Ir para conteúdo

Peru, Chile e Bolívia em 35 dias


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Demorou mas saiu, enfim vou escrever o relato sobre minha viagem que começou no dia 19 de Novembro. Comecei a planejar a viagem apenas uns 20 dias antes da data que eu pretendia sair, por não saber muita coisa sobre o Peru e principalmente sobre a Bolivia (como boa parte dos brasileiros diga-se de passagem) eu achei que seria sufiuciente passar uns 20 dias viajando e depois terminar a viagem em Sta Cruz. Mas com o tempo, conforme eu ia conhecendo mais sobre a região todo o tempo parecia pouco e fui tentando aranjar o maximo do tempo possivel e acabei que esbarrei na ultima prova da faculdade para sair e o Natal para voltar. Resultado: 35 dias para aproveitar ao maximo os Andes.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

19 nov - Lima

Ja de forma intencional sai de madrugada de Salvador para chegar em Lima o mais cedo possivel, e deu certo, uma 9 horas da manhã ja estava la. Foi o suficiente para me recuperar da desgastante viagem e pegar informações para terminar de fechar meu roteiro. Ainda no avião conheci uma brasileira que estava com reserva em Miraflores e acabei indo com ela até la, o que foi bom porque dividimos o taxi e logo depois saimos caminhando pela região de Miraflores e depois Barranco para encontrar onde almoçar. Essa caminhada e o almoço onde eu provei o famoso ceviche (o primeiro de muitos) foram as unicas coisas turisticas que fiz em Lima. Depois foi só correria atrás de equipamentos (saí daqui de havainas e 4 camisas numa mochila bem ruim) e uma boa grana gasta com taxis (tudo muito longe). Saí na expectaticva de encontrar tudo por otimos preços, expectativa que logo foi desfeita, na Tatoo não tive condiçao de comprar praticamente nada e na The North Face tive sorte de encontrar algumas boas coisas em promoção de 50%, o que me salvou de ter que gastar muito $$ e cortar cidades e passeios por conta disso ou ter que cortar cidades mais frias por falta de equipamento. Logo depois segui em direção ao Norte peruano, mais precisamente Trujillo.

 

Dicas

:arrow: Se for para Lima com a intenção de hospedar-se tente ficar por Miraflores ou região, voce so vai precisar de transporte até o centro, todo o resto pode ser feito a pé inclusive compras básicas. Tente também andar ao máximo em transporte coletivo, que apesar de mais perigoso (há controversias) e mais demorado a economia faz grande diferença no final da viagem.

:arrow: Tente levar o maximo de coisas possiveis daqui do Brasil, fui confiando nos preço de lá e quase me dei muito mal, fui salvo por uma promoção na TNF. E não foi so em Lima, todas as cidades que fui depois tinham preços parecidos. Para quem se planeja vale ficar olhando uma boa promoção aqui no Brasil. Mas também é inegavel que a qualidade do que se vende lá é muito alta, portanto, se tiver grana para gastar vale.

 

Gastos

Taxi aeroporto miraflores: 25 soles (existem muitas tarifas, os mais seguros ficam dentro do aeroporto e voce acaba pagando mais pela segurança, acabei conseguindo esse preço relativamente bom depois de muito choro)

Almoço em barranco: 20 soles

Onibus Ormeño ate Trujillo: 40 soles (viagem noturna que chega logo cedo em Trujillo)

 

 

20 e 21 nov - Trujillo

Foi aqui que passei meu primeiro perrengue da viagem. Conheci uma coroa muito divertida no onibus, trocamos varias ideias e ela que era bem viajada disse que ja foi ajudada varias vezes por outras pessoas nos tempos em que ela mochilava e que hoje tentava retribuir, terminou que combinamos de eu ir pra casa dela e ela me mostrar a cidade, mas conforme a viagem foi passando fui achando a mulher extremamente grudenta e mal chegou em Trujillo ela ja estava me apresentando pra um monte de gente. Querendo me livrar dela de qualquer jeito acabei pegando um taxista que quis porque quis me levar ate os hosteis, saimos rodando e so encontrava lugares caros até que ele falou de um lugar por 35 soles, que eu nao gostei nem um pouco e dispensei ele porque nao tinha gostado da energia do cara, acabou que fiquei sozinho no meio de um dos lugares mais perigosos de Trujillo. Depois dessa tive que me contentar em pegar um hotel caro de 60 soles, porque era feriado no Peru e todas as cidades estavam lotadas de turistas limenhos, o que inflacionou e lotou hoteis e onibus. Chegando no hotel arrumei as coisas e liguei para um brasileiro que vivia la no peru e que conheci na rodoviaria, peguei umas dicas com ele e chegamos a conclusão que o melhor a se fazer era ir para as ruínas de Chan-Chan e depois para a Huaca de la Luna. No outro dia fui sozinho para Huanchaco.

