Ir para conteúdo

Colombia em 10 dias: Bogotá - San Andres - Medellin - Cartagena


Posts Recomendados

  • Membros

ANTES DA VIAGEM

 

1. Primeiro de tudo, COMPRA DA PASSAGEM. Escolhemos um mês e compramos a passagem de São Paulo até Bogotá.

Escolhemos o mês de novembro porque não é um período de alta temporada, então imaginei que os lugares não estariam muito cheios e não muito caro. Pesquisei como estaria o tempo neste período e descobri que fazia muito calor o ano todo, com exceção em Bogotá que é mais frio.

Por várias semanas eu pesquisei no aplicativo Skyscanner o preço da passagem. Comprei em junho de 2015, para viajarmos em novembro de 2015. Minha passagem custou R$ 1329,44 (ida e volta). Tinha várias opções de empresas aéreas, com ou sem escala e horários. Optei pelo voo da AVIANCA com saída as 6h55 da manhã de SP e com escala em Lima por 9h, parece loucura né, só que não. Tinha opção de voo direto e até mais barato, mas preferi dar uma passadinha em Lima para almoçar com minha amiga que iria viajar comigo pra Colômbia. Perguntei na AVIANCA se eu poderia sair do aeroporto e eles me responderam que sim.

 

2. O segundo passo foi iniciar uma extensa PESQUISA NA INTERNET de pessoas que viajaram pra Colômbia, dando dicas de onde conhecer e quanto gastaram.

mochilao-colombia-com-fotos-bogota-san-andres-medellin-cartagena-e-santa-marta-t95232-15.html

http://www.porondefui.com.br/2015/01/31-colombia-santa-marta-parque-tayrona.html

Através desta pesquisa decidi conhecer Bogotá, San Andres, Medellin e Cartagena, não necessariamente nesta ordem.

 

3. Em seguida comecei a pesquisar preços dos VOOS INTERNOS de uma cidade para outra. Nos depoimentos do pessoal, sugeriram a empresa VIVA COLOMBIA (http://www.vivacolombia.co/) que oferecem preços bem acessíveis. Realmente os preços são muito bons, porém a empresa tenta fazer você gastar mais e mais.

Por exemplo, você tem direito a levar somente uma mochila como bagagem de mão, e sua mochila deve caber embaixo de seu assento (dimensões 40x35x25 cm), peso máximo de 6kg. Eles são bem rigorosos com o tamanho da mochila no local do check in. Caso sua mochila seja maior, você deve pagar uma taxa para colocar sua mochila nas gavetas de cima das poltronas. Após você entrar no avião, as coisas ficam mais tranquilas e eles não vão pegar no seu pé para você colocar sua mochila embaixo da poltrona, eu coloquei lá em cima mesmo. Outra opção é você comprar o direito de despachar sua mala na parte de baixo do avião, comprando antecipadamente junto com a compra de sua passagem, cada peça tem o custo de 35 mil a 20 mil pesos colombianos e você tem o direito de despachar uma mala de até 20kg. Se você for fazer o check in no balcão da Viva Colombia, eles vão ti cobrar pela impressão, então leve impresso. Outra coisa que eles cobram é o direito de entrar antes no avião... kkkkkk serio. Toda compra que você for fazer no balcão do check in, tudo é mais caro que se você comprar antecipadamente no site deles. Tem outras coisas que não me lembro, mas quando você está comprando as passagens, você precisa desmarcar um monte de coisas que você não quer, porque senão, eles vão ti cobrar mais pela passagem.

 

Colombia.jpg.77b3bf98574c29bf8d7e734f2d086eee.jpg

 

O que fizemos? Primeiramente fui acompanhando os valores das passagens e planejando quantos dias ficaria em cada lugar e qual seria a sequencia da viagem. Na lógica da distância, pensei inicialmente Bogotá – Medellin – Cartagena – San Andres - Bogotá. Para minha surpresa, de um dia para outro os preços alteraram, uns aumentaram e outros diminuíram, mas no total o valor dobraria, então tivemos que reestruturar. Para ficar mais barato ficou Bogotá (2 dias) – San Andres (3 dias) – Medellin (1dia) – Cartagena (2dias). Como estávamos em 5 pessoas, decidimos comprar somente uma mala para despachar de 20kg, assim caso passe o peso, poderíamos colocar nossas coisas nesta mala extra porque 20kg é muita coisa e caberia um pouco de cada um. Também foi útil por causa dos presentes que fomos comprando e do shampoo e cremes puderam tudo ser despachados.

