Ir para conteúdo

Travessia da Serra do Lopo - De Extrema (MG) a Joanópolis (SP)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Divanei.

 

Aquela trilha atras do Lopo nós também tivemos dificuldade de encontrar. Ela tava bem escondida.

Só tome cuidado que o dono do sitio, onde fica a Pedra do Guaraiúva, não permite mais o acesso ao local hein.

Não sei se recentemente ele voltou atras.

 

Chegando naquele ponto da estrada (onde terminamos a trilha), dá p/ seguir em direção a Fernão Dias.

Na imagem do google earth dá p/ ver que ela não tá tão longe assim do final da trilha.

 

Essa trilha que sai a direita, pouco antes de chegar no Lopo, tava bem demarcada.

Muita gente deve usar essa trilha p/ voltar, né?

Qto tempo vc acha que leva lá do inicio da trilha até a Rodovia e até a cidade?

A trilha é tranquila?

Pode ser uma outra boa opção, qdo eu retornar lá.

 

Ali deveria ter também uma trilha que descesse pela Pedra das Flores. Se tivesse uma trilha, ali seria bem legal, porque a mata é bem fechada.

 

 

Valeu pelos toques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Bom Augusto,

Em relação a trilha pouco antes do lopo, ela é bem tranquila pra descer e um pouco pesada pra subir. É uma trilha muito bonita que passa por um mirante e depois pela cachoeirinha e também por uma floresta de araucária. Quando passei por lá o chão estava forrado de pinhão e aproveitamos para colher um pouco.Só tome cuidado para quando você chegar em um brejo, se você estiver descendo virar a esquerda. Quando a trilha acabar , você terá que andar uns 3 ou 4 km até chegar na Fernão Dias e de la pode caminhar até a cidade de Vargem e depois tomar o ônibus para Atibaia ou São Paulo, se houver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Augusto,

 

Estou querendo ir até a Pedra do Lopo e estava olhando os mapas que você disponibilizou e batendo com outros que eu tenho aqui. Uma dúvida: A trilha do Pinheirinho (que na sua carta topográfica esta identificada como "Inicio da trilha ao lado reservatorio de Agua") é a estrada da Embratel (mostrada no Google Maps, http://migre.me/mxam)?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Satto.

 

A trilha do Pinheirinho está bem a leste do início da estrada da Embratel. Ela é uma trilha mesmo e depois de vc passar o reservatório de agua, ela pega um trecho de pasto e depois de alguns minutos segue pela mata fechada, com algumas aberturas de visuais ao longo da subida.

 

A estrada da Embratel é uma estrada de terra mesmo, usada por aqueles que querem chegar lá na crista da serra subindo de carro.

Dá p/ vc subir na caminhada pela estrada? Claro que dá, mas indo pela trilha é bem melhor, na minha opinião.

 

Se vc der uma aproximada na imagem do google maps, verá um pequeno trecho do início da trilha do Pinheirinho, antes dela entrar na mata. É por ali que subimos.

 

 

Abcs

 

Augusto,

 

Estou querendo ir até a Pedra do Lopo e estava olhando os mapas que você disponibilizou e batendo com outros que eu tenho aqui. Uma dúvida: A trilha do Pinheirinho (que na sua carta topográfica esta identificada como "Inicio da trilha ao lado reservatorio de Agua") é a estrada da Embratel (mostrada no Google Maps, http://migre.me/mxam)?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Fala Augusto,

 

Acabei de chegar da Travessia. Muito boa. Disse pra voce que ia pegar o onibus das 7:30 mas acabei pegando o da 9:30 e chegando lá 11:30 (2:30 a mais com relação a voces). No começo da trilha, depois que passa a primeira fonte de água, eu me perdi um pouco. Tinha uma cerca no final, eu segui a cerca a direita, subindo, mas depois fechava demais e a trilha perdia. Mas logo me achei e quando achei o Bicão fiquei mais sossegado. Esses pontos de referencias no relato são bons, pq eu sempre vou na dúvida se estou perdido ou não, e quando tem algo que não deixa dúvidas, fico mais tranquilo.

Eu acampei bem ao lado do Pico, num campinho ali. Na foto do Pico tem quatro pessoas bem sobre onde armei a barraca. Lugar bom, protegido do vento, porém pequeno para voces que estavam com muitas barracas, imagino. Apesar de ser difícil de subir com a mochila, como sabia que teria que sair pelo outro lado nem me dava o trabalho de deixar a mochila.

Na volta a trilha é um pouco difícil. Eu acho que comecei a andar ao lado da cerca um pouco antes de voces, pois andei uma boa parte que não tinha trilha. Era muito íngreme e com muitos espinhos (e eu de bermuda). Eu ia descendo pensando "caralho, se isso é o que o Augusto chama de sossegado nem quero ver o que ele chama de difícil". Mas acho que foi burrisse minha, pois devia ter uma trilha mais a direita ou a esquerda.

