Minha experiência na Turquia

Relatos de viagens pela Turquia


Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor puccalu » 14 Set 2009, 14:15

Olá mochileiros

Deixo aqui a minha contribuição ao site que muito me ajuda nas minhas aventuras pelo mundo.
Fiz uma viagem de 12 dias para a Turquia, e recomendo muitíssimo! Lugar maravilhoso e fácil de viajar. Os turcos são bem receptivos. Em 10 dias dá pra conhecer bastante coisa, mas é meio corrido. Tem lugares que merecem mais atenção.
Antes de viajar já tinha reservado o albergue em Istanbul e os demais passeios deixei pra ver lá. Queria ir pra Capadocia, Pamukkale e Ephesus.

Para referência:
1 EUR = 2 a 2,10 TL
Garrafa de Água 500ml = 0,50 a 1TL

Dia 14/08 – sai de São Paulo com destino a Istanbul no vôo da Turkish Airlines. O vôo saiu as 23h45min, escala em Dakar e chegada em Istanbul às 20h20min do dia 15/08. Bem tranqüilo.

Dia 15/08 - Cheguei ao aeroporto Ataturk. Istanbul tem dois aeroportos, o Ataturk e o Sahyba, no lado asiático. Já tinha reservado um transfer com o hostel, já que o vôo chegaria de noite e eu não sabia se era seguro ir de transporte público. Custou EUR22. Achei um absurdo, pois depois que cheguei à cidade, vi que tinha serviços de transfer cidade/aeroporto por EUR 8!!! Fiquei no Sultan Hostel (http://www.sultanhostel.com), em Sultanahmet. Peguei um quarto compartilhado feminino com banheiro privativo. Custou 14EUR com café da manhã. Gostei do hostel, tem um bar muito legal com mesinhas na calçada e outro na cobertura, com vista para o Mar de Marmara. Uma noite teve show de dança do ventre e churrasco. Outro ponto importante, o hostel é bem localizado, perto dos principais pontos turísticos, como Aya Sofia, Mesquita Azul e Topkapi Palace. A rua é bem movimentada com vários restaurantes, bares e agências de turismo etc.

Sultan Hostel
Sultan Hostel - Istanbul


Dia 16/08 – tomei o café da manhã turco, que inclui fatias de pepino e tomate, azeitonas pretas, ovo cozido, queijo e pão. Fui andando do hostel até Aya Sofia (TL20), Mesquita Azul (grátis), Basilica Cistern (10TL) e Spice Bazar. A cidade estava lotado, então é melhor chegar cedo ao Aya Sofia pra não pegar muita fila. Em Eminonu onde fica o Spice Bazar, comi um sanduíche de peixe que é vendido nos barcos. Muito bom e barato! Claro que a noite, não pude deixar de experimentar o kebab. Tem vários restaurantes na Divan Yolu que vendem o famoso sanduíche grego. Muito bom tb! Tem de preços de turista e preço de locais. Uma faixa de 5TL. É legal provar com o Ayran, tipo de um iogurte salgado que se bebe junto com o kebab. Com relação às roupas, tudo muito tranqüilo. As européias andavam de mini saia e blusa de alcinha. Pra entrar nas mesquitas, é preciso cobrir os ombros e os joelhos. Garotas, é sempre bom ter uma echarpe na mochila. Atenção se vc estiver viajando sozinho/a: tem muitas historias de pessoas que caíram no conto do tipo “boa noite Cinderela” e foram assaltadas ou de pessoas extorquidas. Claro que isso não é pra todas as situações, mas é sempre bom confiar desconfiando e não se envolver em situações que possam estragar a viagem.

Legenda da Foto
Aya Sofia


Legenda da Foto
Aya Sofia


Legenda da Foto
Basilica Cistern


Legenda da Foto
[b]Blue Mosque


Dia 17/08 – junto com duas garotas francesas que conheci no hostel, fui ao Topkapi Palace (25TL). Imperdível! Passei a manhã e uma parte da tarde admirando o palácios dos sultões otomanos. Atenção, o palácio tem um anexo, chamado Harem, que é a parte mais legal. Tem que comprar um ingresso a parte (15TL). Pausa para o kebab. Depois fui até o Cordial Hostel, fechar o meu passeio para a Capadocia. Já tinha negociado aqui do Brasil, mas deixei pra fechar lá, pois poderia comparar os preços. Eu tinha feito contato com o Tugrul, dono do Cordial Hostel. O Renato, que eu conheci no site do mochileiros tinha me passado o contato dele. O Tugrul é muito simpático e atencioso e adora brasileiros. Ele costuma fazer um descontinho. Fechei o pacote ônibus Istanbul/Capadocia, uma noite de hotel, dois dias de tour com almoço incluso, passeio de balão, ônibus para Pamukkale, tour em Pamukkale, ônibus para Selçuk, tour em Ephesus e ônibus de volta para Istanbul, tudo por 395 EUR. O preço foi muito bom, pois só o passeio de balão custava 150EUR nas agências locais.

