Ir para conteúdo

Mochilão de 70 dias pela America do Sul (5 países: preparativos, gastos, relatos e dicas)


Posts Recomendados

  • Membros

Meu primeiro post aqui.

Aiai haha.

 

Acabei de chegar do meu mochilão e me sinto com o dever de escrever sobre tudo que vivi nesse fórum pois foi de extrema importância na tomada de muitas decisões.

Então vamos lá...

 

Quem mochilou: Helder e Kalleo, namorados desde fevereiro/2014.

Quem vos escreve: Helder

Onde fomos: Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru.

 

Como tudo começou: mais ou menos em novembro do ano passado começamos a cogitar a ideia de dar um tempo fora do Brasil. Eu terminando a faculdade e Kalleo tentando decidir o que estudar. Durante todo a minha graduação em Marketing, ouvi de um professor "se ao acabar a faculdade você se sentir meio perdido na área, ainda sem trabalhar na profissão ou não muito certo do que fazer da vida, faça como eu, vá mochilar".

Ele mochilou 3 meses pela Europa e coloquei na cabeça que queria fazer o mesmo.

Pesquisamos tudo sobre mochilar na Europa e após ver que sairia muito caro (desde passagens à custo de vida), desistimos.

Fomo para o Plano B: morar um mês no Equador. Estávamos empolgados com a ideia. Tinhamos o dinheiro das passagens pela Avianca (única que faz SP - Quito) e fomos ao aeroporto comprar. Até que uma surpresa: eles não aceitam dinheiro!!!!!!!! Só cartão de credito kkkkkkkkkk Só rindo né. Não temos cartão!!!

Isso e alguns outros detalhes nos fizeram ver que o Universo não queria que fossemos para o Equador.

 

Plano C: morar 3 meses na Colombia. Pesquisamos muito aqui no mochileiros e também desistimos ao ver o custo de vida alto e a dificuldade em achar passagens promocionais.

 

Plano D: mochilar por 3 meses pela America do Sul.

Encontrei com o Kalleo numa 3ª feira (02/12/14), falei a ideia, falei a rota, falei os nossos gastos medios e quanto teriamos que juntar. Ele pensou por dois dias até que dia 04/12 fomos ao aeroporto comprar as passagens:

São Paulo - Montevideo (06/05/15)

Lima - São Paulo (04/07/15)

Totalizando 91 dias!

1200 reais para cada um!

 

Até que... dia 12/12 (8 dias depois de compras as passagens), eu passei MUITO MUITO mal!

Fui ao hospital.

Fiquei internado por 1 semana.

Diagnostico: Doença de Crohn!

Isso me desanimou bastante. Várias vezes no leito do hospital pensei em desistir de tudo (única pessoa que eu podia conversar sobre essas coisas era o proprio Kalleo pois estávamos organizando tudo sem NINGUÉM saber).

Mas, em contrapartida, após sair do hospital, tive uma vontade imensa de vencer essa doença.

 

Ainda faltavam 5 meses para a viagem, tempo suficiente para eu tetar me recuperar e seguindo o tratamento certinho.

Nesse tempo fomos juntando dinheiro.

Algo como 600 reais por mês cada um.

Como o contrato do Kalleo havia acabado em dezembro, ele estava procurando emprego em janeiro. Conseguiu em fevereiro e fazia uns bicos de fim de semana.

 

Em abril contamos para nossas mães.

Extremamente surpresas e apreensivas (muito quanto à minha saúde e se teriamos dinheiro para todo esse tempo), minha mãe aceitou um pouco mais rápido que a do Kalleo. Talvez por eu já ter uma irmã morando fora e tal.

Mas de qualquer forma, era a primeira vez que os dois sairiam de casa por tanto tempo.

Três semanas antes contei para minha médica e ela me deu super apoio! Disse que seria bom inclusive para a minha doença, já que está muito ligada ao estresse do dia-a-dia de SP.

 

Comprei todos meus remedios para os 3 meses.

Foi algo em torno de 800 reais apenas em remedios (com ajuda dos meus pais e com descontos que o Kalleo conseguiu pela empresa dele).

