Ir para conteúdo

Calor


Posts Recomendados

  • Membros

Ola galera, fui acampar este final de semana passado e comprei uma Apollo da Guepardo, eu quase fui assado dentro da barraca, eu e minha mulher tivemos 3 dias horriveis, nem mesmo chovendo e refrescando o tempo a barraca ficou habitavel para uma boa noite de sono, estava muuuuuuito quente.

Meu irmão tem uma Quecheu t3+ e sofreu com a mesma coisa, foram 3 noites sem dormir direito.

 

O que fazer? Como vcs acampam?

Eu achei completamente inviável voltar a acampar.

 

 

::carai::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá pessoal!

 

Ola galera, fui acampar este final de semana passado e comprei uma Apollo da Guepardo, eu quase fui assado dentro da barraca [...] estava muuuuuuito quente.

[...]

 

Tambem quero saber algumas dicas. Vou levar um ventilador portatil da Fame e estou afim de comprar um da Coleman ou da Nautika.

 

Calma gente, calma...

 

Primeiramente, acamparam onde, em que circunstâncias? Provavelmente não protegeram a barraca do sol e ela ficou o dia todo "fritando" ... ::toma:: Isso?!

 

As melhores dicas são justamente estas: escolher o local de montagem apropriadamente e PROTEGER a barraca do sol se for inevitável montá-la em local que não ofereça proteção adequada (ou durante todo o dia), como embaixo de árvores que oferecem sombra parcial ou em sombra de edificações, rochas, etc.

 

Se não fizer isso, pode ser a melhor barraca do mundo (a culpa não será dela) - mas do sol e tua ::quilpish::

 

Algumas barracas, em especial as com duas portas como a Guepardo Apollo citada (desde que as portas fiquem totalmente abertas para ocorrer a circulação de ar dentro, claro) são menos susceptíveis, mas ainda assim é um grande problema a barraca ficar no sol.

 

A melhor solução para este tipo de problema em campings prolongados, quando se vai montar a barraca exposta e ela ficará o dia todo fritando, é usar uma lona plástica ou mesmo um pedaço de nylon resinado (ou ainda um Tarp) a ser montado esticado sobre a barraca, a uma distância de cerca de 40-50 cm do sobreteto. Deve ser uma lona de cor clara, que reflita o máximo possível os raios solares, como amarelo, laranja, azul claro. Cerca de 3x4m ou 4x5m são suficientes com folga. Lembrar que as extermidades devem ficar levantadas do chão (podem ser usados elásticos de bagagem nas bordas ao invés de cordas para fixar a lona aos espeques no chão - melhoram a sustentação e dão flexibilidade à estrutura, resistindo melhor ao vento). A altura ideal é que dê para ficar em pé embaixo.

 

Ahh, e antes que me perguntem, aquelas lonas pretas do MST ou plástico transparente nem pensar, senão você torrará de vez, além de ficar feio prá xuxú e escuro (no caso da preta) ... ::tchann::::putz::

 

Vejam essa imagem:

 

Lona_Cima_Estr.jpg.927040e6d367d93f6033be59efe16ea3.jpg

 

Óbvio que aqui o cidadão que usa esta tenda acampa de carro, só em campings estruturados e daí leva aquela estrutura metálica toda junto, mas o princípio é esse. Vira um verdadeiro apartamento e, o melhor, com ar condicionado natural! Hehe :mrgreen: Claro, com algumas limitações, obviamente, já que se estiver quente demais no ambiente e não houver nada de vento vai ser complicado suportar o calor mesmo com a lona. Milagres não existem.

 

Aqui também postei algumas ideias a respeito: lona-por-cima-como-colocar-t76896.html#p789293

 

E Guilherme, ventilador APENAS não deve resolver em nada (ou muito pouco) o problema, SEM as providências que mencionei. Se o ar estiver muito quente dentro da barraca a única coisa que o ventilador fará é fazê-lo circular... Mas tem uns portáteis à pilha que esguicham água, talvez esses ajudem mais...

 

Abraços,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Caraca, vou discordar do Getúlio!!! ::ahhhh:::mrgreen::mrgreen:

Quando vou para camping estruturado sempre levo o ventilador, quebra o maior galho.

E quanto maior a barraca mais fresca ela será, eu tenho uma Super Esquilo 6 para eu, esposa e filho.

Pronto, passou; no resto concordo com o Getúlio ... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Caraca, vou discordar do Getúlio!!! ::ahhhh:::mrgreen::mrgreen:

Quando vou para camping estruturado sempre levo o ventilador, quebra o maior galho.

E quanto maior a barraca mais fresca ela será, eu tenho uma Super Esquilo 6 para eu, esposa e filho.

Pronto, passou; no resto concordo com o Getúlio ... ::otemo::

 

Olá Otávio!

 

Haha! Na verdade não discordou ::ahhhh:::mrgreen:::lol4::::cool:::'>

 

E Guilherme, ventilador não deve resolver em nada (ou muito pouco) o problema. Se o ar estiver muito quente a única coisa que o ventilador fará é fazê-lo circular... Mas tem uns portáteis à pilha que esguicham água, talvez esses...

 

É que, primeiro, o que eu quis dizer é que SEM as providências de proteção da barraca em relação ao sol que mencionei o ventilador sozinho não adiantaria muita coisa, ou mesmo nada (ideia do Guilherme), especialmente se o ar fora da barraca estiver muito quente. Me expressei mal e de forma incompleta e já editarei o post anterior para frisar isso. :oops:

 

Em segundo lugar, não falei nada sobre o tamanho da tenda... :?: Concordo plenamente contigo que, quanto maior a barraca maior será a o volume de ar (mais ar, mais difícil aquecê-lo, certo?), mas isso tem limite pois se ficarem no solzão, torrraando o dia inteiro vai ser punk para dormir ::mmm: As com duas portas, como a tua SE6 (se mantidas abertas para o ar circular) sofrem menos o efeito "bolsa de ar quente" mas a proteção sobre elas ajuda muito também.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigado. Dicas valiosas. Vou tentar montar a barraca na sombra de uma árvore. A única coisa que posso fazer.rsrsrs. Estou tentando fazer um "mini ar condicionado caseiro" para uma Super Esquilo 2. A coisa é bizarra, feia , parece besteira... mas funciona,mesmo. Um exemplo no Youtube:

Quero aperfeiçoar a parada, colocar bolsas termicas que demoram para derreter ou gelo artificial, testei uma bizarrice dessa dentro da minha barraca com garrafas pet congeladas e a barraca ficou fresquinha mesmo. As garrafas demoram para derreter e depois é depois basta congelalr novamente. Alguns falarão que isto é frescura, que tira a "graça" de acampar... Mas dormir colm calor é mais dificil que dormir com baruho, Fato comprovado! E quem gosta de trilha precisa descansar bem para ter sucesso na jornada.

 

Vejam esse Clima Camp:

Pelo que consta o aparelho é feito por uma empresa séria. Parece funcionar melhor que aquele ventilador luminaria da Nautika, que é uma piada.

Enfim. muita gente já reclamou do calor em excessivo em barracas. Acredito que muito em breve este problema sera amenizado, com pequenos aparelhos criativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...