Legenda da Foto
Entrada do Topkapi Palace


Legenda da Foto
Topkapi Palace


Dia 18/08 – fui até Eminonü de manhã e comprei um ticket para o barco do Estreito de Bósforo. O que eu comprei era o transporte público normal, mas tem a opção de barcos turísticos, quase que pelo menos valor, com a diferença de que o transporte público vai até o final do estreito e, os turísticos, somente até o forte, na metade do trajeto. Fui até Anadolu Kavagi, um balneário com diversos restaurantes de frutos do mar e um forte no topo. Fica do lado asiático. Fiquei lá por umas 3 horas, até o barco sair de volta a Istanbul. De volta a Istanbul, fui até a Galata Tower (ingresso a 10TL) admirar uma vista 360° de Istanbul. Depois fui até a Estação Sirkeci, comprar o meu ingresso para assistir a apresentação de dervixes (ingresso a 35TL). Tem vários shows na cidade, mais baratos e mais caros, com jantar etc. Eu escolhi esse porque eu lido no livro do Zeca Camargo sobre essa apresentação e ele gostou muito. Eu estava bastante ansiosa por essa apresentação. Realmente é muito bonito, até meio hipnótico, com aqueles dançarinos rodando no mesmo lugar, por vários minutos. Dizem que tem uns que rodam por horas e não caem.

Legenda da Foto
Estreito de Bosphorus


Legenda da Foto
Galata Tower


Legenda da Foto
Dervixes


Dia 19/08 – Fui ao Grand Bazaar. Parece uma 25 de março coberta. Tem tudo que vc possa imaginar. Impossível sair sem uma lembrancinha: lojas de tapetes, echarpes, lamparinas, pratas etc. Têm umas lembrancinhas tipo chaveiro, pulseiras, carteirinhas por 1TL. O prédio é muito bonito, com muitos mosaicos. Neste dia aproveitei pra comer um milho. Por toda a cidade tem uns carrinhos que vendem milho cozido e milho assado, por 1TL. Muito bom. À noite, a van passou no hostel para ir até o ônibus que seguiria para a Capadocia. Seriam 12 horas até Ürgup. O ônibus tinha as poltronas muito desconfortáveis e não tinha banheiro. OBS: Nenhum ônibus na Turquia tem banheiro. Então, não tomem cerveja antes de embarcar quem nem eu fiz rssssss

Legenda da Foto


Legenda da Foto


Dia 20/08 – O ônibus foi até uma cidade chamada Nevsehir e de lá trocamos para uma van que foi até Ürgup. Chegando lá, deveria ter uma pessoa esperando pra me levar até o hotel, mas não tinha ninguém. Estava eu e um italiano, perdidão. Depois de muito perguntar, um turco que parecia ser de uma agência, nos levou até o hotel. O dono do hotel veio se desculpar, dizendo que houve um desencontro do motorista que deveria estar nos esperando. Enfim, deu tudo certo. Fiquei hospedada no Dedeli Konak Cave Hotel. Fiquei num quarto-caverna, muito comum na Capadocia. Às 09h30min, a guia passou no hotel, e fui para o primeiro dia de tour na Capadocia. Eu particularmente não gosto de tours organizados, mas como eu tinha pouco tempo, decidi fechar um. Na Capadocia, isso fez muita diferença, pois os lugares são muito distantes um dos outros. Só não escapei daquela passadinha numa demonstração de alguma loja e no final, tem uma lojinha com preços absurdos. No primeiro dia, fui ao Devrent Valley, Monkey Valley, Gorëme Open Air Museum e Uçhisar Castle.

