Ir para conteúdo

Marinheiro de Primeira Viagem - Aventura pela America do Sul


Posts Recomendados

  • Membros

Fala parceiros de estrada, mochileiros de toda hora...

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo forum que é fabuloso (tivesse eu descoberto antes, teria feito inumeras outras viagens)..apesar de novo por aqui, pretendo ajudar (e ser ajudado, obviamente) a todos com o pouco de experiencia que tenho.

Mas agora gostaria da ajuda dos inumeros aventureiros que rondam por essas bandas do forum...vi pelos topicos que tem muita gente que "pernou" MUITO pelo mundo, e compartilhar essas experiencias é fabuloso.

 

Estou planejando fazer uma viagem pela America do Sul em Janeiro (sim, é cedo, hehhe, mas como não tenho muito tempo disponivel, tenho que ir organizando aos poucos). Vou partir de Curitiba lá pelo dia 10, e estou em duvida quanto a qual rota tomar...Sei que a principal dica seria "veja antes os lugares que vc quer visitar", mas gostaria de compartilhar algumas rotas com o pessoal, experiencias de aventuras parecidas..queria, na verdade, ver um pouco de tudo...mas posso, por exemplo, excluir a parte Sul - patagonia e compania -, pois não é epoca para ver friu e neve (apesar de ser lindo do mesmo jeito), e ficará um pouco deslocado de outras rotas...quero pegar o Trem da Morte e ir para Machu Picchu e gostaria de dicas sobre outros lugares que vc´s recomendem...

Outra coisa seria a respeito de custos...não posso gastar muito (poucos podem, mas perde-se o espirito mochileiro) e estava pensando algo em torno de R$1800,00 - R$2000,00 para passar uns 15 dias pelo menos (se der mais com esse valor, blza!). Queria fazer algo sem muito desespero (passar 30 minutos numa cidade e já partir para outra é loucura), mas gostaria de conhecer varios lugares show de bola!

Acredito que ir de onibus seja uma boa saida para cortes nos gastos, portanto o que vc´s puderem me ajudar nesse ponto com dicas será sempre MUITO bem vindo...outra coisa, que ajuda bastante: começo por baixo e subo para o norte ou faço o caminho descendo a america? o que vc´s recomendam? me disseram que é muito mais barato ir ate a fronteira do |Brasil com a bolivia e depois vir descendo...vc´s que conhecem podem me dizer melhor...

Acho que já deu para ilustrar +/- como pretendo fazer a viagem..logico que outros detalhes e duvidas eu vou tirando com o tempo, mas preciso de um norte para começar a me organizar...qualquer coisa eu pergunto

 

Galera, obrigado por terem lido até aqui, agradeco pela atenção e espero ajuda nessa minha duvida - tenho certeza que serei atendido, e muito bem por sinal.

Qualquer pergunta, sugestão ou criticas (nunca se sabe, haha) serão sempre bem-vindas..

 

Um grande abraço a todos

Tudo de bom

Milton Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Milton... Bem-vindo!!!

 

Ajuda aqui é o que não falta, o pessoal do fórum é demais!!!

 

Então, porque não faz a rota tradicional dos mochileiros de 1ª viagem?? Bolívia e Peru... Janeiro é uma boa época para conhecer os encantos desses países simples, mas chove um pouco...

Minha opinião... Vá até a fronteira (Corumbá/MS), pegue o Trem da Morte até Santa Cruz de la Sierra... Em Santa Cruz, visite as ruínas e o parque de Samaipata, é demais (eu gostei...). Cochabamba é uma cidade incrível, muito contraste cultural... La Paz (sem comentários, maravilhosa...) não deixe de subir o Chacaltaya, visite as ruínas de Tiwanaku e o Valle de la Luna... Copacabana é imperdível e a truta do Titicaca também; durma na Isla del Sol e veja o pôr-do-sol no Titicaca, é incrível... As Ilhas Flutuantes de Uros em Puno são legais (mas achei mais pra turista mesmo...). Cuzco vale 4 dias, a cidade é dez... Machu Pichu :shock: imperdível... As linhas de Nazca são bem interessantes... A reserva nacional de Paracas é demais... Arequipa é linda, visite o Canion del Colca e o vulcão El Misti (faça o trekking até o cume do vulcão)... De Arequipa você pode seguir para o Chile por Arica, Iquique, Calama, San Pedro de Atacama e subir para o Salar de Uyuni na Bolívia, esse cara é incível, demais mesmo!!! De Uyuni, vá para Sucre e volte pra casa (a pior parte das trips, hehehe...)

 

Esse roteiro, levaria em média uns 30 dias e o gasto médio ficaria em torno de U$1.800 (com algum conforto...)

Tranporte, não espere muito conforto (principalmente na Bolívia...) e horários também não são muito fáceis, por isso prepare-se para alguns imprevistos comuns...

 

Acho que é isso... Se precisar, estamos aí!

 

Grande abraço :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Grande Edy...

 

Muito obrigado pela ajuda, na verdade não foi uma ajuda, mas sim uma aula! :D

Realmente, o pessoal do Forum é show de bola, tem muita gente boa cheio de vontade de ajudar e impulsionar o pessoal a viajar!