 

 

Dicas

:arrow: Se por acaso decidir ir a Trujillo (coisa rara entre brasileiros) não tenha duvidas em que o lugar ideal para se hospedar é o centro, ele tem o formato circular e compreende varias ruas e é como se fosse um isolamento do resto da cidade, ali dentro é seguro e existe boas opções de hospedagem, já fora voce dificilmente encontra algum dos dois. Mas fique trnaquilo, la voce pode caminhar por varias ruas e conhecer bons lugares, so vale sair para fazer os passeios.

:arrow:Chan- Chan: é a maior ruina de barro do mundo, imperdivel para quem gosta de ruinas, legal para que nao curte muito. Huaca de la Luna: mesmo esquema de Chan-Chan, so que ao inves de ruinas de barro, aqui é uma piramide que diga-se de passagem achei mais interessante que Chan-Chan. Huanchaco: La que se encontram os famosos caballitos de totora, o lugar tem um astral bem legal além de ser interessante ver essas embarcações, mas acaba que não é imperdivel porque em Puno se ve coisa parecida (mas longe de ser a mesma coisa). Recomendo que os tres passeios sejam feitos de forma independente, atraves de taxi ou onibus, e lá contratem um guia local se acharem necessario (se estiver sozinho procure outras pessoas para "rachar" o guia). Essas são de longe as melhores opções de passeio em Trujillo.

 

Gastos

2 noites hostal c/ habitacion e baño privado: 62 soles (cada)

Entradas p/ ruinas: 22 soles

Onibus semi-leito p/ Huaraz: 37 soles (com jantar)

Almoços: 5 soles

Mariscada p/ 2 em Huanchaco: 18 soles

Cerveja: 5 soles :cry:

 

20112008ruinasdechancha.jpg21112008huanchaco6.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

22 - 26 nov - Huaraz

Enfim estava começando a viagem que eu realmente queria, as montanhas da Cordillera Blanca agora eram realidade. Como aconteceu durante toda a viagem, pegava o onibus à noite e chegava bem cedo no destino, e dessa vez em Huaraz corri atrás de um hostal para ficar, econtrei um que me agradou tanto em preço quanto em qualidade chamado Aldo's (25 soles) mas que acabei não ficando pois segui a indicação de uma pessoa que falava do Benkawasi. No meio tempo entre um e outro conheci o Hotel galaxia que muitos guias indicam mas que não gostei e em baixo dele a agencia Galaxia Expeditions, essa sim muito boa e com bons preços, acabei contratando com eles o tour para o nevado Pastouriri, fiquei meio com receio porque ate entao so havia estado no nivel do mar e nesse tour subiria a 5.200 mts, mas como no outro dia queria fazer o trekking Sta Cruz acabei escolhendo até como forma de aclimatação. Ali sim me senti no Peru, paramos para o famoso chá de coca e comi um pollo como café da manha e fomos ouvindo cumbia durante todo o trajeto. Chegamos ao Parque Nacional Huascaran onde fica o Pastouriri, o lugar é magico, existem mais de 30 montanhas acima dos 6000 metros. No Pastouriri a caminhada seria bem tranquila nao fosse a altutude, durante boa parte a subida é em escadarias com direito a uma bela vista, esse passeio vale muito para quem quer ver gelo, passar dos 5000 metros e pricipalmente se aclimatar. Não senti grandes efeitos de soroche, apenas fiquei ofegante e com uma gastura enorme. Voltei para o Benkawasi e so tive animo para tentar dormir. No outro dia parti para o trekking Sta Cruz, um dos pontos altos da minha viagem, mais uma vez me senti como um verdadeiro mochileiro, com a companhia de uma francesa, um holandes e uma irlandesa, que por sinal estava dando uma volta ao mundo e tinha feito recentemente um trekking pelo Nepal. O holandes acabava de voltar de Iquitos, que foi o unico lugar que lamentei muito não ter ido e a francesa estava fazendo trabalho voluntário em Trujillo e agora viajava pelos Andes, assim trocamos muitas ideias, eu mais ouvindo do que falando, afinal eles estavam terminando suas viagens enquanto eu estava apenas no começo da minha. Voltando ao trekking, atraves dele que eu tive a real dimensao do que é o parque, a sensação de caminhar la é indescritivel, so a aclimatação que atrapalhou bastante, enquanto os outros estavam no auge da forma fisica eu so estava a um dia na altitude.

 

Dicas

:arrow: Para quem vai fazer o trekking Sta Cruz e ja esta aclimatado acho que qualquer outro passeio em Huaraz é dispensavel, afinal o que os tours de um dia tem a oferecer sao lagunas e montanhas e isso voce tem de sobra no trekking (é mais ou menos como uma pessoa querer visitar o cristo de cochabamba sabendo que depois vai para o do Rio), se não estiver aclimatado, vale fazer o Pastouriri, que ajuda muito alem de ser divertido. Se voce nao vai fazer o trekking vale conhecer os nevados e as lagunas, afinal voce foi ate Huaraz para isso, é um dos poucos lugares da viagem que tem esse clima de motanha cheio de nevados à volta. Tem tambem as ruinas de chavin, que cai nessa historia do cristo, quem ja foi para Trujillo e vai para Cuzco não deve ser uma boa ideia ir ate elas tambem.

:arrow: Acho que é bem viavel fazer os trekkings no PNH de forma independente, o parque tem postos de controle e qualquer coisa que soe estranha eles acionam as equipes de busca. A trilha é bem sinalizada e mapas podem ser conseguidos facilmente. Se for contratar agencia, tente escolher uma confiavel e em hipotese alguma vá apenas pelo preço, existem agencias que oferecem comida estragada de forma proposital para que o trekker passe mal e fique sem condições de terminar a trilha, voltando no mesmo dia e economizando uma grana para eles. E acredite que existem preços em todas as faixas, muitos muito baratos mesmo.

:arrow: Ja se imaginou tomando uma sopa, tomando um ceviche e depois comendo um arroz chaufa de mariscos (especie de paella) com bebida incluida, tudo muito grande e gostoso por apenas 6 soles? No restaurante manos peruanas é possivel. Recomendo altamente 8)

 

 

 

É brega? Sem duvidas!! Mas marcou e muita gente daqui deve ter ouvido também. Somos Kalientes!!!

 

23112008trekkingsantacr.jpg24112008trekkingsantacr.jpg25112008trekkingsantacr.jpg25112008trekkingsantacr.jpg

 

Gastos

Hostal Benkawasi: 30 soles

Trekking Sta Cruz: US$120

Tour Pastouriri: 25 soles

Onibus Huaraz-Lima 35 soles Lima-Ica 28 soles

 

 

27 e 28 nov - Ica (Huacachina)

Segui no mesmo esquema, bem cedo em Lima, peguei um onibus para Ica que sai de 30 em 30 minutos e leva pouco menos de 4 horas. Assim que cheguei la fui direto para Huacachina. Curti a piscina do Hostel e logo depois fui para o sandboard e passeio de bugre pelas dunas, que apesar de ser igual em todos os lugares é bom para se divertir um pouco e injetar adrenalina no sangue. No outro dia fui para as Islas Ballestas, outro ponto alto do passeio principalmente para quem não conhece Fernando de Noronha e Abrolhos. Mas mesmo para quem conhece pelo preço compensa.

 

Dicas

:arrow: A cidade de Ica não tem nada, muito melhor ficar em Huacachina que tem um astral show e muitos hosteis oferecem piscina, o que é otimo para refrescar o calor do deserto.

:arrow: O Sandboard assim como o passeio de Paracas encontramos coisa parecida e talvez ate melhor aqui no Brasil mas como disse compensa muito pelo preço, no Sanboar ver o por do sol nas dunas é show, sem contar a vista de cima da laguna Huacachina. Mas cuidado enquanto estiver descendo, o que tocar na areia vai queimar devido a velocidade, seja sua roupa ou seu corpo, nada muito grave mas pode ralar um pouquinho os braços e ficar com a roupa rasgada.

