Ir para conteúdo

Cidadania Portuguesa - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de saber quanto tempo leva o processo de obtenção da cidadania em cada geração. Principalmente no consulado do Rio. Eles entram em contato quando o processo se conclui? Dei entrada na nacionalidade do meu pai em abril e até agora nenhuma informação....

Outra pergunta. O BI e passaporte, quando solicitados com urgência, demoram quanto tempo!?

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Respostas 110
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, MI_GR como sua pergunta foi em 2009 e estamos em 2014, não sei se já foi respondida, mas vou me atrever a responder.

Bem, passei por situação parecida. Minha avó nasceu em 1889 e veio para o Brasil com 1 ano. Como no navio a mãe dela faleceu e só sobreviveram irmãos menores, não tinhamos quase informações. Nem ao certo sabíamos de onde ela era.

Por fim descobrimos que o nome da mãe de minha avó e de minha avó estavam escrito errado nos cartórios do Brasil. Solicitei apenas a retificação da certidão de casamento e de óbito de minha avó com a mudança do nome dela e da mãe dela.

Não retificamos os documentos de minha mãe, pois como é aposentada isso traria um problema enorme. Não houve um custo muito alto das retificações (cada retificação deve ser solicitada pelo cartório de registro), o custo maior é para abrir esses processos para a cidadania no consulado, pois temos que fazer um de cada vez. Todo o processo começou em setembro de 2012. Já temos a cidadania concluida e agora meus filhos é que estão tirando.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
  • Membros
Espero que alguém consiga me ajudar. Possuo todos os documentos necessários para entrar com o processo da cidadania portugues. Porém falta o de maior importância!!! A certidão de nascimento da minha bisavó que nasceu lá, porém procuro de toda maneira a certidao dela, inclusive fui a Lisboa para tentar procurar por ela, mas não consigo por não termos exato a freguesia de que ela veio. Apenas temos a informaçao de que ela veio de Lisboa, e ninguém da família tem mais informaçoes sobre isso. Alguém tem alguma idéia de como eu posso conseguir achar esse documento por outros modos?!

Ajuuuuda alguem, por favor!!!! Estou realmente precisando do meu passaporte portugues o quanto antes!!!

 

 

 

Barbarela, veja no arquivo nacional do RJ. Durante a guerra houve recadastramento de estrangeiros aqui no Brasil. Se ele se recadastrou deve ter dados dela lá.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá,

Sou neto de cidadão português, já possuo meus documentos.

Porem possuo uma união estável com minha companheira e minha mãe esta atualmente morando em Portugal e nos convidando para ir morar com ela.

A minha companheira possui algum direito a uma cidadania/visto ?

Alguem ja passou por esse caso, como proceder?

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Oi gente!

Preciso de ajuda. Eu já sei que tenho direito a cidadania portuguesa, hahahaha então minha dúvida é mais avançada:

 

Meus avós são divorciados, mas eles não sabem se isso foi informado a Portugal, ou seja: não sabem se houve a transcrição desse ocorrido. Existe alguma forma de se consultar isso?

 

Eu já tenho 21 anos... se minha mãe obter a nacionalidade por aquisição, eu posso solicitar naturalização com base nos documentos dela? Sei que meu irmão, por ser menor ainda 'puxa automaticamente'... Mas como já sou maior de idade, sei que o processo corre um pouco diferente. As vezes Isso me deixa confuso, porque sempre tratamos diretamente dos documentos do português "100% puro" em sites que falam do assunto... eu acabo por me confundir com essas coisas as vezes.

 

Ah, para terminar de me ferrar: minha avó (com quem convivo bem mais) não tem aquele bilhete de identidade português, apenas o RNE brasileiro. Mas esse documento creio que no consulado eu consigo solicitar, não?

Penso em ir para Portugal em meados de abril para obter os documentos que faltarem, como certidão atualizada de nascimento da minha avó e tal... Mas já queria dar entrada nesse processo o mais breve possível, pois já protelamos há muito tempo e ter a cidadania me ajudará com planos futuros e até mesmo profissionalmente.

 

Alguém tem alguma dica, caso similar? Obrigado! :D

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros

Boa tarde, queridos!

Alguém poderia me dizer se há chance de sucesso se eu der entrada na cidadania portuguesa apresentando, como um dos documentos, a certidão de nascimento do meu pai, filho de português, porém na certidão de nascimento está registrado que foi o tio materno que foi o declarante do nascimento?

Me disseram que a chance é muitíssima pequena, pois para valor legal no caso da cidadania deveria constar o nome do pai como declarante.

Grata

 

Link para o comentário
  • Membros
19 horas atrás, Gisele Marins disse:

Boa tarde, queridos!

Alguém poderia me dizer se há chance de sucesso se eu der entrada na cidadania portuguesa apresentando, como um dos documentos, a certidão de nascimento do meu pai, filho de português, porém na certidão de nascimento está registrado que foi o tio materno que foi o declarante do nascimento?

 

Me disseram que a chance é muitíssima pequena, pois para valor legal no caso da cidadania deveria constar o nome do pai como declarante.

Grata

 

Acho que isto é uma pergunta um tanto técnica, que dificilmente alguém saberá responder, e se alguém responder, tem grandes chances de ser no "achismo" e ainda lhe responder errado.

Então acho que você deveria entrar em contato com alguma consultoria ou escritório de advogacia especializado em processos de cidadania, e perguntar para eles, por ser um questão muito técnica, acho que eles teriam condições de responder se você poderia prosseguir ou não.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...