Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#495530 por Luis Ecoturista
19 Ago 2010, 22:10
Flávio:
Ligue para o Parque e eles te darão as informações necessárias: (21) 2152-1120.
A adminstração do Abrigo 4 mudou agora em Agosto e as reservas estão sendo feitas temporariamente neste telefone.
Sobre as taxas, dê uma olhada no site do ICMBIO:
w*w*w4.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=132
No link acima, apague os asteriscos*, ok?
Lembre-se que, mesmo que faça calor na cidade, no alto da Pedra do Sino e no abrigo faz muito frio de montanha, como sempre.
Leve mochila com capa contra chuvas, embale suas roupas lá dentro em sacos plásticos e, se possível, leve roupas (botas, calça e blusa) impermeáveis e respiráveis!
Boa sorte!!!
Luis

FLÁVIO TAVARES escreveu:Galera,boa noite .Sou mochileiro de primeira escalada ,e estou marcando c/ alguns colegas de trabalho uma ida até a Pedra do Sino no proximo dia 29/08 e lendo os belos relatos de viagem até o referido local tive as seguintes dúvidas:O ingresso até a pedra só pode ser comprado c/ uma semana de antecedencia??Se for positivo irei lá no próximo Domingo.E se quiser pernoitar no abrigo 4 será que consiguiremos vagas(sábado à tarde p/ domingo)??????Abrçs e fiquem c/ DEUS!!!
Editado pela última vez por Luis Ecoturista em 25 Ago 2010, 01:25, em um total de 1 vez.

#497260 por Luciano-Luis
25 Ago 2010, 22:33
Muito bons os relatos.
Agradeço ao Junior e ao Luis que deram excelentes dicas. Estive em Tere este mes e cheguei na entrada da trilha. Muita vontade mas pouco conecimento.
Por isso vim procurar as dicas.
Estou programando a tgrilha para 11 de setembro. Liguei pro parque mas o Abrigo 4 á está com reservas até outubro. O jeito vai ser acampar mesmo. O problema é que não tenho ainda equipamentos adequados. Minha maior preocupação é com os sacos de dormir que tenho pra 8 graus. Mas creio que se me continuar com agasalhos vai ar pra suportar.
#497794 por Junior Faria
27 Ago 2010, 14:47
Luciano-Luis,



Pô o abrigo 4 está bombando hein ? Só para outubro ?


A noite faz frio sim. O Extremo do saco de dormir é 8°C ?

Tudo depende da pessoa, e do tempo que vai encontrar, mas acho que rola de vc se agasalhar bastante, pegar um local q não vente muito (atrás do abrigo 4 é um desses), levar isolante e uns 20 minutos antes de entrar no saco de dormir, aquecer água, e quando ele estiver quente jogar em uma garrafa pet ou de isotônico. Isso esquenta o saco de dormir e seus pés durante a noite.


Boa trip!
#497797 por Junior Faria
27 Ago 2010, 14:49
Mariana G. escreveu:Oi Junior,
Vou fazer a Pedra do Sino daqui a duas semanas (21/22 de agosto). Vc falou em levar 03 a 04 litros de água...
Não rolam umas fontes no caminho? É necessário mesmo tudo isso? No abrigo rola um foguinho pra cozinhar?
Vlw!!! Mari




Mariana G.,

Me empolguei no relato e me expressei mal.

Eu consumi uns 3 litros de água elo caminho, mas levei uma garrafa de 1,5l. Quando chegava nos pontos de água (2 grandes pontos são as cachoeiras), os enchia.