:arrow: Se for a Nazca depois de Ica vale contratar o passeio no hostal mesmo, a diferença do que encontra em Ica ou em Nazca acaba naõ compensando e muitas vezes se perde mais tempo fazendo de forma independente. Ta aqui um lugar em que nada compensa ser feito assim.

 

27112008lagunahuacachin.jpg27112008lagunahuacachin.jpg27112008lagunahuacachinm.jpg

 

Gastos

2 noites Hostal la Casa de Arena: 30 soles cada

Sandboard: 40 soles

 

 

29 nov - Nazca

A cidade tem as opções de sobrevoar as linhas que é classica e imperdivel para quem vem aqui, e do cemiterio e aqueodutos (nao fiz nenhum dos dois porque alem de caro nao estava nem um pouco afim desses programas turistao). Acabei sobrevoando as linhas e gostei mais ou menos, realmente é muito louco voce imaginar gente fazendo aquilo a tantos anos atrás e o porque de terem feito, mas tambem para voce pensar sobre isso nao tem que necessariamente sobrevoar as lInhas, até porque pode ver 3 delas de miradores sem ter que gastar US$45 fora o candelabro que tem no passeio para as Islas Ballestas.

 

Dicas

:arrow: Se estiver afim de economizar e não for aficcionado por arqueologia, historia e coisas afim, vale conhecer apenas as figuras visiveis atraves do mirador e o candelabro de paracas. Mas se resolver ir o melhor é contratar o voo diretamente com a aeroparacas no aeroporto e não atraves de agencias.

 

29112008lneasdenazca3.jpg29112008lneasdenazca4.jpg29112008lneasdenazca10.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

30 nov e 01 dez - Arequipa

Assim que cheguei na cidade corri logo atrás de uma agencia para fazer o canon del colca, era domingo e eu nao fazia a minima ideia, e ja começava sentir o tempo ficando curto e "perder" um dia em Arequipa sem fazer nada seria frustrante para meus planos. Por sorte consegui convencer uma mulher de uma agencia a chamar o motorista que ja tinha saido ha algum tempo com um grupo para voltar e me pegar. Foi a salvação, e fiquei tão feliz que nem tive coragem de chorar muito o preço com a mulher, acabei pagando 90 soles mas com direito a um otimo hotel em Chivay, enquanto a opçao por um hostal bem fraquinho seria 60. O canon é perfeito, o visual é muito show, so achei que o condor ficou devendo um pouco (não passa de um urubu grande). So tive oportunidade de conhecer Arequipa na volta do passeio, ai dei uma volta pela cidade e segui para a rodoviaria para pegar o bus com destino ao Chile.

 

Dicas

:arrow: Se for do seu perfil e tiver tempo disponivel a melhor opção é fazer o canon de forma independente, pegue um onibus até Chivay e no outro dia um até o mirador cruz del condor. Os melhores visuais do passeio agente tem do carro mesmo, então não muda nada se voce esta de onibus ou na van da agencia. Outra vista excelente é no mirador, mas todos chegam la, indepente do meio que utilizem. Lembrando sempre, lado direito na ida e lado esquedo na volta. Ir de forma independente é uma boa porque la esta uma das melhores oportunidades de fazer intercambio com a cultura local dormindo na casa de nativos. O trekking pelo canon tambem deve ser uma ótima.

 

01122008arequipa21.jpg01122008valledelcolca3.jpg01122008caondelcolca11.jpg01122008caondelcolca15.jpg01122008caondelcolca19.jpg

 

 

02 dez - Arica

Para chegar ao Chile saindo de Arequipa toma-se um onibus até Tacna e de la um outro onibus ou um carro particular até Arica. No meu caso como cheguei de madrugada em Tacna so me restou como opção tomar um carro particular ou dormir na rodoviaria ate que começassem a sair os onibus, obvio que optei pela primeira, pela segurança, conforto e porque pela diferença de preço a segunda não compensava. Chegamos tão cedo na fronteira que tivemos que esperar abrir, mas acabou sendo bom porque eramos um dos primeiros da fila que com o tempo se tornou enorme. Passada a fronteira cheguei em Arica que foi um dos locais onde mais desfrutei das atrações urbanas, como não tinha nada para fazer durante enquanto esperava chegar a noite, horario em que iria pegar o onibus ate San Pedro (nao quis pegar assim que cheguei para nao ficar tanto tempo viajando), conheci grande parte da cidade, o clássico morro de Arica e sua vista panoramica da cidade com o mar ao fundo e a Igreja projetada por Augusto Eiffel, o mesmo da torre. A cidade tem basicamente isso para se fazer. De noite voltei para o rodoviaria e peguei meu onibus para San Pedro.

