Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Michel,

 

Tenho lido que para entrar na Itália e reconhecer a cidadania é preciso de um seguro saúde, certo?? Eu fiz um seguro aqui em Porto Alegre, o CDAM (Certificado de Direito de Assistência Médica) que dá direito a utilização do serviço público de saúde italiano. Eu fiz por 3 meses, já que entrarei com visto de turista...

O que tu acha?

 

Obrigado.

 

Uriel...

Eles nao exigem, mas por segurança faça. Como funcionario publico tmb fiz o meu. Ele tem validade apenas de 3 meses, por mais que no papel fosse 1 ano.

Depois que voce deu entrada nos papeis aqui, em posse da ricevuta do permesso di attesa di cittadinanza, voce podera fazer a Tessera Sanitaria, que te da direito de usar o serviço de saude da Italia.

Qualquer duvida estamos ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Opa, Me chamo Adriano Monecchi, tenho uma dúvida pertinete as pessoas da minha família que são descendentes do mesmo ancestral Italiano, porém possuem derivação materna em sua linhagem, do que diz respeito à 'lei de 1948" todos os primos e primas na minha família que possuem mulheres em sua linhagem possuem o direito ao reconhecimento da cidadania Italiana, contudo muitos deles detêm o apelido de família de seus pais. A exemplo, eu tenho uma prima que se chama "Mariazinha Monecchi dos Santos" entre outros primos que já não possuem nem mesmo o sobrenome Italiano da família tal como "Joãozinho Ciqueira Alves", porém todos somos netos dos mesmos avós e eis que surgiu aqui na família uma grande dúvida sobre como é tratado o ato de transcrição dos registros civis na Itália para quem não possui o sobrenome italiano da família ou mesmo para aqueles que possuem o sobrenome italiano no meio, pois herdaram por suas vias paternas o sobrenome da família de seus pais... Sendo assim, supomos que a prima "Mariazinha Monecchi dos Santos" e o primo "Joãozinho Ciqueira Alves" viagem até a Itália para realizar o processo por lá, assim que o processo for finalizado, o ufficio anagrafe irá transcrever seu nome nos livros do cartório, certo? Qual o sobrenome que eles receberão na Itália? O sobrenome Monecchi do ascendente Italiano que originou nossa família ou simplesmente os sobrenomes brasileiros que eles possuem, assim como está em suas certidões de nasciemnto? Grato por vossa atenção. Apresto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nova mensagempor Carmelo » 12 Jul 2010 22:26

 

Gostaria de saber se alguem sabe como legalizar os documentos no consulado de belo Horizonte?

Ja faz 5 meses e 6 email's enviados e nada de resposta até o momento.

Algume me ajude!!!

Obrigado

 

 

Carmelo, vc tera que ir la pessoalmente se nao te respondem.

Hoje no Brasil as legalizaçoes sao todas feitas por agendamento que podem demorar ate 5 anos.

Se informe, corra atras e faça o seu agendamento o quanto antes, pois nos ultimos anos muita coisa mudou com relaçao as legalizaçoes. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Uma dúvida de quem já tem cidadania: Com passaporte italiano pode-se ir à Europa sem fazer o seguro obrigatório? Tenho direito a usar serviços públicos, como hospitais?

Ola Murilo...

Com a cidadania vc podera usar todo serviço de saude da Europa, ja que existe um acordo entre os paises da comunidade europeia. Vale a pena tmb estudar em um dos 27 paises, direito este adquirido tmb pelo cidadao europeu.

Valeu... ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Opa, Me chamo Adriano Monecchi, tenho uma dúvida pertinete as pessoas da minha família que são descendentes do mesmo ancestral Italiano, porém possuem derivação materna em sua linhagem, do que diz respeito à 'lei de 1948" todos os primos e primas na minha família que possuem mulheres em sua linhagem possuem o direito ao reconhecimento da cidadania Italiana, contudo muitos deles detêm o apelido de família de seus pais. A exemplo, eu tenho uma prima que se chama "Mariazinha Monecchi dos Santos" entre outros primos que já não possuem nem mesmo o sobrenome Italiano da família tal como "Joãozinho Ciqueira Alves", porém todos somos netos dos mesmos avós e eis que surgiu aqui na família uma grande dúvida sobre como é tratado o ato de transcrição dos registros civis na Itália para quem não possui o sobrenome italiano da família ou mesmo para aqueles que possuem o sobrenome italiano no meio, pois herdaram por suas vias paternas o sobrenome da família de seus pais... Sendo assim, supomos que a prima "Mariazinha Monecchi dos Santos" e o primo "Joãozinho Ciqueira Alves" viagem até a Itália para realizar o processo por lá, assim que o processo for finalizado, o ufficio anagrafe irá transcrever seu nome nos livros do cartório, certo? Qual o sobrenome que eles receberão na Itália? O sobrenome Monecchi do ascendente Italiano que originou nossa família ou simplesmente os sobrenomes brasileiros que eles possuem, assim como está em suas certidões de nasciemnto? Grato por vossa atenção. Apresto!

