Ir para conteúdo

6 dias no Jalapão - sem guia - Setembro/2016


Posts Recomendados

  • Membros
Leia, muito bom o seu relato! Estou pensando em fazer o mesmo, alugar um carro 4x4 e conhecer por conta própria. Você acha que é tranquilo encontrar os lugares sem um guia? Gostaria de saber mais detalhes sobre essa questão Logística. Alimentação, combustível, hospedagem... Estou um pouco inseguro de partir nessa jornada! Hahaha

Vc recomenda fazer o que vcs fizeram? .

 

Olá Vitor!

Estou terminando o relato, e pretendo colocar mais detalhes, principalmente sobre a questão da logística.

Recomendo fortemente fazer desta forma, por conta própria. Se estiver em um grupo no carro, a viagem sairá muito mais em conta, além de ter a liberdade de fazer seu próprio roteiro. Irei colocar os custos da viagem aqui. É muito tranquilo ir sem guia, também tínhamos esta preocupação, mas praticamente em todos os locais há placas, exceto alguns em Ponta Alta (como a pedra furada, cachoeira da fumaça e soninho), mas o pessoal da pousada te ensina a contar a quilometragem, e aí não tem erro.

Alimentação na cidade, a noite, quando voltar das passeios tem, fique tranquilo. Mas durante o dia, na estrada, praticamente não. Você irá encontrar na entrada dos pontos turísticos, alguns restaurantes, mas achei a comida cara, comparada com as da cidade. Optávamos sempre por fazer lanches, e não almoçar. Não fique inseguro, irá valer a pena!

Em breve termino.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Oi Léia !!!

 

Mais um aguardando ansiosamente pelo seu relato....rs...

 

Estou pensando em ir em Janeiro, com minha filha (13 anos) e esposa. Só que os preços com as agências estão absurdos.... e além disso, odeio viajar com agências....

 

Gostaria de fazer algo muito próximo do que fez, alugar um 4x4, GPS, Mapas e me virar por lá...... Uma pergunta, vc recomenda reservar as pousadas antes, ou lá será tranquilo em pegar na hora ?

 

Obrigado !!!!

Link para o comentário
  • Membros

Bom pessoal como havia dito em um post anterior fui ao Jalapão no final de Setembro e com planejamento de 5 dias de viagem. Aproveito para parabenizar o post feito aqui pela leiamandatto que ficou muito bom!

Tentarei complementar com algumas pequenas dicas:

Como já exposto, existem duas formas de se cruzar o parque, iniciando por Novo Acordo ou por Ponte Alta. Como a previsão no fim de Setembro já apresentava pancadas de chuva, optei por fazer o trajeto tradicional começando por Ponte Alta e justifico isso por acreditar que caso ocorresse algum infortúnio na viagem ainda assim estaria em região mais movimentada e próximo aos principais atrativos que desejava conhecer.

Perguntas básicas que surgem ao ler sobre o Jalapão:

1. Com companhia de turismo ou de maneira independente fazer a viagem?

Depende do seu perfil, com um pouco de preparo é tranquilamente possível fazer de maneira independente e se não mais em conta, muito próximo do valor que as companhias de turismo cobram, mas com muito mais liberdade. Aconselho a quem for fazer de maneira independente ter um GPS com o trajeto marcado - a maioria dos atrativos está bem sinalizada, mas existem algumas áreas que podem gerar pequenas dúvidas e com o uso de trilhas mapeadas que vc consegue pelo www.wikiloc.com ajuda bastante a otimizar seu tempo. Outra coisa que pode ser feita é baixar o mapa da região no modo offline pelo googlemaps.

2. 4x4 ou 4x2?

Para que a viagem seja um passeio e não um tormento APENAS 4x4!! Desaconselho fortemente ir com carro 4x2, a chance de o carro te deixar na mão é altíssima. Simplesmente não vale a pena.

Contratei o serviço da locadora Araguaia, atendimento sério, voltado ao aluguel de 4x4, todos os carros são revisados após retornarem do jalapão e contam com uma frota de 96 camionetes atualmente (vc também pode combinar de te pegarem no aeroporto em palmas e de deixar o carro no aeroporto o que economizará cerca de 80 pela corrida em taxi)!! Não tive problemas, mas também sugiro ser precavido e levar kit socorro perrengues - fita de reboque, manilhas 3/4, compressor 12V, pá retrátil (comprei tudo pelo mercado livre e não precisei usar nesta viagem). Segue link do material que adquiri.

Nosso plano de itinerário era:

Dia 1: Cachoeira da Fumaça + Cachoeira do Soninho + Pedra Furada

Dia 2: Canion Sussuapara + Cachoeira Lajeado + Cachoeira Breja da Cama + Cachoeira da Velha + Dunas

Dia 3: Alvorada Serra Espírito Santo + Fervedouros Mateiros

Dia 4: Fervedouros Mateiros + Cachoeira do Formiga + Cachoeira do Prata

Dia 5: Fervedouros São Félix + Serra Catedral

Depois conto o que de fato fizemos. Viva o Jalapão Bruto!!

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
Oi Léia !!!

 

Mais um aguardando ansiosamente pelo seu relato....rs...

 

Estou pensando em ir em Janeiro, com minha filha (13 anos) e esposa. Só que os preços com as agências estão absurdos.... e além disso, odeio viajar com agências....

 

Gostaria de fazer algo muito próximo do que fez, alugar um 4x4, GPS, Mapas e me virar por lá...... Uma pergunta, vc recomenda reservar as pousadas antes, ou lá será tranquilo em pegar na hora ?

 

Obrigado !!!!

 

Falaa

 

Realmente, os preços das agências nos assustaram bastante.. o mais barato que encontrei foi 4 dias de passeio por R$2.000,00 (se não estou enganada). Não gastamos nem 2mil, incluindo o avião ainda por cima. Vou colocar os custos mais abaixo. A vantagem de ir por conta, além do valor, é a liberdade de ficar o tempo que quiser nos atrativos, além de termos tido a sorte de pegar muitos lugares vazios, só para nós!

 

Olha, nós tivemos que reservar antes, pois o rally estaria lá na semana que fui. Mas me disseram que lá é muito sazonal, assim em algumas datas, finais de semana e feriados ficam cheias, e as opções são poucas. Reservamos com 1 mês de antecedência. Talvez, se eu fosse você, reservaria sim, para evitar imprevistos na viagem.

 

Salve os mapas da região em offline, porque sinal no Jalapão é bem raro. Usamos o GPS do celular mesmo, salvávamos online para usar offline, e printamos algumas telas .. não tem erro!

 

Não tivemos perrengues, nada de pneus furados, carros quebrados.. mas se prepare, com estradas como aquelas, tudo pode acontecer.

 

Espero que possa ir e aproveitar tanto quanto eu e meus amigos aproveitamos.

 

Jalapão é bruto, mas vale muuuito a pena.

Link para o comentário
  • Membros
Bom pessoal como havia dito em um post anterior fui ao Jalapão no final de Setembro e com planejamento de 5 dias de viagem. Aproveito para parabenizar o post feito aqui pela leiamandatto que ficou muito bom!

Tentarei complementar com algumas pequenas dicas:

Como já exposto, existem duas formas de se cruzar o parque, iniciando por Novo Acordo ou por Ponte Alta. Como a previsão no fim de Setembro já apresentava pancadas de chuva, optei por fazer o trajeto tradicional começando por Ponte Alta e justifico isso por acreditar que caso ocorresse algum infortúnio na viagem ainda assim estaria em região mais movimentada e próximo aos principais atrativos que desejava conhecer.

Perguntas básicas que surgem ao ler sobre o Jalapão:

1. Com companhia de turismo ou de maneira independente fazer a viagem?

Depende do seu perfil, com um pouco de preparo é tranquilamente possível fazer de maneira independente e se não mais em conta, muito próximo do valor que as companhias de turismo cobram, mas com muito mais liberdade. Aconselho a quem for fazer de maneira independente ter um GPS com o trajeto marcado - a maioria dos atrativos está bem sinalizada, mas existem algumas áreas que podem gerar pequenas dúvidas e com o uso de trilhas mapeadas que vc consegue pelo http://www.wikiloc.com ajuda bastante a otimizar seu tempo. Outra coisa que pode ser feita é baixar o mapa da região no modo offline pelo googlemaps.

2. 4x4 ou 4x2?

Para que a viagem seja um passeio e não um tormento APENAS 4x4!! Desaconselho fortemente ir com carro 4x2, a chance de o carro te deixar na mão é altíssima. Simplesmente não vale a pena.