Como foi sua trip ?
#497927 por Luciano-Luis
28 Ago 2010, 00:21
Junior
Consegui 2 sacos Micro Pluma da T&R. e o extremo é 0oC. To achando até que vou sentir calor ( tamos passando uma fase de calor no Rio). TAmbém consegui uma blusa tipo segunda pele. Acho que vai dar na boa.
Vamos fazer uma pequeno treinamento neste fim de semana fazendo uma trilha aqui na cidade, iniciando no Parque Municipal de Nova Iguaçu e terminando na rampa de voo livre passando pela Pedra da contenda - mais ou menos uns 6 km pra chegar a uma altidute aproximada de 600 m.
Valeu de novo pelas dicas - essa da água quente na garrafa pet foi ótima - não pensaria nisso.
#500232 por Luciano-Luis
04 Set 2010, 00:31
Pois então, fizemos o treino no domingo, percorrendo a trilha que sai do Parque Municipal de Nova Iguaçu até a Rampa de Voo Livre, passando pela Pedra da Conenda - tempo total com paradas 5h30min. Muito calor e seco mas com bom suprimento de água. Aliás a água será o crítico na nossa programação, já que não tem chuvido há muito tempo e os mananciais deverão estar secos na trilha do Sino. Já temos 4 pessoas confirmadas (espero que ninguèm amarele até o dia 10).
#505999 por FLÁVIO TAVARES
21 Set 2010, 21:15
Luciano,boa noite.Me interessei por essa trilha no Parque de Nova Iguaçu e gostaria se vc poder informações de como chegar ,se precisa agendar antes(porque depois é impossível né) ::lol4:: e grau de dificuldade da trilha,lembrando que fiz a da Pedra do Sino no último 29/08/2010.Abrçs e fique c/ DEUS!!
#510221 por Luciano-Luis
05 Out 2010, 18:46
POis é galera. Rolou no dia 11/09 a trilha. Foi muito bom. O dia estava perfeito. Começamos a subir às 12h e chegamos na área de camping do Abrigo 4 por volta das 17h40. Frio, muito frio. NO final eu suava e ao mesmo tempo minhas mão ficavam dormentes de tanto frio. Não deu pra ver o por do Sol, pois fiquei inseguro de subir a pedra e não conseguir descer com o pessoal em segurança, no escuro.
A noite foi fria - que tava com termometro disse ter batido -1C. Ás 5h, subimos e ficamos lá em cima extasiados.
VALE A PENA. Vamos voltar com certeza.

Flavio, desculpe a demora na resposta. Tava fora.
O PMNI fica muito próximo do centrão de NI e é acessível por Mesquita - ou passando por uma comunidade no K-11 (bairro de NI) que corta caminho. É bem tranquilo e pra entrar não precisa agendar. Trata-se de um parque pequeno e a única exigência é apresentar um doc de identidade. Tem também alguma restrição pra fazer rapel - tem que fazer alguma comprovação e tal.
Pra que fez a Pedra do Sino, você vai achar muito fácil. Mas vale a pena conhecer por curiosidade. Dá também um bom treinamento.
No caso da trilha para a Pedra da Contenda tem o risco de passar por trechos de bambuzal e capinzal seco. Aí, se tiver um foco de incêndio vc vai estar em apuros. Como choveu por esses dias ess risco reduziu e a chuva ainda alimentou os mananciais.
Se quiser, faça contato e fazemos juntos.
#510691 por Junior Faria
07 Out 2010, 00:15
Luciano,

q bom q gostou da trilha. Depois se puder coloque algumas fotos.


Sair depois de 10:30 / 11:00 do parque é bem ruim, porque quase sempre fica muito corrido para ver o por do Sol.

E ir sem lanterna para subir ou descer até a Pedra do SIno é bem complicado e arriscado. Esse é um equipamento indispensável em qualquer trilha.


Abs
#510753 por Luciano-Luis
07 Out 2010, 10:18
Junior,
Tinhamos lanternas, pilhas e tudo direitinho. Tanto que subimos por volta das 5h ainda escuro no acampamento. Mas descer da pedra no escuro é mais difícil e eu tava com meu filhote - se acontece alguma coisa a mãe dele não perdoaria hehehe.
O pessoal que foi comigo já tá pensando na travessia. Essa vamos deixar por ano que vem pra pegar aq temporada.
Vaelu pelas dicas.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes