Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia, Chile e Peru (Ago/Set 2014) 35 Dias com R$ 3.800,00 + Passagem Aérea (Planilhas de Gastos Gerais e Dicas)


Posts Recomendados

  • Membros

'

[t1]Agradecimentos:[/t1]

 

[li=]Primeiramente gostaria de agradecer ao site Mochileiros.com , que foi de onde retirei 80% das informações para a minha viagem; através de Relatos e ajuda de outros Mochileiros. Gostaria de agradecer principalmente ao: Trota (o ateu), LiCo, LeoTaco, MauroBrandao (demochilaebota.com.br), CamilaLisboa (?Por que no?), Sorrent, Raphael Fonseca (Dom Juan kkk), CheilaNoe, Guto (Mendigo Macho), Pericles David e a muitas outras pessoas que vou recordando enquanto escrevo... pois através de seus relatos foi que me inspirei para realizar essa tão esperada viagem ! Então como forma de agradecimento pela realização da Viagem e do Vídeo abaixo, nada melhor que escrever um relato para ajudar e inspirar outras pessoas a saírem de sua "zona de conforto" e a realizarem seus sonhos também, tornando-se assim parte da "Família Mochileiros.com" :D[/li]

 

Para isso, segue abaixo o vídeo de alguns lugares de onde passei durante esses 35 Dias de Mochilão, e que representa muito bem essa viagem :D

 

[t1]>> Vídeo Trip <<[/t1]

 

 

 

[li=]OBS.: Desde já vou disponibilizar uma Apostila muito interessante de um membro aqui do Mochileiros.com que me auxiliou muito com informações a respeito dessa Trip. A Planilha está DESATUALIZADA quanto a Preços e Horários, porém os deslocamento entre as cidades estão corretos e as informações sobre as atrações também. Vale MUITO a pena dar uma lida caso você seja um "Mochileiro de Primeira Viagem" assim como eu era rs ... Posso até dizer que essa apostila foi quem me impulsionou em 50% a realizar essa viagem inesquecível ! ::hahaha::::otemo::[/li]

 

>> APOSTILA <<

mochilao-peru-bolivia.pdf

 

>> PLANILHA DE HOSPEDAGENS <<

Hospedagens.xls

 

>> PLANILHA DE DESLOCAMENTOS <<

Planilha Deslocamentos Pronta.doc

 

>> KIT ACESSORIOS MOCHILÃO (Medicamentos, Roupas, Outros) <<

Kit Acessorios Mochilao.xls

 

# Atualizado dia 07/07/2015

_

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

'

[t1]A Viagem[/t1]

 

 

A Viagem: Essa viagem já estava querendo faze-la a 2 anos, porém, nunca casavam os fatores principais: Tempo e Dinheiro. Quando tinha tempo não tinha dinheiro, e quando tinha dinheiro não tinha tempo. Tudo isso devido a Faculdade e Serviço. As Férias da Facul nunca conciliava com a do serviço e vice-versa.

 

Digo que queria ter realizado essa viagem a 2 anos atrás, até porque a 3 anos atrás não tinha essa "mentalidade viajante" como tenho hoje, até que ..... Conheci o Mochileiros.com ::lol4:: ... Posso dizer que o Mochileiros.com (ainda na época do falecido Orkut) acabou com a minha vida (quer dizer, mudou-a para melhor). Queria viajar, cair na estrada na época, mas são sabia pra onde. Mas ai você começa a procurar sites de viagens, site de mochileiros, informações sobre volta ao mundo e etc. Entrei no Mochileiros do Orkut e comecei a ver os tópicos de fotos, exemplo: "Qual a sua foto mais bonita" , "Qual o melhor por-do-sol que você já viu" , "Qual o melhor lugar que você já visitou" e etc etc etc ... Aí você começa a ver cada foto sensacional, espetacular, interessante e por si só já começa a descobrir cidades que nunca tinha ouvido falar, lugares que nunca tinha ouvido falar, e começa a pesquisar no "google imagens" mais fotos desses lugares, hahaha ... E nessa hora eu te digo: É UMA PESQUISA (VIAGEM) SEM VOLTA. E por vez ou outra você começa a visitar esses tópicos periodicamente, aumentando assim a sua vontade de conhecer lugares tão majestosos.

 

Aí você pensa (com sua mentalidade ainda não-mochileira): - Esse povo deve ser rico ! Deve ter tempo de sobra.

 

Até que UM DIA você conhece o Mochileiros.com , e começa a ler os relatos, e a ver fotos, e a buscar informações ... E encontra relatos e informações de pessoas que viajam para "lugares mágicos" com muito pouco dinheiro (ou nenhum). Pessoas que ganham um salário minimo, que juntam as moedinhas para depois de 12 (ou mais) incansáveis meses de trabalho realizar a tão sonhada viagem.

 

Pronto ! A partir desse momento você percebe que existem tantos outros assim como você, mas que já saíram de sua "zona de conforto" Nesse momento (acredito eu) que existe algum inseto-viajante-invisivel ::hãã2:: que te morde, e a partir desse momento você foi INFECTADO pelo Mosquito Viajante, o quão não existe antídoto conhecido, porém, tenho certeza que você viverá agradavelmente infectado pelo resto de sua vida ! ::hahaha::

 

 

A Decisão: Terminei a Faculdade em Dez/2013 , logo tinha férias atrasadas do serviço, então programei as férias para o meio do ano para realizar a viagem. Eis que um belo dia meu patrão vira pra mim e diz que vai me "promover" ... Fiquei muito feliz (quem não quer ganhar mais rs), porém, se isso acontecesse ele me informou que as férias do meio do ano seriam canceladas ::hein: ... Pensei comigo: - O quêeeee ? ::ahhhh:: Que promoção foi essa que vai Fu*** a minha vida ? ::lol4:: .... Fiquei feliz, e p*** da vida ao mesmo tempo, pois não aguentava mais de vontade de viajar, conhecer os países dos quais o roteiro já estava montado. TODOS OS DIAS (sim todos os dias) eu entrava no Mochileiros.com para ler os Relatos da galera e viajava junto com eles pensando quando seria a minha vez, quando realizaria esse sonho ::essa:: ... Porém, depois de muito pensar tomei a minha decisão:

- Patrão, das duas uma: Ou você me dá 35 dias de férias e a promoção ao voltar, ou quero ser mandado embora ::toma:: ... kkk, acho que na hora ele pensou que eu estava ficando louco ::tchann:: . Como assim ? Estou dando uma promoção ao rapaz e caso não aceite a proposta dele ele prefere ser mandado embora ? hahahha ... Não sei se foi pela minha ousadia, pela coragem ou se sou um bom funcionário, mas ele aceitou a proposta ! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Em seguida explique a situação a ele, contei o que queria tanto fazer nas férias, que voltaria mais produtivo, feliz e disposto no trabalho e etc ... E então ele me diz a seguinte frase:

 

- Marcos, não sei nem o que dizer. Sou chefe, trabalho na empresa a 20 anos, ganho bem e nunca sai do Brasil, nunca realizei viagens mais longas que um feriado prolongado ou finais de semana. Depois dessa, não tenho nem como negar-lhe suas férias. Você ao contrario de mim está sabendo aproveitar muito mais a sua vida. Como eu queria largar tudo nesse momento e embarcar nessa Trip com você, conhecer Machu Picchu. Tire muitas fotos, aproveite demais, e na volta quero ouvir suas histórias sobre a viagem :D ... e quem sabe na próxima não faço uma viagem dessas com minha mulher e filho ! ::lol3::

 

Fiquei muito feliz ao ouvir isso, e a partir desse momento só me restava economizar e riscar os dias que passavam no calendário intitulado "Mochilão 2014" hahaha ::hahaha::

 

_

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

'

[t1]Roteiro, Equipamentos, Dicas Gerais[/t1]

 

O Roteiro: Depois de muito pesquisar, ler, re-ler e ser ajudado pelos membros do Mochileiros.com, consegui estabelecer um roteiro definido, o qual se encaixou perfeitamente na viagem de 35 dias. Felizmente não tive nenhum imprevisto e pude concluir tudo com exatidão ::otemo:: Segue abaixo o roteiro:

 

598dbfc413ea5_Roteiro35Dias.jpg.0f216048df981633f3368580c9437e7b.jpg

 

Equipamentos:

 

[li=]Aviso: Antes de começar a ler sobre quais roupas/equipamentos levar, leia esse tutorial para entender melhor COMO VESTIR-SE EM LOCAIS FRIOS utilizando o Sistema de Camadas: http://www.mochileiros.com/como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html[/li]

 

Viajei no final de Agosto/começo de Setembro. Porém, ainda é considerado época de frio nessas regiões. Logicamente não tão frio como começo de junho a final de julho (alta temporada), contudo posso dizer que as roupas que comprei foram de grande ajuda mesmo dentro das cidades como Cusco, San Pedro do Atacama e La Paz. No Salar faz frio o ano todo e venta muito, por isso depois de muito pesquisar resolvi investir em equipamentos mais técnicos que me ajudariam em toda a viagem. Posso dizer que usei TUDO o que comprei, principalmente a Segunda Pele, o Softshell, a Bota Impermeável e o Fleece Fino 200m/g.

 

Enquanto estava montando o roteiro pensei em começar por La Paz devido as informações de que lá os Equipamentos e Roupas Técnicas são mais baratas que aqui no Brasil. Contudo, aqui no Brasil existe uma loja muito boa da qual encontrei tudo o que precisava para a viagem, a Decathlon.... e posso dizer que ao realizar as cotações da Decathlon e da Tatoo de La Paz a diferença não era tão gritante assim e por isso desisti de começar por La Paz pois não seria economicamente viável.