 

Dicas

:arrow: Vale sondar o tour ate o Parque Nacional Sajama, onde fica a montanha Sajama, mais alta da bolivia e uma das mais altas da Am do Sul. Dizem ser muito legal. A cidade de Arica também vale um passeio, porque a região é classica pela guerra que teve entre Peru, Chile e Bolivia onde o Peru perdeu Arica para o Chile e a Bolivia perdeu Calama e Iquique, que era justamente sua unica saida para o oceano e são junto com Antofagasta as cidades mais importantes do Norte chileno.

 

02122008arica1.jpg02122008arica3.jpg02122008arica5.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

02 e 03 dez - San Pedro de Atacama

 

Logo que cheguei em San Pedro estava decidido a fazer tudo de forma independente, primeiro porque é a forma que me agrada mais e segundo porque precisava economizar. Ai fui logo sondar o que podia ser feito de bike e vi um roteiro pela Cueva e Quebrada del Diablo, soube que Valle de la Luna tambem poderia ser feito de bike, mas esse me desencorajaram falando que era muito longe e a estrada perigosa, bem como o primeiro diziam que era arriscado ir sozinho porque podia furar algum pneu e eu nao teria como voltar nem pedir ajuda. O primeiro eu fiz, e recomendo para todos, o lugar é muito show. Ja o Valle acabei optando pela agencia porque o preço por ela era 6.000 enquanto o aluguel da bike era 5.000, alem do que no proximo dia iria acordar às 3 para ir ao geyser e nao queria percorrer quase 40 km de bike em um dia, mas recomendo fazerem esse de bike se tiverem com tempo de sobra (o Valle achei bem simpleszinho, mas compensa pela proximidade de SP e pelo preço). No outro dia com havia dito fui aos geysers, coisa que nao gostei muito, so via fumaça e fumaça, mas depois acabou sendo legal para conhecer a região, passamos muito pela fauna local e vimos varios tipos de relevo. Depois dos geysers ainda cheguei a tempo de fazer o passeio dos ojos de salar, que foi o melhor em San Pedro e um dos melhores da viagem. Primeiro fomos para uma lagoa estilo mar morto, em que todos flutuam, depois para os ojos do salar que para mim nao teve nada de especial e por ultimo uma laguna que nao lembro o nome mas que foi sem duvida um por do sol dos mais bonitos que ja vi na vida, fora que nesse a gente ainda come uns petiscos e toma um pisco enquanto o sol se põe, nota 10. Depois disso, volta para San Pedro e no outro dia o tão esperado SALAR DE UYUNI :D

 

Dicas

:arrow: A região do Atacama não resta duvidas que é muito bonita, mas quem vem do ou vai para o Salar verá coisas muito parecidas e muitas vezes mais bonitas e sem duvida muito mais baratas. Portanto não vale sair fazendo qualquer passeio em San Pedro, principalmente os salares e as lagunas altiplanicas, claro que cada lugar tem seu encanto mas se agente quiser conhecer tudo de todos os lugares haja dinheiro, tempo e principalmente paciencia de ver coisas tão parecidas. Recomendo os 3 que eu fiz porque não tem nada que se assemelhe muito no Salar, e se fosse para cortar um cortaria os geysers.

:arrow: tente ao maximo levar dolares e se possivel até bolivianos (para quem vai a uyuni depois) en san pedro o cambio é muito baixo (o melhor da cidade é com uma senhora que fica perto do puritama na calle caracoles), e na fronteira com a bolivia entao...

os passeios sairam por 30000. dormi no hostal e camping puritam que recomendo. restaurante não tem jeito, tudo muito caro, ate numa polleria que fui, o que é mais um ponto forte do puritama, a cozinha fica livre para os hospedes.

 

 

04122008sanpedrodeataca.jpg04122008sanpedrodeataca.jpg04122008sanpedrodeatacam.jpg

 

05 - 07 dez Salar de Uyuni

Esse não tem o que falar. Aconteceu como o de todos, simplesmente perfeito.

