Ir para conteúdo

Leste Europeu/Croácia - dúvidas sobre transportes(aluguel de carro, etc...)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoas!

Estou com passagens já compradas para uma viagem bem diversificada. Comprei em uma super promoção a ida por Londres e a volta por Roma e o objetivo é atravessar de um ao outro pelo Leste Europeu e Croácia.

O roteiro inicial seria esse:

Ida: (30/03) Rio – Londres – Chega no dia 31 às 11:00h

Londres – 01 – 04/04

Londres – Praga – 05/04 (pegar voo de manhã)

Praga -06- 07-08/04 (bate e volta em Cesky Krumlov*)

Ida pra Viena cedo e tarde lá – 09/04

Viena – 10-11 /04

Ida pra Budapeste cedo e tarde lá- 12/04

Budapeste – 13 - 14 /04

Ida pra Croácia**(ficar em Zagreb e dormir )15/04 – ( transporte executivo)***.

Bate e volta pra Liubliana – 16/04

Lagos Plitvice cedo e seguir pra Zadar à tarde– 17/04

Ida de Zadar pra Dubrovnik– 18/04 ( Dormir e Almoçar em Zadar, ir para Dubrovnik à tarde).

Dubrovnik – 19 - 20-(ida à tarde pra Split e travessia para Ancona)

Roma -21 -24

Volta (25/04) Roma – Rio –Sai às 16:35.

 

OBS: Somos um casal jovem mas com estilo bem moderado, costumamos andar bastante pra descansar na parte da noite, por isso incluí 2 dias inteiros e mais uma tardinha como suficiente em cada local como Praga, Viena e Budapeste já que não curtimos balada nem coisas desse tipo, conseguimos acordar cedo e explorar bem as atividades.

As principais dúvidas são:

*Se troco o bate e volta pra Césky Krumlov pelo de Bratislava(em Viena)... Alguém já esteve nos dois e tem uma ideia de qual seria melhor ?

** Nosso objetivo é alugar um carro em Zagreb e devolver em Split para atravessar de Ferry para Ancona, porém não sei se é melhor alugar na chegada e ir de carro pra Liubliana(aí sairia do país e não sei se isso interfere no preço) ou ir e voltar de transporte público e pegar o carro no segundo dia... Alguém já fez isso ? O que recomenda ?

*** Vi as possibilidade de Budapeste para Zagreb e o ônibus demora muito e os vôos demoram mais ainda então, mesmo perdendo dinheiro creio que o transporte executivo seja a melhor opção pra se ganhar tempo.

Qualquer ajuda é bem vinda!

Link para o comentário
  • Membros

* nem um nem o outro, eu acho que está tudo meio corrido demais, deixe o bate-volta em aberto, para você decidir lá na hora se vai para Cesky ou não, de acordo com o que você for sentindo da viagem.

 

** Para sair da Croácia com carro alugado geralmente tem uma taxa de aluns euros que a locadora cobra, e você precisa apresentar um documento fornecido pela locadora na fronteira, esta taxa varia de cada locadora, algumas cobram 15 euros, outras 50 euros. Se somar o custo da passagens de ida e volta, estacionamentos, etc, costuma empatar.

 

*** São uns 350 km de Budapeste até Zagreb, então não vai ser um deslocamento rápido, mesmo de transporte executivo vai lhe tomas facilmente umas 4 horas de estrada, sem contar o tempo de espera para a van/carro chegar, geralmente eles combinam um intervalo de tempo(2h), e você tem que ficar lá esperando eles chegarem, a não ser que você escolha um transporte privativo para vocês.

Link para o comentário
  • Membros

Olá ad luis!!

Você sempre salvando minhas idéias loucas de roteiros... ::hahaha::

Bem, acho que o que está falando sobre o bate e volta faz sentido sim, já considero isso...

