Ir para conteúdo

Leste Europeu + Roma, Berlim e Amsterdã: 30 dias entre novembro e dezembro de 2015!


Posts Recomendados

  • Membros

Salve, galera!

 

Estou ansiosíssimo! Meu primeiro mochilão pela Europa! ::hahaha::

 

E ainda pelo Leste Europeu! ::ahhhh::

 

Estou planejando essa viagem há alguns meses com um amigo do Rio de Janeiro e um de Porto Alegre. Houve várias mudanças no roteiro, mas já fechamos tudo. Pra vocês terem ideia, os países que inicialmente iríamos seriam Islândia e escandinavos. Aí foi alterando, alterando, alterando e, quando vi, esse países nem estavam mais no roteiro final. ::lol4::

 

Mas é assim mesmo!

 

Bem, deixando de enrolação, nosso roteiro será o seguinte:

 

Dia 19/11: saída do Rio de Janeiro com destino a Roma (Itália)

De 20 a 22/11: Roma (Itália)

De 23 a 26/11: Moscou (Rússia)

De 26 a 28/11: Volgogrado (Rússia)

De 28 a 30/11: São Petersburgo (Rússia)

De 30/11 a 02/12: Riga (Letônia)

De 02 a 03/12: Vilnius (Lituânia)

De 03 a 06/12: Varsóvia (Polônia)

De 06 a 08/12: Cracóvia (Polônia)

De 08 a 11/12: Budapeste (Hungria)

De 11 a 14/12: Praga (República Tcheca)

De 14 a 17/12: Berlim (Alemanha)

De 18 a 19/12: Amsterdã (Holanda)

Dia 19/12: ida para Roma e de lá para Madri para, no dia seguinte, retornar ao Brasil.

 

Em alguns casos, os dias ficaram apertados, mas isso foi calculado e previsto. Existem algumas cidades, como Vilnius, por exemplo, que dá pra conhecer em um dia bem aproveitado.

 

Um detalhe: o período que vamos é de megafrio! ::Cold::

 

Ah, como vamos pela Iberia, nosso voo fará conexão em Madri. E no voo de volta, chegaremos lá por volta de 22h do dia 19/12, mas o nosso voo de retorno pro Brasil só sai de lá no dia seguinte por volta das 07h. Então, acertamos de deixar as coisas no aeroporto (se tiver guarda-volumes disponível) e curtir a noite de Madri! ::otemo::

 

Bem, é isso! Se alguém tiver dicas, serão muito bem vindas! E se tiver alguém por essas cidades, dê um alô pra gente curtir juntos! ::otemo::

 

Valeu, pessoal!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Amigo, achei o seu roteiro muito corrido, e pior ainda quando se trata de inverno (frio, menos ânimo, atrações fechando cedo ou sequer abrindo, etc.). Faria uma enxugada legal aí pra que vc possa aproveitar com mais calma, sem passar correndo nos lugares e perdendo o mesmo tempo dentro de ônibus e trens do que nas cidades.

 

Outro erro é não separar dias para deslocamento. Você está no dia 10 na cidade X, e no mesmo dia 10 já aparece na cidade Y. Isso é um erro grave, pois deslocamento te fazem perder muito tempo, mais ainda em se tratando de leste europeu e inverno. Vários dos seus deslocamentos são longos e consomem às vezes 10, 11 horas.

 

Enfim, há muita coisa pra arrumar, muita mesmo. Assim como está agora ficaria quase inviável. Dá uma repensada nas cidades, se possível corte algumas, e faça sempre o planejamento desta forma:

 

Dia 1 - Cidade X

Dia 2 - Deslocamento até cidade Y

Dia 3 - Cidade Y

E assim por diante.

 

Espero ter ajudado! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

João, toda opinião é válida. Mas do jeito que você expôs, parece que meu roteiro tá um lixo. Pode não estar adequado pra você, mas pras minhas pretensões sim.

 

E é óbvio que eu incluí os deslocamentos, só que não quis chegar ao nível de detalhamento. Na maioria dos casos, vou de ônibus noturno, ou seja, chego nas cidades pela manhã. E nos outros casos, vou de avião.

Link para o comentário
  • Membros

Então, cara. Entendo que é a tua primeira vez na Europa, por isso a afobação de tentar conhecer tudo de uma vez só. Ainda não fui para a Europa mas pelas experiencias que tenho posso te dizer que prefiro passar pouco tempo em cidades legais do que muito tempo em cidades que tu não gosta.

 

Quanto ás cidades que escolheste acho que está bem dividido: A Rússia com mais dias pois é um país enorme e mais difícil (diga-se burocrático) de entrar enquanto os poucos dias entre os balticos é possível sim devido ao Acordo Schengen que facilita a Mobilidade e são países pequenos. Isso sem contar que os Balticos e a Polônia têm uma otima malha rodoviaria e ferroviária.

 

Sempre quis conhecer a Rússia e acho que copiarei teu roteiro. Moscow, e São Petersburgo são paradas obrigatórias e adicionando Volgogrado pra dar um pé no interior do país e sair da rota das cidades que todo mundo ja conhece.

 

O período não é muito propício para ficar muito tempo nas cidades já que, como o colega João disse, atrações fecham mais cedo ou sequer abrem.

 

Mas a escolha dos países é perfeita para o momento já que a onda de imigrantes estã engarrafando todo o transito entre os países europeus e dificultando a circulação de pessoas. Você não vai entrar nessa rota.

 

Não é o roteiro perfeito mas se tu pensas em voltar mais vezes á Europa é um bom modo de escolher a cidade que tu mais gostou e voltar em outro período para curtir mais.

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros

Cara, eu tô chocado com vocês.

 

Aqui é um local para se fomentar a felicidade. Não deu pra perceber que esse é meu primeiro mochilão? Não vou morrer e não vai ser a primeira nem última vez que irei a esses lugares.

 

Como o Mauro falou, eu já fechei meu roteiro. Coloquei apenas para compartilhar e algumas pessoas vêm aqui dizendo que tá tudo errado. Outro vem e diz que vou me arrepender e chorar depois. Vocês acham mesmo que sou tão tapado a ponto de não ter pensado em todas essas questões? Isso é apenas um planejamento. Chegando na Rússia posso querer ficar os 30 dias em Moscou. E daí? Meu planejamento, como qualquer outro, é maleável. Tudo numa viagem é válido. Se eu ficar 10 horas parado na fronteira, beleza. Vou estar com amigos e qualquer lugar é bom quando se tem amigos.

 

Tenham mais respeito com as pessoas. Quando alguém vem aqui dividir algo é porque ela está feliz e quer compartilhar essa felicidade, e não ter um balde de água fria jogado no seu sonho.

 

Mauro, muito obrigado por ter entendido e tratado meu roteiro com urbanidade. Pelo visto, está faltando isso aqui, justamente num site de mochileiros, o que é um grande paradoxo para mim.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Não vai dat tempo, Moscow é cidade para 5 dias pois tudo é longe e se demora a entender o sistema.

 

Volgorado é no sul, tu vai perder 1 dia para ir e outro para voltar (de avião mesmo, os aeroportos DME, VKO que conheci são longe pra ca****)

 

Deixa a Rússia para uma próxima, eu fiquei somente 12 dias e pretendo voltar no calor é claro. O inverno de Janeiro é cabuloso.

 

Porque não faz

Roma

Letônia

Lituânia

Polônia

Budapeste

 

Parece pouco mas é muito

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...