mudar minha rota, mas concerteza vou ir a Bariloche, alguém sujere uma rota passando por Punta Arenas ?

 

Eu não gastaria tempo em Punta Arenas, não tem nada lá. A cidade tem casas coloridas e uma zona franca somente. Eu gastaria tempo para conhecer outras coisas, El chalten ( caminhadas com lagos inacreditáveis ), El calafate ( Glaciar Perito Moreno ), Usihuaia tem varios Passeios e o Parque Nacional Terra del Fuego lá faça a caminhada da Costa Sendera, 11 km o trajeto de ida e se quiser da para pegar o bus para voltar onde deixou a moto. ::otemo::

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...