Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ciao, Michael, va bene cosi??

 

Cara, toda ajuda será bem-vinda, claro!!! Por favor, mande seus contatos...imagino que essas documentações sejam razoavelmente caras, principalmente as traduções juramentadas, não é??

Quanto ao tempo de demora, me disseram que, hoje, leva em torno de 3 anos.

 

Obrigado pela ajuda!!!

 

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Ciao, Michael, va bene cosi??

 

Cara, toda ajuda será bem-vinda, claro!!! Por favor, mande seus contatos...imagino que essas documentações sejam razoavelmente caras, principalmente as traduções juramentadas, não é??

Quanto ao tempo de demora, me disseram que, hoje, leva em torno de 3 anos.

 

Obrigado pela ajuda!!!

 

Abraço!!!

 

Ola Guilherme...

A documentaçao em si nao é cara. O problema é a paciencia pra procurar todos os documentos desde seu ascendente até voce.

Depois de encontrar toda documentaçao nos devidos cartorios, reconhecer firma do tabeliao responsavel pela assinatura de cada documento, voce vai enviar para um tradutor juramentado. Cada site de consulado italiano no Brasil tem uma lista de tradutores onde poderas fazer as devidas traduçoes.

A ultima parte é a mais burocratica de todas: as legalizaçoes de toda documentaçao.

A media eh de 3 anos. Tudo depende muito do consulado pelo qual vc faz parte. Ex.: Pertenço ao Consulado de Curitiba, neste sentido, devo agendar meus documentos para daqui pelo menos 3 anos. Antes disso, somente se voce tem as costas quentes e consegue uma forma de fugir das longas filas dos consulados.

Boa sorte... se tiveres alguma duvida, pergunte aqui. Abraços--- ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá

Estou na Itália, já dei entrada em minha cidadania e no momento aguardo a NÃO RENÚNCIA. Pelo fato de eu estar grávida, meu esposo está aqui comigo. Gostaria de saber se você tem uma idéia de como está sendo o procedimento para o permesso di sogiorno per famigliari, se enqto aguardo a NR, podemos ir adiantando algo, como a residência dele, se isso é mesmo necessário, enfim, todo o procedimento e tempo médio de espera. Só sei que é solicitado na Questura em Marghera.Estou em Mestre- Venezia. Pois aqui, cada pessoa nos diz de uma forma diferente, acabamos ficando confusos. Ah, e outra dúvida, se esse permesso é válido para a Inglaterra, para trabalho, etc.

Abraços

Liliane

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá

Estou na Itália, já dei entrada em minha cidadania e no momento aguardo a NÃO RENÚNCIA. Pelo fato de eu estar grávida, meu esposo está aqui comigo. Gostaria de saber se você tem uma idéia de como está sendo o procedimento para o permesso di sogiorno per famigliari, se enqto aguardo a NR, podemos ir adiantando algo, como a residência dele, se isso é mesmo necessário, enfim, todo o procedimento e tempo médio de espera. Só sei que é solicitado na Questura em Marghera.Estou em Mestre- Venezia. Pois aqui, cada pessoa nos diz de uma forma diferente, acabamos ficando confusos. Ah, e outra dúvida, se esse permesso é válido para a Inglaterra, para trabalho, etc.

Abraços

Liliane

 

Ola Lili...

Seu marido tem direito de dar entrada no permesso di famiglia...

Ele vai ter que fazer a Richiesta na Posta com todas as copias dos documentos e aguardar com a ricevuta a data que a Questura marcara para fazer o impronte digitale. Em seguida, em media de 3 meses, ele recebera o permesso. Este permesso eh pra ficar na Italia e nao pra trabalhar. Ja para trabalhar, apos sua cidadania, com o ricongiugimento familiare, ele fara a richiesta do permesso di lavoro é outra coisa. Como vc conseguiu fazer as legalizaçoes dos seus documentos em Curitiba?

Espero te-la ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá

Vim com minha esposa da Itália para Londres, passamos juntos na imigração, ela tem cidadania italiana, e eu entrei com meu passaporte brasileiro. Porém, meu passaporte não foi carimbado, e só fui perceber depois. Agora preciso abrir conta no banco e eles não fazem sem o carimbo. O que devo fazer, pois iremos morar aqui em Londres.

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Pessoal,

 

como o consulado não tem sido lá muito prestativo pelo telefone pra esclarecer algumas coisas (me empurrando que informação sobre doc é no site ou com assistencia especializada) e o site do mesmo no Rio menos ainda, queria saber se o pessoal pode me tirar algumas dúvidas quanto ao roteiro:

 

Minha situação é: avó italiana (nascida lá em 1929) > pai brasileiro (nascido em 56, não tem cidadania) > eu

 

 

Pré-pedido

-------------

1) Me disseram no consulado que o agendamento online é pra já entregar a documentação toda, não tem como em SP de entregar o pedido e depois ser chamado, confere ?

 

Docs

-----

No site do Rio não tem o mesmo roteiro que em outros, então seguindo o de SP por exemplo temos:

 

1) requerimento - precisa ? não precisa ? se o agendamento já é pra entregar tudo...

 

2) registro nascimento original - tenho a xerox da certidão original, basta ? Ou tem que ser a original mesmo apenas para apresentação e volto pra casa com ela ?

 

3) certidao negativa de naturalizaçao - tenho a feita pela web, basta né ?

 

4) casamento e óbito - não tenho a de casamento da minha vó, precisa ? a de nascimento de meu pai, casamento dele e meu nascimento tenho. Todas estas em portugues, precisa traduzir e autenticar ?

 

5) ficha de cadastro ?!

 

6) arvore genealogica - no site pede favor apresentar isto. Mas é necessário ou é apenas para facilitar ? Meu parentesco é bem próximo então por compreensão acredito que seria fácil...

 

Bem, sabem se falta algo ? Quais desses docs precisa traduzir ? Estou ainda debulhando os foruns, sites e ligando pro consulado mas se alguém puder dar uma mão agradeço ! Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá

 

Minha família deu entrada (eu estou incluída) no processo de cidadania no Circoli Trentini de Curitiba em 2008 e atualmente está no Ministério de Roma aguardando parecer. Soube que esse processo pode levar anos. Existe alguma forma de agilizar?

Se alguém puder ajudar com esta informação agradeço muito.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá

 

Minha família deu entrada (eu estou incluída) no processo de cidadania no Circoli Trentini de Curitiba em 2008 e atualmente está no Ministério de Roma aguardando parecer. Soube que esse processo pode levar anos. Existe alguma forma de agilizar?

Se alguém puder ajudar com esta informação agradeço muito.

 

Abraço

 

Rapaz... infelizmente nao.

A cidadania trentina leva em media de 4 a 5 anos para ser concluida. O jeito é aguardar.

Abraços. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá

Vim com minha esposa da Itália para Londres, passamos juntos na imigração, ela tem cidadania italiana, e eu entrei com meu passaporte brasileiro. Porém, meu passaporte não foi carimbado, e só fui perceber depois. Agora preciso abrir conta no banco e eles não fazem sem o carimbo. O que devo fazer, pois iremos morar aqui em Londres.

Guilherme

 

Este é um problemao. Quanto tempo depois de entrar voce viu isto?

Meu conselho é: ser honesto e tentar reverter isto dizendo o que de fato aconteceu, ou simplesmente dizer que perdeu o documento e ir no Consulado brasileiro e fazer novo passaporte. Pelo menos voce poderà procurar as autoridades inglesas com mais tranquilidade.

Duas escolhas com medidas diferentes.

 

Abraço. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...