Os Mais Belos Trekkings do Brasil

Troca de informações técnicas sobre Trekking

Re: Os Mais Belos Trekkings do Brasil

Mensagem não lidapor Samuel Mineiro » 30 Ago 2012, 16:17

O senhor Pedrada, me desculpe. Fiz trilhas pelos parques mas realmente não se enquadram como travessia, a do Caboclo como já citei são aproximadamente 10km de 'escalaminhada' dentro do parque e não acredito que seja possivel acampar lá... mas fica aqui a minha propagando do PETAR!!
Quem tem aventuras para recordar e outras tantas a planejar a vida é só alegria.

Travessia da Juatinga e Cachueira do Saco Bravo 2012
travessia-da-juatinga-e-cachoeira-do-saco-bravo-2012-t67479.html
Samuel Mineiro

Mensagem não lidapor Pedrada » 30 Ago 2012, 16:57

na real, agora aqui ficou tudo meio confuso entre trilha, travessias, trekkings..........

ps. o "senhor" deixa para seu avô kkkkkkk
Relatos:
CUBA: do sonho à realidade - Havana, Santa Clara, Remédios e Trinidad em 17 dias - fev/mar-2012 ---> link para fotos

BOLÍVIA, abril/2011-16 dias - La Paz, Copa, Uyuni, Potosi, Sucre e Sta Cruz - dicas e custos ---> link para fotos

" [...] Vamos caminando / Aquí se respira lucha / Vamos caminando / Yo canto porque se escucha / Vamos caminando / Aquí estamos de pie / Que viva la américa !! No puedes comprar mi vida..." - "Latinoamérica" (por: Calle 13) - link para o vídeo - assista !! -
Pedrada

Localização: mundo afora, Brasil adentro e América Latina adelante

Mensagem não lidapor gvogetta » 30 Ago 2012, 19:15

Pedrada escreveu:eai samuel r bustamante !?! pra entender melhor: você mencionou estas cavernas pois realizou travessias nelas? quais distâncias? qto tempo?

citarei outra "categoria de travessias": pelos costões oceânicos (penso q partes da joatinha, volta ilha grande e tantas outras podem entrar nesta categoria, que consiste em sair de uma praia e chegar na próxima, predominantemente, caminhando e/ou saltando pelas pedras heheehe), indico a travessia do costão norte, entre lagoinha>brava (ponta do rapa) e lagoinha>ponta das canas (ou ambas inversamente e na sequência), na ilha de santa catarina, florianópolis. lá, tem muitos outros trekkings/travessias incríveis, como matadeiro>lagoinha do leste>pantano do sul e, se quiser, ainda pode continuar até solidão e chegar ao saquinho!!! e tb indico o da lagoa do peri>ribeirão da ilha (sertão do ribeirão)!!!! e o site: http://www.trilhasbr.com.br/trilhas.php onde disponibilizam vários trajetos na ilha

Olá Pedrada!

Sem dúvida, muito bem lembrada essa "categoria" de travessias pelos costões litorâneos... Floripa é abençoada com este tipo de travessia de uma forma impressionante. Das que citou, na minha humilde opinião (não conheço pessoal e integralmente o percurso das outras) a travessia Matadeiro-Lagoinha de Leste-Pântano do Sul-Saquinho-Solidão é a mais espetacular. Nunca a fiz inteira de uma vez, mas já a percorri pelos dois lados indo sempre até a Praia da Lagoinha de Leste. Simplesmente um show, aliás, acho que é esta praia que dá o encanto na coisa.

Abraço!
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 30 Ago 2012, 20:08

Um dos mais belos, com certeza, é a travessia do PARNA São Joaquim, na Serra Geral catarinense.
Caminhada por campos a beira dos penhascos da serra.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Sandro » 30 Ago 2012, 20:32

gvogetta escreveu:Sem dúvida, muito bem lembrada essa "categoria" de travessias pelos costões litorâneos... Floripa é abençoada com este tipo de travessia de uma forma impressionante. Das que citou, na minha humilde opinião (não conheço pessoal e integralmente o percurso das outras) a travessia Matadeiro-Lagoinha de Leste-Pântano do Sul-Saquinho-Solidão é a mais espetacular. Nunca a fiz inteira de uma vez, mas já a percorri pelos dois lados indo sempre até a Praia da Lagoinha de Leste. Simplesmente um show, aliás, acho que é esta praia que dá o encanto na coisa.

Abraço!

Também já dei minhas pernadas por lá Getúlio! ::otemo::
Teve uma que comecei na Lagoa da Conceição subi um morro e desci na Galhetas, aí segui pela praia passando pela Mole e depois segui pelo costão até a Joaquina.
Outra vez fiz: Armação > Matadeiro > Prainha do Leste > Pântano do Sul. Depois voltei noutra oportunidade para continuar Pântano do Sul > Solidão > Naufragados > Caieira da Barra do Sul.
Também já fiz um bate-volta na Leste pelo Pântano do Sul e outra caminhada da Caieira à Naufragados e depois voltando Naufragados > Caieira (trilha) e de Caieira até Caiacanga-Açu na Costeira do Ribeirão pela rodovia.
Tem muitas outras lá ainda, o cardápio é farto. ::hahaha::
Ainda volto pra fazer pelo menos Barra da Lagoa até Galheta e refazer Matadeiro > Lagoinha > Pântano do Sul e Pântano do Sul > Naufragados.
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra

Re: As Mais Belas Travessias do Brasil

Mensagem não lidapor Sandro » 30 Ago 2012, 22:19

Otávio Luiz escreveu:Legal esse tópico, vamos incrementar essas travessias!!!
Primeiro acho que você se equivocou, Monte Roraima e Neblina não são travessias.
Travessia é entrar por um lugar e sair por outro, "atravessar" a região, e estes são trilhas de vai e volta pelo mesmo lugar. São trilhas lindas, extensas, mas não são travessias.
...

Pedrada escreveu:na real, agora aqui ficou tudo meio confuso entre trilha, travessias, trekkings..........

ps. o "senhor" deixa para seu avô kkkkkkk

Acho que poderíamos resolver isso alterando o título para: As mais belas “caminhadas” do Brasil, aí vale tudo, trilha, travessia ou trekking.

Otávio Luiz escreveu:Já existe um tópico sobre as mais belas trilhas, mas não tinha um sobre a mais bela travessia.
Acho que podemos continuar com este... ::cool::

Você estava se referindo a este Otávio?
Editado pela última vez por Sandro em 31 Ago 2012, 08:57, em um total de 1 vez.
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Sandro » 30 Ago 2012, 22:33

Bom e quanto as minhas preferidas...
Litorânea eu não consigo decidir entre Noronha e Ilha Grande.
No Cerrado eu não consigo decidir entre Chapada Diamantina e dos Veadeiros.
Serras eu também não consigo escolher entre Serra dos Órgãos e Serra Geral.

::mmm:
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 31 Ago 2012, 08:36

Sandro escreveu:Bom e quanto as minhas preferidas...
Litorânea eu não consigo decidir entre Noronha e Ilha Grande.
No Cerrado eu não consigo decidir entre Chapada Diamantina e dos Veadeiros.
Serras eu também não consigo escolher entre Serra dos Órgãos e Serra Geral.

::mmm:

Ô vida difícil!!!! :mrgreen:

Sobre o tópico trekking e/ou travessia, acho que já foram fundidos e se tornaram este aqui.
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Pedrada » 31 Ago 2012, 09:36

é Otávio, a serra geral e os canions de paisagens bélissimas, mas o frio......

sem dúvida, gvogetta, a lagoinha do leste é o ponto alto da travessia, valia até passar alguns dias e desbravar (atualmente não sei como anda a segurança, pq tiveram época perigosas)

eai Sandro, essa da barra>galheta é massa tb pq, além do visual, no "cume" (subindo a esquerda da trilha - ao desviar da rota normal), há formações rochosas que eram utilizadas como orientação para indicar as épocas do ano aos povos "sambaquieiros" (alguns podem até concluir que foram colocas naqueles lugares)

seria uma boa utilizarmos a nomeclatura "caminhada", até pq nada mais é do que a própria tradução !!
aí, a infinidade de opções, nos traz mesmo muitas dúvidas sobre quais seriam as mais belas
das belezas litorâneas é dificil competir com noronha, mas como lembrado pelo peregrino, os lençois maranheses são incríveis
das serras, penso que a do espinhaço é a Serra (incluída chapada diamantina !!)
e, pra finalizar agora, meu deslumbre atual é o monte roraima, sempre andei por aquelas bandas e ouvi muitas histórias/mitos sobre lá...... um dia ainda o conquistarei hehe
Relatos:
CUBA: do sonho à realidade - Havana, Santa Clara, Remédios e Trinidad em 17 dias - fev/mar-2012 ---> link para fotos

