Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia/Peru 2014 com fotos e gastos!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá pessoal,

 

Depois de uns meses, enfim consegui tirar um tempinho para escrever sobre o mochilão que fiz para a Bolívia e Peru nesse ano.

Inicialmente eu iria sozinho... Mas coloquei uma mensagem no facebook avisando da viagem e um colega que eu não via há anos, que mora em outra cidade, topou na hora e comprou as passagens para ir junto.

 

[t3]Dia 1 (07/05)[/t3]

Cedinho saí de Joinville rumo a Navegantes, onde pegaria o voo para São Paulo e de lá para Santa Cruz. Voo tranquilo e sem atrasos.

No aeroporto de Guarulhos encontrei a Tami e sua amiga, que eram de um grupo de mochileiros do whatsapp e também estavam indo para a Bolívia.

Em São Paulo estava tendo uma greve do pessoal de apoio ao aeroporto (transporte de malas, cargas, essas coisas) e acabou demorando um pouco pra sair, mas nada de mais.

Chegando em Santa Cruz fizemos a imigração, conversamos já com um outro mochileiro e aguardamos umas 2h até o horário do voo para La Paz.

Muita gente opta por ir de Santa Cruz para Uyuni, para fazer o Salar, eu achei melhor ir primeiro a La Paz, até pra poder comprar umas roupas de frio que eu quase não tinha. As meninas seguiram para Sucre.

Chegando em La Paz muito frio e a altitude já começava a pegar... O pessoal do Hostel (Loki) tinha mandado um motorista pro aeroporto esperar a gente, aí nos levou direto pro hostel. Quarto compartilhado (4 camas), com banheiro privado.

Saímos pra comer e depois fomos no bar do hostel que estava bem animado, já rolando um pong beer :D

 

Gastos

As passagens da Gol eu comprei com milhas, acabei um pouco ansioso (haha) e nem esperei por uma promoção boa que sempre tem, paguei 10.000 + taxas por trecho.

Voo Sta Cruz - La Paz (Boa):

Hospedagem Loki: 60bs/noite

Soroche Pills: 20bs (não sei se vale a pena)

Janta: 15bs

 

[t3]Dia 2 (08/05)[/t3]

Usei esse dia como aclimatação na altitude (3600m) e caminhar um pouco por La Paz. O trânsito de lá é super maluco, sem semáforos, preferenciais ou coisas do tipo. Vale a pena parar uns minutos para ficar olhando, tentando entender como não ocorre um acidente a cada 5 minutos :)

Muitas "cholas" nas calçadas também, vendendo todo o tipo de produto: café, frutas, frango ensopado, roupas, animais mortos empanados, etc.

Nesse dia também fechamos a compra do downhill com a Xtreme para o dia seguinte, além de fazer a compra de algumas roupas e cambiar dólares por bolivianos.

A alimentação na Bolívia, especialmente em La Paz é bem barata. Um almoço com sopa de entrada, prato feito + sobremesa saia por 10 bolivianos (algo em torno de R$ 3,50) em um restaurante no centro.

Nessa noite no Hostel estava rolando a noite do karaoke :D

Cada um que cantava ganhava um free shot... Hahaha estava muito bom!

Conhecemos dois casais de brasileiros bem bacanas que no outro dia estavam indo para o downhill coincidentemente também com a Xtreme.

 

Gastos

Almoço: 10bs

Xtreme 350bs (com choro rs)

Compras (trocentas coisas): 200bs

 

[t3]Dia 3 (09/05)[/t3]

Cedão nesse dia o pessoal na Xtreme passou no hostel pra buscar a galera para o Downhill. Todo mundo ainda meio sonolento em consequência da festa até tarde... Hhauehau

Depois de mais ou menos 1h de Van chegamos na "La Cumbre" (4700m), onde é o início do passeio.

Primeiramente tomamos um café da manhã com opção de chá de folhas de coca :)

Colocamos os equipamentos e recebemos as instruções do Guia.

Pra economizar, escolhi a bike somente com suspensão dianteira. Não me arrependo, mas na hora da descida no cascalho a suspensão traseira também pode ser mais confortável... Vai de quanto você deseja investir.

 

A descida é muito bacana! Inicialmente um percurso de asfalto, dividindo espaço com as carretas e poucos automóveis, onde do lado da rodovia existem umas cruzes, registrando o lugar de alguns acidentes no passado ;x

Cada um desce no seu ritmo e sempre na última posição ficavam as vans de apoio e um monitor da Xtreme. Essa primeira parte é bem fria! A mão quase congela de tanto ficar segurando o freio e recebendo o vento gelado (mesmo de luva).

Os guias vão filmando e tirando fotos a todo momento. Quem não quer "fotos profissionais" não precisa se preocupar em registrar mais nada.

 

Depois é feita uma pausa e todo mundo entra nas vans de novo, para mais uns 15 minutos de deslocamento.

A segunda parte é maior e somente em estrada de chão, com pedras e cascalho. A estrada é bem estreita e a descida é ainda mais devagar. É bom andar mais atento para não bater nos outros ou andar muito perto da margem...

No dia que fui estava com bastante neblina, não dava pra ver muito bem o precipício :D

Conforme a manhã vai passando e a altitude caindo, o calor aumenta. Aí cada um vai tirando os casacos e deixando na van, pra andar mais confortável.

Pausa para um lanche e algumas fotos, até continuar descendo mais... 95% do percurso é apenas descida, onde deve-se ficar freando a bike. Poucos pedaços, bem no fim, que exigem pedalar um pouco.

Depois de mais de 50km sobre a bike, o fim do percurso!

Paramos em uma casa/restaurante pra tomar um banho de piscina (poucos encararam, eu sim :D), almoçar e esperar o horário de voltar. Nessa parada final também ganhamos as camisetas de "sobreviventes" :D

O trajeto de retorno parece que demora mais... Chegamos no centro de La Paz por volta de 17:30.

O CD com as fotos poderia ser pego no dia seguinte, mas como logo cedo já iria para Copacabana, aguardei uns minutos lá no escritório da Xtreme para terminarem de gravar.

Depois uma jantinha modesta por 6bs.

 

Gastos

Entrada Parque Estrada da Morte: 25bs

Janta: 6bs

 

[t3]Dia 4 (10/05)[/t3]

No dia anterior tinha comprado as passagens pra Copacabana no dia seguinte e 7h da manhã o ônibus passou no Hostel.

Já tinha comentado aqui que o trânsito é terrível né? Bem no começo do trajeto, acho que menos de 1h de viagem... O ônibus bateu! :o

Nada de mais, só uns amassados com uma van/mini-ônibus que se atravessou na nossa frente. Depois de uns 20min de conversa entre os motoristas, seguimos viagem.

O ônibus não tem banheiro e fez apenas 2 paradas durante todo o percurso. Como em todo lugar da Bolívia, sempre ande com seu papel higiênico, você nunca sabe quando vai precisar... Rs

O trajeto é bem bonito! A partir de certo ponto você já consegue ir vendo a paisagem com o lago, é um passatempo para a viagem :)

Em determinado ponto, todo mundo precisa descer do ônibus e pegar uma lancha para atravessar um rio [?]. O ônibus com sua mala vai em um ferry-boat e os demais passageiros vão em barcos menores... A travessia é paga, 2bs.

Pouco depois das 12:30 chegamos em Copacabana, as margens do lago Titicaca. Já aproveitei para comprar a passagem para Cusco no dia seguinte e deixei o mochilão guardado em um Hotel.

É completamente "na confiança", já que não tem cadeado e todas as malas ficam juntas numa sala... Levei comigo somente a mochila pequena, com roupas para a noite e dia seguinte.

No barco para Isla del Sol-SUL (saída 13:30), optei por ficar na parte de dentro (inferior), pois imaginei que estaria um ventão lá fora... Até chegar a ilha são aproximadamente 1h30min. Chegando lá, desembarcamos, pagamos uma taxa de "utilização" da ilha e fomos almoçar de frente para aquela linda paisagem do Tititica (foto abaixo).

Então começamos (eu e o Adriano) a subir a imensa escadaria da Ilha, para procurar uma cabana pra passar a noite e fazer a trilha no outro dia. O frio apertou e acabei comprando um casaco de alpaca (pelo menos foi o que a vendedora disse... rs) e pedimos uma indicação de pousada, onde então chegou o Walter, bem humilde, que foi com a gente até lá MUITO em cima haha onde ele tinha hospedagem. É realmente bem difícil subir tanta escada naquela altitude (4000m)... A dica é não trazer o mochilão, senão seria ainda pior. Pegamos uma casinha praticamente no topo da ilha, com visão para todo o lago. Na frente da janela tinha uma Llama amarrada, como se fosse o animal de estimação deles :)

Andamos um pouco na ilha, deu pra ver o pôr-do-sol lá de cima, bem bacana!

É um lugar bem simples, sem iluminação pública (óbvio rs) e passamos trabalho pra achar a pizzaria que tinha lá, nos movimentando apenas com a iluminação dos celulares.

Um pouco de falta de ar pra dormir, devido a altitude, mas logo passou. É bem silencioso (sem tv, carros, pessoas, bagunça haha) e foi tranquilo pra dormir, mesmo que ainda eram umas 21:30.

 

Gastos

- Cabana Walter + Café: 65bs

- Taxa: 5bs

- Casaco: 80bs

- Almoço (Truta): 30bs

- Ônibus La Paz-Copacabana: 30bs

- Barco para Ilha Sul: 20bs

- Guarda Mochila: 5bs

 

[t3]Dia 5 (11/05)[/t3]

Contratamos também com o Walter o café-da-manhã, já que não teria nenhum lugar para comer e a trilha seria longa...

Ele trouxe às 7h um café super reforçado: pão, ovos, geléia, banana, iogurte e chá-de-coca. Foi o café mais completo da viagem :D

Fora da casinha tinha uma mesa, com a vista do lago Titicaca, mas estava chovendo pedras de gelo, aí não deu pra comer fora. Depois de um tempo a chuva passou e deu pra começar a trilha...

Acho que não conseguimos pegar a trilha certinho no começo, pq estávamos andando dentro do terreno das pessoas, pulando uns barrancos haha, mas depois achamos o caminho... É uma trilha bem puxada, com muitas subidas, que são ainda mais cansativas na altitude...

O visual é bem bonito também e depois de mais de 3h de caminhada, chegamos no lado norte da ilha. O sol já estava de rachar...

Então compramos as passagens de barco para voltar a Copacabana e ficamos fazendo hora até o momento do barco sair.

A parte norte parece com menos infra-estrutura, estava com poucas pessoas, os restaurantes pareciam mais simples...

Pra voltar de barco acho que demorou um pouco menos, 1h.

 

Como em Copacabana o ônibus sairia só à noite, deu tempo de jantar, telefonar pra casa e usar um pouco da internet em uma lan house.

Fui buscar a mochila e ela estava sã e salva no hotel :)

Logo após a saída do ônibus, acho que em menos de 10min, há a parada na Imigração. Nesse momento todo mundo desce do ônibus, carimba no passaporte a saída da Bolívia e dá entrada no Peru (tchêê!) haha

Atravessa a fronteira a pé e depois embarca no ônibus. Não tive nenhum problema na imigração... Tinha lido uns relatos que alguns policiais pedem dinheiro para liberar a entrada/saída, mas não presenciei nada assim.

Depois de todos voltarem ao ônibus, a viagem segue rumo à Puno e depois Cusco.

 

Gastos

- Travessia Trilha (Do nada aparecem umas pessoas cobrando "taxas" durante a trilha): 15bs

- Ônibus Copacabana - Cusco (o melhor ônibus de toda a viagem, super confortável): 120bs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

prik pode ir tranquila quanto a comida. o que acontece é que tem gente que quer comer gastando R$ 3 e ai só tem coisa ruim, tanto aqui como lá, sem falar que as pessoas pesquisam hotel, passeio, onibus, tudo, só se esquecem de pesquisar restaurante. acabam caindo ou nos populares ou nos turísticos, deixando passar a boa gastronomia de cada lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...