Sobre o deslocamento Budapeste - Zagreb é bem chatinho mesmo, vi que tem ônibus e trem mas costuma ter paradas podendo demorar até 8 ou 9h, por isso estou considerando contratar uma empresa e fazer privado (a previsão deles é realmente entre 4h30 à 5h) e daí esse dia seria só o deslocamento e chegando em Zagreb ver o que der tempo da cidade, acertar o aluguel do carro e dormir.

Já sobre Liubliana, tenho considerado descartar esse bate e volta também pra poder incluir mais um dia na Croácia e ver as coisas com mais calma... meu marido está apaixonado pela Croácia então creio que seja melhor...

Inicialmente queríamos ir a Hvar também mas achei a logística bem complicada pra atravessar de Split e isso em um período que nem sabemos se haverá sol... por isso, acabamos descartando, porém depois descobri que teria de ir a Split por conta da travessia... ::tchann::

 

Perguntas:

1) Você acha que nesse período (meado de Abril) valeria mais a pena incluir Hvar (já que teremos que atravessar de Split para Ancona, daí devolveríamos o carro e iríamos pra Hvar, já que sem o carro é mais barato ::otemo:: ) e descartar Zadar ou ficar um dia inteiro em Zadar e só passar por Split mesmo ? (em ambos os casos iríamos incluir o dia de ida a Liubliana pra ficar mais folgado...)

 

2)Sabe se é possível alugar o carro em Zagreb e devolver em Split ?

 

Desde já agradeço a imensa ajuda!

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

kkkkkkk Com certeza também já tive muitas ideias "malucas" de roteiros, algumas vezes coloquei elas em prática e quase sempre me ferrei ::putz:: , então agora estou "escolado" e tento evitar as furadas "clássicas" ::lol4::

 

Ônibus eu não boto muita fé na pontualidade dos horários que eles anunciam, aquela viagem de 6 horas anunciada quase sempre vira uma viagem de 8 horas, seja por que o ônibus já saiu atrasado, seja por que pegou muito transito na saída/chegada da cidade, seja por que teve acidente na estrada, ou então por que o motorista ficou se enrolando demais em cada parada, etc...

 

Mas os trens já costumam ser bem mais pontuais, então se os horários encaixarem, pode ser uma boa alternativa ao transfer caso ele esteja meio caro.O problema é que só tem 2 trens por dia diretos para Zagreb, um que sai as 06:00 da manhã e chaga as 13:00 e outro que sai as 14:45 e chega as 21:00, dê uma avaliada se os horários lhe agradam.

 

Liubliana eu acho que vai ser uma cidade meio "sem sal" ai no meio de Londres, Praga, Viena, Budapeste, Roma e Dubrovnik. O mais interessante de lá é o interior, Bled por exemplo... Pensando no conjunto do roteiro, eu cortaria Liubliana e passaria este dia para algum outro local da Croácia.

 

Eu sou meio suspeito para falar sobre Dubrovnik, por que é um dos locais que mais gostei de visitar (mesmo antes de ficar famosa por causa de Game of Thrones), estarei indo para lá pela terceira vez agora começo de Setembro, então para mim, Dubrovnik é um local que não poderia faltar se eu fosse para a Croácia, mas com o tempo que vocês tem disponível para a Croácia, não vai dar para passar por Zagreb, Plitvice, e ainda a Dubrovnik e Split/Hvar, teria que ser uma das duas...

 

Split é legalzinho, mas pessoalmente não acho que seja algo imperdível, ainda mais fora de temporada, quando vai estar meio vazio. Ou seja, se for até Split para ir até Ancona, fique uns 2 dias lá, e vá para Hvar, nem que seja só num bate-volta de 1 dia, deixando o carro num estacionamento em Split.

 

É possível sim alugar carro em Zagreb e devolver em Zadar, Split, Dubrovnik, etc, mas tem um custo adicional nisto, se não me engano de uns 100 ou 200 Euros referente a taxa de retorno.