BOLÍVIA, abril/2011-16 dias - La Paz, Copa, Uyuni, Potosi, Sucre e Sta Cruz - dicas e custos ---> link para fotos

" [...] Vamos caminando / Aquí se respira lucha / Vamos caminando / Yo canto porque se escucha / Vamos caminando / Aquí estamos de pie / Que viva la américa !! No puedes comprar mi vida..." - "Latinoamérica" (por: Calle 13) - link para o vídeo - assista !! -
Pedrada

Localização: mundo afora, Brasil adentro e América Latina adelante

Mensagem não lidapor gvogetta » 31 Ago 2012, 17:27

Salve moçada!

Deu uma "animada" o negócio aqui... ::otemo::

Otávio Luiz escreveu:Um dos mais belos, com certeza, é a travessia do PARNA São Joaquim, na Serra Geral catarinense.
Caminhada por campos a beira dos penhascos da serra.
[...]

Grande Otávio!

Sem dúvida! ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
E a Serra Geral (SC/RS - ou "Aparados da Serra" como aquela região toda é conhecida aqui no Sul) ainda guarda muitos outros encantos em toda a sua extensão. Basta citar apenas uns poucos exemplos: Serras da Rocinha, Nova Veneza, da Pedra, Espraiado, Amola-Faca ... Se for citar tudo vai longe! ::otemo::

Sandro escreveu:[...]
Tem muitas outras lá ainda, o cardápio é farto. ::hahaha::
Ainda volto pra fazer pelo menos Barra da Lagoa até Galheta e refazer Matadeiro > Lagoinha > Pântano do Sul e Pântano do Sul > Naufragados.

Sandro!, sim, sim, realmente é uma ilha com fartos roteiros de caminhada e bem variados também. Algumas dessas que você citou eu conheço em partes ou integralmente. E hora dessas também quero fazer a Matadeiro>>>>Naufragados inteira de uma vez, pois nunca fiz este trecho de litoral inteiro, sempre terminando no Saquinho ou de lá partindo (via Caieira da B. do Sul). A Peri-Ribeirão da Ilha, que o Pedrada também citou, é outra que estava nos meus planos há alguns anos mas acabou não se concretizando e depois acabei ficando um tempo fora do "circuito" das travessias. Mas pelo que já vi de fotos e do que conheço pessoalmente das outras, as que passam pela Praia da Lagoinha de Leste tornam-se as mais bonitas... Aquela praia tem um encanto todo especial.

Pedrada escreveu:
[...] a lagoinha do leste é o ponto alto da travessia, valia até passar alguns dias e desbravar (atualmente não sei como anda a segurança, pq tiveram época perigosas)

[...] e, pra finalizar agora, meu deslumbre atual é o monte roraima, sempre andei por aquelas bandas e ouvi muitas histórias/mitos sobre lá...... um dia ainda o conquistarei hehe

Pedrada, quanto ao aspecto segurança na Lagoinha de Leste (assaltos etc), não tenho tido notícias disso atualmente do pessoal que tem andado por lá, parece que anda sossegado.

E o Monte Roraima... Este é o "sonho de consumo" de todo caminhante brasileiro, creio eu. :roll:

Abraços!
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor joseibpn » 07 Set 2012, 19:16

O trekking do vale do paty tem q estar na lista! Morro do castelo, as mais de 15 cachoeiras q se formam no cachoeirao, enfim, eh lindo msm!
joseibpn

Mensagem não lidapor gvogetta » 10 Set 2012, 17:39

joseibpn escreveu:O trekking do vale do paty tem q estar na lista! Morro do castelo, as mais de 15 cachoeiras q se formam no cachoeirao, enfim, eh lindo msm!

Olá Joseibpn!

Na verdade já está na lista... Lá na 1a. página deste tópico :mrgreen:

Abraço!
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor joseibpn » 01 Nov 2012, 22:30

gvogetta escreveu:
joseibpn escreveu:O trekking do vale do paty tem q estar na lista! Morro do castelo, as mais de 15 cachoeiras q se formam no cachoeirao, enfim, eh lindo msm!

Olá Joseibpn!

Na verdade já está na lista... Lá na 1a. página deste tópico :mrgreen:

Abraço!

vdd... mas vale a pena repetir :)

abraço!
joseibpn

Anterior

Voltar para Trekking