Ir para conteúdo

Acre: do Seringal nas terras de Chico Mendes às compras na Bolívia!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[t1]Fim de Semana de Aventura + Compras nas terras de Chico Mendes e nos patrícios Bolivianos[/t1]

 

[t3]Seringal Cachoeira - Xapuri[/t3]

 

31/08/2013

 

Galera, enfim, consegui fazer o arvorismo tão badalado do Seringal Cachoeira, então vai aqui minha contribuição para quem se interessar, quando pelas terras acreanas passar, em especial a terra do Chico Mendes!! Os valores e contatos estão indicados no final do relato!

 

O arvorismo é uma atividade oferecida pela Administração da pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri, no km 172 da BR-317 Sentido Rio Branco Brasiléia. A entrada do Ramal fica logo após a entrada para a cidade de Xapuri, com fácil identificação. São 16km de ramal até chegar a Pousada, ramal em ótimas condições, sendo fácil para entrada de carros de passeio.

 

Existe toda uma história na Resex Chico Mendes, porque foi lá que viveu o ambientalista Chico Mendes, conhecido mundialmente por sua luta em prol das florestas e dos seringueiros. Atualmente a gestão da Pousada é da comunidade e o Governo do Estado apoia na profissionalização das pessoas que estão trabalhando com o turismo na Pousada, tanto que a gerente da pousada, bem como os instrutores do arvorismo são pessoas da comunidade e que foram capacitadas para exercer suas funções lá.

 

Já fui a Pousada outra vezes, mas sempre à trabalho e nunca dava tempo para aproveitar as muitas atividades que a mesma oferece, em geral, usamos a sede da Pousada para as reuniões com a comunidade. A infraestrutura do local é muito bacana e foi bem projetada. Um fds lá é para relaxar e aproveitar a natureza. Recomendo muito para famílias, grupo de amigos, casais, enfim para todos!

 

.facebook_-1542678936.jpg.15494c4e49da1dc9fde84892553a84cc.jpg

 

Saímos de Rio Branco às 07:30 da manhã, e como eu dirijo devagar, chegamos na Pousada ás 10:30hs, o trecho de Rio Branco até Senador Guiomard (Quinari) o asfaltao está bom, mas do Quinari para Capixaba tem mtos buracos, cai em alguns que achei que a roda ia ficar no meio do caminho.... Em Capixaba tem uma parada quase obrigatória para o café da manhã, numa panificadora muito conhecida de lá e que muitos param para este pit-stop. Inclusive quem pega o táxis lotação de Rio Branco para as cidades do interior, sempre para lá para tirar água do joelho e tbm lanchar...srsr

 

Depois de algumas semanas de planejamento e convocação dos amigos, consegui duas guerreiras como cia, minha madrecita Rocy e minha amiga Celinha, ambas não sabiam o que as aguardavam...sr na verdade, nem eu, mas valeu à aventura!

A atividade do arvorismo completo é chamado de Circuito de Arvorismo Acrobático (depois que você chega lá em cima é que vc descobre o sentido do acrobático....kk). O circuito possui graus de dificuldade gradativos ao longo do percurso, por isso quem não puder, ou achar que não consegue completar o percurso, pode fazer o contemplativo, que consiste em subir como rapel (pelas cordas) e descer do mesmo modo, ou pela tirolesa. O percurso inicia com 9 metros de altura e atinge 25 metros ao final do percurso. Sendo 14 pontos de travessia, totalizando 623 metros de percurso e desce pela tirolesa!

 

20130831_105042.jpg.029160e28b9eccdda967668eb9948f86.jpg

 

Ainda na recepção, preenchemos o voucher no qual o atendente Everton nos explicou todo o percurso, bem como alertou sobre as não recomendações da atividade, ou seja, pessoas com fobia de altura, hipertensos, cardíacos, pessoas acima de 100kg e etc... Ao final destas recomendações, temos que assinar reconhecendo que estamos cientes do esporte de risco que iremos iniciar... e também informando sobre a devolução do valor pago, em casos de desistência quando iniciar o percurso ou ao longo dele!

 

20130831_104421.jpg.6fc0d618b61bb29f03647e29043f22f3.jpg

 

O local do arvorismo fica a 1km da sede da Pousada, e você pode ir a pé, de carro, de bike, de moto, enfim... Fomos de carro para economizar energia!! Kkk O Everton foi conosco no carro para nos indicar o caminho direitinho.