 

Faltando 2 semanas, já tinhamos tudo comprado:

(Primeiro as coisas que lembro-me os preços e depois o que não me lembro mais):

 

Mochilas de ataque: compramos duas, sem distinção de quem ficaria com cada. Pagamos 200 em uma e 100 na outra (pechinchamos bastante até chegar nesse valor. Saiu tudo por 300, mas ficaria 360);

Segunda pele: 19,90 a camiseta e 25,90 a calça (Centauro);

Lanterna recarregável: 20 reais (Lojas Mel);

2 cadeados: 27 reais (Lojas Mel);

2 doleiras: 30 reais cada (Decathlon);

2 pares de luva de neve: 30 reais cada (Decathlon);

Casaco de Fleece: 30 reais (Centauro);

2 casacos em brechó: 25 e 40 reais cada (brechós na região da Santa Cecília);

 

Cuecas;

Pasta catálogo;

Bag-air;

Porta escova de dente;

Porta sabonete;

Remédios gerais;

Hidratantes;

Manteiga de cacau;

 

O que levamos que já tinhamos:

Perfume, sabonete, shampoo, repelente, toalha, mantinha (para viagens em onibus frios), blusa de lã, pijamas, calça jeans, jaquetas e blusas quentes, bolsa térmica, calça de moletom e calça de corrida.

 

Os dois juntos gastamos cerca de 800 reais nos preparativos (coisas acima e mais outras coisinhas).

 

Rota.png.c933ad19a3cfe16d98668c0b3f713e2b.png

 

Infelizmente não conseguimos completar os 91 dias de viagem pois o Kalleo foi chamado para um concurso que ele prestou e a semana do dia 15/07 seria a última para ele fazer a perícia médica para ingressar ao cargo. Caso não comparecesse, perderia a vaga.

Pensou em desistir, mas em tempos de crise quem é concursado é rei.

E como compramos as passagens juntos, teriamos que pagar um absurdo em taxas à TAM caso voassemos separados.

Pois então voltamos dias 14/07 após 70 dias em Mochilão!

 

A experiência foi única e inesquecível para ambos de nós.

Passamos por lugares incríveis e conhecemos pessoas maravilhosas.

Queremos muito em breve continuar essa aventura!

 

Antes de irmos, fiz uma planilha para anotarmos ao final de cada dia o quanto gastamos de dinheiro.

Levamos um total de 9500 reais em dinheiro (notas de 100 e 50, sendo 4700 meu e 4800 do Kalleo).

Misturamos os dois dinheiros e colocamos nas doleiras, de forma que não se ouvisse a frase "esse dinheiro é meu".

Cada dia tinhamos, portanto 100 reais para gastar e 500 reais a mais para eventualidades (acabaram acontecendo, como o tênis que tivemos que comprar para o Kalleo no Chile, o celular dele que quebrou a tela etc. Leiam tudo nos posts a seguir).

Em dias que passávamos dos 100 reais estipulados, tinhamos que compensar nos próximos.

Passagens de ônibus normalmente diluiamos o valor em vários dias (de 3 a 6).

Assim completamos 70 dias e voltamos ao Brasil com 2000 reais (1000 cada).

Segue planilhas:

598dcc679487a_foto1.JPG.70290687abe0f9c96f05d8fbccf60995.JPG

 

598dcc67a96e5_foto2.JPG.efd6589768bc7fe0ee2a38808df49699.JPG

 

Em 5 cidades ficamos em Couchsurf: Montevideo, Rosario, Cordoba, La Serena e Antofagasta.

Isso nos ajudou demaaaaaaaaaaaaaais, pois assim sobrava mais para a nossa alimentação, principalmente para mim que não posso comer muitas 'besteiras' por conta da minha doença e não seria nada legal vê-la atacar em plena viagem.

 

Um conselho: não economize na hora de comprar as mochilas!!! A mochila que pagamos mais caro está inteira, a que pagamos 100 pila foi jogada no lixo assim que chegamos. Estava ACABADA!

 

Lembrando que fomos sem seguro viagem, sem cartão de credito e que na 2ª semana de viagem o Kalleo cancelou seu cartão de debito devido à taxas cobradas.

Ficamos sem nenhuma segurança, apenas com aquele dinheiro no bolso. Sim, tinhamos apenas dinheiro vivo!

Se alguém nos roubasse... Mas felizmente nada aconteceu e estamos aqui agora prontos para contar para vocês os detalhes dessa aventura.

 

Ao fim dos dias perdemos apenas um par de meias! Checávamos 100x antes de ir embora dos hostels.

