<b><font color="red">Reagrupando tópico
Postado por <u>crissauro</u> em 24/07/2005 às 13:30:22</font id="red"></b>
<font size="3"><b>FOGAREIRO A CUSTO ZERO</b></font id="size3">
Mochileiros!
Sou novo na lista, do RJ, meu nome é Cristiano Requião, já pratico montanhismo há mais de 30 anos.
Lí este papo sobre fogareiros e queria dar uma sugestão para um fogareiro de "emergência" a custo zero. Quem quiser mais informações, pergunte-me.
Fiquei com inveja do "fogareiro a R$ 1,00" divulgado na lista trekking... Resolvi desenvolver um fogareiro a custo zero, ou melhor, ao custo de 1 rebite... mas, não precisa-se nem dele para funcionar.
Este projeto foi desenvolvido no CIPEA - Centro de Pesquisas Ecológicas Aplicadas, nas oficinas Gal. Caldwell. Qualquer dúvida, me atrevo a sanar!!! Depois do sucesso internacional do "K-gator", agora o "Fog-a-rator"!!!!!!!!!!!!!!
<b>Material:</b>
- Uma lata de leite em pó;
- Duas latas de molho de tomate.
<b>1)</b> Cortar as latas como na fotos 1, 2 e 3 onde fabricamos o "queimador". As aletas para dentro (Foto 4) quando aquecidas, esquentam também o álcool transformando-o em vapor, elevando as chamas à níveis infernais!!!
<center>

<font size="1">Foto 1</font id="size1">

<font size="1">Foto 2</font id="size1">

<font size="1">Foto 3</font id="size1">

<font size="1">Foto 4</font id="size1"></center>
<b>2)</b> Na Foto 5, vemos a parte superior da lata (daquelas que encaixam) cortada e dobrada para ser fixada no fundo da lata de leite em pó com um rebite. Isto é opcional, visto que este dispositivo serve apenas para aproximar o queimador da panela...
<center>

<font size="1">Foto 5</font id="size1"></center>
<b>3)</b> Na Foto 6 fiz oito furos eqüidistantes na parte superior da lata de leite com broca de 3/8' para saída dos gases. Quando o fogo fica alto, até as chamas saem por ali.
<center>

<font size="1">Foto 6</font id="size1"></center>
<b>4)</b> Na Foto 7 estão os dois furos que eu fiz na base da lata para a entrada do ar. Fiz só de um lado para poder proteger do vento girando o fogareiro.
<center>

<font size="1">Foto 7</font id="size1"></center>
<b>Rendimento:</b>
Conforme os testes realizados em laboratório, com 60ml de álcool de cereais consegui ferver 1 litro d'água em 10 minutos !!! Com álcool automotivo provavelmente ferverá mais rápido. Nosso túnel de vento está emprestado para a Embraer, portanto, não foi possível efetuar testes durante simulações de tempestades...
Mais fotos:
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/crissauro/album?.dir=/81a2&.src=ph&.tok=phUePWDB9G3fspjK
Taí, um fogareiro leve (menos de 40g) e grátis!!!
Diretamente dos laboratórios do CIPEA para os montanhistas!!!!
Abraços,
Crissauro