Legenda da Foto
Devrent Valley


Legenda da Foto
Goreme Open Air Museum


Dia 21/08 – acordei às 04h30min para ir ao passeio de balão. Tive um pequeno problema, a agência não tinha confirmado a minha reserva e fiquei esperando um tempão no hotel. A sorte foi que o dono do hotel estava acordado, pois era o primeiro dia do Ramadã. Ele ligou pra agência e conseguiu avisar. O balão estava me esperando pra sair. É maravilhoso ver aquelas formações de cima sob os primeiros raios da manhã. Foi uma hora de passeio, e quando o balão desceu, teve um brinde com champagne e recebi um diploma de que havia feito o passeio. Retornei ao hotel, e às 09h30min, a van saiu para o segundo dia de tour: Red Valley, Çavusin Village, Pigeon Valley, Kaymakli e Ortahisar Castle. À noite, sai de ônibus para Pamukkale. Foi meio confuso pegar o ônibus, eu ia pra Pamukkale mais tinha que pegar o ônibus que ia pra Denizli, e de lá pegar um micro-ônibus para Pamukkale. O motorista não falava inglês então não deixava o pessoal de Pamukkale entrar no ônibus. Mas no fim, estava tudo certo. Seria 12 horas de viagem. Sem banheiro. Pra não assustar, o ônibus pára várias vezes nos postos de estrada. Com relação ao Ramadã, pra quem não sabe, os muçulmanos ficam sem comer e beber desde o amanhecer até o cair da noite, por 30 dias. Os restaurantes funcionam normalmente. Não tem problema de ficar sem comida.

Legenda da Foto
Passeio de Balão


22/08 – chegada em Denizli. Tinha uma van da agência aguardando para nos levar até Pamukkale. Fui até um hotel e fiquei esperando até as 09h30min pra ir para Hierapolis. Em Hierapolis, tem as ruínas e os travertinos, umas piscinas naturais de calcário. É muito bonito, as piscinas são branquinhas e a água fica azul bem clarinho. As pessoas vão lá para tomar banhos terapêuticos. Tem também um parque aquático com águas termais. No final da tarde, a van nos deixou na rodoviária para pegar o ônibus para Selçuk. São 3 horas até lá. Cheguei à rodoviária e peguei a van do Atillas Getaway Hostel (http://www.atillasgetaway.com), onde eu iria ficar. Tem um meeting point e o cara da agência da frente liga pro hostel, avisando que vc está esperando. O hostel era demais, tinha piscina com vários almofadões ao redor. Fiquei no quarto coletivo por 10EUR com café da manhã e jantei uma comida muito boa por 8TL.

Legenda da Foto
Travertines


23/08 - dia de descansar. Dia sim dia não era acordando cedo e dormindo nos ônibus noturnos. Esse dia eu acordei tarde, aproveitei a piscina do hostel e fui a uma praia próxima, Pamuçak. Dizem que essa é uma das praias mais bonitas e mais tranqüilas da Turquia. Era tranqüila, mas bonita... me decepcionei. Não querendo comparar com as nossas praias, mas as nossas são muito melhores. Peguei um micro-ônibus na rodoviária por 2,50TL pra ir até Pamuçak.

24/08 – Muito calor. Tomei café, por sinal muito bom, com várias opções no cardápio. Às 09h30min o tour passou pra me pegar e fomos à casa da Virgem Maria, e logo depois para Ephesus. Muito bonito e muito calor. Lotado de turistas. Vá preparado com chapéu, água e protetor solar. Neste dia, fui numa demonstração de artigos de couro. Tinha um desfile com música e luzes, e modelos vestindo jaquetas de couro! Claro que os preços eram exorbitantes... Retornei do tour às 16h30minhrs e o ônibus para Istanbul era somente às 21h15min. Fiquei no hostel curtindo a piscina, jantei e o pessoal me levou na rodoviária. Esse ônibus era muito bom, da empresa Kamel Koc. Tinha filme, rádio e serviço de bordo. Mas sem banheiro.