 

Achei a rota incrivel, estou organizando todos os nomes que voce me passou de cada ponto e vou contruir um mapa que, pelo visto, é maravilhoso.

Voce me passou uma informação que a muito tempo busco: qual melhor caminho pra sair do brasil (qual fronteira). Acredito que por Corumba seja mais barato, certo? Eu estava pensando em ir pelo sul..pegar alguma promoção da Gol para ir ate Buenos Aires (algo em torno de R$235,00), da argentina ir ate mendonça, depois para santiago e subir pelo trem da morte (me corrija se estiver errado). Entende como pretendia traçar a rota, como um grande triangulo começado pelo sul...Mas aqui esta outra grande duvida minha, melhor comecar de cima e ir descendo ou o contrario? Viso bastante os gastos. Infelizmente não tenho os 30 dias que essa região merece conforme vc me disse..portanto meus gastos serao menores, o que é muito bom, pois ate o momento consigo garantido algo em torno de RS1800,00 para fazer essa viagem (acha que dá?). Pretendo utilizar a rede de albergues, a alimentação não precisa ser refinada, mas o suficiente para manter a saude em dia.

Outras duvidas que tenho é com relação aos pontos turisticos, por exemplo Machu pichu, que com certeza está na minha rota!. Preciso agendar essa trilha, pagar antecipado, ou algo do genero? Há algum outro local ou transporte que eu precise fazer esse processo de agendamento?

 

Bem acredito que seja isso...tem muita coisa na verdade, mas vou tirando com o tempo as duvidas.

Queria agradecer mais uma vez pela sua atenção...foi de grande ajuda!!!! ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Um grande abraço, Edy

Tudo de bom pra vc, rapaz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aeee mochileiros!!

Então, eh meu primeiro post no forum, to precisando de umas dicas sobre uma ideia minha.

Eu e meus amigos tivemos a ideia de fazer um mochilão pela america do sul, mas estamos com algumas dificuldades. Por exemplo, temos 16 anos (na viagem teremos 17), e a gente queria sabe se isso pode trazer alguma dificuldade?

Humm...a ideia eh gastar de 12 a 15 dias, e queremos visitar o maximo de lugares possiveis, tipo, a gente ja excluiu o paraguai, uruguai, todo norte e extremo sul. Ou seja, queriamos visitar a argentina, Chile, Bolivia e Peru (Machu Picchu =P), aii queriamos ter ideia de gastos e lugares bons pra ih...umas recomendaçoes e talz, Valeu aee!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Milton!

 

Estamos aí pra isso... Ajudar a quem precisa é a idéia do fórum!!!

Então cara, dúvidas sempre vão existir (comigo não é diferente :D )... Bom, O Chile e Argentina são bem mais caros do que Bolívia e Peru... Eu acho melhor começar por cima e ir descendo... O Trem da Morte fica na Bolívia, ele sai de Puerto Suárez e vai até Santa Cruz de la Sierra então obrigatoriamente você deverá ir para Corumbá (na ida) ou deixar para a volta...

 

Se preferir começar por Buenos Aires, então vá até Santiago e suba o Chile por Valparaíso, Coquimbo, La Serena, Antofagasta, Tocopilla, Iquique, Arica entre no Peru por Tacna e vá até Arequipa, de lá até Cuzco (Machu Picchu para fazer a trilha Inca você deve agendar com uns 3 meses ou mais... Se for só visitar, pode ir sem galho saindo de Aguas Calientes)... Depois desça para Puno, Copacabana, La Paz, Oruro, vá para o Salar de Uyuni, de lá vá até Potosí, Sucre e Santa Cruz de la Sierra (Trem da Morte até Puerto Suáres), Corumbá e depois pra casa...

 

Acho que em 25 dias (meio corrido) dá pra fazer, mas já que tens poucos dias eu encurtaria o roteiro pra aproveitar bem os lugares...

Comida e transporte são razoavelmente baratos e não precisa reservar nada (dependendo da época que você for...Somente a Trilha Inca) mas acho que R$1.800,00 seja pouco com ponte aérea...

 

Grande abraço :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Show de bola, Edy...!!

 

Era bem isso que eu queria ouvir. Bem, então acredito que minha rota será por cima mesmo. Agora preciso saber quanto vou gastar para sair do Brasil. Como vc me disse Corumbá é a melhor fulga, certo? mas fico pensando se não vou gastar mais de onibus indo ate a divisa do que indo de avião ate buenos aires, entende minha duvida? como vc mesmo disse, argentina e chile são paises mais caros mas gastaria passagens de B.A. até Mendonça, de Mendonça ate Santiago e o resto é pelo que vc mesmo me disse que acredito que seja magnifico. A volta fica pelo norte, talvez de avião (dizem que é muito mais barato vir da bolivia para cá do que do Acre para Curitiba, não sei se isso é verdade.