 

Chegando lá os instrutores nos equiparam e devidamente equipadas, fomos receber as instruções de segurança para depois subir. A primeira pessoa e última do grupo ficam sob total orientação do instrutor que sobe com o grupo, quem fica entre as pessoas, neste caso, foi eu, recebe mais instruções antes, porque é você mesmo que passará seus cabos entre os pontos, mas os instrutores estarão sempre perto quando você não conseguir passar.... e foi tudo tranquilo. Não é permitido levar lá para cima nada que corra o risco de cair. Então se eu tivesse algum guarda-garrafa por exemplo que pudesse pendurar em mim, seria mto útil, pq durante o percurso senti sede e também queria levar o celular para poder tirar algumas fotinhas, mas como não tinha como pendurá-lo, deixei. A sorte é que minha mãe havia levado a câmera dela, então você pode entregar a câmera para um dos instrutores e eles vão tirando fotos da gente ao longo da caminhada...

 

Dica: Fazer o percurso com calçado adequado e confortável para você, é importante que seja de tênis, e eles oferecem uma luva, porque a gente segura muito forte nos cabos, e sem proteção pode até machucar as mãos. Eu fiz de bota e achei super confortável.

 

Iniciamos o percurso e o fizemos sem pressa e superando os medos, contemplando a paisagem florestal! Eu era a mais disposta, afinal, foi eu quem tanto quis ir e levei minhas cobaias, que deram conta do recado, mas confessaram que se soubessem direitinho como era o arvorismo não teriam ido não....srs Já na reta final, no penúltimo obstáculo, a rede, minha mãe se desesperou porque já estava cansada e o tênis dela ficava preso na rede, ela pediu para descer, a pressão dela baixou, mas os instrutores foram muito rápidos de forma que a acalmaram e ela desceu por rapel, já que em caso de desequilíbrio e você por acaso cair, com o equipamento de segurança, você fica numa posição tipo de cadeirinha, daí é só relaxar e descer, ou tentar novamente voltar para os cabos e continuar o percurso.

 

Eu já conhecia mais o percurso devido as pesquisas e fotos que tinha visto e tinha certeza que meu problema também poderia ser na rede, foi mais pesado para mim, porque é força nos braços e você tem agüentar o seu peso, considerando o esforço físico já feito até aquele momento, a rede para mim foi a prova de fogo, mas consegui passar, assim como a Celinha. A motivação da Celinha era de não querer ficar pendurada para descer por rapel, daí ela criava forças para continuar....kkkk ::lol4:: Encerrado os obstáculos é só apreciar um pouco mais a paisagem e descer na tirolesa! Demoramos em média 2h para completar todo o circuito.

 

facebook_186858475.jpg.dfc451fa8bdd5d081b5a213f7de2e96b.jpg

 

facebook_212475974.jpg.032f73f2b07a993810dbcf101455e80a.jpg

 

facebook_322312890.jpg.36de9c450354c75b2557d7eb62f2bc7c.jpg

 

facebook_464324029.jpg.4cce7561994a216c67c998c3ebaf2731.jpg

 

facebook_-648283404.jpg.8996c44771af002f27c3dc694dc0c6ec.jpg

 

facebook_1055738082.jpg.416b12edc84a2d90936bb23ed7f27bba.jpg

 

facebook_-798938108.jpg.98d0e647c38b932e783dc0b0a913230c.jpg

 

facebook_-2124890922.jpg.201a52a5047c5a0adf09cc882a0d7b58.jpg

 

facebook_-619626915.jpg.16572a40cf02780da61b9dac1e544be0.jpg

 

facebook_-2131526032.jpg.c959708c03d9a699fd480fdb8dd72d6e.jpg

 

facebook_1131946590.jpg.9f755c5634c7eed190249eab62a33400.jpg

 

Terminado a aventura, fomos almoçar, havíamos feito o pedido antes de iniciar o percursos e quando chegamos à sede da Pousada, a mesa já estava pronta, um peixe assado com um molho de tomate delicioso e uma galinha caipira, comidas típicas do Seringal! Minha mãe adorou o ambiente porque a fez lembrar da infância, pois ela assim como muitos acreanos vieram dos seringais do interior do Estado!

 

20130831_133109.jpg.dd235bb79e20517ede112a561d85f85a.jpg

 

[t3]Compras em Cobija, Bolívia[/t3]

 

Como estávamos muito próximos da fronteira, seguimos viagem para Brasiléia e depois claro, dar uma conferida em Cobija, a cidade Boliviana da fronteira, que em geral, tem preços mto acessíveis para os produtos que são caros no Brasil. Só que como dólar está alto, alguns itens não compensam, os bolivianos fazem uma cotação paralela e negociar com eles é meio complicado, mas eu sempre peço desconto!!! Kkk

 

Saímos da Pousada era umas 14:30, a estrada para lá (Xapuri-Brasiléia) estava bem melhor e deu para fazer em 1h e fomos direto para a Bolívia, atravessamos a Ponte Binacional Wilson Pinheiro e já estávamos em solo boliviano! Mtas andanças aqui e acolá, algumas comprinhas e saímos de lá 18:30, a esta hora o posto da Receita Federal para efetuar a declaração dos produtos já estava fechado, mas como não ultrapassamos a cota do U$ 300,00 dólares (via terrestre) não nos preocupamos caso fôssemos paradas em algum posto de policiamento no regresso à Rio Branco.