Legenda da Foto
Ephesus


25/08 – cheguei a Istanbul na rodoviária. A empresa de ônibus oferece um serviço de transfer para alguns pontos da cidade. Peguei o que ia pra Sultanahmet, porém ele me deixou numa estação de tram. Peguei o tram e fui até Çemberlitas e fui pro hostel Cordial Hostel (http://www.cordialhouse.com). Peguei um quarto coletivo por 8EUR (preço camarada, pois o normal é 10EUR). O hostel é bem legal, limpo, e bem localizado. Fica numa travessa da Divan Yolu e perto do Grand Bazaar. Dia das compras no Grand Bazaar e no Spice Bazaar. Comprei uns chaveirinhos e o loküm, um doce turco, tipo uma gelatina com pedaços de pistache, amêndoas e coberto por açúcar. Muito gostoso. Tem de dois tipos, o adoçado com açúcar e o adoçado com mel. Achei o de mel melhor. E mais caro, meio quilo, 15TL negociados. Os de açúcar tem por 8TL. Tinha uma feirinha de artesanato na frente do Spice Bazaar. Comprei um chaveirinho com o nome do meu namorado escrito em caligrafia otomana por 5TL. Neste dia tinha um festival do Ramadã perto da Mesquita Azul. Mas as barraquinhas de comida só começariam a funcionar a noite, quando termina o jejum. Fui também no Mc Donald’s. Comi um Mc Turco, tipo um pão sírio com hambúrguer e salada. Nada de mais.

26/08 – acordei cedo e peguei o transfer para o aeroporto Ataturk. O meu vôo saia às 09h45min. Temos que passar as bagagens duas vezes no raio X, quando entra no aeroporto e antes de entrar no avião. Seriam 14 horas de vôo até chegar a São Paulo, às 19h45min.
Editado pela última vez por puccalu em 18 Abr 2010, 23:22, em um total de 2 vezes.
puccalu
 
Mensagens: 35
Desde: 21 Nov 2005, 12:42
Localização: Brazil

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor Lana Cristina » 14 Set 2009, 20:45

::otemo::
Parabens Lucia...
Muito bom seu relato...
Eu viajei com vc...nuss
Faltou apenas colocar algumas fotinhos...hehe
Beijocas de viajante e obrigada por compartilhar
..."Coisa que gosto é poder partir sem ter planos! Melhor ainda é poder voltar quando quero!"
Avatar do usuário
Lana Cristina
 
Mensagens: 11
Desde: 30 Ago 2009, 20:54
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor puccalu » 16 Set 2009, 08:59

Olá Lana
Obrigada por ler o relato.
Coloquei umas fotos a seu pedido.
Bjos
puccalu
 
Mensagens: 35
Desde: 21 Nov 2005, 12:42
Localização: Brazil

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor Suelih » 16 Set 2009, 18:15

Oi Lucia, muito bom relato! E as fotos tambem!
Para completar voce poderia colocar os valores dos passeios que fez?
Será muito util para quem está planejando. ::cool::
Abracos.
Sueli
Avatar do usuário
Suelih
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 735
Desde: 22 Set 2005, 15:31
Localização: Maringá

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor samanthavasques » 16 Set 2009, 20:05

Lucia,
Pretendo fazer uma viagem parecida daqui a alguns anos (espero que não sejam muitos hehehe)
Queria saber quanto foi o seu gasto total nesses 12 dias, se tiver uma planilha melhor ainda ::hahaha::
Quero ter uma idéia de quanto vou precisar guardar de dinheiro até lá
Obrigada!!
Imagem
Avatar do usuário
samanthavasques
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 2057
Desde: 03 Ago 2007, 04:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor puccalu » 17 Set 2009, 09:28

Olá Samanta
Levei 800 euros e deu pra pagar tudo, inclusive fazer umas comprinhas. Isso sem passagem. A passagem sai por volta de USD1000.
Bjos
Lucia
puccalu
 
Mensagens: 35
Desde: 21 Nov 2005, 12:42
Localização: Brazil

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor puccalu » 17 Set 2009, 09:34

Olá Sueli
Obrigada pela visita!
Como fechei um pacote, eu não tenho o valor deles.
O que eu paguei e lembrei, está no relato. Se lembrar de mais, vou atualizando.
Abrçs
puccalu
 
Mensagens: 35
Desde: 21 Nov 2005, 12:42
Localização: Brazil

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor Lana Cristina » 17 Set 2009, 09:59

Querida...
Após ver suas fotos, preciso agradecer a mim em primeiro lugar (hehe) pela ousadia em pedir suas fotos...risos
E agradecer Muuuuuuuuuuuuuuuito a vc por nos brindar com fotos tão belas!
Parabens!
Verdadeiras obras de arte!
Continue viajando e nos brindando com belezas como essas!
Deus abençoe
beijocas de viajante!
..."Coisa que gosto é poder partir sem ter planos! Melhor ainda é poder voltar quando quero!"
Avatar do usuário
Lana Cristina
 
Mensagens: 11
Desde: 30 Ago 2009, 20:54
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor Ana Gappo » 26 Set 2009, 09:05

Olá Lucia!

