Ir para conteúdo

Grávidos na estrada - Chile e Argentina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

GRÁVIDOS NA ESTRADA - Peripécias pelo Chile e Argentina

 

PRIMEIRO CAPÍTULO

 

INTRODUÇÃO

 

Quando começamos a planejar nossas férias, procurávamos uma grande aventura, diferente das últimas férias no Nordeste, com sol, calor e ócio, desta vez queríamos gelo, montanhas e ação.

A opção mais óbvia e econômica foi Chile e Argentina .

Entrei no mochileiros.com conheci muita gente boa e fui armando um roteiro repleto de possibilidades interessantes.

Então em agosto (dois meses antes da data marcada) engravidamos...maior felicidade!!!!! Depois de 5 anos de casamento era tudo o que queríamos!!!! Festa!!fogos!!!! e então..... pensamos e a viagem? Vamos mudar de planos? Pensamos...pensamos e decidimos. Não!!! vamos apenas alterar um pouco ......mas só um pouco.teríamos que ter mais cuidados, e nada de aventuras radicais.E foi assim.....Viajamos os 3 pelo preço de 2 He! He! He!:

Eu, minha esposa Maria e Pedro nosso Bebê com 3 meses de gestação.

 

1º DIA 13/11/2004 - Sábado:

 

Saímos cedo de Floripa e chegamos a Santiago no início da tarde,o vôo foi tranquilo, mas chovia muito ( depois soubemos pela TV, que teve a maior enchente na periferia, uma pena).

Depois de admirar um pouco o Aeroporto...pegamos o ônibus Centropuerto até a estação Los Heroes, e então caminhamos pela Alameda debaixo de uma chuva fina até o bairro ParisLondres, um quarteirão preservado com urbanismo original no centro de Santiago, Belíssimo!!!!.

Não havia vaga para casal no Residencial Londres, então ficamos ao lado, no Hotel Londres (U$ 30,00) , bom hotel, principalmente pelo silêncio...quarto de fundos é o canal!

Deixamos as bagagens e fomos pra rua, dispostos a não desperdiçar nenhum minuto, estávamos muito empolgados e então, surpresa: havia Sid="Arial">ol!!! Sol que nos acompanharia pelos 15 dias seguintes ( muita sorte!!!!).

O 1º dia foi light, fizemos um reconhecimento do centro, os calçadões, o comércio, a plaza de armas ( belíssima), o mercado( muito farto em frutas e frutos do mar) e terminamos o dia no cerro Santa Lúcia um interessante "Parque Vertical", com capela , castelos fortificados e chafariz bem no centro da cidade , é muito bonito e tem uma bela vista da Cordilheira dos Andes também!!!!

Outra boa surpresa, devido ao fuso horário, latitude e longitude, o dia dura muito no Chile ( pelo menos no verão) anoitecia às 21:30. muito bom pra quem quer aproveitar bem o dia.

Tentamos comer nos restaurantes da cidade, mas não nos adaptamos....achamos a comida muito gordurosa pro nosso gosto, e sempre invariavelmente acompanhada de batatas.....

Então, começamos a comprar comida nos supermercados e preparar lanches pra pic-nics...foi ótimo, economizamos grana e calorias também!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

2º DIA 14/11/2004 -Domingo

 

Começamos nossa maratona de andarilhos, já nos apelidando de "TROTARUAS", como uma espécie de Trotatorres urbano.( ele vai me matar he ! he! he!)

Começamos novamente pelo Centro, fomos ao Museu de Arte Pré-Colombina,

(PCH 3.000,00 mas aos domingos é grátis). Altamente recomendável, Fantástico!!!!

Depois nos abastecemos com alguns quilos de deliciosas frutas no mercado e rumamos pelas margens do rio Mapocho pelo Parque Florestal em direção ao Bairro Bela Vista, passamos no Museu de Belas Artes, estava fechado.....mas em frente, tirei uma foto com um cavalo gordo do Bottero! Demais !!!! Passamos tb pelo Parque de Esculturas.

Depois de passarmos pela Bela Vista, chegamos a base do Cerro San Cristóbal e subimos de van (PCH 400,00 contra PCH 1200,00 do ascensor)

Belo Parque!! Maior visual de toda cidade !!! Passeamos muito, fizemos pic-nic e pegamos o teleférico ( PCH 1500,00) demos várias voltas e descemos na outra ponta. Começamos a caminhada em direção ao Bairro da Providencia. Passeamos por todo o Bairro, por El Bosque, Apoquindo, Los Leones, Suécia etc. Esta é a área nova e nobre da cidade, edifícios altos com arquitetura internacional, ruas limpas, uma perfeição!!!

Belo passeio, fomos a pé pela Av. Providencia, dando várias voltas pelos bairros em volta, a cada estação de metrô , eu perguntava à Maria: Amor vamos pegar o trem?, mas ela muito animada: o passeio está tão bom!!!, e fomos até o centro, com direito a várias paradas para comer amoras direto do pé, existem muitos nos parques!

À noite banho quente e cama!!!!! Ninguém é de ferro.ai!!! meus pés!!! Foram uns 20Km de caminhada , mas valeu muito!

No dia seguinte iríamos ao Litoral, e adoramos Santiago!!!! Alguns até nos disseram que a cidade não era interessante etc... mas fica uma boa impressão, não tem o mesmo charme de Buenos Aires, mas nos pareceu moderna , limpa e segura, as pessoas são amáveis e hospitaleiras. claro não presenciamos o famoso trânsito, pq era domingo, dizem que é terrível...afinal nada é perfeito.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

3º DIA 15/11/2004 - SEGUNDA

 

Segunda era o dia........veríamos o Pacífico!!!!! Não sei por que , mas esta é uma fantasia meio boba, de quem vive de frente para o Atlântico.

Saímos cedo e fomos direto ao mercado...mais frutas!!!! E pegamos o metrô até a estação Pajaritos. Pegamos o ônibus da 9:00 para o litoral (PCH 2500,00). Bela viagem por Vales e Vinhedos.

Chegamos a Valparaíso e apesar do dia estar lindo, a primeira impressão foi ruim..... Rodoviária suja, Trânsito tumultuado e uma certa desorientação, em muito causada pela moça do balcão de atendimento ao turista, que estava com muita má vontade...mas tudo bem...., a gente se vira, pensei. Pedindo informação na rua,as pessoas são muito simpáticas, aos poucos nos familiarizamos com a cidade.

Depois de subir os ascensores, ter belas vistas da cidade, da baía e do porto, percorrer as vielas da parte alta, acabamos adorando Valparaíso!!!! É tudo muito interessante, os casarões coloniais em madeira e chapa de zinco, as escadarias, os mirantes, os murais... e uma ocupação urbana deveras peculiar. Um show!!!!

Isto sem falar nos ascensores, que parecem que vão se desintegrar no caminho pelo plano inclinado. Uma emoção à parte!! Tanto subimos e descemos que fomos promovidos a "TROTALADEIRAS" HE! HE!HE!

 

Mais tarde pegamos um micro ônibus e fomos a Viña Del Mar. Um belo e bem cuidado balneário, mas nada de muito especial. Na verdade fomos lá mesmo pra ver de perto , e molhar os pés no Pacífico, sentir a tal "água gelada" ..............e então: SURPRESA!!!!

A água estava quente..........ou menos fria do que esperávamos, "deve ser o EL NIÑO, pensamos". De qualquer maneira matei minha vontade, ou quase, se soubesse que a água estava tão quente, teria levado roupa de banho........

Chegamos em Santiago à noite, comemos e pegamos o TurBus das 22:00 pra Pucón ( PCH 19.300,00). Mas isso já é assunto para o próximo capítulo............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

2º CAPÍTULO -SUL DO CHILE

 

4º DIA 16/11/2004 - TERÇA

 

A viagem a Pucón durou longas 10hs, demorei a cochilar, enquanto Maria dormia profundamente ao meu lado, afinal foram dois dias de atividade intensa.

A Turbus é ótima, ônibus novos, limpos e refeições a bordo, e um comissário tão atencioso que chega a ser chato. He! he! he!

