Ir para conteúdo

Desapego, é o caminho pra felicidade?


Posts Recomendados

  • Membros

Vou ser bastante ZEN.

 

O que gera o sofrimento? O que gera o sofrimento é o desejo.

 

Quando passamos a desejar algo, material ou não, passamos a sofrer. Sofremos para tentar alcançar o objetivo (realizar uma viagem, ganhar dinheiro, trocar de carro, etc) e sofremos pela total impossibilidade de não realizá-lo (desejo de ser imortal, de não envelhecer, de nunca ficar doente, etc).

 

A partir do momento que alguém deseja viajar ela começa a sofrer. Sofre por conta de conseguir dinheiro para viajar, por conta das reservas (passagens e hoteis) , das despedidas (parentes e amigos), de eventual pedido de demissão de emprego ou trancamento de matrícula na faculdade, da namorada que fica ou do marido que vai. São somente exemplos, alguns privilegiados não tem problemas financeiros para viajar.

 

O verdadeiro desapego consiste em não desejar.

 

Os budistas mais honestos (não os budistas de boutique) dormem em esteiras no chão, pois uma simples cama revela desejo de posse e conforto material.

 

Finalizando, para aqueles que desejam ser felizes e viverem em desapego, favor mandarem toda a grana que vocês tem para mim. Garanto que vou gastá-la em shoppings e passeios turísticos pelo mundo.

 

Enquanto eu estiver infeliz viajando na primeira classe da Qantas para passear na Australia, comendo salmão grelhado e tomando Moet et Chandon, paquerando aquela linda aeromoça, prometo que vou lembrar de todos vocês, felizes desapegados, que me proporcionaram tamanha infelicidade!

 

Sorry......... ::lol4::

Link para o comentário
  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Hahuuhauhauha, boa Guaxinim!

 

Mas olha, cara, muito bacana teu pensamento, porém eu penso um pouco diferente. Minha interpretação do budismo original - e falo aqui das descobertas do Sidharta, originais, não das religiões derivadas e baseadas em alguma parte no que ele disse - é mais ou menos essa:

 

São quatro verdades:

 

1. Sofrimento existiu, existe e existirá sempre. É na natureza do ser humano sofrer e isso é inevitável. É o que eles chamam de Dukkha. Encarar isso é o primeiro passo para viver melhor. E não é uma visão niilista, é simplesmente deixar de se incomodar com isso o máximo possível;

 

2. O sofrimento vem do desejo de prazer. Todo e qualquer desejo, como você mesmo disse, gera sofrimento porque nem tudo pode ser conseguido o tempo todo e se nos acostumamos e buscar o prazer incessantemente, o tempo todo, inevitavelmente sofreremos. Entender isso é difícil, mas possível e necessário.

 

3. Entender que se você desejar, a frustração é um caminho possível e real, então, é sempre que buscar prazer, fazê-lo de forma que sua vida não dependa disso. Não é renunciar ao prazer, mas buscá-lo em equilíbrio, de forma que se não conseguir o que quer, o caminho segue. É o famoso ´faz parte´.

 

4. A quarta e última verdade é o que os budistas chamam de Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta. Viver assim no começo pode parecer um saco, mas é fato que se você direcionar sua vida para isso, será mais feliz. Buscar sempre a iluminação é de fato algo que parece impossível nos dias de hoje (ou talvez em qualquer tempo foi ou será) mas o caminho é longo e os progressos podem ser percebidos nitidamente conforme avançamos. Cada dia é uma descoberta e talz..

 

Sei lá, eu penso assim. Felizes os que conseguem plenamente desapegar e crescer. Eu tento há 30 anos ´começar´...rs

Link para o comentário
  • Membros
Hahuuhauhauha, boa Guaxinim!

 

Buscar sempre a iluminação é de fato algo que parece impossível nos dias de hoje (ou talvez em qualquer tempo foi ou será) mas o caminho é longo e os progressos podem ser percebidos nitidamente conforme avançamos. Cada dia é uma descoberta e talz.

 

Bom, eu sou um iluminado. Alcancei a iluminação nesta vida e tal qual Bhagwan pedi uma xícara de chá. Acontece que o chá estava muito quente e eu queimei a língua e ato contínuo proferi um palavrão. Bah...... descobri que não era um iluminado, era só ilusão, maya.

 

Falando sério agora: quem come carne, joga na mega sena, faz sexo ilícito (fora de um casamento) ou bebe uma cervejinha (intoxicação por alcool) não alcançará a iluminação. Primeiro você terá de se livrar destes karmas para depois buscar a iluminação.

 

Independente de religiões, vou te indicar 2 obras que inclusive são também indicadas em vários cursos de filosofia, me parece que também na USP, a saber:

 

Bhagavad-Gita e Srimad-Bhagavatam.

 

Certamente você já ouviu falar do primeiro livro, Raul Seixas compôs uma música muito famosa chamada "Gita" entretanto torna-se forçoso reconhecer que o Raul não era propriamente um abstêmio no que se referia a sexo (fora do casamento), drogas e álcool.

 

Bom, grato pelo comentário, não sabia que existiam mais mochileiros zen por aqui além de mim...... ::lol4::

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros

Maya, estou lendo seu tópico e-possivel-viver-mochileiro-t41089.html

e vou te dizer uma coisa... NÃO DÁ OUVIDOS A ESSES MOCHILEIROS DA CVC! kkkkkkkkkkkkkkkkk

15 mil pode não ser muita grana pra quem luxo conforto e boa vida!!! mas quem quer viver a vida, aprender coisas novas, e se virar... é uma fortuna!! acredite!! se tem alguma duvida doq estou falando, olha meu face, e alguns dos meus albuns...

deixo aberto a quem quiser saber quanto gastei e como fiz...

Desulpem a ignorancia e o modo de dizer.. mas é assim que EU vejo as pessoas que não tem coragem de fazer METADe DISSO, e se desapegar doque é preciso para realizar seus planos...

 

Maya, vc é grandinho, saudável e pode trabalhar, se virar .. se tiver 1L de oleo de peroba e 1pingo de força de vontade é claro.

e para quem realmente quer algo tudo é possivel!

 

fica ai o pensamento pra hj:

 

Se não estivermos dispostos a pagar um preço por nossos valores, se não estivermos dispostos a fazer alguns sacrifícios para realizá-los, então deveríamos nos perguntar se realmente acreditamos neles.

https://www.facebook.com/pamella.marangoni

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...