Ir para conteúdo

Grávidos na estrada - Chile e Argentina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

12º DIA 22/11/2004 - QUARTA

 

Antes das 7:00 já estavam nos pegando no Hostel para iniciarmos a viagem até a Península Valdez, viagem sim pois seria um dia inteiro de passeio.

O primeiro trecho até Puerto Pirâmides é em asfalto, uma longa reta ( pra variar) no meio da estepe.

Pelo caminho pode-se ver alguns guanacos, um tipo de lhama, pastando. E muitas, mas muitas ovelhas, assim nós descobrimos que antes de ser uma reserva , Patrimônio Natural da Humanidade, a Península é na realidade um conjunto de fazendas , que continuam operando, desta maneira a maior parte da fauna é composta por ovelhas, são bonitinhas, mas são só ovelhas...

A Vila de Puerto Pirâmides, é sensacional! Fica em uma pequena planície costeira em meio à imensas falésias sedimentares! O visual é incrível! O encontro do deserto com mar, é lindo!

Mais ainda que toda a área é também um sítio Paleontológico! As falésias são compostas por diversas camadas de rochas, areias e sedimentos, muitas camadas de conchas, e é claro vários dinossauros também! Bem perto da Vila está uma ossada exposta, que não foi totalmente escavada!

Eu é claro fiquei um bom tempo admirando o bichinho....

 

Todo o pessoal do ônibus, tomou um barco (P$45,00) para fazer avistagem de baleias, nós não fomos, por que as baleias franca são comuns aqui em Santa Catarina, e já vimos aqui bem perto da praia, então aproveitamos o tempo pra explorar a redondeza!

Subimos nas falésias, descemos das falésias e caminhamos pela praia! Foi um belo passeio, e uma aula de paleontologia e geologia! Adoramos!

 

O pessoal voltou desanimado, ficaram 2 horas no mar em barquinho minúsculo, e nada viram!

O guia disse que tinham avistado uma baleia de longe, mas o pessoal não confirmou....algo estava errado, aquele, não era um bom dia . Ainda bem que não fomos né?

Continuamos o passeio , agora por uma estrada de rípio ( cascalho e pó), seria assim a maior parte do percurso num total de 350 Km era muito chão pela frente! , mas a estrada até que era boa, e o ônibus todo lacrado não nos deixava sentir o pó.

 

Pelo caminho pudemos observar de longe, mais guanacos, emas, lebres e até uma raposa , além é claro das ovelhas.....

 

Chegamos então à Punta Norte! A maior colônia de elefantes marinhos do mundo!

44.000 animais! Saltamos rápido, estávamos muito ansiosos, queríamos aproveitar e ver tudo!

 

Ver o que? Não havia nada!

Quase perdemos os sentidos! Depois de tanta viagem, cansaço, estrada, onde estavam ?

Estão lá! dizia o guia....

Com muita boa vontade, aos poucos começamos a notar , a cerca de 100m na beira da praia, misturados com as rochas, algumas focas gordas, que pareciam mortas!

Nosso mundo veio abaixo! Propaganda enganosa!

 

Já havíamos visto a Península Valdez naqueles documentários do Discovery e do National Geografic, milhares de lobos e leões marinhos se acotovelando por entre os elefantes enquanto tentavam escapar da fúria de uma Orca assassina!

O Pedro queria ver até a orca, mas a gente se contentaria em ver os bichos em paz!

Acho que na tv deve ser tudo montagem pensamos. Enquanto o guia, não parava de tagarelar, dizia que tivemos muita sorte, era um ótimo período, para visualização....bla, bla, bla.. minha vontade era de enfiar um elefante marinho na goela dele!

Descobrimos então que os 44.000 animais estavam espalhados por toda a costa, ou seja , um elefante a cada 30m de praia em média! Além disso a maré estava baixa, e portanto eles ficavam muito longe dos locais permitidos para visitação!

 

Fazer o que, agora não tinha mais jeito, estávamos ali.......vamos continuar né?

O humor dentro do ônibus não era dos melhores.....