 

598dd1a220aa0_PassagensVivaColombia.jpg.c25b93b4e8211b8049f7c32b0ac7ea0e.jpg

 

4. Após ter as passagens todas compradas, é hora de decidirmos ONDE DORMIR. Para isso utilizei os aplicativos Booking (http://booking.com/) e o AIRBNB (https://www.airbnb.com.br/).

 

Em Bogotá, por sugestão dos outros mochileiros, decidimos ficar no Centro da Cidade, Bairro chamado Candelária, que fica perto de tudo. Escolhi o Hostel Masaya por indicação dos mochileiros, reservei antecipadamente no site do Booking, um quarto com 6 camas, banheiro compartilhado. Pagaríamos 32mil pesos colombianos por pessoa, por dia, pagamento só no local.

Em San Andres, por indicação de uma blogueira, entramos em contato por Facebook com a Pousada Gladys, pagaríamos só na hora o valor de 230mil pesos por dia, daria 46mil pesos por pessoa, com direito a um espaço com quarto, cozinha e banheiro particular. FURADAAAA... Depois explico direitinho o que aconteceu, mas não fiquem lá.

Para Medellin, encontrei no aplicativo do AIRBNB algumas opções bem interessantes e para todos os preços. Gostei das imagens do “Apt Duplex Loft New Villa de Aburra”. Li os comentários do pessoal que se hospedaram lá, conversei com o dono do Apt, FREDY e acabei fechando com ele. Gostei que tinha wifi, maquina de lavar roupa e ficava localizado num bairro bonito, porém longe do centro. Pagamento tinha que ser antecipado através do aplicativo, porém a política de cancelamento era FLEXÍVEL, ou seja, eu poderia cancelar com até uma semana de antecedência que eles me devolveriam todo o valor pago. O valor pago era 270,00 reais por dia, ficaria 54,00 reais por pessoa, por dia.

Finalmente em Cartagena, também fiz a reversa pelo aplicativo AIRBNB. O apartamento chama EL LAGUITO REMODELED 2 BEDROOM. Tem o principal, wifi... kkkkk. Também gostei das imagens do apartamento e fica num local muito bonito e perto da praia. A política de cancelamento também era flexível, pagamento em reais e antecipado. O custo era 260,00 reais por dia, ou seja, 52,00 reais por pessoa, por dia.

 

5. Em seguida, resolvi fazer um ROTEIRO de passeios, horários, mapa, gastos e dicas.

Novamente li dicas dos outros mochileiros para saber os locais principais para conhecer em cada cidade, como se locomover na cidade e quanto vou gastar.

Um site bem legal para você se organizar nos passeios é o famoso google (https://www.google.com/maps/d/'>https://www.google.com/maps/d/), neste site você pode marcar todos os locais que você vai e assim você consegue ver no mapa a melhor maneira de chegar nos locais, se fica perto ou longe etc.

 

598dd1a225136_MapaBogota.jpg.1139cc4a963c802cbf19b9b9210a0d3f.jpg

 

Usar também o google maps normal (https://www.google.com/maps) para colocar origem e chegada.

 

Este mapa mostra o caminho a pé até chegar no Cerro Monserrate de Bogotá.

 

598dd1a229032_MapaBogotaap.jpg.000d4e5b820a3256ab47066bd2029dd9.jpg

 

Este mapa já mostra o caminho a pé do hostel até o ponto de ônibus e em seguida pegar o ônibus até o Portal del Norte para irmos até Zipaquirá.

 

598dd1a22d353_MapaatZipaquira.jpg.80eaff91c0bbb953aab25b2ddf3d419d.jpg

 

Precisaríamos caminhar até uma estação mais longe do transmilênio porque de domingo a estação do Museu do Ouro estaria fechado.

 

Faltando um mês para a viagem, eu fiz uma reserva no restaurante Andrés Carne de Res através do site deles (http://www.andrescarnederes.com).

 

6. Faltando UMA SEMANA para a viagem, CONFIRMAMOS com todos, hostel, pousada e apartamentos, para saber se nossa reserva estava tudo ok, colocamos o horário de chegada porque em alguns locais chegaríamos muito tarde e não sabíamos se teria alguém para nos receber, e todos confirmaram que estava tudo ok.

Fiz uma lista de roupas e objetos que não posso esquecer, coloquei em minha mochila para saber se dava os 6kg e ainda bem que deu tudo certo.

 

LISTA PARA 10 DIAS

1 Toalha de banho (nos apartamentos tinham toalha de banho para cada um)

5 Blusas

3 Bermudas

1 Calça

5 Calcinhas

2 Sutiã

1 Blusa de frio (Bogotá)

2 Meia

1 Chinelo

1 Shampoo

1 Sabonete

1 Pasta de dente

1 Escova de dente

2 Maio

Óculos de sol, Protetor solar (resolvi comprar no local), Adaptador de tomada (porque lá é diferente), capa de celular para mergulhar no mar, Carregador extra de celular sem tomada, Carregador de celular normal.