 

O ferry de Split para Ancona se torna meio caro se levar em conta o pernoite em uma cabine e o custo do trem até Roma, e demorado também, eu esperaria até o final deste ano, quando a tabela de voos definitiva do ano que vem já tiver sido confirmada, para ver se você não consegue um voo direto de Dubrovnik ou Split para Roma.

Link para o comentário
  • Membros

Mais uma vez, muito obrigada pelas dicas!!

 

Sobre Luibliana, já cortei mesmo pra incluir um dia a mais na Croácia, também estive pensando em reduzir o tempo em Viena e sair de lá no dia 11 depois do almoço pra já acordar em Budapeste no dia 12, pois pelo que andei vendo, se sair bem cedo de Praga no dia 09, teríamos a tarde do dia 09, o dia 10 inteiro e mais a manhã do dia 11 (algo entre as 10h e 15h), considerando que vamos arrumar as malas e tomar café até às 10h e pegar um trem na parte da tarde, pra chegar em Budapeste já a noite.

Pelos relatos que vi de Viena não tem nada que tome muito tempo e que me chamou a atenção, são mais parques e palácios, então eu tentaria ganhar mais um dia pra Croácia ou Budapeste, além disso, achei a estadia em Viena mais cara do que em Budapeste e Croácia.

Um dos problemas que surgiu é com relação aos voos da Croácia (Split ou Dubrovnik) para Roma que pesquisei... Os mais em conta são os vueling, porém só partem em dias e horários específicos e adivinha... não tem a data que planejei disponível...

Meu objetivo era ir pra Roma no dia 21 (ou mesmo amanhecer lá...) pra ter os dias 22, 23 e 24 inteiros e mais uma parte da manhã do dia 25, porém a vueling só tem vôos no dia 22 e na parte da tarde... (tipo saindo às 15/16h )o que acabaria atrapalhando tudo... Acho que vou aguardar mais um pouco e considerar manter a travessia de ferry mesmo...

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros

O Palácio de verão Schönbrunn em Viena é bem grandinho, e o jardim maior ainda, e como fica meio afastado da cidade, você gasta facilmente mais de meio dia para visita-lo, ai se você pegar o combo com o palácio de inverno Hofburg no centro (tem desconto), vai um dia inteiro só nestes 2, e você tem que se apresar ainda um pouco...

 

Os jardins do Belvedere, a catedral no centro, o centro histórico(Innerestadt), a prefeitura (Rathaus), o prédio da Ópera, Parlamento, etc consomem fácil outro dia para passear com calma pelo centro sem correria. E ainda tem os museus Kunsthistorisches Museum, Alberina e as exposições do Belvedere, etc, que muitos querem ver... Eu acho que 2 dias completos seria o mínimo recomendável em Viena...

 

Quando eu preciso otimizar o tempo e minimizar o tempo perdido nos deslocamentos eu tento me deslocar de uma cidade para outra no final da tarde ou começo da noite, primeiro por que ficar acordando as 5 da manhã em plenas férias para ir pegar um trem as 6:00 da manhã a cada 2 ou 3 dias é de matar, em segundo lugar, a maioria das atrações turísticas fecha as 17:00 ou 17:30 no máximo. Assim não preciso acordar de madrugada, tenho a manhã e a tarde todas livres, no começo da noite pego o trem, e chego na próxima cidade antes das 23:00, a tempo de ir dormir e acordar descansado no dia seguinte...

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada por sua colaboração Kadnfes!

Acho que farei isso mesmo, tentarei pegar o trem por voltas das 17:30 e daí chegamos lá por volta das 21:30/22:00, como estarei com meu marido creio que não haverá problemas.

Na verdade, o objetivo é sair de Praga para Viena bem cedo no dia 09 (trem por volta das 7:30/8:00) e daí a viagem mais o tempo de se acomodar no hotel seria até umas 14h/14:30h. Vamos tentar aproveitar bem essa tarde (costumamos andar bastante) e ter o dia 10 inteiro mais o dia 11 (das 10h - 16h)... Acho que dá sim!