Depois de mais algum tempo pelo rípio, paramos na "pingüinera", que vem a ser um local onde os pingüins se aninham.... Bem lá vimos uma meia dúzia das simpáticas aves, pelo menos desta vez, bem de perto. Este encontro melhorou o ânimo do pessoal, alguns até sorriam....

Para nós, nenhuma novidade pingüins são comuns no inverno aqui em Floripa!

 

Continuamos o caminho até a Calleta Valdez, É uma das mais belas paisagens que já vimos!

Um istmo de areia com mais de 70Km de comprimento, separa o mar aberto de uma imensa laguna linear, é nas praias desta laguna onde estão as maiores concentrações de lobos e elefantes marinhos, mas só se pode ver de muito longe......

 

Fizemos uma terceira parada logo na "boca" da laguna. É um lugar belíssimo!, uma paisagem sem igual! O mar muito azul e revolto, As falésias sobre a praia de cascalho, onde novamente, vimos de longe as focas preguiçosas ao sol.

 

Voltamos a Puerto Madryn decepcionados! Pedro sempre perguntava: e a orca papai? Eu nem sabia o que dizer, tinha arrastado minha família, por 1.000Km fora do nosso roteiro, pra ver algo que não vimos.... muito chato mesmo!

 

No fim do dia, eu e Maria tentando nos consolar, ficamos filosofando, e chegamos à conclusão, de que os elefantes e lobos marinhos podem estar se extinguindo, mas os dinossauros ainda vivem na Patagônia!

 

Naquela noite mesmo compramos passagem para Buenos Aires, novamente pela Andesmar

(P$ 95,00), não tinha outra opção! Embarcávamos às 21:00. Ao chegar no ônibus, encontramos com o mesmo comissário de 2m de altura! Ao nos ver ele exclamou! Meu Deus, vou ser crucificado!

Novamente lá pela 1:00 da madrugada, ele teve a gentileza de colocar novamente o clássico do deserto: O Senhor dos Anéis! Dublado em espanhol, claro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

13º DIA 22/11/2004 - QUINTA

 

Desta vez não teve Frodo que me tirasse o sono! A canseira venceu! E dormimos a noite toda! Graças a Deus!

 

Acordamos na Parada em Baia Blanca, mas não vimos o mar.....

De Baia Blanca até Buenos Aires é uma única reta em meio a pastagens e plantações.

Uma das estradas mais monótonas que já vimos...parece o interior do Mato Grosso!

 

Não havia nada pra se fazer, naquela hora bem que eu gostaria de ver o Senhor dos Anéis pra me distrair... mas parece que filmes só eram exibidos na madruga he! he! he!

 

Então puxei papo com o Pablo , o comissário, ele me falou que a vida não estava fácil, muito desemprego, grana curta, o que o obrigou a trabalhar atravessando o país naquela posição desconfortável, no fim fiquei amigo e com pena dele, deve sentir dores no pescoço....

 

Por volta das 16:00 chegamos em Buenos Aires!

Eu já conhecia a cidade, estive lá a 10 anos atrás e queria muito mostrar as belezas da capital portenha para Maria e para o Pedro!

Já na periferia deu pra notar que a cidade não era mais a mesma:

Favelas e mais favelas ao longo das auto-estradas, lembravam as periferias das nossas cidades!

Ao chegarmos na região central, muito engarrafamento e trânsito tumultuado! Parecia São Paulo! Demoramos 1h pra ir da Av. de Mayo até o terminal do Retiro, e o motorista não nos deixava saltar no meio do caminho, o que seria muito prático para nós.

Saltamos no terminal e resolvemos tomar um táxi até o hotel. O motorista era um cara gordo e mal encarado, parecia o Maradona! Nos deu até medo o seu mal- humor quando soube que a corrida seria curta (P$5,00).

Mas apesar do trânsito terrível ( Santiago parecia o paraíso) chegamos bem na Av. de Mayo. Nos hospedamos no Hotel Uruguay (P$ 50,00).

 

À noite saímos pra jantar. Pelo menos a comida na Argentina é muito melhor do que no Chile! Buenos Aires tem milhares de bons restaurantes e com preços bem razoáveis.

