Ir para conteúdo

Botas EPI (Equipamentos de Proteção Individual)


Posts Recomendados

  • Membros

opá vi esse post e achei interessante eu uso uma dessas botas cano médio que custa em torno de 80 reias e por incrivel que parece ela é mais confortável do que uma bull-terrier q eu tive, até pedi pro cara do almoxarifado encomedar uma para eu usar em casa mesmo é muito boa, vou levantar mais informções e coloco aqui pra galera ver.

abracos e beijos

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

bom, pra quem ainda ta pensando em fazer trilhas com as botas "EPI", eis o que me aconteceu no inicio do mes.

eu tenho (ou melhor tinha) uma bota EPI que uso no meu trabalho.

ela ficou guardada por uns 6 meses, pois me recusei a usar pelas razões citadas nos posts acima.

bom, no inicio de janeiro tive que vir trabalhar em uma Subestação de Energia e la eu sou obrigado a usar as tais botas.

 

resultado:

andei por 20 minutos na brita da subestação e olhem o que aconteceu com o solado. Ele simplesmete esfaelou-se.. nao sobrou nada, nada..

 

conversei com o tec de segurança e ele disse que solados dessas botas EPI tem validade e se ela ficar guardada por mais de 8 meses, independnte de ter sido usada ou nao, ele se deteriora muito facil e rápido.

 

entao moçada, vamos ficar de olho na validade das botas, e se alguem ainda quiser se aventurar na trilha com uma bota EPI, pense duas vezes. Eu nao me arrisco!! ja pensou se esse problema ocorre na trilha!! eu tava enrolado..

 

em tempo.. arrumei um sapato de segurança agora, do fabricante Marluvas... meu problema persiste.. dores, alergias, etc..

tá foda trabalhar com isso.

 

no tópico abaixo, o usuário Hugo.Smilgys deu uma sugestao que eu ja tava de olho, mas minha empresa nao quer comprar. acho que vou pagar do meu bolso mesmo e fazer um teste. mas mesmo assim sei que terei problemas pois essa marca e modelo nao são homologadas pela minha empresa... mas f*@#%¨-se!

botas-com-ca-certificado-de-aprovacao-t38111.html

 

20100322211336.jpg

20100322211412.jpg

20100322211447.jpg

20100322211512.jpg

20100322211543.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Realmente, pelos fatos que vieram a tona, entendo que bucar economia ao comprar uma bota dessas pode sair caro depois.

 

Para os interessados, verificar o prazo de validade.

 

Recentemente comprei um coturno extra-leve por R$ 80,00 para usar no dia a dia com a moto.

 

Porém, troquei a moto por um carro, ou seja, o coturno ficará para as trilhas.

 

Não tenho interesse em pagar os R$ 300,00 numa bota de trilha porque nem sei quantas vezes a usarei no ano. Do início deste tópico, por estar trabalhando nos fins-de-semana, não fiz nenhuma trilha sequer.

 

Em todo o caso já estou planejando algumas coisas para o segundo semestre. Como não estou ais de moto, o equipamento aumentará em quantidade e qualidade.

 

Abs,

Link para o comentário
  • Membros

Recebi uma informação de que a Nômade passará a fabricar botas com o famoso CA (talvez ainda esse ano comecem a produzi-las).

 

Pra mim isso seria sensacional, poder contar com o conforto dessas botas de trilhas aliadas ao CA. Essas botas Marluvas DESTROEM meus pés. Tenho duas Nômade para meus trabalhos de campo e gosto muito delas.

 

Agora é esperar pra ver quando lançam!!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Recebi uma informação de que a Nômade passará a fabricar botas com o famoso CA (talvez ainda esse ano comecem a produzi-las).

Cara, isso seria muito bom pra mim também. mas to vendo que vou ter problema mesmo assim, pois na minha empresa não basta ter CA, o pessoal da segurança do trabalho precisa aprovar e homologar o uso da bota na empresa. e eu duvido que eles irão aprovar uma bota com o custo da Nomade..

mas vamos aguardar.. se voce souber mais algo a respeito do lançamento, poste aqui.!!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Olá amigos,

 

vou me meter um pouco. Sou Técnico em Segurança do Trabalho e se tudo der certo, Engenheiro de Segurança no ano que vem. Só esclarecendo uma coisa, o CA (Certificado de Aprovação) emitido pelo Ministério do Trabalho não é uma garantia de qualidade geral. Há que se observar o que vem escrito neste certificado, que geralmente é a proteção contra algum risco, ou a recomendação de utilização em determinadas atividades, e dependendo deste CA é que vamos saber se esses detalhes são relevantes para uma bota de trekking ou não.