 

Fiz um Backup do meu celular, caso aconteça alguma coisa com ele.

Comprei uma pochete para viagem pequena para carregar dinheiro e documentos, assim não precisaria levar bolsa.

 

No hostel dá para comprar um adaptador.

Tomada.jpg.8e6d8cddb59cd69d173121f848fd0976.jpg

 

7. DINHEIRO

Um idem super importante para a viagem. Tenho alguns amigos que moram em Bogotá, perguntei quanto estava o câmbio do real para pesos e de dólar para pesos, fiz uma comparação com o valor do Brasil e era melhor fazer o câmbio lá. Lá não tem taxa para o câmbio. Levei dólar porque já tinha guardado para esta viagem.

Os preços estavam:

Aeroporto de Bogotá: 1 dólar = 2700 pesos

Casa de Câmbio no Centro de Bogotá: 1 dólar = 2830 pesos (precisa pesquisar porque os valores variam)

Medellin: 1 dólar = 2850 pesos (Casa de Câmbio Western Union dentro do “Los Molinos Centro Comercial”)

Cartagena: 1 dólar = 2750 pesos

 

Gastos diários incluindo passagens internas da Viva Colômbia, ônibus, taxi, comida, passeios e hospedagem. Não inclui passagem internacional de SP até Bogotá e gastos com presentes.

Gastos.jpg.103b0da2bc85fdd27ea9ef257390b436.jpg

 

8. Faltando UM DIA para a viagem, fiz minha mala, check in da AVIANCA, imprimi todos os roteiros que fiz, as passagens da avianca e da Viva Colômbia, organizei e coloquei tudo numa pasta. Separei uma caneta para poder atualizando os valores gastos.

Separei os documentos (passaporte e RG, não levar carteira de motorista porque eles não aceitam para viagens internacionais) e separei minha roupa para vestir. Levei na mão a roupa de frio pq ele faz muito volume da mala. No aeroporto, despachei minha mochila por causa do shampoo e um aparelho que tive que levar.

 

9. COMUNICAÇÃO

Eu não tive problemas com a comunicação, estou estudando Espanhol há um ano e minha amiga que foi comigo é Peruana, então ela fala Espanhol e Português. Acredito que dá para se virar mesmo quem não sabe nada de Espanhol. Na dúvida, baixe o aplicativo do google tradutor no seu celular... rsrsrsrsr

 

10. BOGOTÁ

 

Bogota.jpg.ff6868f759f25639eaffc991d880819d.jpg

598dd1a2411e3_Bogota2.jpg.544afd438dd22f50516cbb5c2532deee.jpg

 

Dicas:

- No aeroporto há opções de taxi comum ou um taxi grande para mais pessoas.

- Fazer o câmbio na Calle 13, Centro. Há diversas casas de câmbio, procurar pelo melhor preço. Esta é uma rua que só passa ônibus e tem um córrego que vai até perto do Cerro Monserrate. Após o Câmbio, caminhamos até o Cerro.

- Há três opções de subir o Cerro, de Teleférico, de Funicular (trem) ou a pé. O Teleférico não estava funcionando e não aconselho subir a pé, porque há muuuuuuuitas escadas. Subimos de Funicular e descemos a pé (nos arrependemos pq foi muito cansativo e depois não podíamos caminhar pela cidade).

- No terceiro dia fomos para a cidade de Zipaquira. Foi um sufoco porque carregamos nossas mochilas nas costas (depois voltaríamos e iríamos ao aeroporto), mas conseguimos que um senhor guardasse nossas mochilas em sua barraca já chegando na Catedral do Sal.

Zipaquira.jpg.33c3d0e19798cb4e55026d5b3c9a1f87.jpg

- A noite viajamos de Bogotá até a Isla San Andres. No aeroporto precisamos pagar uma taxa de 50mil pesos para entrar na ilha.

 

11. SAN ANDRES

 

Reservamos uma pousada chamada GLADYS, FURADA TOTAL. Mesmo tendo confirmado nossa reserva e avisado o dia e o horário que chegaríamos, quando chegamos não havia reserva para aquele dia, mas sim para o próximo dia. O senhor nem ao menos nos ajudou a procurar um local para dormimos por uma noite. Como estava de noite, foi muito difícil encontrarmos um lugar. Pegamos um táxi e saímos a procura de varias pousadas e hostel, até que finalmente encontramos. O local era simples, mas muito caro. É claro que não voltamos para o Gladys, no dia seguinte fomos a procura de um outro lugar e encontramos uma pousada super bacana, barata, perto da praia (15min de caminhada) e o senhor muito simpático que me ajudou a até lavar minha roupa... kkkk. O nome da pousada é Alexa Forbes.