Duas pessoas comem muito bem com P$ 25,00

Aí aconteceu um grande mico! Depois de jantar num restaurante em que quase todos os clientes eram americanos, eu quis elogiar a comida em meu ótimo portunhol:

Está mui ezquisita! Ao que a garçonete respondeu: Whisky? For you? OK!

Naquela mistura de meu espanhol de quinta com o inglês dela de sexta, só nos restou cair na garagalhada!

Definitivamente, encerrei por ali minha carreira de hablar español. He! he! he!

Podia ter ido dormir sem essa né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Essa do whiskie me lembrou de um dia em que conversava com uns argentinos tentando explicar pra eles o que significava uma palavra em portugues, daí eu lancei essa: "Esta és una má palavra, un xingamiento!!" Só depois de muitas risadas é que eles foram me explicar o que "chingar" significava na terra deles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vou aproveitar a deixa, e contar um outro episódio que aconteceu em Bariloche, e que eu não contei antes:

Ao chegar na cidade , saímos pra procurar alojamento. Entrei no Hostel Viajeros e perguntei:

Háy Habitaciones matrimoniales com baño privado?

Lá do fundo saiu um cara imenso , com a maior pinta de americano, e me respondeu:

Sorry, no vacancy....

Where you from?

e eu: I'm from Brazil!

e ele: É brasileiro? pelo sotaque, pensei que fosse inglês!

O cara, ( aliás como a maioria em Bariloche, falava português muito bem). tive que rir, né? meu portunhol não convencia ninguém! e meu inglês muito menos....

foi ele que me indicou o apartamento barulhento que ficava ao lado.

Onde passamos uma noite de cão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

14º DIA 22/11/2004 - SEXTA

 

Depois de uma boa noite de sono, em um quarto silencioso! Algo raro em grandes cidades!

Começamos nossa maratona por Buenos Aires. Eu já conhecia, e isto facilitou nossa vida.

 

Incrível como a Maria estava bem disposta! Depois de tantos dias de viagem...eu estava pedindo água, enquanto isso ela e o Pedro não queriam saber de moleza!

O bom é que o centro de Buenos Aires é relativamente pequeno, todos os pontos de interesse, são bem próximos.

 

Começamos pelo Congresso, é um belo Prédio, de arquitetura eclética, com uma cúpula vertical e muitos detalhes decorativos, A praça em frente também cercada de vários prédios interessantes, também já foi muito bonita hoje está uma lástima! Os monumentos e fontes semi destruídos, muito lixo e pixação! Além disso a miséria do povo é algo chocante! Dezenas de bêbados e mendigos dormindo em meio ao lixo! Nos pareceu a pior área de todas as que visitamos, na praça tem uma escultura em bronze, " O Pensador" ,do Rodin, não pudemos chegar perto, ficamos com medo ....

Saímos dali meio decepcionados, eu mais ainda, pois não era assim a 10 anos atrás quando eu estive por lá... Me lembrou a região da Estação da Luz em SP de anos atrás ( não sei como está hoje).

 

Assim que atravessamos a 9 de Julio, a situação melhorou um pouco.... Fomos em direção à Plaza de Mayo , Casa Rosada e Catedral, a praça está bem conservada, mas são evidentes os golpistas e batedores de carteira, tentaram afanar nossa máquina, mas como somos brasileiros e "espertos"somos superiores a ladrões argentinos "iniciantes"! E nada aconteceu! Ufa!

Depois seguimos pela calle Florida até as Galerias Pacifico um luxo ! Belo shopping Lindas e caras lojas! Só pra olhar né?

 

Pedro queria ir no Mc Donald's então comemos ali mesmo ( criança tem cada gosto né?)

Mas não podemos reclamar do Mc, afinal são os únicos banheiros limpos e grátis que dispomos quando viajamos não é mesmo?

Depois de um breve descanso na linda Plaza San Martin , descemos até Puerto Madero!

 

Puerto Madero parece um mundo à parte! É realmente um belo trabalho de revitalização urbana! Espaços amplos bem cuidados, Bons e caros restaurantes (vazios), Belos edifícios, tanto os antigos revitalizados, quanto os novos e modernos arranha céus! Só é meio desértico, se comparado com as ruas do centro da cidade.era meio-dia e batia o maior solão!