Excelente o seu relato. Sou louca para fazer uma viagem pela Turquia, mas sempre tive alguns receios. Fez a viagem sozinha? Parece que correu tudo muito bem, mas acha que é realmente tranquilo uma mulher viajar sozinha por um país muçulmano? E quanto a língua, o inglês basta? Teve dificuldades de comunicação?

Ana
Avatar do usuário
Ana Gappo
 
Mensagens: 13
Desde: 06 Set 2009, 21:31
Localização: Campinas

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor gisa.mar » 17 Abr 2010, 19:20

puccalu escreveu:Olá Samanta
Levei 800 euros e deu pra pagar tudo, inclusive fazer umas comprinhas. Isso sem passagem. A passagem sai por volta de USD1000.
Bjos
Lucia


Oi Lucia.. Parabéns pelo seu relato! Assim como os demais viajantes me apaixonei e "viajei" com o seu relato..rsrs... Este valor que vc citou foi exceto o que pagou para a agencia??? Te mandei uma MP... Se puder me dar um help, agradeço. O roteiro que eu gostaria de fazer é muito parecido com o seu (embora eu ainda não tenha certeza do mesmo). Obrigada. Abraço e continue viajando!!!
Avatar do usuário
gisa.mar
 
Mensagens: 154
Desde: 30 Set 2008, 22:51
Localização: São Paulo

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor João Rosenthal » 17 Abr 2010, 19:32

Oi, vou pra Turquia mês que vem, mas como o foco da viagem será Israel, terei 6 dias apenas pra Turquia, então vi dois pacotes, um de 6 dias em Istanbul e um de 4 em stanbul e 2 na Capadócia; qual você recomenda? Istanbul 6 dias é demais ou vale a pena? E como é a Capadócia?
Obrigado.
Avatar do usuário
João Rosenthal
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 760
Desde: 20 Mar 2010, 22:22
Localização: Florianópolis - SC

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor gisa.mar » 18 Abr 2010, 17:33

João Rosenthal escreveu:Oi, vou pra Turquia mês que vem, mas como o foco da viagem será Israel, terei 6 dias apenas pra Turquia, então vi dois pacotes, um de 6 dias em Istanbul e um de 4 em stanbul e 2 na Capadócia; qual você recomenda? Istanbul 6 dias é demais ou vale a pena? E como é a Capadócia?
Obrigado.


Olá João... Também estou planejando esta viagem e ao que li a Capadocia vale muuuuito a pena. De repente, se vc não se importar em fazer um bate-volta rápido pra lá, eu acho que seria bacana... Vc pode compartilhar suas infos de Israel e Jordania depois qdo voltar? Estou em uma longa pesquisa para aquela região..rss. Abraço.
Avatar do usuário
gisa.mar
 
Mensagens: 154
Desde: 30 Set 2008, 22:51
Localização: São Paulo

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor davlav » 18 Abr 2010, 23:00

João,

Não dá para não ir na Capadócia.

Eu também vou estar lá em maio, vou e volto de ônibus, de noite, saindo de Istambul (60 euros total, é o preço que economiza no hotel) ou de avião, se ainda tiver dinheiro. Procure ficar dois dias lá.

Abraços,

David.
Avatar do usuário
davlav
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 464
Desde: 22 Mai 2008, 22:02

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor João Rosenthal » 19 Abr 2010, 10:53

Valeu galera, já me convenceram, vou à Istanbul e Capadócia.

Gisa, pode deixar, quando eu voltar abro um tópico para relatar a viagem a postar as fotos.

Abraços.
Avatar do usuário
João Rosenthal
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 760
Desde: 20 Mar 2010, 22:22
Localização: Florianópolis - SC

Re: Minha experiência na Turquia

Mensagem não lidapor gisa.mar » 03 Jun 2010, 13:31

João Rosenthal escreveu:Valeu galera, já me convenceram, vou à Istanbul e Capadócia.

Gisa, pode deixar, quando eu voltar abro um tópico para relatar a viagem a postar as fotos.

Abraços.


OI João, td bem?
E sua trip?? Já retornou? Estou ansiosa pelas dicas...rsrsrrss
Bjs
Avatar do usuário
gisa.mar
 
Mensagens: 154
Desde: 30 Set 2008, 22:51
Localização: São Paulo

Próximo

Voltar para Turquia - Relatos de Viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes