Ir para conteúdo

Patagônia Argentina - Ushuaia - Inverno/2012 (com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

A cidade de Ushuaia fica na região da Patagônia Argentina e faz parte da Província da Terra do Fogo. A província Terra do Fogo tem este nome pois os primeiros navegadores europeus que se aventuraram avistaram grandes chamas de suas embarcações. Porém, as chamas não eram produzidas pelo solo, mas sim pelo índios yámanas que foram os primeiros habitantes da região.

 

Ushuaia tem como principal característica ser a cidade mais austral do mundo e é conhecida como A Cidade do Fim do Mundo. Eu tive a oportunidade de ficar 5 dias e 5 noites nesta cidade e poderia ficar mais alguns dias. É uma cidade extremamente agradável e com paisagens maravilhosas que fica até difícil descrever em palavras.

 

Chegando ao Aeroporto

 

Não existem vôos diretos para Ushuaia partindo do Brasil: você terá que ir para Buenos Aires e depois pegar outro voo para chegar em Ushuaia, uma viagem que dura mais de 3 horas. Eu cheguei em Ushuaia pelo voo Aerolíneas Argentinas AR 1896 por volta das 15h15min do dia 22 de agosto de 2012.

 

01.jpg.b69e119a1b0a8ef4682760d8143e796f.jpg

 

Dica: Ushuaia é frio tanto no verão quanto no inverno. É preciso se vestir com roupas adequadas para aproveitar todos os passeios. A recomendação é se vestir primeiramente com uma blusa e calça estilo “segunda pele”, duas blusas intermediárias e uma calça grossa, casaco corta vento, meias grossas, luvas, touca e uma bota impermeável. Este último item é indispensável, principalmente no inverno que você andará sobre a neve. Não achei os preços de Ushuaia muito vantajosos para deixar para comprar as coisas na cidade. Se você for em uma loja de departamento encontrará preços similares.

 

Chegando ao Hostel

 

O aeroporto fica a 4Km do centro de Ushuaia. Assim, você precisará pegar algum translado ou táxi para chegar na cidade. Eu tinha feito reserva para um hostel que tinha um serviço de busca no aeroporto e não precisei pagar nada para chegar ao hotel. (Obs: o preço para pegar um táxi será de aproximadamente 40 pesos argentinos para chegar ao centro da cidade). Eu fiquei no Hostel Los Cormoranes.

 

Dia 01 – 22/agosto/2012

 

Depois de deixar minhas coisas no hostel fui até o centro da cidade para sentir o frio e conhecer um pouco mais os arredores. Ushuaia é uma cidade espremida entre as montanhas e o Canal do Beagle e venta muito na região do porto. Neste dia começou a cair neve na cidade durante a noite, uma sensação inexplicável.

 

02.jpg.bc3638955307a1b7b83974d7c7173731.jpg

 

Dia 02 – 23/agosto/2012 – Navegação pelo Canal do Beagle

 

No primeiro dia de passeio em Ushuaia fiz o mais tradicional da cidade: navegação pelo Canal do Beagle. O Canal do Beagle liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e separa a Ilha Grande da Terra do Fogo de diversas pequenas ilhas ao sul. Sua parte oriental marca a fronteira entre o Chile e a Argentina, mas sua parte ocidental pertence ao Chile.

 

Esta excursão é feita por muitas empresas. Você pode comprá-las direto nos quiosques das empresas em frente ao porto ou em uma agência de turismo na cidade. O preço que eu paguei foi de 250 pesos, mais 7 pesos referente à taxa de embarque no porto.

 

No ato da compra você poderá escolher entre uma embarcação menor como um barco ou um catamarã. A guia me recomendou navegar em um barco que é muito mais atrativo pois o barco comporta menos pessoas e pode se aproximar mais das ilhas. O preço que você irá pagar depende do trajeto que você irá fazer e a época do ano que você estará em Ushuaia. Há um trajeto mais longo que é feito somente no verão que passa por uma pinguinera e um mais curto que é feito no inverno que não passa pela pinguinera.

 

O trajeto que eu fiz foi Isla de los Pájaros, Isla de los Lobos, Faro les Eclaireurs, Isla Bridges: duração total de 4 horas

 

03.jpg.42b7610c75de8cc834179f1870d0b511.jpg

 

Primeira Parada: Isla de los Pájaros

 

Após meia hora de navegação você parará na Isla de los Pájaros que é possível ver uma grande quantidade de aves, além dos cormoranes reais e imperiais que são característicos desta região. Os cormoranes são caçadores e podem submergir até 30 metros abaixo da água em busca de alimento.

 

04.jpg.984e4721873338de372d9dda8e62621b.jpg

 

Segunda Parada: Isla de los Lobos

 

A segunda parada será na Isla de los Lobos e será possível avistar uma grande quantidade de leões marinhos. Apesar da visão agradável, o cheiro é bem forte e também é bem complicado tirar boas fotos já que o barco balança bastante neste ponto.

 

05.jpg.1b1ac425ce089c966498f9220e6b7b41.jpg

 

Terceira Parada: Faro les Eclaireurs

 

Este é um dos principais pontos turísticos de Ushuaia. O Faro les Eclaireurs foi aberto em 1920 e ainda está em funcionamento, de forma automática e não é aberto ao público. Apesar de se situar em Ushuaia, conhecida como Cidade do Fim do Mundo, este não é o Farol do Fim do Mundo. Na verdade o Farol do Fim do Mundo é o Farol de San Juan de Salvamento que é famoso por estar impresso na capa do livro de Julio Verne. De qualquer maneira, a sensação é estar na porta de entrada do fim do mundo.

 

07.jpg.ffb02f32e57b04f70d1659a3f0140247.jpg

 

06.jpg.3c3b1d3929fa930873b54dece9401ccc.jpg

 

Última Parada: Isla Bridges

 

Depois do Faro les Eclaireurs você poderá tomar um café, chocolate e comer umas bolachas que são servidos pela guia e a tripulação (isto se você escolher navegar por barco). O barco irá voltar por um caminho diferente da ida e terá sua última parada na Isla Bridges que você poderá caminhar por uma trilha até o ponto mais alto desta ilha.

 

08.jpg.03ba2d7d8c1e7ee6a10c4ad401052b3b.jpg

 

Dia 03 – 24/agosto/2012 – Parque Nacional Tierra del Fuego

 

O segundo dia de passeio foi para o Parque Nacional da Tierra del Fuego que é um parque com uma área de 63.000 hectares situado a 12 km da cidade de Ushuaia. Apesar de sua vasta extensão, apenas 2.000 hectares estão aberto para visitação e o restante são de áreas restritas.

 

Para chegar ao Parque Nacional você terá opção de contratar uma empresa de transfer. Existem várias empresas que fazem esse transporte que sai de hora em hora de Ushuaia pela manhã e deixam o parque ao fim do dia. Há também a opção de pegar o Trem do Fim do Mundo que era o trem usado pelos presos de Ushuaia que eram levados para trabalhar nos bosques como carpinteiros, serralheiros, marceneiros e etc. Eu li relatos de viagem que falam que, apesar das paisagens maravilhosas, a viagem de trem é bem monótona e o preço para chegar ao parque nacional através de trem é mais alto. Entretanto, deve-ser levar em consideração que você estará no fim do mundo e terá uma oportunidade única para viver um pouco da história que fez com que Ushuaia se desenvolvesse como cidade.

 

Eu escolhi pegar um transfer na cidade (Don Alejo) que me deixou dentro do Parque Nacional. O valor do transfer para a ida e volta foi de 100 pesos argentinos e não paguei nada para entrar no parque nacional pois o inverno é considerado fora de temporada neste passeio. O valor da entrada no Parque Nacional em época de temporada é de 60 pesos argentinos (valor de 2012).

 

09.jpg.5ea37aafb2058b5f0e1b6d0efde054c6.jpg

 

Dica: apesar da neve ser um grande atrativo na região, a visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego é melhor durante o verão. Há várias opções de trilhas para se fazer neste parque e algumas delas estão fechadas no inverno. Uma delas é talvez a mais bela, chamada Senda Costera, com uma extensão de 8Km, duração de 3 horas e realizada margeando o Canal do Beagle.

