Ir para conteúdo

Travessia Lapinha-Tabuleiro


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, estamos planejando a travessia para os dias 09, 10, 11 e 12 de julho (que é feriado em SP). Tô com várias dúvidas pois não encontro informações completas..

 

Como a idéia é sair de SP na quarta a noite, já vi que temos que iniciar a trilha na 5a feira lá pelo meio dia. então imagino que seja no máximo umas 6h de caminhada até o primeiro ponto de acampamento, eh isso mesmo? Alias, quais são os tempos de caminhada em cada dia? Tô com uma galera que vai ser a primeira travessia deles, então tem que estar tudo bem claro!

 

E o último trecho, que horas é a chegada em Tabuleiro? Temos que ver a questão da logística de transporte, se dá tempo de todo mundo voltar descansado pra trabalhar na segunda rsss

 

kaabah, vc que fez a travessia podia passar as infos heim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 115
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Na verdade eu nao fiz ::lol4:: mas tentei fazer e com isso acabei conseguindo algumas infos,

 

Acho que vc nao vai precisar dos 4 dias para a travessia. Muita gente faz em 2. São +- 28km toda a travessia.

 

Se vc for partir de BH, vai pegar um onibus da viacao saritur com destino a Santana do Riacho. A viagem demora!

Saída de BH e Chegada em Santana do Riacho

Saída: 7:30h (Viação Saritur - R$22,80) (Verifique este horário!)

Chegada: +- 11h

 

Depois, de Santana do Riacho para Lapinha da Serra (8km). Lá vc encontra um povo que costuma fazer esse trajeto.

Caminhonete: R$ 10,00 por pessoa

Duração de +- 40min.

 

Se estiver com tempo, procure alguem que possa dar informacoes mais detalhadas para vcs sobre o percurso, lá na Lapinha mesmo.

 

Depois do inicio da caminhada, se vc for fazer o trajeto que NAO passa por cima do breu, sao mais ou menos umas 6h (dependendo da pernada né!?) até chegar na casa de dona Ana Benta. Este é o ponto que o pessoal costuma parar no primeiro dia.

 

Depois o segundo trecho é da casa de Ana Benta até a casa de Dona Maria. Deve ser um pouco menos de tempo.

 

O ultimo trecho vai da casa de dona Maria até a cachoeira. Nao sei quanto tempo dá. Depois vc desce a cachoeira, contornando-a e chega ao vilarejo de tabuleiro.

 

Pode pegar um taxi de Tabuleiro pra Conceicao do Mato Dentro.

 

Deixe comprada a passagem de volta de conceicao pra BH. O ultimo onibus sai de lá as 18h. Compre pro ultimo, se adiantar, vc tenta trocar na hora. Quem faz é a viacao serro.

 

Viação Serro - R$ 34,10

Horário: 18h. (Verifique este horário!)

+-3h 30min de viagem.

 

Acho que é isso! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então, é que vamos sair de SP.. então, teoricamente, o pessoal tem que voltar no domindo num hprário normal pra poder trabalhar no dia seguinte né!

 

A idéia seria sair de sampa na 4a a noite chegando em Lapinha no meio do dia.. e aí podemos já começar a travessia ou deixar pra começar na 6a feira de manhã.. mas tudo depende se vamos conseguir fazer tudo e ainda voltar no domingo pra sampa. por isso precisava ver os horários direitinho, de caminhada pra fazer a logística rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Katita, essa travessia é mais facil do q andar pra frente e ideal pra quem ta tendo sua "primeira vez" em caminhadas mais longas. O povo de BH costuma faze-la num fds normal, mas 3 dias dá pra faze-la sussa, inclusive com ataque 'a Cachu do Tabuleiro. A navegacao é baba e puramente visual. É só tocar pra sudoeste, se for fazer no sentido Lapinha; ou nordeste se for sentido Tabuleiro. Se vc se perder certamente deve precisar tb de uma bengala e cão-guia, pois os campos sao abertos e vc tem ainda por cima o Pico do Bréu como referencia o tempo td. Além do mais, pelo fato de ser feriado provavelmente cruzem com mais gente por la, incluindo de agencias.

Em tempo, transporte regular de bus pra Lapinha ou Tabuleiro é bem irregular, se bobear uma vez ao dia. E olhe lá. Mas se forem de carro podem ate deixa-lo em Santana do Riacho (q ta do lado e tem mais infra) e la negociar frete tanto pra deixarem vcs na Lapinha e resgatar em Tabuleiro. Nao contem com arrumar frete em algum dos vilarejos extremos da travessia pq nao ha garantia de nada neles. Vai por mim.

 

O site da Valeria é bem informativo nesse sentido, com infos mais frescas de pouso no caminho.

http://valsanches.multiply.com/journal/item/11/Lapinha_x_Parte_Alta_Cach.Tabuleiro_x_Lapinha_MG

Outro link interessante com boa sugestao de logistica, mapa e tals é este aqui.

http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=5&id=37&Itemid=82

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Jorge, vc é o cara!