Contratei o serviço da locadora Araguaia, atendimento sério, voltado ao aluguel de 4x4, todos os carros são revisados após retornarem do jalapão e contam com uma frota de 96 camionetes atualmente (vc também pode combinar de te pegarem no aeroporto em palmas e de deixar o carro no aeroporto o que economizará cerca de 80 pela corrida em taxi)!! Não tive problemas, mas também sugiro ser precavido e levar kit socorro perrengues - fita de reboque, manilhas 3/4, compressor 12V, pá retrátil (comprei tudo pelo mercado livre e não precisei usar nesta viagem). Segue link do material que adquiri.

Nosso plano de itinerário era:

Dia 1: Cachoeira da Fumaça + Cachoeira do Soninho + Pedra Furada

Dia 2: Canion Sussuapara + Cachoeira Lajeado + Cachoeira Breja da Cama + Cachoeira da Velha + Dunas

Dia 3: Alvorada Serra Espírito Santo + Fervedouros Mateiros

Dia 4: Fervedouros Mateiros + Cachoeira do Formiga + Cachoeira do Prata

Dia 5: Fervedouros São Félix + Serra Catedral

Depois conto o que de fato fizemos. Viva o Jalapão Bruto!!

 

Valeu alaorcon!

Obrigada pelo complemento, e conte mais detalhes sim. Senti falta de mais relatos sobre o Jalapão por aqui. Tenho certeza que será muito válido para os próximos aventureiros.

Espero que tenha corrido tudo bem, e tenha aproveitado tanto quanto.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Fiz a planilha de gastos detalhado: ::otemo::

 

Dia Valores Descrição

04/set - R$ 16,20 ônibus cristália mogi/campinas

04/set - R$ 11,75 ônibus lira campinas/viracopos

04/set - R$ 540,00 voo azul viracopos/palmas

04/set - R$ 21,00 alimentação aeroporto

05/set - R$ 3,00 ônibus aeroporto/palmas

05/set - R$ 2,50 ônibus palmas/locadora

05/set - R$ 500,00 aluguel hilux (2500 dividido em 5)

05/set - R$ 31,00 alimentação palmas/são felix

05/set - R$ 60,00 pousada capim dourado (300 dividido em 5)

06/set - R$ 10,00 entrada fervedouro alecrim

06/set - R$ 10,00 entrada fervedouro bela vista

06/set - R$ 20,00 entrada cachoeira da formiga

06/set - R$ 10,00 boia cross no rio do sono

06/set - R$ 15,00 alimentação são felix

06/set - R$ 75,00 pousada da vaneça por pessoa

07/set - R$ 75,00 pousada da vaneça por pessoa

07/set - R$ 10,00 entrada fervedouro ceiça (era 20)

07/set - R$ 10,00 entrada fervedouro buritis

07/set - R$ 5,00 pagamento voluntario para as dunas

07/set - R$ 18,00 alimentação ponte alta

07/set - R$ 4,00 entrada praia rio novo

08/set - R$ 71,25 pousada águas do jalapão (356 dividico em 5)

08/set - R$ 16,50 alimentação ponte alta

09/set - R$ 20,00 alimentação ponte alta

09/set - R$ 50,00 casa da roseane por pessoa

10/set - R$ 25,00 alimentação ponte alta/palmas

10/set - R$ 91,80 diesel hilux (459 dividido em 5)

10/set - R$ 10,00 ônibus lira viracopos/campinas

10/set - R$ 16,80 ônibus cristália campinas/mogi

R$ 1.748,80

 

Gastos Consolidado:

hospedagem............ R$ 331,25

transporte.................R$ 1.192,05

alimentação..............R$ 146,50

passeios....................R$ 79,00

Total..........................R$ 1.748,80

 

Meu maior gasto foi com o voo até Palmas e o aluguel da Hilux.

Economizamos em alimentação pois não almoçávamos durante os passeios, levávamos um lanche para passar o dia (com o café da manhã que sobrava ::lol4:: , ou comprávamos frutas e bolachas).

As hospedagens por lá são simples, porém muito agradáveis, não espere luxo.

Para entrar nos fervedouros e cachoeiras, costumam cobrar entre R$10,00 e R$20,00. Um ou outro atrativo é de graça.

 

Dinheiro mais bem gastos na vida! Ahh, e se ainda achou caro, pesquise o preço de uma agência de turismo de lá. Não sairia por menos de R$2500,00, fora a passagem até Palmas.

 

Espero ter contribuído pessoal :P

 

Precisando é só falar,

 

Abraços

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...