 

O plano era postar dia por dia aqui no Mochileiros, mas como só estávamos com celular e é difícil postar aqui pelo ele, postamos tudo em nossa página no facebook (posts simples) e em nosso blog (posts mais detalhados).

A seguir postarei o nossos dia-a-dia extraído do nosso blog.

 

Como são 70 dias (70 posts), vou demorar um pouco para postar todos, então, quem tiver curiosidade:

 

Blog (com posts diários de cada dia da viagem, incluindo gastos): http://www.umaviagemlouca.blogspot.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/portalmetropop

 

Lá vai:

 

1º dia: Montevideo (06/05/2015)

(Post extraído do meu blog: http://umaviagemlouca.blogspot.com.br/2015/05/aeroporto-carrasco-e-cidade_27.html)

 

Chegamos ao Aeroporto às 8h em ponto (mesmo fuso que o Brasil).

Pequeno e organizado com uma alfândega pequena e um free shop simples e caro.

 

1.JPG.ad907b8d165117d1173c5dc63e76df6a.JPG

 

Pegamos o ônibus sentido Montevideo logo em frente ao aeroporto (48 pesos - 6 reais).

Fomos para o terminal Tres Cruces já em Montevideo. Em cima da rodoviaria há um shopping e um supermercado (Tata) e logo aí já foi um choque: PAÍS CARISSIMO!!!!!!!!!!!!!

Muitas coisas são bem mais caras que no Brasil.

Engraçado pois somos de Sao Paulo e ja estariamos acostumado com preços altos.

Compramos duas baguetes por 9 reais.

 

Fomos em seguida em busca de um local para trocar pesos!

Passamos em varias casas de cambio e acabamos trocando por 8,15 (melhor opção que encotramos).

 

Em seguida fomos ao nosso amigo do Couchsurf, localizada à 20 min de ônibus do Tres Cruces). Primeira vez que utilizamos este site e fomos muito bem recebidos pelos 3 que moram na casa.

Foi muito engraçado a gente no onibus, praticamente TODO MUNDO tentando nos ajudar a descer no ponto certo.

O apartamento é bem localizado (Ciudad Vieja) e, portanto, próximo das principais atrações da cidade.

 

598dcc6ea6f5c_foto3(29).JPG.b6b421ee674734dfbd564ddf365906fa.JPG

 

Mais tarde, saímos pela cidade de noite e estava muuuito frio!

10 graus, mais ou menos!!

Comemos um lanche em uma lanchonete bonitinha na Praça da Matriz, bem proximo ao ap do Felipe (do couch).

Tudo saiu mais ou menos 25 reais.

 

598dcc6ebb377_foto2(32).JPG.c8951c8ed88ffe1495c93a46b07ce41c.JPG

 

Voltamos, conversamos um pouco com os 3 moradores da casa e fomos dormir em um colchão que eles disponibilizaram para gente na sala.

 

Total gasto hoje: 606 pesos uruguaios (cotação de 8 reais).

Aprox. 76 reais.

 

2º dia: Montevideo (07/05/2015)

(Post extraído do meu blog: http://umaviagemlouca.blogspot.com.br/2015/05/descobrindo-montevideo_28.html)

 

Aos que quiserem ve o post geral a respeito do mochilão com gastos com os preparativos etc, veja aqui: post1106654.html#p1106654

 

Hoje perdemos a hora e só acordamos 10:30 e só saimos às 11:30!

 

Fomos em direção ao Porto, andamos pela Ciudad Vieja e pelo Centro e depois em direção à Pocitos pela Rambla (orla do Rio de la Plata).

 

598dcc6ed1365_foto2(28).JPG.7264b457327a8505d99a7d194d0c20af.JPG

 

No Mercado de Puerto há muitos restaurantes bons mas como ainda era meio dia, resolvemos deixar para comer mais tarde.

 

A cidade é muito bonita e sem muita gente andando pelas ruas, mesmo em locais de bancos e escritorios. Nos impressionamos muito com o fato de que mesmo sendo uma capital, a cidade não é muito agitada e nem com transito pelas ruas.

 

598dcc704583d_foto1(15).JPG.b7a84eab3df0a451054fbe9075664d3b.JPG

 

Fomos ao shopping Punta Carretas (almoçamos no Subway) e andamos por Pocitos.

 

598dcc6fbb66a_foto3(27).JPG.45f9f5f034586d45118800576bfca9fe.JPG

 

Muito bonito e vimos que a cidade toda é realmente muito cara!

 

598dcc7008414_foto1(17).JPG.8ca61175910c7d968487ed9ccb146b9a.JPG

 

Voltamos de noite à casa do nosso amigo e comemos macarrão (compramos o molho e o queijo ralado. Com esses preços altos, essa simples comprinha deu 11 reais).

Conversamos muuuuito e ainda vamos dormir.

 

Gasto de hoje: 634 pesos uruguaios (cotação de 8,15).

Aprox. 75 reais.

 

3º dia: Montevideo (08/05/2015)

(Post extraído do meu blog: http://umaviagemlouca.blogspot.com.br/2015/05/um-dia-bastante-cheio-em-montevideo.html)

 

Hoje acordamos às 9:30.

 

Fomos procurar um local para tomar café da manhã e conseguimos encontrar uma lanchonete que servia uma torta de legumes de 55 pesos.

Fomos passear e encontramos na Sarandi um cambio de 8,25 (Columbusnet SA).

Andamos pela 18 de julio e fomos até a Intendencia (prefeitura). É aberta ao publico e o ultimo andar conta com uma vista panorâmica maravilhosa (andar 22).

 

598dcc7033a6b_foto3(11).JPG.574c070b088dbe3992f4026702c71002.JPG

 

Depois fomos para o bairro El Prado de onibus (25 min de onibus). LINDO!!!!

Bairro lindo!!!!!! Rico, arbirizado e com varias atracoes bacanas. Rosedal estava sem graça pois era Outuno mas na primavera deve ser lindo.

 

598dcc701e193_foto3(4).JPG.e2c74cdc272471186a40a5877d0dc144.JPG

 

Voltamos ao centro e encontramos um self service (ALELUIA). Não muito caro porem como era 16h, estava fria a comida!

Então fomos para o Tres Cruces comprar passagem para Colonia (iamos para Punta mas desistimos pois o Uruguai é muito caro e nos disseram que seria perda de tempo ir a Punta no outono).

Vamos amanhã de COT (311 pesos por pessoa).

Voltamos para casa umas 20h, compramos alfajores perto do ap e voltamos.

Contamos o dinheiro e agora arrumaremos nossas malas para então ir dormir.

 

Total gasto hoje: 859 pesos uruguaios (cotação de 8,15 reais).

Aprox. 105 reais.

 

4º dia: Colonia del Sacaramento (09/05/2015)

(Post extraído do meu blog: http://umaviagemlouca.blogspot.com.br/2015/05/colonia-del-sacramento_23.html)

 

Acordamos umas 8h.

Hoje saímos de Montevideo em sentido à Colonia.

Nosso Couchsurfing realmente é uma pessoa incrível: confiou na gente ao extremo!

Foi viajar de manhã e nos deixou sozinhos em seu apartamento justo hoje que sabia que iriamos embora. Ou seja, seria muito fácil pegarmos alguma coisa do ap dele, já que nunca mais nos veremos, né...

Muito legal a confiança dele!

Nos despedimos, ele pediu para deixarmos a chave embaixo do tapete quando fossemos embora.

Tomamos banho rapidinho - Aqui no ap dele, a água quente só dura 5 minutos! Que martírio!!!!!

Nossa toalha estava lá no último andar do prédio!

Ontem havíamos pego o prendedor de roupas de uma vizinha para prender a nossa toalha no varal lá de cima (8º andar: onde todos deixam suas roupas secando).

Pois hoje a mulher falou um monte para nós quando nos viu pegando a nossa toalha hahahaha

 

Saímos de casa umas 10h (nosso busão sairia às 11:15 da rodoviária).

Pegamos o primeiro busão que apareceu Tres Cruces.

 

Chegamos na rodoviária rapidinho.

Sem trânsito nenhum na cidade em nenhum dia, quanto mais em um sábado de manhã.

Nosso ônibus saiu pontualmente às 11:15. Bem confortável a COT!

Gostamos bastante!!

Muito boa a rodovia também.

O co-piloto passa várias vezes para destacar as passagens pois o ônibus para em várias cidades!

Após aproximadamente 3 horas de viagem, chegamos em Colonia del Sacramento.

Era umas 14:30.

 

Fomos atrás dos hostels que tínhamos anotado e após passar por 3 (ou caros ou sem vagas), ficamos no El español (320 pesos uruguaios/noite a cama).

 

A cidade já nos encantou à primeira vista!!!

Fomos ao porto comprar as passagens para Buenos Aires para segunda feira (as passagens sobem de acordo com a demanda. Se comprar em cima da hora, é mais caro).

 

Claro que queríamos ficar mais tempo em Colonia (e ter ido a Punta), mas o Uruguai realmente nos pegou de surpresa com esses preços absurdamente altos e se manter por aqui provavelmente comprometerá todo o resto da viagem.

 

Lá no porto (que mais parece um aeroporto de tão bem estruturado que é) pesquisamos as 3 empresas disponíveis. Descobrimos que a mais barata (Colonia Express) não aceita real, então tivemos que trocar mais dinheiro.

 

Lá no porto a cotação estava em 1 real = 7,50 e na rodoviária tinhamos notado que estava 1 real = 8,10. Como é pertinho, fomos la trocar e entao comprar as passagens.

Fomos passear pela cidade. O Centro Viejo é lindo!!

Lembra bastante Ouro Preto e Paraty.

 

134.JPG.7c84303be511cefaba2f1850274cc4ff.JPG

 

Fomos atrás dos hostels que tínhamos anotado e após passar por 3 (ou caros ou sem vagas), ficamos no El español (320 pesos uruguaios/noite a cama).

 

Fomos ao porto comprar as passagens para Buenos Aires para segunda feira (as passagens sobem de acordo com a demanda. Se comprar em cima da hora, é mais caro).

 

Pesquisamos as 3 empresas disponíveis e a mais barata (Colonia Express) não aceita real, então tivemos que trocar.

Lá no porto a cotação estava em 1 real = 7,50 e na rodoviária tínhamos notado que estava 1 real = 8,10. Como é pertinho, fomos la trocar e então comprar as passagens.

 

Fomos passear pela cidade. O Centro Viejo é lindo!! Lembra bastante Ouro Preto e Paraty.

 

IMG_8185.JPG.8faf5ef14e46e93c84a370002d8b0dda.JPG

 

Subimos no Farol que existe aqui e tivemos a melhor vista da cidade por apenas 20 pesos.

 

IMG_8184.JPG.f170a42179af2d605bb24441a25224dc.JPG

 

Por do sol tambem lindo!!!

 

A Avenida principal da cidade é bem badalada.

 

Estamos surpreendido positivamente por Colonia!

 

IMG_8200.JPG.78bcabccb41306946e1699fd7373d1dd.JPG

 

E é bastante interessante ver que uma cidade de medio porte como esta tenha uma vida noturna tao agitada com bares, lanchonetes, hamburguerias e até lojas funcionando em pleno sábado às 21h.

 

Fomos dormir depois das 3 da manhã. Tudo por causa de um americano SUPER gente boa que estava no mesmo quarto que a gente e conversamos desde às 23h.

 

Gasto de hoje: 1258 pesos uruguaios (cotação de 8,25).

Aprox. 153 reais.

 

5º dia: Colonia del Sacaramento (10/05/2015)

 

Hoje andamos muuuuuuuuuuuuito!!!!!!!!!!

Fomos até a Plaza de Toros (à 8 km do centro) pela orla do rio e voltamos por dentro do bairro.

 

IMG_8208.JPG.b739db8b7f48a599c66d4cca82f4ac36.JPG

 

De noite comemos uma pizza muito peculiar: sem queijo!! Apenas a massa e o molho!!

 

IMG_8227.JPG.b0aa105a1d161169dd3ad3f17f499ceb.JPG

 

Gasto de hoje: 865 pesos uruguaios (cotação de 8,25).

Aprox. 105 reais.

 

6º dia: Buenos Aires (11/05/2015)

(Post extraído do meu blog: http://umaviagemlouca.blogspot.com.br/2015/05/chegamos-na-argentina.html)

 

Hoje de manhã deixamos Colonia (10h).

Alfândega tranquila em ambos os portos, sendo que o carimbo dos dois países recebemos ainda em Colonia. Em Buenos Aires apenas passamos por um Raio-X e já fomos liberados.

 

Fomos de Colonia Express (a empresa mais barata). Não sabiamos, mas o porto em Buenos Aires é separado, sendo o que a Colonia desembarca é um lugar bastante desprivilegiado (o da Buquebus é a 5 min da Casa Rosada). Mas tudo bem! Chegamos a Buenos Aires às 11:20.

 

IMG_8252.JPG.22bd8a4aa772bfc5225fab20f45a644e.JPG

 

Nossos primeiros passos em terras argentinas foram sob um grande viaduto (bem semelhante ao Minhocão em SP). Pedimos informação a um senhor e ele nos acompanhou até um local que disse ser mais seguro (nos informou que seguindo à esquerda do porto, sairíamos em um lugar bem barra pesada!!). Muito simpático!!! Se mostrou super preocupado com a gente :

 

Foi um choque sair de uma cidade tão calma e pequena e chegar à uma cidade agitada e cheia como Bs As.

 

 

Andamos por mais de 3h procurando hostels (detalhe: com as nossas mochilas PESADÍSSIMAS! Que dor nas costas!!!). Acabamos voltando ao segundo que encontramos (95 pesos, o 06 Central Hostel).

É muito bom!

Gente jovem, pessoas simpáticas, não muito caro e numa EXCELENTE localização.

Fomos então procurar restaurante e, como já eram mais de 15h, comemos em um local razoável por 106 pesos os dois (bife a milanesa, purê e coca).

 

Chegamos precavidos em Buenos Aires: havíamos feito cambio de 100 reais no Brasil para não chegar lá sem moeda local. Totalmente desnecessário!! O cambio foi o pior possível (1 real = 2,5 pesos) e a coisa mais fácil foi trocar reais por aqui!

Encontramos câmbio de 3,7 hoje na Florida (cambio paralelo famoso na rua paralela daqui do hostel).

Para não sairmos tão no preju assim, vamos fazer um câmbio médio nos próximos 3 dias (diluindo o cambio ruim no cambio bom), ficando assim 1 real = 3,1.

 

Mais tarde continuamos andando e ficamos um tempo por Porto Madero (lindo de noite!!!).

E de noite voltamos para o hostel após não encontrar nada aberto para jantar e acabar comendo cookies.

 

IMG_8255.JPG.6252ee637662ddd6bf9fed80c5d741f7.JPG

 

Gasto de hoje: 345 pesos argentinos (cotação de 3,1).

Aprox. 112 reais.

 

Continuarei os relatos nos comentários abaixo para não ficar muito extenso aqui, ok?

Continuem acompanhando!

Ainda tem muuuuuuita historia a ser lida hahaha

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Oi Helder! Muito legal a viagem de vocês! Vi que você já postou outros dois tópicos além deste, cada um com um dia da viagem.

 

Como sugestão, te indico alimentar sempre um único tópico, que pode ser este, pois fica mais fácil da gente acompanhar! Se vc criar cada dia um tópico diferente a gente vai se perder... rs.

 

:D

 

Aguardado mais infos do Uruguai!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Você que escolhe! Mas eu acho (apenas opinião) que fazer os tópicos separados é que fica confuso, pq dificilmente alguém vai achar eles ao londo do tempo.

 

O jeito mais comum que todos fazem aqui é ir contando a história mesmo, tudo no mesmo tópico... se outros forem comentando no caminho melhor, fica confuso não. Se você quiser também pode ir editando o primeiro post e ir contando aos poucos. Como não tem limite de caracteres vc pode editá-lo até finalizar, e aí tudo fica no primeiro ou segundo post.

 

Mas isso é questão de gosto. Fique a vontade pra escrever como acha melhor! O importante é contar sua história!

:)

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi helder!!

 

Primeiramente que coragem e que sonho de viagem! Planejo muito fazer um mochilão assim como você , mas tenho muito medo quanto ao dinheiro, então o gasto para cada ficou em torno de 3800?

Também acho que fica melhor postar tudo em um único tópico assim fica melhor para gente acompanhar e depois resgatar o relato!

Aguardando os próximos posts!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Parabéns pela iniciativa e disposição em compartilhar o relato da aventura com a galera. Estou planejando um mochilão de 50 dias na América Latina, provavelmente no Chile. E, de fato, Uruguai é um país carinho.... mas o litoral, no verão, vale mto a pena.

 

Obrigado!

Vou continuar postando o nosso dia-a-dia aqui durante os proximos dias até completar tds os 70 dias!

Continue acompanhando!

Está tudo também no nosso blog: www.umaviagemlouca.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...