Sobre a Croácia, como foi o marido que se apaixonou, lhe impus a obrigação de escolher entre Split(com Hvar) ou Dubrovnik e ficar 3 dias inteiros em apenas um deles. Descobri que a Volotea tem vôos pra Veneza, então temos a opção de voar para lá no dia 19/04 à tardinha (de Dubrovnik ou Split), passaríamos o dia 20 passeando em Veneza (com a mala no locker da estação Santa Lucia) e depois seguiríamos pra Roma de trem, por volta das 16:30. Depois disso, só o voo de volta no dia 25.

Valeu mesmo pelas dicas!

Abraços!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Gente, depois de comprar as passagens e entender que a Croácia é um país incrível mas ao mesmo tempo difícil (por questões dos tempos e preços dos deslocamentos e do idioma também), vocês acham que valeria a pena substituir esse período na Croácia por 3 dias em Amsterdam (antes de voar para Praga) e investir o restante na Itália. Isso é, eu diluiria esses 6 dias de Croácia em: 3 em Amsterdam + 1 em viena + 2 Itália (possivelmente Veneza e Florença), mantendo o restante do roteiro, ficaria assim:

31/03 - 04/04 - Londres

05/04 - Ida pra Amsterdan

06-07/04 - Amsterdan

08/04 - Ida para Praga

09-11/04 - Praga

12-14/04 - Ida e estadia em Viena

15 -17 - Ida e Estadia em Budapeste

18- Vôo para Itália(ainda não sei pra qual cidade...)

19 - 24/04 - Veneza e Roma

25/04 - Volta para o Brasil.

 

OBS 1: Sei que Amsterdam e Veneza são mais caras, porém acho que a movimentação é mais tranquila e barata... Isso tornaria a viagem muito mais cara (sabendo que quase não bebemos, nem vamos a baladas e que quase comemos pedra...kkkk)????

Link para o comentário
  • Membros

Ola, Juliana, tudo bem?

Estou achando o seu roteiro muito corrido, sinceramente...

Não vou me ater ao seu roteiro, mas vou dar algumas dicas que podem ser uteis...

 

- o deslocamento praga/viena vai lhe custar umas 5 horas

- Viena TAMBÉM é uma cidade bem cara. Todas as atrações são pagas e os preços costumam ser altos. Claro que dá para fugir de lugares caros, mas, no geral, os valores são bem mais altos.

- Você vai utilizar QUATRO moedas: coroa tcheca, libra, florin e euro. Para um roteiro corrido como esse, acho meio desgastante se preocupar em "zerar" as moedas assim que sai do país, bem como trocar o tempo todo. Tudo bem que Praga e Budapeste tem vários lugares para trocar, mas mesmo assim...

- Veneza tem problemas de deslocamento se vocês se hospedarem em Mestre e um dia em Burano/Murano vai custar um dinheiro de vaporetto

- Veneza/Roma são 4 horas de deslocamento.

- Com 6 noites na Italia, acho muito corrido fazer Veneza, Roma e Florença. Eu escolheria apenas duas delas e, mesmo assim, ainda acho corrido...

Link para o comentário
  • Membros

Voltei da Croácia na semana passada, no verão Dubrovnik, Hvar e até Split são espetaculares! Só que não sei se em Abril já vai estar animado, e os passeios funcionando normalmente.

 

Mas concordo, os deslocamentos são demorados e meio caros, o que deixa as coisas um pouco complicadas se o tempo estiver meio apertado ou se o voos não encaixarem nos dias que você precisa.

 

Mas Amsterdam também não fica atras da Croácia, também é um destino espetacular, difícil escolher qual dos 2 seria mais interessante. Se eu não conhecesse nenhuma das duas, pessoalmente eu optaria por Amsterdam...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...