Há vários pontos onde a cerca parece terminar mas depois ela aparece novamente, e isso engana. Um ponto em especial eu acho que fiz diferente de voces. Quando havia dois pedaços de plático amarelo (tipo uma lona, só que mais dura), um de cada lado e a trilha no meio, segui reto, apesar de ter uma trilha a esquerda. Após isso havia uma bifurcação e peguei a esquerda, onde a cerca recomeçou após alguns minutos e não terminou mais, por isso acho que foi diferente. Aí a trilha ficou sossegada, bem fácil de andar e protegida do sol. Quando cheguei bem lá embaixo, havia uma pedra que subi e vi o quanto desci. Era muita coisa. Eu até acho que dê pra subir, mas o cara tem que estar com o condicionamento em dia.

O engraçado da cerca é que uma hora eu caminhava com ela a minha esquerda. De repente ela sumia e depois aparecia a minha direita. Eu até cheguei a pensar que estivesse delirando, pois isso acontecia frequentemente.

Seguindo a cerca, volta o declive pesado e um mato bem pisado, onde parecia que gente havia passado. Cheguei enfim na estrada, onde após caminhas uns 3 km e tomar um banho num lago num sítio que invadi, peguei uma carona até o trevo (muita sorte essa carona). Cheguei na rodoviária de Joanópolis 11:30 e peguei o onibus das 14:00.

 

Mais tarde escrevo o relato dessa travessia.

 

Grande Abraço,

obrigado pelas dicas,

Davi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Davi.

 

Mesmo com esse pequeno probleminha no inicio da trilha, vc concluiu a travessia completa da serra.

Parabéns. Qto mais gente fazer essa travessia, melhor.

 

Também concordo que essa travessia no sentido inverso não é facil. Aquela subida é muito ingreme, fora que vc perde todo o visual né.

Lá pela Trilha do Pinheirinho pelo menos têm algumas janelas bem legais.

 

Então aquela descida pela trilha seguindo a cerca de arame tá bem demarcada?

Isso é muito bom. P/ quem só chegava ao topo do Lopo, essa é boa opção p/ quem quiser retornar.

 

Vc é que deu uma p. sorte na carona hein. A gente ia pedindo ao longo da estrada, mas ninguém parava.

Se tivesse uma oferta maior de onibus ali, seria muito bom.

 

No aguardo do relato e de fotos.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

desculpe-me, talvez a pergunta esteja no lugar errado, mas é q eu não sabia onde postar...

 

Como é a estrada entre Joanópolis e Extrema? Asfalto ou terra? ruim?

quero dizer, seu eu estiver em Extrema de carro e quiser ir p/ Joanópolis dá p/ ir direto ou tem q dar uma volta p/ pegar estradas melhores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Existem as 2 opções.

Se vc estiver vindo pela Fernão Dias é só pegar a estrada asfaltada que começa próximo à divisa SP/MG, vindo de SP.

Já se vc estiver no alto da serra do lopo, até onde é possivel chegar de carro, tem uma estrada de terra que sai lá da crista e segue p/ Joanopolis.

 

E existem placas indicativas p/ as 2 estradas.

 

 

Abcs

 

desculpe-me, talvez a pergunta esteja no lugar errado, mas é q eu não sabia onde postar...

 

Como é a estrada entre Joanópolis e Extrema? Asfalto ou terra? ruim?

quero dizer, seu eu estiver em Extrema de carro e quiser ir p/ Joanópolis dá p/ ir direto ou tem q dar uma volta p/ pegar estradas melhores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Fala Augusto blz?

parabens pelo relato , muito bom como sempre...

 

Eu só não conesgui encontrar o mapa topografico, vc tem como disponibiliza-lo? Pretendo fazer essa travessia neste final de semana e um mapa seria de otima ajuda.

 

Dei uma olhada no link que vc postou aqui, mas la no site não achei o mapa por nada!!! hehe

 

FORTE ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Ariel.

 

Desculpa aí viu.

Eu tinha mesmo retirado a carta topografica e as imagens do google earth lá do álbum do multiply.

Fiz isso para dar uma atualizada nas informações da carta topográfica e das imagens.

 

Já postei lá no álbum e se quiser pode copiar a vontade.

 

O relato já vai te ajudar também.

Leve ele.

 

 

Abcs e depois conta aqui como foi lá.

 

 

Fala Augusto blz?

parabens pelo relato , muito bom como sempre...

 

Eu só não conesgui encontrar o mapa topografico, vc tem como disponibiliza-lo? Pretendo fazer essa travessia neste final de semana e um mapa seria de otima ajuda.

 

Dei uma olhada no link que vc postou aqui, mas la no site não achei o mapa por nada!!! hehe

 

FORTE ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...