 

Tem muita coisa com CA por aí com durabilidade quase 0, ou que cumpre sua função mas de forma bastante precária.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Oi, só agora vi esse tópico aqui, mas nunca é tarde pra postar! hehehehehe...

 

Eu e meu marido trabalhamos em construção pesada e sempre usamos as botas como EPI... Ultimamente estamos usando as da marca BRASCOl, marrom, de nobuck (não sei se é assim que escreve). Até agora, estão aguentando, e esquentam menos do que aquelas pretas, pesadas que o Marcelo colocou as fotos. Já usamos muuuuito desse modelo.

 

Meu marido escreveu pra Nômade e responderam que estão no processo para receberem o C.A. A môdelo que está em análise é o da FINISTERRE. Ainda está em processo, mas tem empresas que já estão comprando usando apenas um certificado que a própria Nômade manda pra eles. Ainda assim, falta a comprovação final...

 

De qualquer forma, em breve teremos mais essa opção. Só não sei o valor que será vendida.

 

:wink:

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi pessoal, estou de volta.

 

No final de 2009 comprei um coturno na casa do militar. Primeira vez usando um do tipo extra-leve. Me custou R$ 80,00.

 

O calçado é muito resistente e confortável. Sem falar que a sola é adequada a todo o tipo de terreno. Uso no meu dia a dia mas usarei em trilhas também.

 

Se a sola acabar? Resola por R$ 20,00.

 

Pode ser que eu venha a comprar uma bota vendida nas lojas especializadas mas pelo menos para mim o custo-benefício é bem menor.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Também trabalho diretamente com a área de Segurança.

 

As botas comuns de segurança (EPI) são feitas para proteção dos pés em condições normais e não em condições extremas, para estes casos os EPI's são bem específicos e bem mais caros do que o normal. E vale lembrar que infelizmente o EPI visa mais a segurança do que o conforto.

 

Bom saber que a Nômade está certificando as botas junto ao Ministério do Trabalho! O problema com este tipo de EPI é constante, aqui onde eu trabalho também tenho problemas com o calçado simples (o da foto do Marcelo). Que sinceramente não é nem um pouco adequado para trekking.

 

Vale lembrar que os equipamentos vendidos para escalada, etc, também são considerados de proteção individual. Até porque existem atividades que o uso destes equipamentos são obrigatórios, como trabalho em altura, por exemplo. Mas o custo é praticamente igual ao de marcas famosas, ou até mais caro!

 

Não devemos pensar em reduzir demais os custos quando estamos falando da nossa segurança. Pensem nisso!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Bem botas de segurança são para segurança industrial... Para proteção de pequenas quedas, respingos e até retardante de chama... Não São indicadas para trekking, primeiro pq praticamente não tem sistema de amortecimento (Ou solas com densidades diferente), e geram impactos excessivos nos calcanhares... Pega um Bracol com uma Mochila de 25 kg e da a volta no quarteirão para ver... A situação se agrava se a Bota não for de Cadarço ou Velcro, as de apenas calçar são infernais... E essa são maioria devido a limitação de alguns setores (Embarcado só pode ser bota de calçar).

 

E existe EPI confotável? Sim...existem ótimas botas como as da Caterpillar (Não vendidas no Brasil por não ter CA e imagino pelo Mercado... Custa nos EUA de 90 a 150 dolares http://www.catfootwear.com/US/en-US/Gallery.mvc.aspx/MCT-W/Mens/Categories/Work), que são quase iguais as de Outdoor, mas com Biqueiras (Aço ou Plastico) e Palmilhas anti objetos cortantes... Essa são confortáveis e têm ótimas duração, já tive usa que durou um bom tempo (Só joguei fora pq mofou toda pq não consegui secar bem antes de desembarcar) No Brasil a que chegava mais perto, mas ainda deixa muito a desejar são as da Fujiwara (http://www.fujiwara.com.br/) e o preço não era muito bom...

 

Outro problema é o peso. Essas botas são muito mais pesadas e não costumam ser respiráveis...A função é proteger e evitar que não entre nenhum produto e resistir a maioria dos Químicos. Os solados tipicamente se esfarelam se não forem utilizadas regularmente, as de solado NBR duram mais e são pesadas. Em resumo uma Bota ótima como EPI será tão cara quanto uma bota de Trekking...E vc terá um ótimo EPI, mas uma Bota de caráter duvidoso!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...