 

Dicas

:arrow: Para quem vai para o salar depois de SP sugiro ja chegar na fronteira com bolivinos, se possivel até em SP com bolivianos, la eles ganham muito com o cambio.

:arrow: Não tive problemas com frio nem com a higiene dos lugares, mas muita gente reclama, se voce é dos mais exiogentes leve sua roupa de cama ou saco de dormir, se não é pode ir tranquilo, e se sentir frio é so pegar cobertor com os gringos que muitas vezes nem usam.

:arrow: Cuidado com o bom e velho soroche, pricnipalmente quem ta vindo do Chile e não aclimatou legal. Do meu grupo de 13 pessoas so eu não senti efeito nenhum, e uns 8 alemães passaram mal pra caramba cogitando até voltar para San Pedro sem terminar o passeio.

:arrow: Se for fazer o trecho uyuni potosi noturno tem onibus saindo todos os horarios a partir das 6:30 da noite, mas independente do horario que saia sempre vai chegar na madrugada em Potosi, se preferir dormir no onibus pra esperar amanhecer sugiro que pegue um dos ultimos onibus em uyuni para chegar no final da madruga em Potosi e nao ter que ficar muito tempo no onibus (e verifique se a empresa permite que fique dormindo no onibus), muitas pessoas recomendam a Diana Tours que sai 7:30 se nao me engano. Se for preferir dormir em um hotel pegue um dos primeiros para chegar mais cedo em Potosi e ter tempo de descançar um pouco mais (essa foi minha escolha).

:arrow: Guardem muito bem o boleto do onibus ate a rodoviaria de potosi pois qualquer indicio de que voce perdeu o seu sera motivo para cobrarem um novo, mesmo que voce tenha mostrado anteriormente em todos os pontos da viagem.

 

05122008sudlpez3.jpg05122008sudlpez6.jpg05122008sudlpez9.jpg05122008sudlpez13.jpgn10507756862558778805.jpg05122008sudlpez23.jpg06122008sudlpez30.jpg07122008salardeuyuni63.jpg07122008salardeuyuni74.jpg

 

 

08 dez - Potosí

Apesar de interessante, foi o lugar que menos gostei da viagem. A mina de cerro rico é interessante para quem tem curiosidade de ver o modo de vida dos mineiros, mas é bom ter o estomago forte, eu que nao sou nenhum humanista fervoroso fiquei muito incomodado com a situação deles e não é raro gente passar mal tanto pelo abafamento da mina quanto pelo fato de verem aqueles homens trabalhando como animais, quando fui ainda tinha um menino de 14 anos que trabalhava como um touro e tinha as bochechas quase pocando de coca. Se quer ver coisa bonitinha e agradavel ESQUEÇA. Já a cidade é interessante, ela que no auge ja foi tão grande e rica como Paris, Madrid e outras capitais europeias ainda preserva alguns traços da época, quase imperceptiveis mas que preserva preserva.

 

To dando uma editada aqui porque na epoca achei um passeio de extremo mal gosto, estilo um passeio no zoologico onde agencias cobram pra os turistas ficarem olhando abismados os bichos (no caso os mineiros) e dando pipoca para eles (no caso folhas de coca e refrigerante). E infelizmente o passeio é isso mesmo, mas tem o lado muito rico de fazer uma volta ao passado da colonização com os indios sendo explorados e trabalhando quase da mesma forma que antes. Em Potosi podemos ver bem diante dos nossos olhos a essencia da cultura andina e de grande parte da america latina. Um outro costume interessante e que se mantem é a veneração à folha de coca, alguna chegam a gastar 40% do salario com elas. Outra doideira é que os caras bebem alcool de cozinha (97°), com a grana curta esse é o unico jeito de sentir a brisa.

 

Dicas

:arrow: Por mais polemico que seja esse tour acho bobeira não faze-lo, primeiro pelo choque de realidade e segundo pra poder formar a propria opniao a respeito. As agencias revertem acho que 10% do valor pago pelos turistas para a associação de mineiros, mas se possivel tente contratar um mineiro pra ser seu guia. Com certeza eles vao ter muito mais a falar do que um guia comum e voce estara ajudando diretamente um deles.