 

[li=]>> Segue abaixo os equipamentos comprados:

 

- Jaqueta Softshell (Corta-Vento, Respirável, Térmica e Boa Impermeabilidade)

http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/jaquetas/jaqueta-masculina-softshell-bionassay-quechua_41724

 

- Bota Trekking (Impermeável e Respirável)

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-homem/calcados-de-aventura/bota-masculina-forclaz-100-novadry-quechua_57425?cor=preta-amarela&chosen=preta-amarela

 

- Conjunto Segunda Pele (Blusa e Calça)

http://www.decathlon.com.br/conjuntos/montanha-36900/conjunto-segunda-pele-masculina-quechua_50661

 

- Blusa Fleece

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-homem/roupas-de-frio-38132/blusa-fleece-masculina-forclaz-20-quechua_43570?chosen=vermelha

 

- Mochila Trekking (Mochilão)

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/mochilas-38170/mochila-trecking?order=price_sort&dir=ASC

 

- Mochila Trekking (Ataque)

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/mochilas-38170/mochila-pequeno-e-medio-volume/mochila-forclaz-20-litros-quechua_42089

 

- Meias Trekking (Térmicas e Respiráveis - Dois pares de Cada)

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/acessorios-38281/meias-de-trilha---ski---snow/meias-forclaz-100-court-quechua_161764?cor=preta

 

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/acessorios-38281/meias-de-trilha---ski---snow/meias-cano-alto-forclaz-100-quechua---2-pares_161791?cor=verde

 

- Toalha Secagem-Rápida

http://www.decathlon.com.br/esportes-aquaticos/natacao/toalhas-e-roupoes/toalha-midcham-65x90cm_160383?chosen=cinza

 

- Capa de Chuva (Poncho)

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-infantil/roupas-de-frio-38180/poncho-impermeavel-forclaz-100-adulto-quechua_30892?cor=azulmarinho&chosen=azulmarinho

 

- Luva

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/acessorios-38281/luvas-de-inverno/luva-forclaz-20_37173?chosen=preta

 

- Gorro (Comprei aqueles Gorros Andinos no primeiro dia do passeio do Salar de Uyuni)

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/gorro-andino-peruano-coya-chullo-importado-touca-boliviano-14710-MLB2786898915_062012-F.jpg

 

- Cachecol (Já possuía um no Brasil)[/li]

 

[li=]Obs.: Os ítens acima existem no site tanto na versão Masculina quanto na Feminina. Fica mais fácil encontra-los deste modo. Com eles consegui aguentar ao Vento e Frio do Salar tranquilamente, e diversas vezes tive que utiliza-los durante toda a viagem. Se você assim como eu pretende usa-los outra vezes (pretendo fazer a Patagonia, Huaraz e outras regiões mais frias), vale a pena o investimento.[/li]

 

Agora respondendo uma pergunta que muita gente faz (também tive essa dúvida): - Marcos, dá pra fazer essa viagem sem essas roupas técnicas ? ::Cold::

 

A Resposta é: Logico ! ::tchann:: O Carlos (amigo mochileiro) passou praticamente por todos os lugares que passamos apenas com Roupas Comuns (Tenis Caminhada, Calça-Moletom, Blusa-Moletom, Blusa de Lã, Cachecol, Meias Comuns ...) e conseguiu terminar a viagem tranquilamente. Talvez não tão tranquilamente como nós, mas não teve do que reclamar ::otemo::

 

Dicas Gerais:

 

● Documentos

  • Leve sempre dois tipos de Documentos. No caso RG e Passaport. Deixe um no Mochilão e o outro com você na Doleira/Moneybelt.
    Leve SEMPRE uma Doleira. É um ítem meio manjado já, porém, mais seguro que qualquer tipo de Carteira nos Bolsos.
    Carteirinha de Estudante ISIC - Muito útil ! Principalmente no Peru. Se consegue vários descontos com ela.
    Antes da viagem scanneie todos os seus documentos e envie para o seu e-mail pessoal. Caso perca-os será mas fácil realizar os tramites necessários.
    Carteirinha de Vacinação Internacional, imprescindível. Para entrar na Bolívia necessita-se tomar a Vacina de Febre Amarela 10 dias antes da viagem e tirar junto ao Posto da ANVISA o Certificado de Vacinação Internacional. Os policiais bolivianos adoram pedir essa carteirinha, e caso não a tenha poderá ter problemas e perder muito dinheiro se o policial for corrupto (coisa muito comum na bolivia).

 

● Dinheiro

  • Leve Dolar (Obs.: Quando viajei o dolar estava 2,40. Ainda era vantajoso levar dolar. Agora não sei se ainda continua vantajoso levar dolar ou somente reais). Realizando o cambio em moeda local você sempre conseguirá um bom preço durante a negociação. Notas de 50,00 e 100,00 você consegue uma cotação melhor.
    As notas de dolar SEMPRE devem estar em perfeito estado. Sem amassos, sem manchas, sem riscos, NADA. Caso as notas possuam um dos ítens citados anteriormente poderá não conseguir troca-las ou caso consiga pegará uma cotação péssima. Por isso leve-as sempre dentro de um saquinho plastico dentro da doleira para o suor do corpo em contato com a doleira não umidece-las.
    Leve dinheiro em PAPEL e PLÁSTICO ou seja, ESPECIE e CARTÃO. Levei 80% do meu dinheiro em especie na doleira e o restante no Cartão Pré-Pago. Esses cartões pré-pagos podem ser feitos em qualquer casa de câmbio. Caso possua Cartão de Crédito Internacional, antes de viajar apenas avise o seu Banco que vai utiliza-lo em outros países.
    Nunca ande com o Cartão Internacional e o Dinheiro JUNTOS na Doleira. Deixe o Cartão no Mochilão no Locker do Hostel.
    Ande sempre com uma quantia significativamente razoável de dinheiro no bolso. Caso sofra um assalto informe que o dinheiro está nos bolsos e entregue imediatamente.

 

● Passagem

  • Compre sempre com bastante antecedência. No mínimo uns 3 meses antes ou mais. Comprei a minha passagem Guarulhos(SP) x Campo Grande(MS) com a GOL com 6 meses se antecedência e paguei R$ 132,00 IDA-VOLTA já com as taxas inclusas. Guarulhos(SP) x Santa Cruz(Bol) estava custando ida-volta cerca de R$ 350,00 já com taxas inclusas, porém, fiquei curioso em saber como funcionava a tal fronteira boliviana que todos falavam e o famoso Trem da Morte, e por isso resolvi começar por Campo Grande.
    O trecho Santa Cruz-Sucre ou Santa Cruz-La Laz recomenda-se faze-lo de avião. Caso possível compre as passagens com antecedência para esses trechos também. Existem diversas companhias aereas, tais como: BOA, T.A.M, e Amaszonas. Basta realizar as cotações.

 

● Ingressos

  • Caso deseje subir a Montanha Machu Picchu ou a Montanha Wayna-Pichu, compre o ingresso com bastante antecedência. As entradas limitam-se a 400 pessoas por dia e os ingressos acabam com um a rapidez incrivel.
    Existem duas formas de comprar, com Cartão de Credito (direto no site do governo peruano) ou pelo Paypal (agência autorizada)
     
    Cartão de Credito:
http://www.machupicchu.gob.pe/
PayPal: http://ingressomachupicchu.com/?gclid=Cj0KEQiA-aujBRDqj772vpGfgooBEiQAzWAZUvjg0l6_0DL2-O0MxGpBHpKtL33Rs-gTbM-0ST7SdtYaAr9M8P8HAQ
Tutorial (opções de ir a Machu Picchu): http://sundaycooks.com/2012/09/03/como-ir-para-machu-picchu/
 
[li=]Obs.: Caso você não queira engessar o seu roteiro e não faça tanta questão de subir o Wayna-Picchu, pode deixar pra comprar tudo em Cusco mesmo. Eu fui a Machu Picchu pela Trilha da Hidrelétrica (a forma mais barata de se chegar a Machu Picchu). Então comprei o ingresso em uma agência assim que cheguei em Cusco junto com o transporte de Cusco até a Hidreletrica Ida-Volta. Porém, se você quiser subir o Wayna-Picchu e ir de Trem para MP compre com devida antecedência.[/li]
 
Utilize a sua Carteira de Estudante Internacional ISIC para ganhar desconto na compra dos Ingressos do Parque MP.
Assim que chegar em Cusco não se esqueça de comprar o Boleto Turistico, você usará ele para entrar em todos os Tour's aos Sítios Arqueológicos. Integral custa 130 Soles e o Parcial 70 Soles (compensa comprar o integral). Estudantes menores de 26 anos com ISIC tem desconto.

 

● Pesquisa

  • Pesquise tudo o que for necessário. Pergunte TUDO ! Por mais boba que a dúvida pareça, pergunte. A melhor fonte de pesquisa com certeza é a internet. Sites, blog's, fóruns, grupos no face, páginas no face e livros. Minhas informações obtive lendo os relatos aqui do mochileiros.com, página dos mochileiros no face, em blog's e no livro "O Guia Criativo Para o Viajante Independente na América do Sul - 7ª Ed. 2013 - Zizo Asnis & os Viajantes.
     
    Livro muito bom, completíssimo e barato. RECOMENDO ! Pode ser adquirido através do seguinte link:
http://www.submarino.com.br/produto/113893511/livro-america-do-sul?epar=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp&WT.mc_id=Buscape&WT.mc_ev=Click&opn=COMPARADORESSUB

 

● Clima/Melhor época/Quando ir ?