 

De qualquer maneira, no inverno dá para fazer as trilhas do Circuito Lapataia que ficam próximas à Baia Lapataia. É a região que atrai o maior número de turistas já que suas trilhas são fáceis e de curta duração. Além disso, na Baia Lapataia termina a Ruta Nacional Número 3.

 

10.jpg.9119ddb22dc6c93b0e5bea04e0e15b5d.jpg

 

11.jpg.20d86a9a9fc97e35c79e87934b19d3e2.jpg

 

Voltando ao ponto que o transfer marcou para me buscar (tinha opção às 15h ou 17h), consegui tirar mais algumas fotos do Parque Nacional.

 

12.jpg.feb54f0c0f82e43c6c7254377b2ad71f.jpg

 

13.jpg.4e8cd4e89f8fbc00114c84e7a1d3654b.jpg

 

Dia 04 – 25/agosto/2012 – Glaciar Martial

 

Outro atrativo de Ushuaia durante o inverno são os centros invernais que ficam à beira das montanhas. São diversas opções de passeios que vão desde trekking no gelo até passeio com trenó puxado por cães. Cada centro invernal tem uma característica distinta e um resumo de cada um deles pode ser encontrado na página da Secretaria de Turismo de Ushuaia.

 

Um destes centros invernais é o Glaciar Martial que é uma atração em todas as épocas do ano. No inverno você pode esquiar ou ter algumas aulas de esqui e no verão é possível fazer trekking pela região. Há também um teleférico para subir até o mirante de observação da cidade de Ushuaia. Pelo que percebi, no inverno a subida e descida não podem ser feitas a pé, apenas de teleférico. Já no verão você pode escolher como irá subir e descer. O preço que eu paguei pelo teleférico foi de 50 pesos argentinos e não há tarifa para entrada no Glaciar Martial.

 

Para chegar ao Glaciar Martial você pode pegar um ônibus que sai do centro da cidade que demora 15 minutos para chegar. Porém, resolvi pegar um táxi e paguei cerca de 25 pesos argentinos. A distância entre o Glaciar até o centro da cidade é de uns 4,5km.

 

14.jpg.c72c9312a58a27f44a215456b36bfb3c.jpg

 

15.jpg.bfcb88f3c53caa895b0202593acd38cc.jpg

 

Não fique muito tempo tendo esta visão já que lá em cima faz muito frio (acredito que estava uns -10C) e desci de teleférico. Para voltar à cidade, achei melhor fazer o caminho de 4,5km a pé para tirar mais algumas fotos da região.

 

Dica: acredito que vale a pena subir de ônibus ou táxi e voltar a pé já que o caminho é bem tranquilo e a estrada é muito bonita.

 

16.jpg.62c56d94c6137326fec131733eef1cde.jpg

 

17.jpg.78c417e3a0d4497dd4643269830040f8.jpg

 

Dia 05 – 26/agosto/2012 – Cidade de Ushuaia

 

Nas minhas viagens eu geralmente reservo um dia para andar por toda a cidade e conhecer um pouco mais da região. Este era o meu último dia na cidade já que no próximo eu precisaria pegar o voo para El Calafate.

 

Ushuaia é uma cidade pequena de quase 60 mil habitantes e a maioria do movimento e comércio da cidade ficam na Av. San Martin e Av. Maipú, esta última com vista para o porto e o Canal do Beagle. Há também alguns museus na cidade e o mais famoso é o Museu Marítimo e do Presídio que é onde ficava o antigo Presídio de Ushuaia.

 

Dica: não deixe de passar na Secretaria de Turismo de Ushuaia (San Martín 674) e levar o seu passaporte. Você terá várias opções de carimbos da cidade para registar sua ida ao fim do mundo.