598dd1a34d50a_PosadaSanAndres.jpg.7a4abcf8b7ac21458239a88c5af28065.jpg

 

O único problema desta pousada era que não tinha internet, mas resolvemos o problema comprando um chip de celular num "Café Internet". O preço do chip é 5mil pesos (me sugeriram comprar da Movistar). Para ativar a internet você precisa colocar créditos (vai depender de quantos dias você quer internet). Colocando o chip e entrando na internet vai aparecer um site da Movistar perguntando se você quer ativar a internet, e depois vai dar opções de quanto tempo de uso e o preço, eu coloquei 14mim pesos. A internet é muito útil para você se localizar com o google maps, para pedir taxi no easytaxi e entrar nas suas redes sociais.

 

598dd1a35131c_SanAndres1.jpg.3aa3dc140235c4e37b285adbdf4ea38e.jpg

 

No segundo dia em San Andres alugamos um carrinho de Golf para 5 pessoas para darmos uma volta por toda ilha, vale muito a pena. Tinha várias opções de carrinhos e preços, escolhemos um que andava mais rápido que custou 150mil pesos, dividimos as despesas e ficou um bom preço para cada um. Há opções mais barato para carrinhos menores ou mais lentos. Escolhemos o mais rápido com medo de não dar tempo, foi uma ótima escolhe pq chegamos bem em cima da hora de entrega (18h). Foi um passeio super fantástico pq fomos parando numas praias belíssimas e mergulhamos.

 

598dd1a354c95_SanAndres2.jpg.1c14b9b7962f88dc6c6816a5c7ff4e87.jpg

 

O terceiro dia foi o dia de conhecer duas ilhas, o "Acuario" e o "Jonnhy Cay", acordamos bem cedo para aproveitar o dia. Estes dois lugares são imperdíveis, você precisa conhecer. Eu só não gostei da organização para comprar os ingressos. Estes dois lugares estão numa ilha afastada.

Para comprar os ingressos, você precisa ir caminhando até o local de saída dos barcos que fica no Centro, vai perguntando para o pessoal que eles vão ti informar. O preço da entrada na ilha é 5mil pesos e o preço do transporte de barco é 40mil pesos. Você pode optar ir primeiro em uma ilha e depois ir na outra ilha, optamos ir primeiro no Acuario e depois no Jonnhy Cay que é um local que dá para almoçar e tem mais opções de passeios.

598dd1a3589f0_SanAndres3.jpg.c456d8ce59d16925f91e0a997654a1df.jpg

 

Voltamos para a pousada, tomamos um banho, descansamos e saímos para o aeroporto.

 

12. MEDELLIN

O aeroporto fica numa cidade vizinha, então é bem longe de Medellin, cerca de 1h de viagem.

 

Medellin.jpg.d7a4992671cad181f1ad1c5606ff61f0.jpg

 

A cidade é grande e bonita, porém depois de ter conhecido a Ilha de San Andres, o passeio ficou sem graça... kkkkkkk

 

13. CARTAGENA

Cartagena.jpg.9ad5099dce3f605ffeeea046b1b69364.jpg

598dd1a3679ea_Cartagena2.jpg.bbfe029bd52a4d28f2943361279fc29e.jpg

 

Uma informação importante que esqueci de incluir na minha planilha, é a taxa que pagamos na portaria do apartamento, no valor de 15mil pesos, dividido por 5 pessoas deu 3mil pesos para cada. Eu já sabia desta taxa antes da viagem. É uma taxa fixa que existe em todos os apartamentos quando se aluga para estrangeiros.

 

14. RETORNO A BOGOTÁ E DEPOIS A SP

No domingo saímos cedo até o aeroporto de Cartagena. Chegamos 12h10 em Bogotá. Sai da sala de embarque e fui no balcão da Avianca para despachar minha mochila até SP. Não saímos do aeroporto porque meu voo até SP era as 15h25.

Infelizmente nossas férias acabou, mas ficou ótimas lembranças.

 

Abraços

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Simone,

 

Parabéns pela organização!

O que você achou do Andres Carnes de Res?

Sei que é mais caro, mas você achou que vale a pena?

 

 

Oi Paula Yassuda, eu adorei o restaurante Andres Carnes de Res, fica caro se vc beber muito... kkkkkk, não achei muito caro não. O ambiente é muito legal, o pessoal é super divertido e a comida maravilhosa. Vale a pena ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...