Pela manhã nos acordou com música clássica, e enquanto servia o café, apontou :

" à direita o Vulcão Villarica"

Rapidamente voltamos nossa atenção, ainda estava longe, mas era Majestoso!!!!!!! Impressionante !!!! Fantástico !!!!!, bem na verdade pensei... "parece uma imensa montanha de açúcar".

 

Chegando em Pucón não precisei dar dois passos para fora da parada de ônibus, quando uma moça sorridente ofereceu hospedagem, bem próxima e barata ( parece que tinha adivinhado meus pensamentos). Ficamos ali mesmo. Hospedagem Alicia (PCH 12.000,00)

Um apartamento no andar superior com quarto, banho e cozinha privativos, além de uma vista grátis para o Vulcão. Alicia é uma senhora simpática e prestativa. Foi sorte!!!!

 

Saímos e fomos reconhecer a cidade, bonita, pequena e tranqüila ( era baixa temporada)

O lago forma uma praia muito interessante com cinza vulcânica negra. No verão com o sol, deve ser infernal, pensei.

 

A avenida principal é uma seqüência de agências de turismo, que vendem produtos semelhantes por preços variados.

Percorremos uma a uma, mas todas se negavam a levar uma grávida para a maior atração, a subida ao Vulcão Villarica. Ficamos aborrecidos, não pretendíamos ir até o topo, mas queríamos muito brincar na neve, e nossa obstetra ( que tb já subiu no ano passado) nos disse que não teria problema, afinal Maria estava em boa forma física, a gravidez estava no início e evoluía bem.

Quase desistimos..... quando quase no fim da avenida fomos na Tracura, a maior, mais barata e mais desorganizada agência de Pucón. Eles toparam nos levar(PCH 22.000,00), desde que " eles não soubessem de nada". OK Topamos! A subida foi marcada para o dia seguinte às 7:00.

 

Então resolvemos aproveitar o dia, pegamos um micro (PCH 400,00) para o lago Caburga, poderíamos ter ido de bike, mas são 40Km ida e volta, e não queríamos nos cansar muito.

O Lago Caburga é lindo, e naquele dia estava melhor ainda.........não havia mais ninguém além de nós três! É um lugar muito especial, lá nós percebemos que o Pedro começava a aparecer!!!!! Parece que de um dia pro outro, a barriga da Maria tomou forma!!! Era o Pedro dizendo: "olha eu também estou aqui viu?"

Felizes, resolvemos caminhar até os Olhos do Caburga (PCH 200,00), foram 3Km por uma estradinha rural, lá eu me senti em casa, não fosse as montanhas nevadas no horizonte, poderia jurar que estava no interior de Santa Catarina.

Os Olhos do Caburga são um pequeno porém impressionante conjunto de cachoeiras, onde brota água por todos os lados!!! Naquele dia estava especialmente belo!!! Com muito volume d'água e a cor da água era azul!!!! Como se pintada com lápis de cor por uma criança. Nunca pensei que veria um rio com água daquela cor. Nunca esquecerei daquele lugar mágico!

 

Voltamos pra Pucón, felizes e apreensivos, no outro dia, subiríamos o Villarica...será?

À noite passeamos pela cidade e pudemos apreciar um belo espetáculo: O Vulcão todo branco com uma aura avermelhada no topo, não nos deixando esquecer que ele estava ativo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

5º DIA 17/11/2004 - Quarta

 

Acordamos às 5:30 já ansiosos para o dia que nos esperava.

O dia estava magnífico, nenhuma nuvem no céu, segundo Alicia um dia destes só acontece a cada 1.000 anos em Pucón ( exagerada!)

Enchemos nossas mochilas de comida e água, nos preparando para ser "Sobreviventes dos Andes".

 

Chegamos na Tracura antes das 7:00 e percebemos algo estranho no ar........

Fomos informados que ocorrera "overbooking", ou seja a agência tinha vendido mais do que sua capacidade, resultado muitos não iriam.....

Maria olhou pra mim e sentenciou: " Nós vamos de qualquer jeito !..não quero nem saber !"