 

18.jpg.bfca861b1fb2b1db76632ac6b8f6b6cb.jpg

 

19.jpg.af1de1538fbdb3fa689a61a097649b08.jpg

 

20.jpg.e837291e6abc1faa428125c13c132123.jpg

 

Dia 06 – 27/agosto/2012

 

Este era o dia do meu voo para El Calafate e não daria tempo de fazer mais um passeio já que todos eles levariam algum tempo. Assim, resolvi acordar mais tarde e almoçar tranquilamente na cidade antes de ir para o aeroporto. Para chegar ao aeroporto, peguei um táxi e paguei aproximadamente 40 pesos argentinos.

 

Considerações Finais

 

Ushuaia é uma cidade para todos. Há espaço para os turistas e também para os aventureiros, mas nenhum dos dois deixam de ter vistas maravilhosas desta região. O mais interessante de Ushuaia é a diferença que existe entre as paisagens no período de verão e inverno. Como já fui no inverno, pretendo voltar no verão para ter mais sensações que só podem ser sentidas estando no Fim do Mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Abaixo estão os gastos que tive em Ushuaia:

 

Hostel

 

Hospedagem por 5 noites no Hostel Los Cormoranes, em um quarto com banheiro privativo. A preço foi de US$32 por noite, com café da manhã incluso. No total, US$160 pelas 5 noites.

 

Passeios

 

Navegação pelo Canal do Beagle: este passeio foi comprado no próprio hostel e a navegação foi realizada no dia seguinte. O passeio durou cerca 6 horas, saindo do porto às 9h e retornando às 15h, com direito a café e chá para aquecer do frio da Patagônia. O valor foi de US$28 por pessoa + US$7 de taxa portuária.

 

Parque Nacional Tierra del Fuego: o próprio pessoal do hostel programou uma van (Don Alejo) para levar ao Parque Nacional Tierra del Fuego. A van chega por volta das 10h e há 3 opções de horários para retornar, 13h, 15h ou 17h. A van custou US$25 por pessoa para o trajeto ida e volta. Chegando ao parque não foi preciso pagar taxa de entrada já que o inverno na região é o período da baixa temporada. Na alta temporada, o ingresso para entrar no parque custa cerca de US$ 10,00 para residentes do Mercosul, com apresentação do passaporte.

 

Glaciar Martial: como esse é o ponto de encontro local dos praticantes de ski e snowboarding, não há um passeio organizado para ir até lá. Há uma opção de pegar um ônibus local, mas preferi pegar um táxi que me deixou no Glaciar e me custou US$ 10,00. Para ter uma vista panorâmica de Ushuaia, vale a pena pegar o teleférico que custa cerca de US$18 por pessoa, ida e volta. O retorno foi realizado a pé para admirar mais as paisagens da região.

 

Alimentação

 

Como os passeios duravam o dia todo, tomamos um café reforçado no hostel e durante o dia levávamos um lanche ou comíamos um pouco mais tarde. Em média, gastei cerca de US$ 140 para todos os dias.

 

Transporte

 

Cidade: como o comércio da cidade fica concentrado no centro, foi bem raro utilizar algum tipo de transporte dentro da cidade pois dá para fazer tudo a pé. Além disso, como os passeios não são perto da cidade, as agências já oferecem transporte incluso no pacote ou então a cidade oferece opções de transporte para chegar aos passeios.

 

Aeroporto: no preço do hostel estava incluso um serviço que me buscava no aeroporto, então não foi preciso se preocupar com isso. Na volta, como o aeroporto é bem perto da cidade (cerca de 5 minutos), peguei um táxi que levou até o aeroporto pelo valor de US$ 8.

 

Resumindo, os gastos foram os seguintes:

 

Ushuaia: US$ 160,00 (Hostel) + US$ 88,00 (Passeios) + US$ 140,00 (Alimentação)

 

Aéreo: Trecho São Paulo - Buenos Aires - Ushuaia - El Calafate - Buenos Aires - São Paulo = US$ 819

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Charlie, obrigado cara !!!

 

Em El Calafate não há muita diferença entre o inverno e o verão (apenas o Big Ice que não tem saída no inverno), mas em Ushuaia tem muita diferença.

 

Eu tenho um relato aqui no Mochileiros de 3 dias em Buenos Aires e 5 dias em Ushuaia de agosto de 2012. Dá uma olhada que podem ser úteis também !

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...