 

08122008potos6.jpg08122008potos8.jpg08122008potos16.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

09 - 11 dez - La Paz

Sem dúvida a capital da aventura. A aventura começa desde voce transitar pela rua lotada de motoristas barbeiros chegando até os famosos esportes radicais. No dia que cheguei o cansaço da viagem me forçava a buscar um hotel e desde as 6 da manhã esperava um que abrisse as portas, depois que escolhi o hotel saí para sondar as opçoes da cidade e quando apareceu uma mulher me oferecendo as opções da montanhas para serem escaladas eu não tive duvida de que era o que eu queria, corri para o hotel, peguei minhas coisas e parti para a a motanha. Apesar de ter deixado para trás a galera que viajava comigo desde o Salar foi uma das melhores escolhas que fiz durante a viagem, dia 10 seria meu aniversario e comemorar no cume do Huayna Potosi, a 6088 metros de altitude foi muito melhor do que eu podia ter imaginado. Pra completar ainda consegui um preço bem camarada na agencia. No finalzinho do dia 10 e durante todo o dia 11 conheci as principais atrações da cidade como a Plaza Murillo e o Mercado las Brujas partindo dia 12 pela a manhã para o downhill na "Carretera Mas Pelligrosa del Mundo".

 

Dicas

:arrow: Busque um Hostel bem localizado, se voce conseguir isso podera conhecer todas as atrações urbanas de La Paz a pé, eu fiquei no Hotel Torino na calle Socabaya, so que a calle Illampu, Sagarnaga e Santa Cruz são boas opções de localização, até mais centrais so que tambem muito mais movimentadas e barulhentas.

:arrow: Apesar de ser uma cidade agradavel (muitos discordam) não teria grandes motivos voce passar por aqui e não fazer ao menos um esporte de aventura, junte coragem e tente pelo menos um. :twisted:

:arrow: Conheça o outro lado da moeda do Museu de la Coca, a eles contam a colonização vista pelo boliviano e a forma como a industria mundial explorou a coca para depois marginaliza-la. Nao deixa de ser uma visão parcial e afetada mas é so bater no liquidifacador com a versão conhecida que teremos um novo angulo para enxergar a relação explorador X explorado. ::cool:::'>

 

09122008huaynapotos2.jpg10122008huaynapotos5.jpg10122008huaynapotos7.jpg10122008huaynapotos8.jpg10122008huaynapotos10.jpg

 

CONTRARIANDO AS ESTATISTICAS E EXPECTATIVAS É BRASIL NO CUME!! CHUPA GRINGAIDA ::hahaha::

 

 

12 e 13 dez - Coroico

Ta aqui um excelente lugar que poucas pessoas conhecem de verdade. Saindo de La Paz passamos pela mitica estrada que ficou conhecida como " A Mais Perigosa do Mundo ", e esse titulo nao foi conseguido à toa, houve epoca em que a media de acidentes fatais passou de 1 por dia, no entanto depois que o governo criou uma estrada alternativa ela passou a ser explorada apenas por turistas que queriam se aventurar pela que ja foi e não é mais a mais perigosa. A melhor opção sem duvida é descer de bicicleta, o famoso downhill. Mas quem achar muito perigoso pode descer de carro mesmo (será que é menos perigoso mesmo?). Fato é que a descida é imperdivel tanto pela mitica estrada com visuais incriveis quanto pela cidade que fica no final da mesma, Coroico. A maioria das pessoas que passam pela carretera retornam no mesmo dia, mas a cidade de Coroico é fantastica, diferente de tudo que voce encontra no resto da viagem, lá não tem altitude e o clima é tropical assim como no Brasil, a região é quase uma selva e oferece varias opçoes de trilhas curtas que pode ser feitas de forma independente e que sempre terminam com um revigorante banho de cachoeira. Na volta vale dar uma passada pelas famosas plantações de Coca e ainda tem a opção de passar pelo unico vilarejo de negros da Bolivia (essa é mais pra gringo). Resumindo: IMPERDIVEL.

 

Dicas

:arrow: A empresa com o melhor custo beneficio é a El Solario, depois vem a Astrid Bolivian Tours e a Xtreme. Se estiver disposto a gastar um pouco mais va pela Downhill Madness que contava com o guia brasileiro Milton que é super gente fina mas ja voltou ao Brasil e com o peruano Diego que é bem prestativo. ESQUEÇA A GRAVITY!