 

Quanto aos gastos com passagem aerea, eles estão fora do pacote de RS1800,00, pois esse gasto posso parcelar em 10X..dai pago depois da volta..tempo limpo para gastar de Buenos Aires ate minha volta esse valor (ai estão inclusos passagens de onibus ou avião caso seja barato e o restante dos gastos), acha que dá? :roll: Posso cortar algumas coisas da viagem, mas vai ser MUITO doloroso!!!! :cry::cry: rsrs...

Outra coisa é com relação aos dias, pretendo sair daqui lah pelo dia 10.11 ou 12 de janeiro (não sei se são datas boas para viajar, qual vc recomenda? pode ser antes disso) e tenho ate o fim de janeiro, mas conto com 15-20 dias garantidos que posso passar fora, depois tenho que me preparar pra faculdade... :D

 

Voce escreveu que para ir a Machu Pichu precisa agendar, mas para visitar dá pra ir na boa, isso? Acho que não entendi muito bem.. COmo é o esquema de reserva? por exemplo, se eu tiver alguns problemas e não puder chegar na data de reserva, isso é comprometedor? Tem que ser feito algum pagamento antecipado? Muitas perguntas...desculpa, kra.

 

Bem, vou aliviar um pouco a tua barra e parar de perguntar...mas é que vc entende do assunto e isso dá segurança.

Tudo o que vc escreveu eu estou anotando e projetando a viagem! "Guia do Edy de Viagem" srsrsrs 8)8)

 

Obrigado mais uma vez, meu amigo

Um grande abraço e um excelente final de semana

Milton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Milton!

 

Se lançar o "Guia do Edy de Viagem", vou querer minha parte na comissão hein??? rsrsrs...

Então... De bus você pode optar pela Eucatur que faz o trajeto de Curitiba (PR) até Campo Grande (MS) por R$135,41 e a viagem leva umas 10h... Em Campo Grande (MS) a Viação Andorinha te leva até Corumbá (MS) por R$75,00 e 6h de viagem...

 

Como você dispõe de pouco tempo, seria muitíssimo melhor pegar uma ponte aérea para Argentina e seguir viagem por baixo... O valor fica bem mais acessível comparado com o tempo e o conforto da viagem de bus :D ... Além disso, vai passar pelo Deserto do Atacama... No Chile recomendo a TurBus, ótima empresa de ônibus... No Peru, Cruz del Sur ou Ormeño e na querida Bolívia, Transcopacabana ou Flota Copacabana (se bem que lá não adianta muito escolher :lol: )...

 

A volta pela Bolívia realmente é mais barata... Pra tu ter uma idéia, paguei R$540,00 de Santa Cruz de la Sierra até Porto Alegre com conexão em São Paulo e o vôo levou cerca de 6h pela Gol :wink: ...

 

Quanto ao dia de saída, você decide... Só pra lembrar que janeiro é período chuvoso :shock: , mas nada que atrapalhe o passeio :D ...

 

Em Machu Picchu, reserva somente quem faz a Trilha Inca... No seu caso é só visita, então dá pra ir de boa, sem reservar... Para garantir, assim que chegar em Cuzco, compre a entrada no mesmo local onde você compra o boleto do tour pelo Vale Sagrado... Provavelmente tu vai subir de trem de Ollantaytambo até Aguas Calientes (cidade de acesso a Machu Picchu) então em Ollantaytambo compre a passagem de ida e volta, fica mais barato...

 

Uma dica boa da Bolívia: o trajeto de Sucre a Santa Cruz de La Sierra (se você o fizer) faça de avião... Tu não tem idéia da estrada, é muito punk :shock: ... A passagem de avião fica em torno dos U$$60 e é beeem mais seguro :wink: ...

 

Cara, se quiser me add no msn aí te passo uma cópia do meu roteiro pra tu ter uma idéia de preços e etc...

 

Grande abraço :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ei Milton, ei Edy!

 

Nossa, vocês não têm idéia do quanto foi ótimo ver os tópicos de vocês aqui.

Pretendo viajar na mesma época que o Milton e tenho as mesmas dúvidas dele! As dicas do Edy são demais mesmo, estão esclarecendo um monte!

 

Num deixem de postar aqui as conversas de vocês não!

 

Quem sabe não vamos juntos hein Milton?

 

Abraços

 

Lara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

ai galera blz???

não sei se estou fugindo um pouco do assunto ai mas vamu lá

meu nome é josé, tenho 28 anos e sou de maringá - Pr

eu e um amigo estamos saindo de maringá dia 22 de dezembro pra curtir uma viagem meio doidera ai

a rota q a gente traçou até agora é ir até foz do iguaçu, depois corrientes(argentina), rosário, san luis, santiago (chile), arica (chile fronteira com o peru) e daí voltar para maringá por corumbá - Ms.

estou pesquisando e não estou encontrando rotas dentro da bolívia

na verdade eu tenho muito pouco ainda, vamos de carro e parando nos principais pontos dessa rota acima.

gostaria de saber informações sobre estrada, pedágios, pontos turísticos, nessecidade de passaporte, carteira de motorista nesses países, etc,tudo q vc's souberem será de grande ajuda.

friso que sou marinheiro de primeira viagem e não conheço nada !

ja agradeço pela atenção

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...