  • Bolívia:
http://www.guiaviagem.org/bolivia-clima/
Perú: http://www.guiaviagem.org/peru-clima/

 

● Idioma

  • Não é necessário saber falar Espanhol nem Inglês, mas aconselho você a aprender um pouco de Espanhol e Inglês se puder. Falo com propriedade que não teria conhecido metade das pessoas que conheci se não soubesse Inglês. Nesse roteiro, como na maioria dos roteiros da América do Sul existem gringos que não falam absolutamente nada de espanhol, muito menos Português. E também falando inglês e um portunhol bem esperto, surgem várias oportunidades :twisted: :twisted: "If you know what i mean". Então, tente falar um pouco de Inglês pelo menos. No Portunhol da pra enrolar Bastanteeeeee ! ::lol3::

 

● Hospedagem

  • Não reservei nada antecipadamente. Bom para não engessar o roteiro, e não achei nenhum tipo de dificuldade para achar bons alojamentos econômicos e legais. Porém deve-se levar uma lista com os nomes e endereço de alguns hostels que deseja ficar ou que são recomendados. Em TODOS os hostels que quis ficar consegui vaga tranquilamente :DLista já disponibilizada ::cool:::'>

 

● Transporte

  • VIAGEM SEMPRE A NOITE, sempre que possível. Posso dizer que grande parte da minha economia se deu devido a realizar viagens noturnas. Quando viaja-se a noite economiza-se em diárias de hostel. Posso dizer que economizei em torno de 12 diárias somente por viajar a noite ! ::hahaha::
    Sim, os meios de transporte na Bolívia e Perú são precários, principalmente na Bolívia. Me incomodou ? Nem um pouco, pois fui com a mente aberta para essa viagem. Se você é do tipo Patricinha ou Mauricinho e acostumado com mordomias com certeza vai estranhar e reclamar, e muito. Onibus velhos, sem banheiros (ou com banheiros sujos), músicas irritantes (ou não :lol: ), pessoas sentadas no chão, viajando 8 horas de pé, crianças chorando, ambulantes entrando a todo momento vendendo de tudo quanto é tipo de comida/coisas e etc etc etc .... Companhias para indicar ? Não vou me prender a isso, até porque fui mais por valor e horários de onibus do que por recomendações.
    Minhas dicas são: Pechinche sempre os preços dos ônibus, e para viagens mais longas compre Poltronas Semi-Leito (160~180 graus). A diferença de valores é irrisória em comparação a comodidade das pernas e da sua coluna rs Kkkk ::lol3::

 

● Alimentação

  • A maioria dos menus na Bolívia e no Perú são servidos com: Entrada (geralmente sopa ou pão) + Prato Principal (Arroz, Salada, Papas Fritas e Pollo ou Carne) e Refresco.
    Não estranhe a falta de higiene nesses países, vai ser algo muito "comum" mesmo em restaurantes.
    Sempre procure por restaurantes que servem como Almuerzo o "Menu Del Día".
    Sempre tome agua mineral de garrafa. A agua na Bolivia não é tratada e seu estomago poderá estranhar.
    Comida é muito barata. Aproveite !!!
     
    [li=]Obs.: Antes de viajar ouvi muitas histórias sobre a alimentação na Bolívia. Realmente o seu intestino vai estranhar um pouco com os temperos ou o que quer que seja rs kkk ... De todos os viajantes que conheci todos tornaram-se "Reis do Vazo Sanitário" pelo menos uma vez durante todo o Mochilão. Ouvi dizer também que intoxicação alimentar bacteriana na Bolivia é comum (como é que é ? ::xiu:: ) , mas não se assuste. Me informaram que não era viavel comer na rua, e posso dizer que por diversas vezes comi em ambulantes de rua e não sofri nenhuma intoxicação. Em Arequipa todas as noites comia dois hamburgueres na esquina do WildRover por 1,80 soles cada. Em Cusco sempre comia Empanadas/Saltenãs por 2,50 soles nas lanchonetes de rua e uns Sucos Coloridos Esquisitos que vendiam na Plaza de Armas por 1 soles rs. Em La Paz duas noites comi O MELHOR LANCHE DE TODA A VIAGEM em um Carrinho de Rua por 3 Bolivianos cada (Sim, 3 Bolivianos. Algo em torno de 1 real :mrgreen: ... Ohh Saudades rs ::hãã:: ) ... e olha que um deles foi de Chorizo (carne de porco - linguiça) hahaha ::lol4:: ... Portanto, não se prenda muito a comida. Deu vontade ? Coma ! ::otemo::[/li]
     
    ● Segurança
    • Leve cadeados com senha. Tanto para a Mochila quanto para os Locker's dos Hostel.
      Leve MoneyBelt/Doleira.
      Fique de olho nas suas bagagens durantes as paradas que os onibus fazem no meio do caminho para descer ou subir passageiros.

 

● Altitude (Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude)

  • Tutorial/Dicas:
soroche-mal-de-altura-ou-mal-da-altitude-t24338.html
Sempre ande com um pacotinho de folhas de coca (para mascar e fazer chá. Se conseguir a erva "papusa" para fazer o chá, melhor)
Mascar folhas de coca com bicarbonato de sódio potencializa o efeito. RECOMENDO !
Leia sobre o Remédio Diamox no Tutorial acima. Eu levei e não senti nada de altitude. RECOMENDO !

 

[li=]Obs.: Antes de viajar me falaram muito sobre a Bolivia. Me informaram que era um país violento e que os assaltos eram comuns por lá. Posso dizer que em momento algum me senti inseguro, porém, com certeza não fiquei dando mole pro azar. Evitava sair a noite ou desacompanhado, até porque ficava curtindo as festas do hostel. Ao andar pela cidade nada de andar todo arrumado e bem vestido. Andava com roupa bem "male-mala" , estilo mochileiro hippie mesmo. Várias vezes via as gringas(o) saírem sozinhas para perambular pela cidade arrumadas como se estivessem saindo para uma balada. Com certeza isso chama muito a atenção do bandido. ::putz::

Em relação aos hostel's achei todos bem seguros. Não tive nenhum problema e até por muitas vezes deixei roupas largadas fora do locker e nada aconteceu, mas sempre é bom deixar tudo dentro do Mochilão trancado dentro do locker. Não dê chances ao azar ::tchann::[/li]

 

Faça um seguro viagem (ou verifique se o seu cartão de crédito possua um embutido). Eu não fiz, mas deveria ter feito. Mesmo que na minha viagem tudo ocorreu bem foi uma economia desnecessária. Nunca mais viajarei sem um seguro-viagem. Vi caso de pessoas que necessitaram da utilização destes. Então, FicaDica (y)

 

[li=]Obs.: Como sou legal kKkk ::hãã2:: , já vou deixar disponibilizado a imagem de um Ranking sobre seguros-viagem bem legal ::otemo:: Enjoy it ! ::cool:::'>[/li]

 

melhores-seguro-viagem.png.7ce5eb79e74e6f080e341954b4fa79db.png

 

● DICA MAIS IMPORTANTE

  • NÃO SE PRENDA AO SEU ROTEIRO ! Deixe a viagem te dizer pra onde ir. Se surgir a oportunidade de ir para algum lugar no qual não tinha planejado, vá ! Tenho certeza que tu não vai se arrepender. Esteja aberto ao novo e curta a viagem ao máximo ! ::otemo::

 

_

598dbfc41946e_RoteiroMochilao.jpg.3578197a90a1f32475f25a0560da27d3.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[t1]Viajar Sozinho x Viajar em Grupo[/t1]

 

Assim que comecei a montar o roteiro da viagem me veio a duvida se deveria ir sozinho ou com amigos. Comecei então a convidar os amigos proximos, e caso não fossem iria sozinho mesmo.

Contudo, seria o meu primeiro mochilão e estava meio receoso de ir sozinho, ainda mais que seria em terras internacionais.

 

Foi aí que me veio a ideia de utilizar o tópico "companhia de viagem" aqui do site pra ver se encontrava alguem pra embarcar nessa trip comigo, até porque o roteiro já estava montado. E foi a partir da criação deste tópico que conheci as pessoas (amigos agora) que fizeram deste mochilão realmente uma aventura muito massa ! ::hahaha::

 

Muitas pessoas aparecem se interessando pela viagem, mas praticamente 90% acabam desistindo (mas isso eu já sabia, e você sabe também).

 

Foi então que a partir do tópico, troca de e-mail's, grupo no Face, Grupos no What's App que os conheci:

 

- Murillo (Goiania)

- Domingos (Brasilia)

- Diego (São Paulo)

- Ines (Recife)

- Mari (Atibaia - SP)

- Marcos, eu (Ubatuba - SP)

 

... e no caminho conhecemos o Carlos (Mineiro), que nos acompanhou aproximadamente 20 dias de viagem.

 

Como podem ver, pessoas de estados totalmente diferentes, os quais nunca tinham se visto antes. E foi assim que marcamos de nos encontrar todos em Uyuni no primeiro dia de passeio ao Salar.

 

Eu e o Murilo começamos juntos por Campo Grande. Ines, Carlos e Diego encontramos em Sucre, e Mari e Domingos em Uyuni.

 

Vi alguns relatos de pessoas que começaram a viajar em grupos, e durante o caminho houve algumas desavenças, o grupo se desfez e continuaram a viagem sozinhos.

Sei que coisas assim podem acontecer, e já tinha isso em mente. Mas dos males o menor. Se algo acontecesse continuaria o roteiro da mesma forma ::cool:::'>

 

No entanto, graças ao bom Deus (se você for religioso), todos nós nos demos muito bem. Problemas sempre haverão, mas nada de mais ::toma::::hahaha::::lol3::

 

Só sei que me dei bem com todos, e hoje continuo amigos de todos, e morrendo de saudades de todos (espero re-velos logo :cry: )

Acho que o fator mais importante para a união do grupo foi que TODOS eram pessoas bem simples. Nenhum Mauricinho ou Patricinha. Ninguem se preocupava demais com os perrengues (até pq todos ja esperavam isso), todos estavam numa "vibe" muito feliz e com propositos iguais ::otemo::

 

Então, se você está com receio de viajar sozinho, crie um tópico no Mochileiros.com e seja feliz. Mas se deseja ir sozinho, vá ! Certeza que você não ficará sozinho durante o Mochilão. Sempre fará amizades durante todo o trajeto !!! ::hahaha::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[t1]27/08/2014 - Ubatuba x Guarulhos x Campo Grande[/t1]

 

O grande dia chegou ! Acordei as 04:00h da manha pois iria pegar o ônibus de Ubatuba direto Aeroporto de Guarulhos as 05:00h. Quando coloquei meu Mochilão dentro do onibus foi que realmente caiu a ficha de que não tinha mais volta, realmente estava indo para o meu tão esperado mochilão. Me despedi da minha mae com um aperto no coração pois não sabia o que me esperava pela frente (ela com aquela cara de preocupação de mãe) e entrei.

 

A viagem até o Aeroporto de Guarulhos foi tranquila. Cheguei as 11:30h e meu voo saia as 13:05 rumo a Campo Grande.

Antes mesmo de chegar a Bolívia posso dizer que meu mochilão já começou dentro do aeroporto. Nunca tinha ido ao aeroporto antes, e muito menos voado ::hãã2:: ... Então a expectativa de andar de avião já estava a mil, estava pilhando e muito feliz por voar pela primeira vez ::hahaha::::lol4::

 

10882210_751442194951838_1751798467451537628_n.jpg.5e61352971af0fb4b8ae532679d9a3e6.jpg

 

10408070_751442474951810_2664157058690467483_n.jpg.d906bbf6c78ed2b600e2e3145efd7efc.jpg

 

A emoção de voar pela primeira vez kkkk ::tchann::

 

d.jpg.fee33d1e5298f223e9e67ad2a846fbe5.jpg

 

Nota 1:

[mostrar-esconder]Durante o voo de Guarulhos a Campo Grande conheci a Fátima e sua amiga que estavam vindo de um Mochilão pela Europa. Muitas conversar legais sobre viagens dentro do avião, pessoas super legais. Não sei se é coincidencia, sorte, Deus ou sei lá o que ... Só sei que o fato de conhecer a Fatima logo no primeiro dia de Mochilão fez o final dele ser crucial. No final do Mochilão precisei de ajuda, e foi logo ela que pode me acudir lá em Campo Grande no Retorno a Guarulhos. Conto mais sobre isso no final do Mochilão rs[/mostrar-esconder]

Nota 2:

[mostrar-esconder]Enquanto estava procurando companhia para embarcar nessa trip comigo, umas das pessoas que veio me contatar foi a Dani. Campo Grandense genteee booaaaa demais :D ... Contudo, ela não conseguiu embarcar conosco nessa trip, mas disse que me receberia em Campo Grande para mostrar um pouco da cidade, dar uma carona até a Rodoviária e papearmos sobre a viagem que ela tb faria umas duas semanas depois de nós :mrgreen:[/mostrar-esconder]

 

Cheguei em Campo Grande no horário previsto, e assim que sai da sala de desembarque a Dani já estava a minha espera e fomos encontrar o Murillo (Goiano) que tinha chegado uns 30 minutos antes de mim e que estava me esperando em frente ao Posto da Anvisa dentro do Aeroporto, onde eu ia pegar o meu Certificado de Vacinação Internacional.

 

10923625_751445581618166_3051216687600042016_n.jpg.fc7a0a9c2836464085b99fe983fbcb18.jpg

 

Peguei minha Carteirinha de Vacinação Internacional, conversamos um pouco ainda dentro do aeroporto e nos conhecemos, porque até então ninguém tinha se visto pessoalmente anteriormente. Depois disso a Dani nos levou para almoçarmos num Shopping em Campo Grande pois estavamos morrendo de fome ::essa::

Ficamos passeando um pouco por Campo Grande a no final da tarde fomos tomar uma geladaaaaaas pra comemorar o começo do Mochilão ::hahaha::

 

10923547_751447074951350_309419561414190860_n.jpg.5112b611816e146e93ed26d99b5e5709.jpg

 

9810_751447168284674_6687091563562609065_n.jpg.2b54aa7d8c1538d1531850dfd7f3ebc9.jpg

 

Depois de muitas conversas, muitas risadas e muitas geladaaas na cabeça fomos comer um lanche numa hamburgueria nova que a Dani queria conhecer, e mais ou menos umas 23:00h a Dani nos deixou na Rodoviária de Campo Grande, nos despedimos dela e agradecemos por tudo e ficamos esperando o horário do ônibus rumo a Puerto Suarez (Fronteira) que saia as 02:30h da madrugada ::hahaha::

 

Preço Ônibus Campo Grande x Puerto Suarez - R$ 85,00 (viação andorinha)

 

Dica:

[mostrar-esconder]- Não pegue ônibus até Corumbá, e de corumba taxi até a fronteira. Pegue direto esse ônibus que sai direto a Puerto Suarez. Você ganha tempo e economiza dinheiro.[/mostrar-esconder]

 

 

[t1]28/08/2014 - Campo Grande x Puerto Suarez x Santa Cruz de La Sierra[/t1]

 

Chegamos em Puerto Suarez por volta das 8:30h da manha num calor infernal (sim, na fronteira faz muito calor). O onibus já te deixa do lado Boliviano, então você tem que retornar cerca de 5 minutos caminhando e atravessar a fronteira de volta ao lado brasileiro para dar saída do Brasil e depois pegar a fila para imigração do lado Boliviano novamente.

 

Ao fundo marcado de vermelho é onde você deve dar saída do lado brasileiro. A fila da foto já é a famosa fila do lado boliviano ::cool:::'>

 

598dc31a3e0b5_AFamosaFronteiraBoliviana.jpg.2db11e5c5b6c2abae78d6db674f88b6b.jpg

 

Enquanto você está na fila você já começa a sentir um pouco de como será a sua viagem pela Bolivia. Muitos vendedores te abordando, muitos Mochileiros indo e vindo, muitos estrangeiros e muita falta de higiene consequentemente.

 

Passaport Carimbado, Documento de Imigração de Permanência no País Carimbado e Assinado, seguimos viagem. Assim que você sai do posto de imigração boliviano você tem que obrigatoriamente subir a rua. Nessa rua você encontra muitas casas de cambio e agências de viagens. Como eu não tinha comprado a minha passagem de avião de Santa Cruz x Sucre, foi em uma dessas agências que adquiri a minha e já troquei um pouco de dinheiro. Existem muitas agências, escolha a mais confiavel e entre.

 

A cotação de cambio que encontramos na fronteira foi: 1 dolar = 6.90 Bol

Então, só troque o suficiente para comida, banho, passagem de trem e/ou onibus e taxi.

 

Comprei a minha Passagem de Avião Santa Cruz x Sucre pelo valor de US$ 54,00 e troquei mais US$ 50,00 para os tramites até Santa Cruz (345,00 Bol). O Murillo também trocou + ou - US$ 50,00 , usamos o banheiro, bebemos água e saímos.

 

Saindo de qualquer uma dessas agências logo em frente existe um ponto de táxi. O taxista nos perguntou se queriamos ir até "Terminal de Buses" que saem os onibus até Santa Cruz, ou Ferroviaria Oriental de onde sai o famoso trem da morte (P.Quijarro). Como Eu e o Murillo queriamos conhecer o famoso trem da morte, fomos direto a Ferroviaria Oriental.

 

Taxi até a Ferroviaria Oriental - 10,00 Bol (pechinchando)

 

Nota:

[mostrar-esconder]- Um dos motivos de economia na minha viagem foi ter viajado sempre em grupo, ou seja, tudo era dividido entre 2 ou mais pessoas. Logo, mais uma vantagem de se viajar em grupo, pois tudo sempre será dividido, ainda mais os taxis, serviço que você vai usar muitooo nesses países pois acaba sendo muito barato.[/mostrar-esconder]

 

Dica: O tempo de viagem pelo Trem da Morte dura cerca de 16h e custa 70,00 Bol. O tempo de viagem de onibus leva cerca de 10h e custa + ou - 60,00 Bol.

 

Chegamos na Ferroviaria Oriental por volta das 11:00h da manhã e o Guichê estava fechado para "almuerzo". Descansamos um pouco, e depois fomos encontrar um local próximo para tomar banho.

 

IMG_0245.JPG.5057e6c3834a8331cb3564ecbc410ac6.JPG

 

IMG_0250.JPG.5a6e562a811a66a2e824c868b152320b.JPG

 

IMG_0251.JPG.33002d2fbf00dacf1a22f6cb3d6230c4.JPG

 

IMG_0252.JPG.96f92615ded4bc2f843c964c91145d24.JPG

 

O Murillo deixou as mochilas comigo na ferroviaria e saiu em busca de um local para almoçarmos e tomarmos banho. Encontrou um local bem em frete ao Terminal Ferroviario, é uma hospedaria de uma senhora bem simpática.

 

Tomamos banho - Preço 10,00 Bol e fomos almoçar. O primeiro almoço boliviano, o primeiro de MUITOS iguais a esse ::hãã2::

 

- Arroz

- Salada

- Papas Fritas

- Pollo Frito (Frango-Frito)

 

... e cerveja, claro ! rs

 

Não se preocupe, você vai comer isso praticamente durante a viagem toda se quiser economizar ::lol4::

 

Preço Almoço - 15,00 Bol

 

IMG_0253.JPG.be0b33cf395380fd43185fbc8ae68727.JPG

 

Por volta das 14:15h o trem apitou para embarcarmos. E foi ai que conhecemos o famoso "Trem da Morte" ::hein:::quilpish:: ... e que de morte não tem nada ::lol4::

 

O Trem é até bem luxuoso e confortável. Muito Limpo, Poltronas Reguláveis, Ar-Condicionado, Banheiro, Televisão (com uns filmes maneiros), Café da Manha (pago a parte), Café da Tarde (pago a parte) e jantar (pago a parte). O ruim é ter que ficar as 16, 18 horas dentro dele, e de vez em quando ser acordado por um bando de vendedores gritando: - Limonada, Limonada, Limonada, Café, Café, Café, Empanadas, Empanadas, Empanadas ! ::vapapu:: ... mas de resto tudo certo ::otemo:::lol:

 

Segue algumas fotos do famoso "Trem da Morte" ::lol3::

 

6777_751446101618114_7959308743439505250_n.jpg.55696d417b50fb3d54aa341e91416e91.jpg

 

10906287_751445998284791_4826999757966805391_n.jpg.2f81915399b78508041997f73e9c7390.jpg

 

Mais ou menos por volta das 20:00h é servido o jantar (cena). E adivinha: Arroz, Papas-Fritas e .... Pollo (frango) kkk ::lol4::

 

10953941_751446304951427_6815102635844335102_n.jpg.adaa136f942c641474fc925ec123e682.jpg

 

10945655_751446228284768_4437473733737077561_n.jpg.25b4d1978a8d924f65788048fa41ce58.jpg

 

 

Preço do Jantar: 15 BoB

 

Dica:

[mostrar-esconder]- Como eu já sabia que ia passar cerca de 18h dentro do trem, e outras muitas horas dentro de onibus durante toda a viagem, levei comigo uma cartela de Dramin. Eita santo remedio kkk ... É um remedio pra enjoo, porém, um dos principais efeito é a sonolencia, então digo que pra mim foi uma mão-na-roda leva-lo pra viagem. Tomava dois de uma vez e "puum", capotava kkkkk ::lol4:: ... Na maioria das viagens de longa duração (acima de 8 horas) eu tomava. E pras 18 interminaveis horas de viagem no trem da morte foi essencial :lol:[/mostrar-esconder]

 

Se você assim como nós quer ter uma experiencia no trem da morte, vá ainda no começo da viagem. Porque no final dela você já vai ter andado tantas horas de onibus que encarar o trem da morte no final dela será um martirio ::dãã2::ãã2::'>

 

Ok, seguimos viagem. E Depois de 18 intermináveis horas de viagem, enfim, chegamos ! Próxima parada, Santa Cruz de La Sierra !!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[t1]29/08/2014 - Santa Cruz de La Sierra[/t1]

 

Chegamos em Santa Cruz de La Sierra por Volta das 08:30h da manhã e logo que descemos do trem fomos procurar um taxi para irmos para o hostel. Saíndo do Terminal Ferroviário você vai se de deparar com vários taxistas te abordando, e é nesse momento que você tem que começar a usar algo que deve ser usado em TODOS OS LUGARES durante o Mochilão, a PECHINCHA ! :D

 

É incrível como nesses lugares o poder da pechincha realmente funciona. Geralmente você vai conseguir desconto em todos os lugares, em todas as coisas. Isso geralmente funciona pois os taxistas, vendedores, cambistas, agências e etc já colocam os preços lá em cima, esperando mesmo que você já venha pedir descontos. Se não pedir, tudo bem pra eles. Mas eles já inflacionam as coisas pois esperam você pedir desconto mesmo, ainda mais brasileiros rs ... Creio que Europeus e Americanos peçam menos descontos, até porque nesses países é costume darem "caixinha" e a moeda deles é bem favorável diante a nossa, quanto mais na moeda boliviana, peruana e chilena ::hãã2:: ... Mas se você for brasileiro, faça questão de pedir desconto, pechinchar, pois eles já esperam isso de você ::lol4::

 

No momento em que fomos pegar o taxi até o hostel em Santa Cruz vimos que o que lemos nos relatos antes da viagem realmente funciona ! O papo foi mais ou menos assim:

 

Taxista: - Hola, Hola, Brasilenos ? Taxi, Taxi, Taxi, Aqui, Aqui, Aqui ! Adónde vas?

 

Eu: - Vamos para o Loro Loco Hostel, quanto és ?

 

Taxista: - Son 30 bolivianos !

 

Eu: - 30 bolivianos ? No, muy caro ! Não somos Europeus ni Americanos, somos Brasilenos. Somos Hermanos en miseria. Hace 15 por favor.

 

Taxista: - Ok, Hago acero a 20 bolivianos.

 

Eu: - No, solo tengo 15 bolivianos. Se quiser vamos agora, agorita !

 

Taxista: - Ok, vamos ahora !

 

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: ::lol4:: ... E esse foi o metodo mais usado em toda viagem, e que funcionou muito bem: "No somos Europeus, ni Americanos, somos brasilenos, somos hermanos em miseria, hace un descuento por favor rs" ::lol4::

 

Continuando ... Chegamos ao Loro-Loco hostel por volta das 09:00h da manhã, mas o check-in só poderia ser feito ao meio-dia. Então pagamos os 60,00 Bol da diária q se seguiria a partir do meio-dia, deixamos as nossas coisas no Locker, tomamos banho, trocamos de roupa e saímos para andar um pouco por Santa Cruz para comermos algo, localizar um supermercado e conhecermos um pouco da cidade.

 

Sobre Santa Cruz: Não achei nada de muito interessante ou diferente em Santa Cruz de La Sierra, tirando o transito caotico. É uma cidade bem simples, parece ainda Brasil, tirando que lá você encontra produtos brasileiros com nomes bolivianos rs

 

Dica:

[mostrar-esconder]A cidade de Santa Cruz não tem muita coisa. Quando digo isso refiro-me ao Centro e Plaza de Armas. Mas um pouco distante do Centro existe algumas opções como o Zoologico, as Lomas de Arena e alguns parques. Quando estava pesquisando sobre a viagem localizei algo muito legal que se pode ser feito em Santa Cruz de La Sierra, chama-se "Biocentro Guembe". Eu não fui, mas as pessoas do "Trip Advisor" falam muito bem dele. Nessa vez nao fomos porque queriamos economizar e gastar em outras coisas (cervezas rs) , mas se achar interessante é uma ótima opção de passeios ::otemo::

 

- http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g297317-d2256171-Reviews-Biocentro_Guembe_Mariposario-Santa_Cruz_Santa_Cruz_Department.html

- http://www.biocentroguembe.com/index.php[/mostrar-esconder]

 

Depois de conhecermos a Plaza de Armas fomos caminhando ao centro comer algo e tomarmos algumas cervezas ::otemo::

 

Encontramos um "boteco" ali proximo ao micro-centro e foi lá que saboreamos o começo dos 32 tipos de cervejas diferentes que bebemos durante toda a viagem ::tchann::::lol4::::hahaha::

 

1507754_751447328284658_357452127836447225_n.jpg.116236f9987698b55e1b946c3d03cb9c.jpg

 

1016544_756152307814160_3889097024905920367_n.jpg.980a2bb248e86a4437dfac265488cbc2.jpg

 

Depois de tomarmos umas geladas já eram por volta das 13h. Voltamos ao hostel para saber qual seria o nosso quarto e fomos almoçar. O bom de se hospedar no Loro-Loro hostel é que em frente a ele tem dois bons restaurantes e duas quadras a frente um supermercado bem grande.

 

Eu Almocei Feijoada (pois sou acostumado a comer feijão e nesse momento já estava sentindo falta do bendito kkk) e o Murillo Bifé. Pagamos B$B 15,00 pelo almoço e em seguida fomos ao supermercado.

 

Como queriamos economizar compramos somente macarrão instantâneo para o jantar, pão e cervejas. Depois voltamos para o hostel e passamos a tarde descansando, bebendo, conversando com a familia e trocando ideia com as gringas(os) que por lá estavam ::cool:::'>

 

10393657_756152561147468_1760171099028582433_n_2.jpg.473ae99e4b003c3054c2ec1d688a73a8.jpg

 

10014583_756152624480795_6634309292683952797_n_2.jpg.7cbef52537f760b65ec0827e9ba72dcb.jpg

 

Por volta das 20h fizemos o "jantar mochileiro" instantâneo kkkk

 

10968406_756152684480789_5446922260793355630_n.jpg.7ea560c25cc4e4269cbb1dd234908ea2.jpg

 

Quando eram umas 22h os gringos inventaram de fazer um Barbecue (Churrasco) , mas como estávamos cansados da viagem do dia anterior (e no churrasco haviam poucas pessoas) fomos dormir, pois no outro dia pegariamos o nosso voo a Sucre !!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Próximo destino: Sucre ! :D

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[t1]30/08/2014 - Santa Cruz x Sucre (La Ciudad Blanca)[/t1]

 

Acordamos por volta das 06:30h da manhã pois o Murilo tinha voo as 08:30h de Santa Cruz à Sucre. Como o meu voo só saia as 11:30h fiquei fazendo hora nos hostel até a hora de saída.

 

Por volta das 10:00h peguei um Taxi até o Aeroporto de onde saiam os voos da T.A.M (Transporte Aereo Militar) rumo a Sucre. Chegando no Aeroporto de Sucre encontrei o Diego (que estava no mesmo voo que eu). Pegamos nossas bagagens e começamos a conversar rumo a saída do Aeroporto. Nesse momento percebi que para algumas pessoas a altitude influencia muito, pois ainda ali o Diego começou a passar mal com muita falta de ar e foi preciso ficarmos ali na sala de desembarque cerca que 1h até ele se recuperar um pouco do estado em que se encontrava.

 

Logo que o Diego se recuperou fomos atrás de taxistas para nos levar a Plaza de Armas de Sucre. Como sempre o taxista nos cobrou cerca de 30 Bolivianos, mas com muita negociação fechamos por 20 Bolivianos ::cool:::'>

 

Obs.: Sucre é uma cidade muito bonita. Só passamos meio dia ali, mas vale a pena passar pelo meos 1 dia e meio por lá, e depois ir direto a Uyuni.