O calor estava de rachar! Aquele foi o primeiro dia na viagem em que pudemos usar roupas leves! 30° naquele sol era de matar! Pra combater, muita água, frutas e sorvete, né Pedro?

 

Quando se anda pelas ruas, se tem a sensação de estar sendo seguido! Sempre tem um táxi na cola,

Existem milhões de táxis nas ruas, acho que metade da população deve ser taxista!

 

Apesar disso, não tomamos táxi, a lembrança do "Maradona" nos incomodava, por isso à tarde tomamos um ônibus e fomos até a Recoleta ! Já foi o bairro mais chique da cidade, hoje como o resto, está meio caído.....mas ainda tem seu charme! Demos muitas voltas por lá!

Fomos ao cemitério, visitamos a Evita! E ficamos impressionados com os caixões , que ficam expostos em prateleiras dentro das criptas.....à noite deve ser apavorante!!!

No lado de cemitério fica o Design Center , Lindas lojas de decoração! Em frente tem uma feira hippie, vendendo os mesmos cacarecos de sempre.....grande contraste!

 

Descansamos um pouco no parque e fomos caminhando até Palermo, Pedro queria ir no Jardim Zoológico e Maria no Jardim Botânico, e Eu ? bem eu não tinha querer He ! he! he!

 

Chegamos lá eram 17:00 horas e o Zôo fechava as 18:00, achamos um pouco caro P$ 12,00...

Pedro perdeu!! Fomos ao Jardim Botânico........Uma lástima, está Abandonado! Lixo e mato tomaram conta de tudo! Pedro riu da nossa cara! E eu pra não ficar por baixo falei: Se o Zôo for igual, os animais devem estar passando fome........tadinhos....

 

Então seguimos pela Av. Las Heras até o Malba, Museu de arte Latina , Magnífico! Por P$ 5,00, pudemos entrar no Belo Edifício e apreciar uma ótima coleção , com destaque claro para o "Abapuru" de Tarsila do Amaral, Maria ficou emocionada!!! Lindo!!!

Pedro disse: Meus desenhos são melhores! Claro que são filho!!

 

Fomos também ao museu de Belas Artes, mas também estava fechado.....sem explicações!

Fazer o que? Mais uma pernada e chegamos ao Palermo Shopping!

Muito interessante! É uma grande galeria, muito movimentada e com belas lojas!

Depois do shopping caminhamos à noite pelo bairro de Palermo. A Av. santa Fé é muito movimentada! Lojas, bares, restaurantes.....Tudo muito agitado! É um belo bairro!

 

Por fim pegamos o metrô e voltamos ao hotel. Foi um longo dia ! Muitos passeios por uma cidade que está ficando cheia de contrastes!

 

Quando viajamos, gostamos de fugir do nosso dia a dia, ver algo diferente e melhor, mas ali tomamos um banho de realidade!

 

Em Buenos Aires foi que notamos a "Crise Argentina" , no interior, as coisas não são tão evidentes. Infelizmente está parecendo com muitas cidades brasileiras, a desigualdade social, estampada e evidenciada! Muitos prédios em construção abandonados, muitas lojas fechadas.....mas há muita riqueza e luxo também! E os belos prédios do tempo de fartura continuam lá, ainda que sem a devida manutenção.......

 

Não somos de curtir a noite, baladas, teatros, shows, restaurantes finos, etc, mas sabemos que a cidade tem muitas opções! Bom pra quem gosta!

Fomos dormir cedo! O dia seguinte seria o último!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

15º DIA 23/11/2004 - SÁBADO CAPÍTULO FINAL

 

Finalmente, depois de muito suspense premeditado.....e atendendo a insistentes pedidos de nossos milhões de fãs em todo o universo, vamos contar o último capítulo da saga

" GRÁVIDOS NA ESTRADA".

 

O sábado amanheceu chovendo...ficamos um pouco chateados, mas nos conformamos, foram 14 dias de sol em toda a viagem! E depois do calor de ontem, uma chuva refrescante seria bem vinda!