Ola Adriano...

Esta é de fato uma duvida pertinente...mas ao mesmo tempo simples de se responder.

Voce tendo o ascendente na linhagem é o mais importante. Muitos cidadaos italianos nao tem o cognome do ascendente. Neste sentido, voce podera tranquilamente ir ate o comune e, em posse dos seus documentos, dar entrada no processo de cidadania.

Abraços. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom pessoal, já li algumas coisas, queria tirar umas duvidas.

Minha mãe já tem cidadania italiana e meu irmão também já possui, ambos deram entrada aqui e foram pra Itália, mas isso já passou alguns anos. Minha mãe hoje mora rm verona na Itália e meu irmão na Inglaterra.

.

Hoje estou querendo tirar, pelo q li tenho que autenticar minha certidão e mais alguns documentos em ctba, pois moro em Joinville/SC.

Minha duvida eh se tenho q agendar o atendimento em ctba como todos que estão iniciando o processo, e assim esperar anos? Ou teria como tentar contato com eles e esclarecer que meu familiar já tem e assim conseguir ser atendido antes? lembrando que quando conseguir os doc. vou pra verona.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Bom pessoal, já li algumas coisas, queria tirar umas duvidas.

Minha mãe já tem cidadania italiana e meu irmão também já possui, ambos deram entrada aqui e foram pra Itália, mas isso já passou alguns anos. Minha mãe hoje mora rm verona na Itália e meu irmão na Inglaterra.

.

Hoje estou querendo tirar, pelo q li tenho que autenticar minha certidão e mais alguns documentos em ctba, pois moro em Joinville/SC.

Minha duvida eh se tenho q agendar o atendimento em ctba como todos que estão iniciando o processo, e assim esperar anos? Ou teria como tentar contato com eles e esclarecer que meu familiar já tem e assim conseguir ser atendido antes? lembrando que quando conseguir os doc. vou pra verona.

 

Grato.

Ola Fabio...

Como o processo de sua mae e irmao foram feitos no Brasil, a ideia eh que o seu seja feito ali tmb. Sua mae teria que ver isto. Ate nao faço ideia do porque ela nao te incluiu no processo. Apenas te digo, que para fazer na Europa, sera complicado pois voce tera que pegar toda documentaçao novamente e legaliza-la.

Tenho um primo que soh foi acrescentado no processo de minha tia. Ele tmb fazia parte do Consulado de Curitiba. Este processo demorou 5 meses, visto que era diferente dos demais casos. Veja com sua mae, pra ela entrar em contato com o consulado e agendar um momento pra ver os documentos que ainda faltam pra fazer a sua cidadania no Brasil. Sera, com certeza, a via mais pratica. Abraços... ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Por favor, tirem algumas dúvidas sobre o processo da cidadania italiana.

Li em um dos tópicos algo sobre as pessoas nascidas no norte da Itália, como |Treviso e Rovigo, cidades onde nasceram os meus avós.

Eu não posso requerir a cidaddania italiana??

Os meus avós nasceram por volta de 1880 ou 1890, não lembro exatamente.

Outro detalhe: é obrigatório a ida até a Itália para obter a cidadania? Conheço várias pessoas que enviaram as documentações e obtiveram-na sem precisar ir até lá...sei que é demorado, coisa de um ou dois anos.

Mais uma dúvida: há pessoas que fazem esse serviço de procurar as certidões de nascimento deles lá na Itália, cobrando por isso??

 

Elucidem essas dúvidas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Por favor, tirem algumas dúvidas sobre o processo da cidadania italiana.

Li em um dos tópicos algo sobre as pessoas nascidas no norte da Itália, como |Treviso e Rovigo, cidades onde nasceram os meus avós.

Eu não posso requerir a cidaddania italiana??

Os meus avós nasceram por volta de 1880 ou 1890, não lembro exatamente.

Outro detalhe: é obrigatório a ida até a Itália para obter a cidadania? Conheço várias pessoas que enviaram as documentações e obtiveram-na sem precisar ir até lá...sei que é demorado, coisa de um ou dois anos.

Mais uma dúvida: há pessoas que fazem esse serviço de procurar as certidões de nascimento deles lá na Itália, cobrando por isso??

 

Elucidem essas dúvidas

 

Fala Guilherme,

Voce pode requerer naturalmente sua cidadania, desde que vc saiba onde seu ascendente (bisnono) nasceu, com a possivel data.

Voce nao precisa necessariamente vir aqui pra Italia pra fazer a cidadania, mas tem que estar ciente que o processo no Brasil demora em media 20 anos, enquanto diretamente na Italia pode durar 3 meses.

Se for fazer na Italia, vc tem que estar presente pra assinar papeis e confirmar a residencia.

Existem muitas pessoas que fazem este trabalho de procura de documentos na Italia. Se tiveres innteresse, posso te recomendar.

Espero ter ajudado,

GRande abraço...

Michael Darolt ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...