 

Assim que chegamos na Plaza de Armas vimos uns rapazes sentados e logo percebemos que eram brasileiros e fomos bater um papo com eles. Demos umas voltas pela cidade (os museus estavam fechados) e ficamos ali na praça pois marcados de reencontrar o Murillo (que como chegou mais cedo e foi ao terminal de bus comprar nossas passagens antecipadas direto para Uyuni), e a Ines que chegaria em Sucre aquele dia tb. Por volta das 16:00h nos encontramos todos, juntamente com o Carlos (que ainda não conheciamos) que pegou o mesmo voo que a Ines de Santa Cruz para Sucre. No momento estavamos em 5 brasileiros, ainda faltavam 2 que encontraríamos em Uyuni para a "Trupe" estar realmente formada ::hahaha::

 

Conversamos um pouco, trocamos dinheiro no mercado, batemos algumas fotos e ficamos decidindo se iriamos ao "Parque Cretacio" ou ao "Cemiterio". Depois de algum tempo decidimos pegar um onibus para visitar o Cemiterio pois era mais perto e saia mais barato. Pagamos cerca de 1,50 BoB no onibus (uma merreca) e fomos para lá.

 

Sucre.jpg.d914a21af3075f0e53fa2caf0e31d52c.jpg

 

1.jpg.662429dbf23f96bbf81e897ca3389a77.jpg

 

2.jpg.05a43327a5972b6c14c26ecfe1bb72ee.jpg

 

3.jpg.142735fc2e3ae69a78d4bfb457d886ed.jpg

 

Obs.: Apesar de ser um Cemiterio o local é muito bonito. Pra quem gosta de esculturas é um prato cheio ::cool:::'>

 

Cemiterio_1.jpg.ae5f1dec6def77bb16a877ed556a86ca.jpg

 

Cemiterio_2.jpg.940c1a37c4a915f21b6093bdda18b475.jpg

 

Ficamos lá cerca de 2h aproximadamente e pegamos o bus de volta a Plaza de Armas. Fomos ao mercado novamente para comprarmos macarrao, arroz, atum e outras coisas mais para garantir nosso almoço em San Pedro do Atacama (pois nos relatos que lemos as coisas lá eram muitos caras; E realmente são rs ::hein: ) e muita água para o passeio no Salar.

Depois de tudo comprado pegamos um taxi rumo ao Terminal de Bus e logo em seguida pegamos o onibus as 20:30h que saia de Sucre direto para o Salar.

 

> Proximo Destino: Salar de Uyuni ::hahaha::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[t1]31/08/2014 - Uyuni (Saída Passeio ao Salar)[/t1]

 

Chegamos na Rodovária em cima da hora e o ônibus estava quase saindo ::lol4:: , e as pressas, aos trancos e barrancos conseguimos vestir as nossas roupas de frio, pagar o ticket de embarque (em todos os terminais de onibus na Bolivia é preciso pagar esse ticket), e boráaaaaa pra Uyuni ::hahaha::

 

OBS.:[mostrar-esconder]Desde Campo Grande até Sucre não precisamos usar as nossas roupas de frio, porém, se você trouxe roupa de frio e roupas tecnicas o primeiro momento para usa-las é agora ::hãã2::

Quando estava montando o meu roteiro lembro que o Sorrent disse que no trajeto de Sucre a Potosi de onibus ele quase morreu congelado de tanto frio e passou um perrengue danado, hahaha ::Cold::::lol4:: ... Naquela vez achei que ele estava exagerando um pouco, mas realmente esse trajeto de Sucre a Uyuni faz um Frio da Po**a :lol: . Portanto, tire todas as roupas de frio do Mochilão e leve-as com você dentro do onibus ::lol3::[/mostrar-esconder]

 

Assim que o onibus saiu ficamos conversando um pouco e logo pegamos no sono (eita santo remedio esse Dramin ::lol4:: ).

Só sei que la pra 01:00h da manhã sou acordado pelo Diego perguntando se não tinha nenhuma roupa de frio sobrando pra emprestar pra ele ::lol3::

Cara, manooooo, brother, veio kkk ... Que friooooo !!! ::Cold:: .. Olhava pra fora e só via nevoa, o frio estava congelanteee. Olhei pro lado e vi o Carlos (que tb não tinha roupa tecnica para o frio e estava tremilicando todo). O Diego lá atras todo encolhido e quase morrendo de hipotermia ::lol4:: ...E eu pensando: - PQP, se eu com Segunda Pele, Fleece e SoftShell to aqui quase congelado, imagina os caras que só trouxeram roupa moletom ?! ::lol4::::lol3::::putz::

Portanto galera, usem todas as roupas durante esse trajeto, pois o frio é de raxar !!! ::essa::

 

Um pouco mais a frente o onibus fez uma parada para pegar mais gente e para as pessoas fazerem suas necessidades. Eu nem sei aonde estavamos, creio que nas proximidades de Potosi ou algo assim. Pela lei da natureza Eu e a Ines decidimos aproveitar pra descer pra tirarmos uma "água do joelho" ::hãã2:: ... Mas juro que na hora que coloquei o pé fora do busao quase que voltei pra trás kkkk ... Veio, o frio era tanto que pensei que o meu Bilau ia congelar ::lol4::::lol4::::lol4:: ... O Carlos e o Diego preferiram ficar dentro do onibus e passar aperto até Uyuni só para não descer e aumentar ainda mais o frio que estavam sentindo hahaha ::sos::::lol4::::tchann::::lol3::

 

Voltamos para o busao, eu peguei no sono e continuamos viagem.

 

Acordei com o onibus chegando em um povoado. Olhei no relogio e eram por volta das 05:00 da manha, pensei: - Será que é Uyuni ? Sim, é Uyuni. Chegamos sãos e salvos a cidade graças a Deus ::hahaha::::otemo::

 

Descemos do onibus, pegamos os mochilões e QUE FRIOOOO !!! ::Cold::::Cold::::xiu:: .... Mano, eu disse que passamos frio no trajeto de Sucre a Uyuni ? Eu tava mentindo kkk ... Frio mesmo foi a hora que descemos em Uyuni as 05:00 da manhã ::lol4:: ... Veio, o frio era tanto que não dava nem pra pensar kkkkk ::tchann::::lol4::

O frio era tanto que queriamos pagar um local para nos abrigarmos. Não para dormir, só pra ficar la dentro pois lá fora estava insuportavel de tanto frio kkkkkkkk

 

Fomos caminhando e procurando um local pra ficar até que vimos uma agência com a luz acessa e resolvemos entrar. Era a JOYA EXPEDICIONES, e dentro dela a DONA, a DOCE (não tão doce) ESMERALDA ::grr::::quilpish::::toma::::grr:: ... Explico mais a frente o que a DOCE ESMERALDA fez (o que é mais do que comum algumas agências fazerem) ::grr::

 

Ficamos lá dentro batendo papo, se esquentando no aquecedor, tomamos café/chá, comemos algumas das coisas que trouxemos e descansando.

 

Nisso o Carlos e o Diego que estavam meio por fora do passeio foram pedindo a ESMERALDA para explicar como era o passeio ao Salar e tals. Nisso ela disse que como estavamos em grupo ela faria um BOM DESCONTO para nós. Como Eu, Murillo e Ines estavamos mais por dentro dos valores saberiamos na hora se o preço estava CARO ou NÃO. A media de valores do PASSEIO + TRANSFER fica em torno de 900,00 Bolivianos + ou - .

Ela fez para Nós 7 o valor de 750,00 JÁ INCLUÍDO o TRANSFER ::hahaha::::hahaha::::hahaha:: ... Contudo, nós dissemos que fechariamos com duas condições:

 

1 - Teria que ser em um JIPE EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO (pois nos relatos que li ouvi problemas quanto a isso)

2 - Teria que ser um GUIA ANIMADO (pois posso garantir que 50% do seu passeio será mais divertido de acordo com o guia)

 

Então ela nos disse que como eramos em 7 não seria em um JIPE COMUM, mas num JIPE um pouco maior para nos confortarmos melhor. E também disse que o nosso guia seria um rapaz bem animado e divertido, e além disso um excelente fotografo ! ::otemo::

 

Nesse caso fechamos o passeio ali mesmo com a SOLICITA ESMERALDA :roll:::prestessao::

 

A medida que os raios de sol iam aparecendo a cidade começava a se encher de Mochileiros de todas as partes do Mundo ::hahaha:: .... De dois em 2 iamos saindo procurando um lugar para tomarmos banho, comer e trocar de roupa, pois apesar de na madrugada fazer um frio infernal, assim que o sol começa a aparecer faz um calor dos infernos tb ::lol4::::lol4::::dãã2::ãã2::'>

 

Uyuni.jpg.fc4eb82b722ff8f7b8444b579e2f4bf6.jpg

 

Algum tempo depois encontramos o DOMINGOS e a MARI, que estavam vindo juntos para Uyuni direto de La Paz. Banho tomado, coisas arrumadas ... Ficamos aguardando dar o horário de saída pro passeio que se inicia as 10:30h.

 

Nesse meio tempo a DOCE ESMERALDA ::grr:: havia sumido, desaparecido como magica. Chegou o nosso JIPE e o nosso Guia (O calado, quase mudo, Teo).

 

Nesse momento eu pensei: - What Fuck is this ???

 

Era a P***A de um Jipe comum, aí eu já me desesperei porque nos relatos que li sabia que para 5 pessoas no JIPE para o passeio de 3 dias ao Salar era bom. Com 6 já ficava desconfortavel. E se com 6 já era F**A, imagina com 7 ? Aauhsusahasuha ::hein:::lol4::

 

Logo em seguida desceu o guia com cara de Turrao. Fomos falar com ele e ele nem respondia, só pedia para andarmos logo e colocar as Mochilas em cima do Jipé ::quilpish::

 

Nesse momento eu pensei: - Que Velha Miseravel Filha de uma Boa Mae ::vapapu::::quilpish:: !!!

 

Nada do que pedimos a ela conforme combinado foi feito. Mas fazer o que né ? Já era 10:30 em ponto. Não havia mais tempo de correr atrás de outras agências naquele momento. Tudo já estava pago e ela DESAPARECIDA :roll:

 

Então como nada podia ser feito, LIGAMOS o FO*A-SE, entramos na VIBE e BORÁAA PRO PASSEIO TÃO ESPERADO !!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

7 Brazucas reunidos, 3 dias praticamente trancafiados dentro de um JIPE, e juntos numa das regiões mais inóspitas do planeta :P::hahaha::

 

Welcome To Salar !!! ::cool:::'> ::love::::love::::love::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[t1]31/08/2014 à 02/09/2014 - Passeio de 03 Dias e 02 Noites ao Salar de Uyuni x San Pedro do Atacama[/t1]

 

[li=]Antes de começar a falar do passeio uma dica é que você leia os tópicos " Manual básico de "sobrevivência" no Salar do Uyuni"

> Segue o Link:

 

- manual-basico-de-sobrevivencia-no-salar-do-uyuni-t44614.html

- http://www.matraqueando.com.br/manual-de-sobrevivencia-o-que-levar-ao-atacama[/li]

 

- Sobre as Fotos

 

Antes de realizar o Mochilão pesquisei muito sobre quais cameras levar. De começo sabia que não poderia levar uma Profissional, até porque não ia saber manuseá-la ::tchann::::hãã2::

Logo em seguida também não achei valido levar uma compacta, pois as fotos não iriam sair tão boas :roll:

Então depois de MUITO pesquisar vi que a melhor opção era levar uma Super-Zoom (algumas pessoas a chamam de Semi-Profissional). A maioria tem funções manuais e automáticas, e serve muito bem para uma viagem como essa para realizar belas fotos ::otemo::

Na época fiquei em dúvida entre dois modelos:

 

- Nikkon P510

- Canon xS160

 

Ambas estavam na mesma faixa de preço e possuíam as mesmas funções, e todos falavam bem delas :mrgreen:

 

Como tinha uma certa margem de tempo até a viagem fui acompanhando os sites das lojas e aguardando uma boa promoção. Foi então que em uma Promoção do Magazine Luiza abaixo o preço da Canon SX160 de R$ 750,00 para R$ 350,00 pois a mesma ia ser trocada pela Canon SX170, que na verdade a única coisa que muda de uma para a outra é o Zoom de 36x para 50x.

 

Portanto, se você é iniciante no mundo da fotografica como eu e está em dúvidas de qual camera levar, sugiro fortemente esses modelos: Canon SX160, Canon SX170, Nikkon P510 e Nikkon P520.

 

Além disso é bom estudar um pouco as funções da camera, e mais importante ainda estudar pelo google mesmo (tem bons materiais) sobre ISO, Velocidade do Obturador e Abertura do Diafragma (básico). Mas se quiser tirar no Modo Automatico tudo bem, ela também tira boas fotos assim ! :lol:

 

Obs.: E o mais importante de tudo, LEVE UM TRIPÉ ! Pode ser esses dos mais baratinhos mesmo. Esse foi o modelo que levei (http://www.americanas.com.br/produto/7471361/tripe-para-maquinas-fotograficas-viv-vpt-1250-vivitar), e me serviu muito bem para as fotos ::otemo:: (e também pra não precisar ficar pedindo a toda hora pra tirarem fotos suas rs). :lol:

 

>> Mapa Roteiro Turístico Salar de Uyuni <<

 

Mapa.jpg.91195a3716aa6873f74834f484233810.jpg

 

- Sobre o Passeio de 03 Dias ao Salar de Uyuni

 

Praticamente TODAS as agências fazem o mesmo roteiro. A única diferença é que alguma gostam de "cortar" algumas partes do roteiro. Portanto, fique atento e faça valer o seu pagamento. Algumas agências adoram cortar o passeio principamente da LAGUNA BLANCA. Sendo assim, muita atenção ao roteiro.

 

Como todas as agências fazem praticamente o mesmo caminho, vou resumir como é o passeio, e deixar as fotos falarem por si só ::hahaha::::love::::otemo:::D

 

O Salar de Uyuni Tour de 3 dias vale muito a pena e não pode ficar de fora em um Roteiro de Mochilão pela América do Sul. O Salar de Uyuni ou Deserto de Sal, é a maior planície de sal do mundo e está localizado no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a aproximadamente 3.650 m de altitude. Há milhões de anos a área era um mar e assim deu origem a área de12 mil km² coberta de sal puro que além da extração de sal, também é um importante destino turístico. As logoas coloridas, os vulcões e as paisagens são incríveis. Parece até que você está em outro planeta!

 

No PRIMEIRO DIA visita-se o Cemitério de Trens, Fábrica de Sal e Museu de Sal em Colchani, o Salar de Uyuni e a Isla Del Pescado (onde tem os cactos gigantes e onde são feitas as fotos com perspectiva).

 

No SEGUNDO DIA acordamos cedo e passamos por uns vulcões, visitamos as Lagoas Altiplanas, o Deserto de Dali, a Árvore de Pedra e a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, onde tem a Laguna Colorada com um vulcão no horizonte, e onde dormimos de frente a laguna ::love:: ! A paisagem é incrível !

 

No TERCEIRO e último dia levantamos bem cedo para visitar os Geisers, ás Águas Termales e a Lagoa Verde e Blanca, que fica próximo a fronteira do Chile. Como estavamos indo para San Pedro do Atacama (Chile), pegamos o transfer até San Pedro do Atacama, que da +/- 1 hora de viagem !

 

1.JPG.f5129c95238c4904e1a31d5d7630b702.JPG

 

2.jpg.e9a7002e7e9a27197a612c32ccd7e992.jpg

 

3.jpg.4f16d3fb0b3fcada9fb0f6c41a01ab07.jpg

 

4.jpg.40a54e03b94d5e543433e576c72c1354.jpg

 

5.jpg.6a37de53403c0455adcb7663136eae7d.jpg

 

6.jpg.600162b025e7236c97a1f3f0d7855be7.jpg

 

7.jpg.7d49515c45c4be8ca8170ef42686e6d4.jpg

 

8.jpg.65d8e057a48c33618af7c007a8da50b0.jpg

 

9.jpg.df3a14a52cbcd4c036273f7c573c5f3e.jpg

 

10.jpg.2d45b608bf1480eec6ad31c5fd0a1c6b.jpg

 

11.jpg.db6498643a603915c6c9d73c0339b37c.jpg

 

12.jpg.624f784294aea2d4c5326e8201a364c6.jpg

 

13.jpg.175777e93715536ee27dadf29c4263ef.jpg

 

14.jpg.cb63e23210b279c588234e8b80bb1852.jpg

 

15.jpg.db9154f3a5b83d763cee28df9c66a7ca.jpg

 

16.jpg.b544359dd2cd5c55ae28005018dd9022.jpg

 

17.jpg.580a9505a6db17c618ed13d2a4e78171.jpg

 

18.jpg.1e5815df3fa23712722c3bdb08e001cb.jpg

 

19.jpg.3196bc3d28edc01ce3df7eb3b324cdf6.jpg

 

20.jpg.2c5d98a8220a097780c230e91381b206.jpg

 

21.jpg.0eda2549d8d3876d5ec2dd4aa59e2412.jpg

 

22.jpg.e3b68a4c6bb8303cddebcfb5e053802e.jpg

 

23.jpg.566ee0156f68d1ec1bea990b1ecb3379.jpg

 

24.jpg.12681ae15df8440f77a8cdaacfefc74e.jpg

 

25.jpg.ddac6018e843d5c14d1d8ebebf699398.jpg

 

26.jpg.be00e2d9e50fc03d7204daaad073cd5d.jpg

 

DICA: Pra quem vai depois do passeio do Salar para San Pedro do Atacama você tem que passar pela guarita fronteirissa. Lá você paga uma "TAXA" para poder ganhar o carimbo de saída e entra no Chile. Só que tem uma coisa, viajantes do MERCOSUL (isso inclui os brasileiros) não precisam pagar essa TAXA, coisa que só descobrimos isso já estando em SPA, ou seja, esse dinheiro que os turistas do Mercosul pagam os guardas bolivianos embolsam tudo. De qualquer forma mesmo que soubesse disso antes de chegar na fronteira BOL x CHI, creio que mesmo assim pagaria tal taxa, visto que com isso enfrentaria maiores complicações. Mas caso queira fazer valer o seu direito como cidadão mercosul, FicaADica ::otemo::

 

 

Proxima parada, San Pedro do Atacama ::hahaha::

 

[t1] 02/09/2014 - San Pedro do Atacama - Cadê meus Dolares ?! ::lol4:: [/t1]

 

Assim que pegamos o onibus do Transfer para ir a SPA e entramos nas estradas chilenas pudemos logo de cara ver a diferença de contraste entre os países. Estradas todos asfaltadas, bem sinalizadas, carros, onibus e vans mais novos e etc. Nosso tranfers era muito gente boa, colocou umas musicas animadas, disse que adorava brasileiros e foi nos zuando durante todo o percurso sobre o 7x1 tomado pela Alemanha :roll:::quilpish::::lol4:: e nos ensinando o coro chileno: CHI-CHI-CHI LE-LE-LE, CHI-CHI-CHI LE-LE-LE, VIVAAA CHILEEEEE !!! ::lol4::::love:: ... Seguimos viagem !

 

bienvenido.jpg.c06174f096e66cbbc2dda291332c08c3.jpg

 

Dentro do onibus fomos preenchendo os papeis de entrada no Chile e em seguida chegamos na guarita fronteirissa para passarmos com nossas Mochilas pelo Raio-X e definitivamente entrarmos seguros em territorio chileno. Enquanto preenchiamos o papel um rapaz entregou um panfleto ao Murillo sobre um hostel e foi indicando os valores. Como estavamos em 7 pessoas eles nos fez o preço de 7.000 Pesos Chilenos. Como já tinha em mente nomes de hostel's confiaveis em SPA perguntei qual era, e ele disse que era o Covartsch. No momente em que ele falou já sabia que era um bom hostel, e decidimos fechar com ele e ficar nesse mesmo. Sendo assim pedimos ao transfer nos levar direito para o hostel e ele concordou.

 

NOTA: Sobre o Corvatsch, RECOMENDO fortemente esse hostel. Parecia mais um hotel que um hostel. Não é permitido festas, porém, agua quente todos os dias, quartos limpos, cozinha equipada e bem sossegado. ::otemo::

 

Chegamos no Covarstch, fizemos check-in, guardamos as Mochilas e saímos para trocar dinheiro, fechar os passeios (para o mesmo dia e dia seguinte) e comermos algo.

 

"Abre Aspas": San Pedro do Atacama é uma cidade realmente cara, principamente restaurantes. Percebemos isso a medida que fomos trocando os Dolares, e se na Bolivia com 50$ você faz MUITA COISA, em San Pedro as coisas começam a mudar um pouco ::tchann::

Se possível faça como nós fizemos: Já em Sucre (antes mesmo de chegar ao Salar), vá ao Mercado Central e Compre Arroz, Macarrao, Atum e outros produtos NÃO PERECÍVEIS e estoque na Mochila para poder jantar e almoçar em San Pedro do Atacama, economizando assim uma boa grana !!! :D

 

Durante um passeio no Salar de Uyuni uma Brasileira nos indicou uma agência em que ele fez os passeio em SPA, a agência chama-se 123 Andes , e era comandada por uma Brasileira, a CAMILA. E foi lá que fechamos todos os passeio para os proximos dias que contarei com detalhes mais a frente. Como ela não conseguia realizar o passeio a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche para aquele mesmo dia pois todas as suas vans e jipés estavam em uso, tivemos que fechar esse passeio com uma outra agência. Decidimos entao que para esse passeio pegariamos a agência mais barata. Desculpem-me mas nao lembro o nome da agencia, mas o nome do dono é JESUS, um sujeito bem conhecido lá em SPA. Tanto falam bem como falam mal, mas resolvemos arriscar porque dos passeios era o mais barato e simples em SPA ::tchann::

 

Valor do tour (atualizado 2015): $8.000 + $2.000 pesos chilenos para entrar na reserva onde estão as lagunas.

 

Dica: Leve roupa de banho, protetor solar, óculos, chapéu/boné, toalha, blusa para a volta e pode ir de chinelo mesmo.

 

O Tour para a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche saem as 16h, porém como estavamos em 7 conseguimos fazer esse passeio as 17h mesmo (essa é a vantagem de se viajar em grupo, fica mais fácil lotar os passeios rs) ::otemo::

 

A viagem até a Laguna Cejar não é demorada, o percurso até lá tem cerca de 25 km. Chegando lá vimos carros de outras agências já estacionados, certamente por ser um dos passeios que mais atrai viajantes.

 

Além de ser um lugar bonito e exótico, como quase todos que visitamos no Atacama, o grande diferencial da Laguna Cejar é que nosso corpo não afunda! Sim, isso mesmo! A concentração de sal na água é tão grande que nos faz flutuar sem nenhum esforço. Uma experiência que sem dúvidas você não pode desperdiçar.

 

Pelo horario a agua estava BEEEM GELADAAA ::Cold:: e a sensação ao entrar é muito engraçada. Você realmente não consegue afundar, mesmo que se esforce pra isso ::lol4::

Ficamos um tempo lá boiando e dando boas risadas kkkk

 

>> Fotos em Breve <<

 

Quando saí da água pude ter uma noção ainda maior da concentração de sal que existe ali. Conforme fui secando com o sol, meu corpo foi ficando coberto de sal….. todo branco. Pelo que fiquei sabendo a concentração de sal nessa laguna é maior que a do Mar Morto, ou seja, é muuuuuuuuuito sal! hahaha

De todo modo ao lado da lagoa existem chuveiros de água doce para tirar o sal do corpo :D

 

>> Fotos em Breve <<

 

De volta a Van, seguimos para nossa próxima parada: os Ojos del Salar. Que na verdade são duas crateras com água normal (chega quase a ser doce), onde se pode mergulhar de uma boa altura.

 

>> Fotos em Breve <<

 

Lembrando que nesse caso o corpo afunda e o buraco é fundo! Só entre se souber nadar. Somente eu pulei na cratera, os outros do grupo estavam com muito frio e alguns nao sabia nada :mrgreen:

 

De lá fomos para Laguna de Tebenquiche, que é um pequeno salar. Ao fundo os vulcoes completam o visual. ::love::

Quando o sol começou a baixar rolou uma coloração muito legal que nunca tinha visto, bem surreal mesmo, completando a visao com o Reflexo dos Vulcoes e do Ceú nas Lagunas.

 

>> Fotos em Breve <<

 

E tivemos um bom tempo assistindo aos mil tons de laranja, amarelo, rosa, violeta do por do sol por entre os vulcoes e montanhas saboreando Petiscos e tomando Pisco de cortesia pela agência. Um espetáculo SURREAL ! ::otemo::::hahaha::::love::

 

>> Fotos em Breve <<

 

Chegamos por volta das 21h em San Pedro do Atacama, tomamos banho, fizemos jantar, tomamos algunas cerveza (e claro) e Pisco (É logico) e logo em seguida fui dormir porque no outro dia levantaríamos bem cedo para o proximo e mais espetacular passeio de todos que achei em SPA: PIEDRAS ROJAS ::hahaha::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[t1]03/09/2014 - San Pedro do Atacama[/t1]

 

NOTA: A agência 123 Andes fica no final de Caracoles. A Camila (brasileira) é gente boa e o guia ALEX é divertido e um super amigo, além de guia. RECOMENDO !!! ::otemo::

 

MEU DIA PREFERIDO NO ATACAMA: PIEDRAS ROJAS, LAGUNAS ALTIPLANICAS E SALAR DE ATACAMA (tudo junto)

 

É um passeio longo, de quase o dia inteiro, e que passa pelos seguintes pontos:

 

Piedras Rojas

Laguna Minique (antiplanicas)

Laguna Miscanti (antiplanicas)

Salar de Atacama

Laguna Chaxa

 

É importante dizer que Piedras Rojas não é um passeio básico oferecido por qualquer empresa no Atacama, e não entendo o porque, já que foi um dos lugares mais incríveis que visitei. A maioria das agência faz somente o tour até as Lagunas Altiplânicas com Salar de Atacama, que são lindas também, claro, mas que ficam incompletas, no meu ponto de vista.

Por isso digo com firmeza: não deixe de ir a Piedras Rojas, pois vai faltar um pedaço importante da sua viagem. Logo a frente creio que as fotos vão falar por si só ::hãã::

 

O guia Alex da 123 Andes os buscou no Hostal às 5:30 da matina para começar nosso passeio a Piedras Rojas que estava previsto para retornar somente às 17:00. Os locais a serem visitados eram distantes e contabilizando o dia inteiro, rodamos por volta de 260Km pelo deserto! ::hahaha::

 

Na primeira parada já pudemos sentir o frio cortante que estava lá fora: zero graus. Eu não sofri muito pois estava bem agasalhada com o SoftSheell, mas digo logo que o frio do deserto não deve ser subestimado, portanto, como dizem os Chilenos: abriguem-se!

Conforme o dia vai passando e o sol esquentando, a temperatura sobe e vocês vão tirando os casacos segundo o tão conhecido “efeito cebola”. ::lol4::

 

Não vou me alongar muito sobre a descrição de cada lugar, mas geralmente as agências fazem esse roteiro: Pueblo de Socaire >> Laguna Tuyajto >> Lagunas Miscanti e Miñiques (Antiplanicas) >> Piedras Rojas >> Salar de Atacama >> Laguna Chaxa.

 

Esse tour custa nas agências aproximadamente 50.000 P$ + 5.000 P$ dos ingressos (lembrando que já está incluso as antiplanicas) , mas com MUITOOOO ESFORÇO conseguimos fechar o passeio por 40.000 P$ + 5.000 P$ (entradas) para as lagunas (estudantes com ISIC pagam 2.000 P$ em cada entrada).

 

Seguem as fotos do passeio:

 

598dcbd48fd54_PuebloSocaire.jpg.d97af3fd7855a079328791446a88cddf.jpg

 

598dcbd495e13_LagunasAntiplanicas_1.jpg.e75baff7cd596a3c2636ff650abf9729.jpg

 

598dcbd49bd2a_LagunasAntiplanicas_2.jpg.ef04c7deac96e002ec9bf0411da2cd10.jpg

 

598dcbd4a2c22_LagunasAntiplanicas_3.jpg.75738ed5205bb483de6acf0a07097360.jpg

 

598dcbd4a9041_LagunaPiedrasRojas_1.jpg.1dc71f3d11e35529ea6c4ba5f2fdabe5.jpg

 

598dcbd4c04bf_LagunasPiedrasRojas_2.JPG.b830ad6d01fee7017751e5ff0e8c1a29.JPG

 

598dcbd4c73fc_LagunasPiedrasRojas_3.jpg.399bfae57a1b431273b9b4916e41310a.jpg

 

598dcbd5a839f_LagunaPiedrasRojas_5.jpg.d341679d46013848a028746c1d6c1d14.jpg

 

598dcbd5adfd7_LagunasPiedrasRojas_6.jpg.343958edb35a172b46ff4365f05ab7de.jpg

 

Juro que em muitos momentos cheguei a dúvidar que tais lugares existiam. Me senti muitas vezes dentro da paisagem de um quadro ! ::cool:::'> ::love::::hahaha:::D

 

Voltamos do passeio por volta das 17h, fizemos o jantar, tomamos Cervezas e bebemos Pisco. Eu como estava muito gripado nesse dia fui dormir, e o resto do pessoal foram num hostel que ia rolar um Barbecue convidados por outros brasileiros. Diga-se de passagem na volta me contaram que não foi uma "festa" tão boa assim, e que realmente não perdi nada não ter ido nela. O Dono do hostel era muito xarope, já tava locão e não os recepcionou muito bem. Só ficou mais de boa porque os brazucas que os convidaram foram lá trocar ideia com ele. ::prestessao::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...