 

Optamos por dormir em Brasileia e escolhemos o Hotel Vitória Régia, ele é simples, mas limpo e com boa localização, bem no centro da cidade, com preço bom de diária também, então a relação custo-benefício é tranquila! Há muitas outras opções na cidade, tanto em Brasileia como em Epitaciolândia, que estão coladas, sendo que o que as separa é uma ponte somente!

 

Chegamos no Hotel, fizemos checkin, tomamos banho e saimos para jantar, mas a esta hora da noite estávamos acabadas, cansadonas!! Então escolhemos um restaurante mto conhecido da cidade, o Palhoça, fica próximo a ponte que dá acesso a cidade de Epitaciolândia. Havia uma banda tocando, músicas de MPB e sertanejo! Pedimos aquela cervejinha gelada, petiscos e também um prato para jantar!! Até pesquisei sobre as baladinhas, mas não tínhamos ânimo para sair, às 23hs já estávamos deitadas!!

 

01/09/2013

No dia seguinte, acordamos cedo, tomamos café e ainda pensávamos em voltar na Bolívia para uma última conferida nos produtos, mas o rapaz do Hotel informou que a fronteira estava fechada, devido alguma comemoração no País, que ele não sabia informar o que era... Então seguimos para o caminho de volta, agora já mais acostumada com a estrada e sabendo o trecho mais esburacado, conseguimos chegar a tempo do almoço e também de descansar!!

É isso galera, quando estiverem no Acre e sobre um dia para esta aventura nós recomendamos!!

 

Custos do Fim de Semana!

 

Valores do Arvorismo:

-Circuito de Arvorismo Acrobático: R$ 70,00 por pessoa (desconto para grupos acima de 5 pessoas ou servidores públicos: R$ 50,00 por pessoa) nós somos servidoras públicas estaduais, então pagamos o preço com desconto.

 

As formas de pagamento somente à vista no dinheiro.

 

As refeições podem ser combinadas na pousada. Há outras atividades oferecidas pela Pousada, podendo dormir ou não lá e mesmo assim curtir um dia ou fim de semana diferente. Maiores informações pelos telefones ou via facebook e email:

-9947-8399/3901-2020/2022 –– Fernanda é a gerente da Pousada, em geral, os descontos são negociadas com ela.

-EMAIL: pousadaseringalcachoeira@gmail.com

-FACEBOOK: http://www.facebook.com/pousadaecologicaseringalcachoeira

 

Valores da Hospedagem:

-Hotel Vitória Régia: Rua Geny Assis, 325, Brasiléia – Contato p/ reserva (68) 3546-4275 – Email: hvitoriaregia@hotmail.com. Eu enviei e-mail para eles, mas parecem não ter cultura de olhar o emails, então fiz a reserva por telefone mesmo.

-Quarto triplo R$ 105,00 (desc. Ficou por 100,00) (divido para 3 pessoas)

As formas de pagamento podem ser à vista ou cartão. Mas no sábado pela tarde, toda a cidade ficou sem sinal de telefone e internet, impactando nos serviços dos caixas eletrônicos. Isso impactou nas compras à cartão. Então por via das dúvidas é importante ter dinheiro à mão.

 

Valores com alimentação:

-Café da manhã: Panificadora em Capixaba R$ 11,00 (para 2 pessoas)

-Almoço no Seringal Cachoeira: R$ 30,00 por pessoa (desconto para grupos acima de 5 pessoas ou servidores públicos: R$ 20,00 por pessoa)

-Jantar no restaurante Palhoça em Brasiléia: petisco frango à passarinho + 2 pratos executivos de filé grelhado + 1 balde de cerveja com 5 long neck = R$ 88,00 (divido para 3 pessoas)

 

Valores com transporte:

-Combustível: Tanque cheio R$ 157,00 (divido para 3 pessoas)

É possível pegar o bus normal até Xapuri e negociar um táxi até a Pousada, ou já pegar um táxi-lotação.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

O Acre é realmente uma terra encantada e fica muito mais perto do que se imagina com uma estrutura de transporte aéreo, rodoviário e fluvial muito boa. Parabéns pelo relato em que você transpira emoção e mostra através de lindas fotos a riquesa do arvorismo e da culinária acreana. Abraços capixabas de Hilton #PatiuAcre

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...