 

Mas acho que vou trocar a travessia.. isso porque tem um colega de BH que quer se juntar a nós na 6a feira. Mas o grupo vai iniciar a pernada na 5a.. então teria que ser algum lugar onde fosse possível ele nos alcançar no sábado. Pensei em algumas opções onde estamos sempre bem perto da civilização (afinal o grupo é virgem rss) e onde conheço a parada rss. Além disso, se o povo abrir o bico dá pra simplesmente voltar de qualquer ponto desses.

1 - 5a f até o Travessão, 6a f Farofa por cima, sáb cânion dos bandeirinhas, dom volta

2 - 5a f até Farofa por cima (subidinha ugh essa), 6a f até cânion bandeirinhas, sáb até lagoa dourada, dom volta

 

Problemas: não consigo visualizar com clareza um caminho entre a parte alta da Farofa até o Cânion bandeirinhas, não sei calcular distância e tempo gastos nos trechos.. ahh e os mapas do google earth são de 2002 :( E será que dá pra acampar em todos esses lugares?

 

e ai pessoal, q cs acham?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mas acho que vou trocar a travessia...

 

COOOOMO ASSIIIIIM??? ::ahhhh::

to aqui toda contente achando que vou pra um lugar e na verdade vou pra outro???

me senti mulher traida agora...a ultima a saber ::lol4::

(brincadeira, miga... qualquer canto tá valendo... mas vai ficar me devendo, hein? hehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Jorge, vc é o cara!

 

Mas acho que vou trocar a travessia.. isso porque tem um colega de BH que quer se juntar a nós na 6a feira. Mas o grupo vai iniciar a pernada na 5a.. então teria que ser algum lugar onde fosse possível ele nos alcançar no sábado. Pensei em algumas opções onde estamos sempre bem perto da civilização (afinal o grupo é virgem rss) e onde conheço a parada rss. Além disso, se o povo abrir o bico dá pra simplesmente voltar de qualquer ponto desses.

1 - 5a f até o Travessão, 6a f Farofa por cima, sáb cânion dos bandeirinhas, dom volta

2 - 5a f até Farofa por cima (subidinha ugh essa), 6a f até cânion bandeirinhas, sáb até lagoa dourada, dom volta

 

Problemas: não consigo visualizar com clareza um caminho entre a parte alta da Farofa até o Cânion bandeirinhas, não sei calcular distância e tempo gastos nos trechos.. ahh e os mapas do google earth são de 2002 :( E será que dá pra acampar em todos esses lugares?

 

e ai pessoal, q cs acham?!

 

Uai, mas uma pergunta: se o grupo é "virgem", quem vai "guiar" a parada? Tem alguem com minimo senso de navegacao, orientacao e preparado pra tomar decisoes em horas de aperto ou tirar vcs de lá em caso de emergencia? Francamente, acho q em vista disso vc quer dar um paso maior q a perna e sugiro um roteiro menor e mais proximo da civilizacao. Lembre-se q tanto os campos e vales demandam tempo pra serem percorridos, e com um grupo "virgem" qq previsao/planejamento pode facilmetne ir por saco. Td pode acontecer.

Os trechos lagoa Dourada-Bandeirinha e farofa-bandeirinhas, alem de confusos sao bem perrengueiros pq sao descidas/subidas punk onde muitas trilhas e picadas-de-boi se cruzam. Como vc mesma disse, vc nao sabe prever distancias e tempos. Nem lá tds os lugares sao confortaveis pra acampamento. Com grupo novato isso é totalmente imprevisivel. Eu, q sei navegar e tenho relativa experiencia de travessia, fiz uma pernada recente lá crente q a fariamos em 3 dias. Caimos do cavalo! Demoramos 4 justamente por causa dos obstaculos q encontramos e q nao eram visiveis pelo google earth! Portanto minha sugestao é, se nao for alguem q conheca a regiao ou saiba navegar, ou vcs se limitarem ficar nas proximidades do Travessao ou Lagoa Dourada (entrando por Cardeal Mota). Ou encarar mesmo a Lapinha-Tabuleiro, q dispensa maiores preocupacoes.

Outra, por onde vcs pretendem entrar no 2º roteiro? Tenha em mente com a possibildiade de vcs serem barrados pelo pessoalzinho de prontidao lá (sera feriado), pq lá é tereno do parque nacional e se virem vcs com cargueiras fatalmente irao pressupor q vao acampar, o q é proibido. Ja vi mta gente chegar lá e ter de dar meia-volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Só a titulo de conhecimento... um guia na lapinha cobra 100 conto por dia pra fazer a travessia.

 

Concordo com o Jorge que a trilha é facil. O que é complicado e que eu ja errei, é o momento de sair da margem da lagoa pra comecar a subir. Até entao, a trilha que segue é a mesma que vai para a cachoeira do lajeado. Entao fica a dica, depois da 3a porteira pegue a esquerda. Vc verá no morro umas marcas de caminho de boi com um cascalho branco. Haverá uma trilha pra direita após a 3a porteira, inclusive mais marcada, nao é esta.

 

Depois disso nao tem erro mesmo. Basta seguir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...