Eu que estava um pouco receoso de subir por causa do bebê, pensei: Será que não é um aviso para ficarmos?

 

O caso é que havia 36 pessoas e 2 guias, somente podem ir 9 pessoas com cada guia, então começaram a ler os nomes dos felizardos....Depois de alguma apreensão, ( não sei qual foi o critério) leram nossos nomes. Maria deu um pulo de alegria, e eu pensei: acho que é um aviso pra irmos mesmo né?

"Houve muito choro e ranger de dentes", mas quem ficou, ficou.. (cuidado com a Tracura).

 

Todos no ônibus já vestido com roupas impermeáveis, e um par de botas que pesava

1 tonelada, começamos a subida até a base por uma estrada cheia de curvas por entre uma floresta fantasmagórica!!!!! Cheia de árvores secas, troncos, galhos e muitas rochas vulcânicas. Entre elas, algumas eram muito parecidas com as araucárias aqui do sul.

A uns 500m da base do vulcão, já havia muita neve ( nos disseram que havia nevado muito 3 dias antes). Ficamos mais empolgados.

 

Ao sairmos do ônibus, estávamos na base do vulcão! Aí sim vimos de perto toda sua imponência!!! mereceu uma reverência!

Ao chegarmos na estação de ski , mais um problema, o teleférico que nos levaria até o alto da estação, nos poupando o pior trecho de caminhada, não estava funcionando......

Tivemos que subir à pé mesmo.......resultado, após 1:30 de caminhada pesada chegamos na primeira parada com a língua de fora! ( nós e todo mundo).

Após um descanso de 15min. Recomeçou a subida, para os outros, por que nós resolvemos ficar por ali mesmo! Já estávamos satisfeitos, a 2.200 m de altitude, cercados de neve, com uma linda vista e sozinhos!!!! Quer coisa melhor?

 

Foi ótimo!!! Passamos um dia inesquecível !!! , brincamos, rolamos, subimos, descemos, e claro, fizemos um boneco de neve. ( outro sonho de infância, aqui em SC neva, mas é tão pouco que nunca consegui fazer um boneco). O Pedro também adorou!!! Tenho certeza!

No final da tarde antes que os outros "alpinistas" chegassem, iniciamos a descida , em apenas 20min. Escorregamos de "skibunda" direto até próximo da base!

Foi demais!!! Um dia pra ficar na história ( na nossa é claro he! he! he!)

Fomos dormir certos de termos feito uma grande aventura!!!!...tá bom......tá bom ..........

uma aventura possível para um casal de grávidos.

E fica uma certeza, nós 3 voltaremos um dia pra subir até o fim!

Villarica nos aguarde! em 2015 ou 2016....

Bem desta vez,pelo menos tivemos uma tênue noção do que é ser um TROTATORRES de verdade he! he! he!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

6º DIA 18/11/2004 - QUINTA

 

Já que grávidas não devem fazer raffiting, também deixamos esta aventura pra uma próxima vez. Nos despedimos de Pucón.

Compramos passagens da Turbus de Pucón pra Puerto Varas às 8:30

(PCH 5.000,00), mas ao chegarmos na parada, fomos surpreedidos por um "latão pau veio" da JAC.

 

A viagem foi um lixo! Apesar das belas paisagens que passavam pela janela, a superlotação do "pinga- pinga" e o desrespeito com as pessoas, nos deixou irritados. Só faltaram porcos e galinhas subirem no ônibus!

 

Quando paramos em Valdívia, depois de longas 3h de viagem, tive um impulso de descer ali mesmo (pensei: amanhã vamos a Puerto Varas). Valdívia é uma bela cidade, mas fui contido por Maria: "Pagamos até Puerto Varas! Vamos até o fim!" E fomos......

Chegamos a Puerto Varas com 1h de atraso às 14:00 horas e Maria cansada da viagem e com a variação de humor típico das grávidas avisou:

" Não gostei desta cidade!!!!"

Vou ter problemas...pensei.

 

Saltamos do ônibus direto pra a Elenhaus, uma hospedaria incrível!!! É um casarão velho de madeira, caindo aos pedaços por fora,aconchegante por dentro, mas tem uma série de corredores labirínticos, salas, saletas, escadarias por todos os lados, acho que deve ter até passagens secretas....

Elen a proprietária, é uma alemoa alta, sempre sorridente, parece com umas primas minhas lá do interior.

Estava quase lotado, então ficamos com um quarto sem banho privado (PCH 12.000,00).

 

Saímos pra conhecer a cidade, queríamos ir a Petrohué, ver os famosos saltos e o lago, além de chegar mais perto do Vulcão Osorno.

 

Aí começaram os problemas: o horário de ônibus não era compatível..só poderíamos ficar lá menos de 1h e gastaríamos 3h de ida e volta, muito cansativo.....ficamos chateados e desistimos....uma pena.

 

Fomos então dar uma volta pela cidade na tentativa de melhorar o humor da Maria. Fomos até o lago...tiramos umas fotos...A vista é belíssima! O lago Llanquihué com o Vulcão Osorno ao fundo!!!

Eu queria ficar mais um dia pra ir até Petrohué, mas a Maria e o Pedro queriam ir logo pra Bariloche. Eles venceram por 2 a 1 . Maldita democracia! pensei.

 

A Crucero del Sur do centro nos disse que só teria passagens se fossemos na rodoviária, na parte alta da cidade, chegando lá, também não havia mais passagens...Maria teve um ataque! Eles, muito amáveis nos indicaram outra empresa a Andesmar, descemos novamente e compramos as passagens (PCH 10.000,00) ufa!!!!

 

Com o resto da tarde pela frente, resolvemos ir a Frutillar

(PCH 800,00), a 20Km.

Frutillar é uma graça! Uma linda vila de colonização alemã com uma praia de cascalho no lago e claro de frente pra o vulcão! Possui muitas casas preservadas e bem cuidados jardins.

Eu disse: quero uma foto!

Maria abriu a mochila e começou um berreiro!!! Nossa máquina ! Nossa máquina digital novinha ( recém adquirida em um safári no Paraguai) Havia sumido!

 

Buá!!!!! Buá!!!! Buá!!!!! A nossa Máquina!!!! As nossas fotos!!!! Perdemos tudo!

Eu tinha que ser forte, consolar a Maria, enquanto Pedro me acusava: " papai você é o culpado!"

 

Voltando a Puerto Varas, percorremos toda a cidade ( que é bem pequena), todos os lugares, todas as lojas, a Andesmar..e ..nada! depois da busca inútil, eu comecei a chorar:

Buá!!!!! Buá!!!!, Maria me consolava: "Não foi tua culpa", mas Pedro era implacável:

" Foi sim! Seu desleixado!"

 

Depois de quase conformados com a perda, me veio uma luz!

A rodoviária!

Era o único local que não tínhamos ido, por que não?

Subimos a Ladeira com o coração na boca! Entramos ofegantes e ouvimos dos atendentes:

"Demoraram hein?"

Nossa máquina estava lá, sã e salva! E com todas as nossas fotos! Que alegria!!!

Pulos, beijos! festa ! agradecimentos!

 

Este dia foi muito especial, quando tudo parecia dar errado, a honestidade daquelas pessoas nos deixou felizes.... ainda existem pessoas corretas neste mundo!

 

Tínhamos planos de jantar fora naquela que seria nossa última noite no Chile, mas gastamos o dinheiro com um presente para os atendentes, era o mínimo que podíamos fazer. E fizemos com muito prazer.

À noite Maria me confessou baixinho: "Amor eu adorei Puerto Varas!"

E Pedro não ficou pra trás: "Papai é demais!"

Eu pensei: que bom...tudo em paz!

 

Fomos dormir felizes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

MIKE:

 

O ATLÂNTICO É NOSSO!!!

 

JONAS:

AQUI PREVALECE A VERSÃO OFICIAL! HE! HE! HE!

 

A TODOS UM FELIZ ANO NOVO!!!!

EM 2005 OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS: ARGENTINA AÍ VAMOS NÓS!!!

 

ADRIANO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...