 

12122008downhillonthede.jpg12122008downhillonthede.jpg12122008downhillonthede.jpg12122008downhillonthede.jpg12122008downhillonthedez.jpg13122008coroico7.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

14 dez - Copacabana/Isla del Sol

No dia que retornei de Coroico (13) voltei para o Torino e sai no dia seguinte no bus turistico deles para Copacabana. O onibus chega perto do horario que sai a ultima balsa para a Isla del Sol, entao tive pouco tempo para conhecer Copa, e parece que nao perdi muita coisa, os pontos fortes da cidade sao a Igreja Nossa Senhora de Copacabana (que por incrivel que pareça foi o que inspirou o nome do bairro carioca) e o lago Titicaca (que é mais bonito visto da Isla), então conheci a Igreja e segui viagem. Chegando na Isla tem a parte Sul e a Norte, voce chega pela Sul, a melhor forma de conhecer é fazendo a trilha Sul-Norte e o melhor lugar para dormir (na minha opnião é o norte), entao juntei o util ao agrdavel e fiz as 3 coisas. O Norte é mais remoto, voce conta nos dedos a quantidade de turistas e as opções de restaurante e hoteis são bem restritas, no entanto o lado bom disso é que é inevitavel vivenciar o cotidiano das pessoas que vivem no lago mais alto do mundo, comendo trutas preparadas por nativos e dormindo na casa dos mesmos. Apesar da falta de estrutura a experiencia é unica e o bolso agradece, a dormida sai por 10 bolivianos e uma boa refeição tambem fica nessa faixa. No outro dia já de volta so tive tempo de almoçar e me mandar para Puno.

 

Dicas

:arrow: Como já disse: se quer vivenciar o verdadeiro cotidiano da Bolivia, o Norte é a pedida perfeita. Se quiser desfrutar da boa e velha estrutura que o turistão tanto gosta a pedida é o Sul mesmo.

:arrow: Para quem quer economizar o Norte da ilha é perfeito, e em Copacabana tem um restaurante perto da oficina TourPeru que oferece refeiçoes enormes e muito boas a 7 bolivianos. Pode ir sem medo.

 

14122008copacabana1.jpg14122008isladelsol7.jpg14122008isladelsol11.jpg

 

 

15 dez - Puno

Ao contrario do que muitos pensam, achei Puno umas das cidades mais agradaveis que visitei. Mas como estava com o tempo curto so peguei o tour para as Islas de Urus e segui rumo a Cuzco.

 

15122008isladeurus1.jpg15122008isladeurus3.jpg15122008isladeurus4.jpg

 

16 - 22 dez - Cuzco

Praticamente so curti a cidade de Cuzco dia 16 e no dia 22 pela noite. No dia 17 parti para a trilha inca, voltei dia 21 e dia 22 fiz o rafting no rio Chuqui (fraquinho). No outro dia voltei para Lima e em seguida para o Brasil. E assim passaram os 35 dias...

 

16122008cuzco1.jpg17122008trilhainca1.jpg19122008trilhainca49.jpg19122008trilhainca50.jpg20122008machupicchu55.jpg20122008machupicchu73.jpg21112008raftingriochuqu.jpg21112008raftingriochuqux.jpg21112008raftingriochuqu.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Paulo, tudo bem ?

 

Cara, simplismente uma experiência sensacional e muito bem escrito, parabéns !

Velho, só preciso saber de uma coisa que também estou buscando, a noite, que lugar que achou bacana ?

 

Abraços

 

Cara, acabei nem indo muito pra balada la, que apesar de a entrada ser livre na maioria dos lugares a bebida é muuuito cara. Das cidades que conheci as que achei melhor foram Cuzco e Lima, lima na regiao um pouco mais abaixo do otavalo tem bons lugares e cuzco tem o famoso Mama Africa, mas la fica mais facil, por ter entrada livre voce pode rodar por toda Plaza de Armas ate achar um lugar que agrade. Mas sem duvida a opção mais em conta pra azarar é nas trilhas e nos hoteis mesmo, basta o mulheril saber que voce é do Brasil e voce fazer uma ou duas gracinhas que ja ta no papo, ao contrario do que muitos pensam não é so a mulher brasileira que tem cotação alta la fora :lol: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...