 

Juntamos o nosso lixo do quarto, arrumamos as coisas e fechamos a conta do hotel, deixando as bagagens na recepção. Só pegaríamos a à noite.

Na estação do metro, deixamos o saco de lixo junto a outras centenas de sacolas de lixo que se amontoavam por ali.. .naquela hora desconfiamos que devia estar havendo uma greve de lixeiros......a estação e a cidade como um todo estava imunda!

 

Fomos até a estação Retiro e tomamos o trem de subúrbio rumo a Tigre (P$ 0,95)

O caminho não tem nada de especial... passa por bairros de classe média e média baixa e por cidades conurbadas da região metropolitana. É um trem comum, com bancos quebrados, mendigos, vendedores ambulantes e "artistas" populares cantando e dançando em troca de moedas...... me lembrou o trem da Central do Brasil !

 

Chegando em Tigre , o cenário muda! Uma bela estação, é o ponto final da viagem. O posto de informações turísticas é bem estruturado e os atendentes bem simpáticos, nos passaram todas as dicas pra conhecer a cidade.

A chuva não parava...Eu cogitei a hipótese de ficar um tempo pra ver se estiava, mas o Pedro estava impaciente! Quero aproveitar bem o último dia!

Nós como pais inexperientes , obedecemos ao garoto......pra ele tanto fazia, estava sempre dentro d'agua mesmo.....a nós, só bastou uma voltinha rápida pela rua principal para ficarmos encharcados. Ele só ria! Agora estamos todos molhados! He! He! He!

 

Nos abrigamos na varanda do Museu Naval, que estava fechado....e fizemos nosso lanche até sermos gentilmente expulsos pelo vigia.....

Perto do meio dia, a chuva parou... mais meia hora e saiu o sol!!!! Que bom! Outro belo dia!

Tigre é uma cidadezinha bem interessante, o centro urbano, fica sobre várias ilhas do delta do rio Paraná. Belas casas de veraneio estão espalhadas por toda a região do Delta!

É tudo bem cuidado e arborizado, pena que o Rio Tigre, seja mais poluído que o Tietê. Deveria ser chamado de Rio Bafo de Onça!

 

Além de vários clubes de remo, Tigre tem também um Cassino e um grande parque de diversões! Desta vez fomos impiedosos com o pequeno Pedro: Não vai no Parque não! Está de castigo por rir do papai e mamãe molhados!

Ele muito genioso, soltou essa: Eu não queria ir mesmo!

Tá bom, a gente acredita He! He! He!

 

No porto várias empresas oferecem passeios pelo delta, mas não nos animamos, o fedor exalado pelo rio, não permitia uma maior aproximação... Preferimos caminhar pelas ruas , nas margens do rio.

 

Na volta pegamos o trem da costa (P$3,20). Este sim passa por belos bairros ricos, e lindas cidades como San Isidro, muito charmosa! Vale uma parada1

Perto da estação delta, o trem passa ao lado do Rio da prata. Ali tomamos noção daquela imensidão de água cor de chocolate! É um rio-mar!

Pedro exclamou: e tudo vem do Brasil né papai! Vem sim filho!

 

De volta ao centro tomamos um ônibus até La Boca. É obrigatório para quem vai a Buenos Aires, o Bairro não tem nada de especial, além de pessoas mal encaradas pelas ruas.

De longe vimos La Bombonera, mas não tivemos vontade de ir até lá, nos pareceu sem graça......

O camiñito, é isto mesmo que o nome indica, uma viela, configurada por casas de madeira e zinco multicoloridas......tudo ajeitadinho....tudo em ordem pra turista ver!

Na rua "artistas" expõem suas obras...e casais dançam coreografias de tango e batem fotos por P$1,00 . foi bom ter ido lá , tudo parece meio artificial, meio irreal, como uma peça encenada, e isto foi o que achamos o mais interessante! Pedro achou lindas as casinhas coloridas! Não queria ir embora! Mas fomos mais duros desta vez! Vamos embora guri!

 

No caminho para o centro passamos rapidamente por San Telmo, é um bairro muito interessante com galerias e feira de antiguidades na praça Dorrego, tem um astral muito bom!

Pedro resmungou: gostei mais do Camiñito!

 

Chegando ao centro, fomos surpreendidos por uma passeata contra-não- sei-o-que na Av de Mayo.....um batalhão de policiais descendo a lenha em meia dúzia de cabeludos!

Em nome da segurança familiar, contive minha curiosidade e fugimos para a Florida.

Pedro queria ficar.....tenho que controlar mais este moleque!

 

No caminho passamos pela Av. Diagonal Norte . Aí sim foi surreal! A imensa avenida fechada ao trânsito, e lá no fundo perto do Obelisco vinha outra passeata contra-tudo-um-pouco!

Aproveitamos a Av. vazia e fizemos um pouco de festa no meio da rua! Algo inédito numa metrópole tão movimentada e que não dorme!

Já estava anoitecendo, quando compramos alfajores "Havanna" para levar de lembrança. São maravilhosos!

 

À noite jantamos no hotel , quando Maria deu por falta do óculos de sol....não estava em nenhum lugar...só posso ter jogado no lixo ela afirmou! Sem mais delongas fomos até o metrô em busca do nosso lixo perdido..... a montanha continuava lá, achamos nosso lixo e os óculos também! Que bom que eles não tem o costume de recolher o lixo! Pensamos!

 

Lá pelas 22:00 pegamos o ônibus da linha 86 para o aeroporto.....Andamos cerca de uma hora e o ônibus parou em um local na periferia. Ponto final! Anunciou o motorista!

Como? E o aeroporto? O motorista nos disse, está escrito aeroporto, mas não vai até o aeroporto. ????????????? e agora? Tem que pegar o 86 escrito aeroporto em baixo em vermelho. Coisa de maluco isto né?

Esperamos cerca de mais uma hora, já perto da meia noite, passou o dito ônibus 86 aeroporto escrito em vermelho em baixo.

Ficamos aliviados! Passamos a noite no aeroporto. Me senti o Tom Hanks , morando no aeroporto He! He! He!, mas não fomos os únicos dezenas de passageiros também fizeram o mesmo!

 

Às 7:00 depois de uma fila descomunal, embarcamos num Fokker 100 pau-véio da TAM,

Cheio de aeromoças paraguaias, que passaram o tempo todo oferecendo muambas, um saco! O Fokker é um lixo parece que vai cair a qualquer momento! Não via a hora de chegar em Curitiba, depois da conexão....outro vôo rápido até Floripa!

 

Que bom!!!! Estávamos em casa!!!!!

Viajar é ótimo!! Estar em casa é maravilhoso!

 

Nossa viagem foi de sonhos, mesmo o que não deu tão certo foi bom!!!!!!!

Agora é esperar o Pedro nascer, por uma mochilinha nas costas e partir pra outra!

 

Ano que vem tem mais!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que legal Sr. Klein!

Esse desfecho do óculos foi muito legal... fiquei imaginando a cena de vcs três revirando o lixo na estação de metro!

A TAM usa os Fokkers para BSAS??? (e vc ainda ficou falando do meu espírito aventureiro de ir para Mvd pela Cacciola! rs) Pensei q era no mínimo um A319...

Parabéns pelo relato!

Quando o rapaz sapeca chegar, não esqueça de mandar fotos...

 

Abração,

Mike Weiss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

MIKE

 

AINDA POR CIMA FOMOS ENGANADOS!

COMPRAMOS PASSAGEM PELA VARIG....NA IDA TUDO BEM! FOI ÓTIMO!

NA VOLTA, NOS EMPURRARAM PRA DENTRO DAQUELA COISA QUE BATE ASAS PRA LEVATAR VÔO...PARECIA O ALBATROZ DO BERNARDO E BIANCA!!!!

 

E AINDA POR CIMA EU TINHA QUE ACALMAR A MARIA E DIZER, FIQUE CALMA..É ASSIM MESMO, É SÓ UM POUCO DE TURBULÊNCIA.....

 

FOI UM ALÍVIO CHEGAR EM CASA!!

O PEDRO NASCE EM MAIO, PODE DEIXAR , QUE O CORUJÃO AQUI, VAI ANUNCIAR PRA TODO MUNDO!

 

ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...